Autor Tópico: Mecânica Quântica para leigos.  (Lida 65290 vezes)

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Mecânica Quântica para leigos.
« Resposta #250 Online: 14 de Setembro de 2014, 04:26:16 »
Nem isso, porque, aí a poesia pode ser o contrário disso. Mas, e?...
Ainda continuaria sendo poesia.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #251 Online: 14 de Setembro de 2014, 04:29:11 »
Exatamente. Por isso não importa se é poesia ou não. E?...

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #252 Online: 14 de Setembro de 2014, 05:49:24 »
Importa sim, aí é que tá a graça.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 14 de Setembro de 2014, 11:30:05 »
Eu arriscaria dizer que os conceitos e terminologias da Mecânica Quântica estão pau a pau com aqueles da Teoria da Evolução no que diz respeito ao seu mau emprego (muitas vezes intencional) para "fundamentação" de idéias cuckoo:
http://io9.com/10-scientific-ideas-that-scientists-wish-you-would-stop-1591309822

Falando no assunto, alguém aqui chegou a ler o livro War of the Worldviews: Science vs. Spirituality - produzido através de uma parceira entre ninguém menos que Deepak Chopra (:olheira:) e Leonard Mlodinow (Físico que inclusive participou no desenvolvimento da obra The Grand Design de Stephen Hawking / ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Leonard_Mlodinow) - e que poderia me explicar o que levou um acadêmico aparentemente sério a se associar ao picareta do Chopra?

Lí o livro e achei muito interessante, apesar de não concordar com os pontos de vista do Chopra. Se fosse um debate Chopra teria sido arrasado.

O livro pode ser educativo na medida em que contra argumenta os bullshits do Chopra.

<a href="https://www.youtube.com/v/bChhQuJlJNY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/bChhQuJlJNY</a>

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #254 Online: 14 de Setembro de 2014, 13:38:54 »
Não importa se é ou não, exatamente porque não deixará de ser, num e noutro caso, e... olha só que coisa linda magnífica, nunca perderá a "graça"! Podes ficar tranquilo   ...quanto a isso! hahahahahahahhaha... (O Cientista já está aqui ao meu lado apresentando sinais iniciais de convulsões risosas. E ele me diz que vai ter uma crise em breve se "nosso caro sergiomgbr prosseguir a se comportar 'skeptikósmente' e não como um genuíno sergiomgbr"  hahahahahahahah)

Então, e?...

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #255 Online: 14 de Setembro de 2014, 14:21:05 »
Não importa se é ou não, exatamente porque não deixará de ser, num e noutro caso, e... olha só que coisa linda magnífica, nunca perderá a "graça"! Podes ficar tranquilo   ...quanto a isso! hahahahahahahhaha... (O Cientista já está aqui ao meu lado apresentando sinais iniciais de convulsões risosas. E ele me diz que vai ter uma crise em breve se "nosso caro sergiomgbr prosseguir a se comportar 'skeptikósmente' e não como um genuíno sergiomgbr"  hahahahahahahah)

Então, e?...
Mas e aí o quê nobre ser? Acho que não posso compilar o meu arrebatamento em não saber o que te dizer, caro colega Cientista. Ler o que escreves já me anima o bastante...

Agora me ocorreu que pensavas que eu fazia alguma crítica quando era na verdade um elogio, quando falei que era poesia. Bom, foi minha licença poética para o que disseste ser a sua forma de fazer poemas, meu caríssimo.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2014, 14:45:44 por sergiomgbr »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #256 Online: 16 de Setembro de 2014, 03:02:32 »

Então, e?...
Mas e aí o quê nobre ser?
"Nobre ser"...    hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahhahahahahahaha...   Tá...

E aí que...  "poetizes" a "poesia" então, oras!

Acho que não posso compilar o meu arrebatamento em não saber o que te dizer, caro colega Cientista. Ler o que escreves já me anima o bastante...
Tudo bem, não colapse. O que eu procurei fazer era um mais detalhado levantamento do terreno. Procurava um encaixe para a manivela, para a unha do pé de cabra (macho hahahahahah)... De onde apoiar. Tudo no bom sentido! Não penses coisas feias, rapaz!  hahahahahahahahaha...

Ocorre que, para que possas ver o puro bullshit de tudo aquilo, é preciso estabelecer o que falta de visão a completar, para evitar desperdícios estruturando visão que já se tem, não tentando o que não resultará e não tomando direção não producente; é o que esboço de uma didática. ...Obter uma visão a partir de visão nenhuma pode ser mais vantajoso que a partir de uma visão, nem inicial (porque não direcionada a realmente ver), mas mal direcionada. Como já se observou, por exemplo, que cria-se um bloqueio em quem aprende, primeiro, a programar em linguagens afastadas do hardware para aprender, depois, tais linguagens (as aproximadas). Faz sentido. Uma vez, por aqui, tentei mostrar ao uilinili que a visão da natureza formada por entidades materiais pode ser uma dessas falhas a dificultar a visão mais fundamental, mais real que se deve ter. Tentei mostrar a ele que as entidades reais devem ser só os eventos interacionais e que isso é crítico para o esclarecimento de muitos conceitos indefinidos, mal entendidos. Embora destacadamente inteligente, aquele jovem, também destacadamente jovem, padecendo das mazelas desse fato, além das da tirocinização inicial padronizada, não o pôde aproveitar. Então, a você, que, não muito afortunadamente, não parece estar tabularmente raso, agora, peço que tente "poetizar" sobre isso: se no emaranhamento, duas condições fundamentais determinam o fenômeno não local -- a correlação, efetuada por uma interação, e (e, aqui, corrigindo, em relação ao exposto/sugerido naquele bullshit, o daquela garota mineirinha bonita financiada para brincar de asneirinha, heheheheheheh, o que não é, realmente, engraçado, mas rio para não chorar, que não gosto, a "escolha" que se faz do que "medir" num dos 'entes' e não "o que acontecer com um acontecerá com outro") uma "medida escolhida", o que se identifica nessa cadeia de eventos? É uma coisa bastante conhecida desde eras pré-clássicas (galileo-newtonianas)... Observe que a "escolha" é sempre, realmente, realizada posteriormente, porque pode-se ter a ilusão de se fazer uma "escolha", mas não se pode escolher a escolha que se faz. Então? E aí? Poetize! Vamos! (Não te detenhas em nada, não agonizes; é para ser sem esforço, sem tensão; se não fluir, simplesmente diga.)

Agora me ocorreu que pensavas que eu fazia alguma crítica quando era na verdade um elogio, quando falei que era poesia. Bom, foi minha licença poética para o que disseste ser a sua forma de fazer poemas, meu caríssimo.
Não pensei nada disso. Estava eu a instigá-lo para poder adentrar (sempre no bom sentido, hahahahaha) com as questões técnicas da coisa. Por exemplo, aquele sistema fantástico de "LASER vermelho e cristal que o divide em IR e R" poderia ser, sozinho, um avanço industrial, já que as unidades óticas dos drives óticos, como o que provavelmente tens em teu computador/DVD/BD... fazem uso de emissores LASER independentes para cada comprimento (cor), compartilhando um sistema de caminho ótico. Com essa técnica, poder-se-ia simplificar o sistema e, talvez, barateá-lo (além do sentido econômico-financeiro do termo) ainda mais. Por que estou comentando isso?... Mas as questões estritamente técnicas estão mais acima que as desfilosofações. Primeiro, às desfilosofações. Entende algo do que digo?

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #257 Online: 16 de Setembro de 2014, 04:45:07 »

Então, e?...
Mas e aí o quê nobre ser?
"Nobre ser"...    hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahhahahahahahaha...   Tá...

E aí que...  "poetizes" a "poesia" então, oras!

Acho que não posso compilar o meu arrebatamento em não saber o que te dizer, caro colega Cientista. Ler o que escreves já me anima o bastante...
Tudo bem, não colapse. O que eu procurei fazer era um mais detalhado levantamento do terreno. Procurava um encaixe para a manivela, para a unha do pé de cabra (macho hahahahahah)... De onde apoiar. Tudo no bom sentido! Não penses coisas feias, rapaz!  hahahahahahahahaha...

Ocorre que, para que possas ver o puro bullshit de tudo aquilo, é preciso estabelecer o que falta de visão a completar, para evitar desperdícios estruturando visão que já se tem, não tentando o que não resultará e não tomando direção não producente; é o que esboço de uma didática. ...Obter uma visão a partir de visão nenhuma pode ser mais vantajoso que a partir de uma visão, nem inicial (porque não direcionada a realmente ver), mas mal direcionada. Como já se observou, por exemplo, que cria-se um bloqueio em quem aprende, primeiro, a programar em linguagens afastadas do hardware para aprender, depois, tais linguagens (as aproximadas). Faz sentido. Uma vez, por aqui, tentei mostrar ao uilinili que a visão da natureza formada por entidades materiais pode ser uma dessas falhas a dificultar a visão mais fundamental, mais real que se deve ter. Tentei mostrar a ele que as entidades reais devem ser só os eventos interacionais e que isso é crítico para o esclarecimento de muitos conceitos indefinidos, mal entendidos. Embora destacadamente inteligente, aquele jovem, também destacadamente jovem, padecendo das mazelas desse fato, além das da tirocinização inicial padronizada, não o pôde aproveitar. Então, a você, que, não muito afortunadamente, não parece estar tabularmente raso, agora, peço que tente "poetizar" sobre isso: se no emaranhamento, duas condições fundamentais determinam o fenômeno não local -- a correlação, efetuada por uma interação, e (e, aqui, corrigindo, em relação ao exposto/sugerido naquele bullshit, o daquela garota mineirinha bonita financiada para brincar de asneirinha, heheheheheheh, o que não é, realmente, engraçado, mas rio para não chorar, que não gosto, a "escolha" que se faz do que "medir" num dos 'entes' e não "o que acontecer com um acontecerá com outro") uma "medida escolhida", o que se identifica nessa cadeia de eventos? É uma coisa bastante conhecida desde eras pré-clássicas (galileo-newtonianas)... Observe que a "escolha" é sempre, realmente, realizada posteriormente, porque pode-se ter a ilusão de se fazer uma "escolha", mas não se pode escolher a escolha que se faz. Então? E aí? Poetize! Vamos! (Não te detenhas em nada, não agonizes; é para ser sem esforço, sem tensão; se não fluir, simplesmente diga.)

Não pensei nada disso. Estava eu a instigá-lo para poder adentrar (sempre no bom sentido, hahahahaha) com as questões técnicas da coisa. Por exemplo, aquele sistema fantástico de "LASER vermelho e cristal que o divide em IR e R" poderia ser, sozinho, um avanço industrial, já que as unidades óticas dos drives óticos, como o que provavelmente tens em teu computador/DVD/BD... fazem uso de emissores LASER independentes para cada comprimento (cor), compartilhando um sistema de caminho ótico. Com essa técnica, poder-se-ia simplificar o sistema e, talvez, barateá-lo (além do sentido econômico-financeiro do termo) ainda mais. Por que estou comentando isso?... Mas as questões estritamente técnicas estão mais acima que as desfilosofações. Primeiro, às desfilosofações. Entende algo do que digo?
Compreendo, que quem entende é condescendente.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 04:47:50 por sergiomgbr »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #258 Online: 20 de Setembro de 2014, 19:47:44 »
Ou não...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #259 Online: 22 de Setembro de 2014, 02:56:47 »
A óbvia resposta àquela pergunta é *sequência causa-efeito* (determinística), da observabilidade ordinária. De toda forma, se só o que queres e podes é divertir-me, meu caro, prossigas que te agradeço! hahahahahahahahahah...

Quanto à condescendência...  pode ser que, para ser condescendente, seja necessário não ser.  Às vezes, se é condescendente consigo mesmo, para não desperdirçar-se, mesmo em diversões, que se tornariam cansativas por exigirem mostrar quantidades enormes de erros em minúcias absurdas por aqueles que, realmente, detêm conhecimento algum, embora acreditem muito que tenham. Se eu te mostrar o quanto não tenho sido condescendente (sendo), com você, talvez te surpreenderias; te assustarias mesmo, junto a tantos outros convictos por aí! É que vejo tanta 'coisa' por aqui... que só vejo e deixo para lá...   hahahahahahahahahah...

Mas ninguém jamais terá legitimidade em acusar o Cientista de não tentar!  hahahahahahhahahaha...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 27 de Dezembro de 2014, 10:33:41 »
Acho que alguém postou esse vídeo, mas achei o debate bem interessante e (pasmem) até inteligível para mim. O Qbism me pareceu bem direto.

<a href="https://www.youtube.com/v/GdqC2bVLesQ&amp;index=4&amp;list=PLKD2IXQoBJAj6Tlz_qsia98ostTkU94N5" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/GdqC2bVLesQ&amp;index=4&amp;list=PLKD2IXQoBJAj6Tlz_qsia98ostTkU94N5</a>
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #261 Online: 27 de Dezembro de 2014, 11:29:18 »
A óbvia resposta àquela pergunta é *sequência causa-efeito* (determinística), da observabilidade ordinária. De toda forma, se só o que queres e podes é divertir-me, meu caro, prossigas que te agradeço! hahahahahahahahahah...

Quanto à condescendência...  pode ser que, para ser condescendente, seja necessário não ser.  Às vezes, se é condescendente consigo mesmo, para não desperdirçar-se, mesmo em diversões, que se tornariam cansativas por exigirem mostrar quantidades enormes de erros em minúcias absurdas por aqueles que, realmente, detêm conhecimento algum, embora acreditem muito que tenham. Se eu te mostrar o quanto não tenho sido condescendente (sendo), com você, talvez te surpreenderias; te assustarias mesmo, junto a tantos outros convictos por aí! É que vejo tanta 'coisa' por aqui... que só vejo e deixo para lá...   hahahahahahahahahah...

Mas ninguém jamais terá legitimidade em acusar o Cientista de não tentar!  hahahahahahhahahaha...
Sabe o que é? O poeta é um recalcitrante que deixa para escrever alguma linha no limite da Realidade.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 28 de Dezembro de 2014, 02:53:15 »
essa é a melhor explicação que já vi para o problema da mensuração

<a href="https://www.youtube.com/v/rkgLzo6qhQg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/rkgLzo6qhQg</a>

Assistam!!! :ok: :ok:

ao menos até os 10min
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #263 Online: 28 de Dezembro de 2014, 03:12:12 »
Entendi (acho) até os 9 minutos (o problema): (editado em negrito)

Emissor de partículas, dois buracos, um medidor atrás (como se fosse um filme)
Pode se colocar um, dois, ou nenhum detector de passagem de particulas nos dois buracos.
E podemos olhar ou não para os medidores sobre os buracos. Esse me pareceu os cenários de variação do experimento.

1- Dois buracos, emitimos partículas, elas se comportarão como ondas e imprimirão um padrão de tiras no detector com uma amplitude muito maior do que o buraco poderia permitir. Isso só aconteceria se uma partícula passasse nos dois buracos ao mesmo tempo

2- Ao se colocar medidores em frente aos buracos, o padrão de tiras desaparece e as tiras atrás se comportam como sendo bombardeadas por partículas (ou objetos macroscópicos), isto e, uma concentração muito forte de hits bem atras do buraco e marginalmente logo ao lado. Os medidores detectam a particula passando em um medidor ou no outro. Áreas que foram atingidas com os dois buracos sem os medidores não são necessariamente atingidas e vice versa.

3- Se você coloca apenas um medidor em frente a apenas um buraco, o experimento se comporta como se houvesse dois medidores. O comportamente de partículas reaparece-macro objetos, com as faixas sendo densamente atingidas logo atrás dos buracos.

4- Aos 9 min f.. não entendi. A pergunta é, se colocássemos os dois detectores em frente ao buraco e fechássemos os nossos olhos? Aí ferrou tudo. As ondas não se interagem e o comportamento volta a ser o de macro-objetos, mas segundo o vídeo isso é o que a matemática prediz.. já que não estamos olhando. Mas pera lá, não podemos deixar o detector atrás dos dois medidores e simplesmente não olhar para eles ou não olhar significa sequer ver os resultados do medidor atrás dos buracos?? Aí meio que perde o sentido.

Não entendi o que significa não olhar. Eles colocaram os medidores de maneira graficamente distinta no experimento onde não olhamos.

"any attempt to which of the two holes the marble* passes trough forces the marble to pass through one hole or the other and not bought"

Eles falam que a experiência funciona com qualquer partícula, como começaram com uma bola de mármore em tamanho macro, simplesmente pegaram uma partícula do mesmo material, o que penso que não é acurado do ponto de vista do experimento mas serve para entender a analogia.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 10:31:14 por Madiba »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #264 Online: 28 de Dezembro de 2014, 03:21:01 »
Em 15" danou-se de novo

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 28 de Dezembro de 2014, 10:32:45 »
Pelamordedeus, um físico!! Principalmente para 9" até 13"

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 28 de Dezembro de 2014, 10:48:44 »
"it is not just we ourselves do not know the outcome until we look it seems that even the universe itself does not know which object which object is knocked down until we actually open our eyes and observe the results"

Não fosse o vídeo com os cinco físicos debatendo exatamente esse caso que postei logo acima estarem debatendo exatamente esse caso, iria chamar isso de groselha. Como eles estavam debatendo esse caso, me chamo de ignorante.

O cara do QBism não vê nisso um problema e sai de uma maneira interessante, o que voltaria a afirmação acima a ter um sabor de groselha.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #267 Online: 28 de Dezembro de 2014, 21:48:31 »
Madiba, tentarei responder depois de assistir os vídeos, se até lá ninguém responder. O primeiro estou ansioso para assistir, sou fã do David Albert.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 28 de Dezembro de 2014, 22:28:42 »
Tks  :ok: :ok: :ok:

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #269 Online: 29 de Dezembro de 2014, 19:01:48 »
Oi. Vi uma parte do vídeo mas só agora achei tempo de escrever.

4- Aos 9 min f.. não entendi. A pergunta é, se colocássemos os dois detectores em frente ao buraco e fechássemos os nossos olhos? Aí ferrou tudo. As ondas não se interagem e o comportamento volta a ser o de macro-objetos, mas segundo o vídeo isso é o que a matemática prediz.. já que não estamos olhando. Mas pera lá, não podemos deixar o detector atrás dos dois medidores e simplesmente não olhar para eles ou não olhar significa sequer ver os resultados do medidor atrás dos buracos?? Aí meio que perde o sentido.

É que, com o objetivo de simplificar a descrição, eles deixaram de lado um conceito importante, mas mais complicado de explicar, que é a fase da onda. É assim,  pense no movimento dos ponteiros de um relógio. Agora se concentre na projeção do ponteiro (dos segundos, digamos) sobre o eixo horizontal. Se você plotar o gráfico dessa projeção em função do tempo, você vai ver uma curva senoidal, como de uma onda. Agora imagine esses gráficos para dois relógios perfeitamente sincronizados: as curvas são idênticas. Por outro lado, se os relógios não estiverem sincronizados, uma senoide vai estar atrasada em relação à outra. Essa diferença é a diferença de fase - numericamente ela é dada pelo ângulo entre os ponteiros desses relógios dessincronizados, se a diferença entre um e outro for de 15 segundos, a diferença de fase é de 90 graus (obviamente, no caso sincronizado a diferença de fase é zero). Pois é, esse tipo de padrão de interferência só aparece se as ondas que saem das duas fendas estiverem com uma correlação de fase. Só que se você coloca um detetor na frente da fenda, a interação da partícula com ele faz com que a fase dessa onda seja randomizada. Na hora que você destrói a correlação de fase, o padrão de interferência desaparece.

Aí é que entra um outro conceito, também importante e também difícil de explicar, que é o do emaranhamento. É mais ou menos assim: na hora que a partícula interage com os átomos do detetor (ou do ambiente, como luz ou ar), você não pode mais descrever o estado dessa partícula isoladamente. É preciso levar em conta o estado do porrilhão de átomos que compõe o detetor. Esse mecanismo, conhecido como decoerência é o responsável pela randomização da fase da onda. Imagine que cada partícula carrega consigo um relógio como o do parágrafo acima [1]. Cada trajetória possível corresponde a uma fase diferente (pense assim: cronometre seu tempo de viagem do trabalho para casa seguindo vários caminhos diferentes - as diferenças angulares na posição dos ponteiros dão a diferença de fase para cada caminho). Agora imagine que cada vez que a partícula colide com algum elétron ou fóton o seu relógio adianta ou atrasa um pouco. Na hora em que a partícula entra no detetor, é como se houvesse N colisões, cada uma atrasando ou adiantando esse relógio... Note que ainda seria possível falar de uma fase, só que agora teria que ser do sistema partícula/detetor.

Note que, embora o vídeo (até onde vi) não menciona isso, é possível ter uma situação em que há duas fendas, uma partícula microscópica e nenhum detetor e mesmo assim não aparecer nenhum padrão de interferência! [2]
O truque é usar pares de partículas emaranhadas: pense num tanque circular com quatro aberturas - duas à esquerda (A' e B') e duas à direita (A e B). No centro desse tanque tem um átomo que decai emitindo um par de fótons necessariamente em direções opostas. As aberturas A e B estão próximas da fenda "de cima" e da "de baixo", respectivamente, de forma que saber por qual abertura a partícula saiu equivale a saber por qual fenda passou. Os fótons que saem pela direita podem escapar por A e B na direção das fendas. Os que saem pela esquerda podem... bem, podem ser capturados ou ir pro espaço intergalático, não importa. Nesse caso a interferência não aparece e é fácil de demonstrar com um pouco de matemática, mas aqui basta dizer que nesse setup, SE alguém colocasse um detetor do lado esquerdo ele poderia saber se o fóton da direita passou por A ou B. Essa possibilidade mata a interferência (curiosamente, se não fosse assim é possível demonstrar que haveria a possibilidade de se criar um método para comunicação mais rápida que a luz, mas aí já é outra história).

Não entendi o que significa não olhar. Eles colocaram os medidores de maneira graficamente distinta no experimento onde não olhamos.

"any attempt to which of the two holes the marble* passes trough forces the marble to pass through one hole or the other and not bought"

Eles falam que a experiência funciona com qualquer partícula, como começaram com uma bola de mármore em tamanho macro, simplesmente pegaram uma partícula do mesmo material, o que penso que não é acurado do ponto de vista do experimento mas serve para entender a analogia.

Esse tipo de experiência já foi feito com elétrons, nêutrons, etc. e até com fullerenos, que são moléculas que têm 60 ou mais átomos de carbono. E o padrão de interferência é observado.

[1] Essa analogia originalmente foi feita pelo Feynman.

[2] É nessa hora que dou tchau para os meus estudantes e peço para eles me trazerem a resposta na próxima aula. Valendo ponto extra. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 29 de Dezembro de 2014, 19:20:20 »
O experimento das fendas tem fundamento teórico, claro, mas como se descreve matematicamente a presença de um observador interferindo no resultado de uma equação?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 29 de Dezembro de 2014, 21:50:40 »
pelo que percebi temos que trocar observador por measure device.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #272 Online: 29 de Dezembro de 2014, 21:52:02 »
Manhatan deixa eu tentar digerir o texto  :ok:

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 29 de Dezembro de 2014, 22:11:03 »
pelo que percebi temos que trocar observador por measure device.

Measure device é no experimento. Qual é o equivalente teórico, matemático? Só não aceito como resposta me mandarem ler os livros de Kardec.

Pergunto porque os físicos têm essa habilidade de mergulhar em buracos negros e ficarem fazendo divagações olhando para equações como se fosse um filme.

Apenas curiosidade.

Também acho engraçado alunos de Física que sempre passaram de ano raspando, quando formados desenvolvem o dom de explicar para todo mundo os mistérios da física. Conheço casos assim mas por favor, não me interpretem mal, não é o caso de nenhum físico aqui do CC.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 29 de Dezembro de 2014, 22:27:07 »
pelo que entendo (ainda estou mastigando o texto do Manhatan) o measure device é bem distinto de um observador pois quando ele observa, ele interage com a partícula. Mas até aí explicar toda a fenomenologia do que é observado é outra coisa, por isso o debate entre os quatro físicos que postei.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!