Ola meus irmãos, perdoem-me a falta de constancia no debate, meu estimado irmão Fenrir sem reconhecer a existencia de Deus qualquer discursão sobre o Espiritismo não tem lógica nenhuma, seria como debater matemática num mundo onde os números não existissem.
Nao neguei explicitamente a existencia de Deus. Apenas disse que existir ou nao existir um Deus é irrelevante para as perguntas que propuz neste topico.
Assim como voce, vou usar outra analogia, a existencia ou nao existencia de Deus é irrelevante para explicar uma reação química por exemplo, não há nenhuma variável, nenhuma condição na equação e na investigação do fenômeno que necessite de um Deus, que seja imprescindível a existência de um Deus para funcionar.
Veja, não preciso saber se Deus existe ou não para achar a derivada de uma função ou resolver um sistema de equações diferenciais.
Continuarei insistindo na irrelevancia da existência ou não-existência de Deus para responder as perguntas que fiz aqui. E tenho boas razões para isto, razões que nao se fundam em orgulho, nem intransigência, nem amor à polêmica, nem a um ateismo militante ou fé atéia, se é que existe isso.
Estas razões vem de minhas reflexões sobre o assunto. Ei-las:
Imagine que você invoque Deus sempre que seja necessário preencher certas lacunas em nosso conhecimento, como um Deus ex machina.
Isto abre a possibilidade de invocar Deus para explicar
qualquer coisa que não conhecemos. O que é claramente um absurdo!
Caso ainda nao tenha te convencido, vou deixar meu ateísmo de lado e supor por um momento que existe um Deus.
Desta forma, imagino que Deus atuará para explicar algumas coisas enquanto que para outras, sua atuação não seria necessária (por exemplo, resolver uma equação), OK?
Assim sendo, como poderíamos distinguir entre uma situação onde Deus é necessário para sua compreensão e outra onde Deus não é necessário? No caso da resolução de uma equação, isto seria óbvio. Mas no caso dos pressupostos de DE, isto não é, de maneira alguma, óbvio. A menos que você queira fazer uso da fé.
Neste caso não haveria debate algum! A fé lida com dogmas e a respeito deles só nos cabe aceitar ou não!
Mais uma boa razão:
Imagine que os fisicos do Sec XVIII tivessem invocado um Deus ex Machina para explicar certas caracteristicas de um gas em baixa pressao ao ser excitado por uma corrente eletrica. Eles teriam dito: Deus esta pro tras disso e dariam o assunto por encerrado, porque nao haveria mais o que explicar.
Resultado disso: por nao terem prosseguido a investigacao, nao teriam criado o tubo de raios catodicos e hoje talvez nao teriamos nem televisao e de quebra nem PCs, internet ou este forum!!!
Insisto de novo: Aqui, neste topico, nao estou preocupado se deus existe ou nao.
E note bem, isto nao é o mesmo que dizer que Deus nao existe, mesmo sendo eu um ateu!
A existencia de Deus deve ser discutida em outros topicos.
Se voce continuar insistindo nisso aqui, sinto nao poder mais debater com voce pois minha opiniao nao mudou
e seria perda de tempo ficar preso num impasse ( minhas palavras contra as suas ) e ainda por cima, num impasse off-topic!
Acho que fui suficientemente claro e honesto.