Fico-lhe obrigado mscontini, a razão, na maioria dos casos, é a melhor forma de manter um bom debate, na minha opinião.
Aqui ficou algo interessante:
Ele tem de ser gerado através de um processo fisico geador (eletrico ou magnetico) que pode ser mesurado com grande precisão e igualmente qualificado com a tecnologia que dispomos já a 30 anos ou mais. Nesses 30 anos nunca se identificou um sinal eletromagnetico que possa ser atribuido como a geradora de um alegado perispirito.
Há relatos de campos magnéticos acontecendo mesmo não havendo movimentos do elétron. Flutuações das funções de ondas? Bom, antes que eu escreva mais alguma baboseira e, acreditem, vai acabar assim eu sei, vou pesquisar mais sobre este assunto para poder avaliar até onde posso prosseguir.
Mas por enquanto é isto mesmo. Espíritos não são detectados, estão no campo da fé, nada mais e tudo que se possa levantar a favor vai depender da boa vontade da pessoa que se sujeitar a ler e comentar.
Mais uma vez, obrigado a todos e até mais.
Correio,
é justamente o que estou falando, crer em espiritos é questão de fé, direito ilanienavel seu. Mas alegar que esses alegados espiritos influenciam o ser humano, isso já é outra estoria pois te coloca na posição de dar uma prova desta alegação.
Se um alegado medium diz interagir com um espirito e usar isso para "provar" que esse alegado espirito é real, então esse medium tem que provar primeiro a existencia da alegada entidade denominada espirito como sendo um fenomeno real e portanto passivel de ser verificado.
O problema que não foi identificado até agora nenhuma evidencia de que esses alegados espiritos sejam algo real.
Para provar a existencia de algum fenomeno usamos o metodo cientifico, pois esse permite que os testes sejam imparciais e a crença do pesquisador não influencie o resultado (duplo cego, revisão por seus pares, etc).
Os pesquisadores espiritas que se dizem cientistas e "provam" cientificamente alegados fenomenos espiritas não usam o metodo cientifico, portanto não são cientistas realmente, seriam mais estudiosos de livros espiritas.
Nós somos ceticos, não tolos ou auto-iludidos. Não temos medo de questionar e olhar "fora" de nossas crenças. Tanto é que eu mesmo já li a maioria dos principais livros espiritas. Um cetico de verdade questiona e revisa conceitos pessoais.
Se algum dia alguem vier aqui com uma evidencia concreta, levantada pelo metodo cientifico e com opinião favoravel do mainstrain cientifico aposto que até o Lordakner, o Gigaview e o Luis vão revisar seus conceitos, assim como eu. Não é não, pessoal??