Autor Tópico: Mecânica Quântica para leigos.  (Lida 65289 vezes)

Offline Reginaldo brasileiro

• Nível 09
  • *
Re:Mecânica Quântica para leigos.
« Resposta #225 Online: 06 de Agosto de 2014, 19:57:03 »
que tipo de bruxaria é esse vídeo? encontrei tentando aprender um pouco s/ o assunto...precisa de LSD pra entender?

Há algum forista que aceitaria o desafio de comentar este video,minuto por minuto?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 06 de Agosto de 2014, 19:59:25 »
Se eu não tivesse que dar aula amanhã às 7h30, eu comentaria. Quem sabe no fim de semana...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 06 de Agosto de 2014, 20:07:57 »
que tipo de bruxaria é esse vídeo? encontrei tentando aprender um pouco s/ o assunto...precisa de LSD pra entender?

Há algum forista que aceitaria o desafio de comentar este video,minuto por minuto?

A parte literal, simbólica ou a esotérica?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 06 de Agosto de 2014, 20:17:13 »
Se eu não tivesse que dar aula amanhã às 7h30, eu comentaria. Quem sabe no fim de semana...

Por favor, faça isso.
Eu também estou vivamente interessado, ainda mais depois que Reginaldo brasileiro botou mais tempero nele.

A sua contribuição também é bem-vinda, Gigaview, mas desde que se foque mais na explicação, a mais simples possível, de conceitos tão intrincados quanto esses da Mecânica Quântica.
Ainda mais porque o tópico se destina justamente a isso: MQ para leigos.

Porém, se quiser trazer toda a literatura telúrica e esotérica para o debate, acho que não vai contribuir muito não.
Poupe-nos dessa parte.

• Nível 09
  • *
« Resposta #229 Online: 06 de Agosto de 2014, 20:34:17 »
Ótimo. Já temos 2 foristas dispostos a aceitar o desafio . Só há apenas três regras nesse desafio:

• Assistir o video do começo ao fim;
  • Comentar apenas os minutos que você conseguiu entender claramente o que está sendo dito . Se não entendeu,não comente;
  • Exponha qual foi o minuto não entendido do video ou o minuto que você não deseja comentar;

Seguindo estas três regras,tudo é permitido . Pode ser um resumo simples,uma observação,uma dissertação,uma critica,o que sua imaginação permitir . Alguma duvida?

Contanto que você siga as três regras acima,pode comentar o que você quiser do video . Se quiser,pode comentar as três partes ao mesmo tempo,as três partes em três tópicos separados . Ou se quiser,pode seguir o conselho do Gabarito e pular as partes com conteudo metafísico ou esotérico .
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 20:46:11 por Reginaldo brasileiro »

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #230 Online: 06 de Agosto de 2014, 20:47:56 »
postei esse vídeo porque me pareceu que há nele uma tentativa de uma explicação gráfica e unificada. meus conhecimentos de MQ vem de documentários e série da BBC , history channel e outros, sou fascinado pelo assunto. até onde sei, a santíssima trindade dos mistérios são "MQ+gravidade, a vida e a consciência.

estou tentando entender um pouco da parte vermelha, Quantum entanglement, uncertainness e outros fenômenos dos comportamentos das partículas, teorias diversas, etc.

ou seja, praticar bullying com o tico e teco.
"atirei o pau de selfie no gato, mas o gato não morreu"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 06 de Agosto de 2014, 21:28:08 »
In this theory 'time' is formed by the spontaneous absorption and emission of light with the future coming into existence light photon by light photon with each new photon electron coupling or dipole moment. This is a totally universal and interactive process unfolding within an infinite number of dynamic reference frames with each reference frame having a time line or Arrow of Time from the past into the future. The atoms within flowing water will form their own time line from the past into the future relative to their position and their energy and momentum. The greater the energy and momentum of flowing water the greater the photon activity will be within the water. In this theory this will increase the future potential possibilities and opportunities within the reference frame of the water. Some people have called this effect 'living water' and have observed what seems like a 'memory' within the water. I believe this theory explains this because 'time' and therefore the future is relative to the flowing water. An observer within their own reference frame with their own time line form the past into the future will see this as a kind of 'memory' within the reference frame of the water.

O autor desse video é o mesmo autor do texto acima e tudo indica que em breve ele também vai explicar porque a homeopatia funciona.

Ele já mostrou que o universo pode ser representado pela raiz quadrada de Pi, logo podemos esperar qualquer coisa. Certamente ele não   visitou http://insti.physics.sunysb.edu/~siegel/quack.html

Discutir isso aí linha a linha pode ser prejudicial à saúde. Só nos resta uma leitura superficial dos aspectos simbólicos e esotéricos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 06 de Agosto de 2014, 21:42:00 »
Para cada minuto deste video,seria preciso dois mês de estudo para entender o conteudo básico abordado . Para juntar estes conhecimentos de uma maneira ordenanda,algo em torno de 6 meses . No total,seria preciso 4 anos para entender este video . E Não,LSD não acelera este processo   :P

Entender o que mesmo?

• Nível 09
  • *
« Resposta #233 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:03:12 »
O autor desse video é o mesmo autor do texto acima e tudo indica que em breve ele também vai explicar porque a homeopatia funciona.

Se houver um minuto do video na qual você discorda,a maneira ideal de expor isso seria:

• Expor o argumento central do minuto em questão;
  • Expor o seu contra argumento;
  • Justificar o seu argumento face ao argumento do minuto apresentado;

É bem simples e permite que a gente entenda o contexto em que o argumento foi utilizado e o porque você justifica que ele é falho . Se quiser discordar de tudo,foque em no máximo cinco "um minuto";

Ele já mostrou que o universo pode ser representado pela raiz quadrada de Pi, logo podemos esperar qualquer coisa. Certamente ele não visitou http://insti.physics.sunysb.edu/~siegel/quack.html

Vide acima .

Discutir isso aí linha a linha pode ser prejudicial à saúde.

Muito pelo contrário . Como você iria desenvolver o ceticismo e o raciocinio critico sendo exposto apenas àquilo que você concorda?

Só nos resta uma leitura superficial dos aspectos simbólicos e esotéricos.

Já é um bom começo .

Para cada minuto deste video,seria preciso dois mês de estudo para entender o conteudo básico abordado . Para juntar estes conhecimentos de uma maneira ordenanda,algo em torno de 6 meses . No total,seria preciso 4 anos para entender este video . E Não,LSD não acelera este processo   :P

Entender o que mesmo?

Entender se este video seria um esboço da tal da "teoria de tudo" ou se é uma tentativa falha de chegar lá,comparada com outras "teorias de tudo" .
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 22:08:05 por Reginaldo brasileiro »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #234 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:19:13 »
Boa sorte galera, depois de anos de debates, de infinitos crentes, esotéricos, quacks, etc, eu não tenho paciência alguma com esse tipo de coisa. Que os novatos assumam o trabalho.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:36:37 »
Ele já mostrou que o universo pode ser representado pela raiz quadrada de Pi, logo podemos esperar qualquer coisa. Certamente ele não   visitou http://insti.physics.sunysb.edu/~siegel/quack.html

É o link da minha assinatura :biglol:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:59:22 »
Boa sorte galera, depois de anos de debates, de infinitos crentes, esotéricos, quacks, etc, eu não tenho paciência alguma com esse tipo de coisa. Que os novatos assumam o trabalho.

2

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #237 Online: 07 de Agosto de 2014, 02:09:03 »
Ótimo. Já temos 2 foristas dispostos a aceitar o desafio . Só há apenas três regras nesse desafio:

• Assistir o video do começo ao fim;
  • Comentar apenas os minutos que você conseguiu entender claramente o que está sendo dito . Se não entendeu,não comente;
  • Exponha qual foi o minuto não entendido do video ou o minuto que você não deseja comentar;

Seguindo estas três regras,tudo é permitido . Pode ser um resumo simples,uma observação,uma dissertação,uma critica,o que sua imaginação permitir . Alguma duvida?

Se vc escrevesse direito, eu ate faria uma resenha. :P

Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 07 de Agosto de 2014, 08:11:11 »

É uma explicação simples,mas abrangente,de um dos assuntos mais complexos do universo . Pela descrição do video,ele abrange os elementos da física "tradicional" e de matemática avançada junto com um pouco de metafísica para explicar este assunto . Bastante interessante este video .

[...]

São 22 minutos de blablabla quântico. Uma "teoria" típica de um quack como o Gigaview comentou. Não vale a pena tentar entender para levar a sério.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #239 Online: 26 de Agosto de 2014, 17:15:49 »
Eu arriscaria dizer que os conceitos e terminologias da Mecânica Quântica estão pau a pau com aqueles da Teoria da Evolução no que diz respeito ao seu mau emprego (muitas vezes intencional) para "fundamentação" de idéias cuckoo:
http://io9.com/10-scientific-ideas-that-scientists-wish-you-would-stop-1591309822

Falando no assunto, alguém aqui chegou a ler o livro War of the Worldviews: Science vs. Spirituality - produzido através de uma parceira entre ninguém menos que Deepak Chopra (:olheira:) e Leonard Mlodinow (Físico que inclusive participou no desenvolvimento da obra The Grand Design de Stephen Hawking / ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Leonard_Mlodinow) - e que poderia me explicar o que levou um acadêmico aparentemente sério a se associar ao picareta do Chopra?
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 26 de Agosto de 2014, 18:36:04 »
Eu arriscaria dizer que os conceitos e terminologias da Mecânica Quântica estão pau a pau com aqueles da Teoria da Evolução no que diz respeito ao seu mau emprego (muitas vezes intencional) para "fundamentação" de idéias cuckoo:
http://io9.com/10-scientific-ideas-that-scientists-wish-you-would-stop-1591309822

Falando no assunto, alguém aqui chegou a ler o livro War of the Worldviews: Science vs. Spirituality - produzido através de uma parceira entre ninguém menos que Deepak Chopra (:olheira:) e Leonard Mlodinow (Físico que inclusive participou no desenvolvimento da obra The Grand Design de Stephen Hawking / ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Leonard_Mlodinow) - e que poderia me explicar o que levou um acadêmico aparentemente sério a se associar ao picareta do Chopra?

Lí o livro e achei muito interessante, apesar de não concordar com os pontos de vista do Chopra. Se fosse um debate Chopra teria sido arrasado.

O livro pode ser educativo na medida em que contra argumenta os bullshits do Chopra.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #241 Online: 27 de Agosto de 2014, 02:16:35 »
Lí o livro e achei muito interessante, apesar de não concordar com os pontos de vista do Chopra. Se fosse um debate Chopra teria sido arrasado.

O livro pode ser educativo na medida em que contra argumenta os bullshits do Chopra.

Quer dizer que Chopra entrou nessa parceria pra tomar chibatada (novamente)?

Ô homem que gosta de sofrer!
(ex.2: https://www.youtube.com/watch?v=0E99BdOfxAE)
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline luizduarte

• Nível 00
  • *
Re: Mecânica Quântica para leigos.
« Resposta #242 Online: 11 de Setembro de 2014, 22:23:55 »
Pessoal, boa noite, Me desculpem a audácia de comentar algo aki, pois não tenho nem o primeiro Grau completo... Mas sempre gostei de Física.

Essa questão do Elétron saltar de uma órbita para outra, sem passar pelo intervalo ( espaço ) entre elas é muito interessante.

Gostaria de levantar uma questão... Será que o Elétron que aparece na outra órbita é o mesmo que saiu da órbita inicial ? Não poderia o primeiro ter sido expulso, aniquilado, etc e um outro bem próximo ( Na nuvem ) assumir essa posição ? Desculpem a Ignorância.

Mais ou menos.

Não pense no elétron como uma bolinha fazendo uma órbita planetária ao redor do núcleo, pense na função de onda, que serve de base pra descrever a probabilidade de se encontrar o elétron numa certa região do espaço. Quando ocorro o "salto", a função do elétron muda de uma para outra, mas isso não quer dizer que a bolinha sumiu de uma órbita e reapareceu em outra.  Essa dificuldade de compreensão some quando você percebe que quando vc calcula a probabilidade do elétron estar em algum ponto do espaço para os dois estados (funções de onda), verá que há regiões em que as duas probabilidades são não-nulas, ou seja, regiões que o elétron pode ocupar tanto em uma função de onda quanto em outra.

É por isso que o elétron não pode "saltar" de um estado pra outro qualquer. Existem as regras de seleção, que, entre outras coisas, incluem a não-ortogonalidade da parte espacial da função de onda (ou seja, uma tem componentes da outra, pensando em vetores do espaço de Hilbert), quando se leva em conta a interação (operador) que faz o elétron saltar de uma órbita pra outra.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 11 de Setembro de 2014, 22:38:35 »
Pessoal, boa noite, Me desculpem a audácia de comentar algo aki, pois não tenho nem o primeiro Grau completo... Mas sempre gostei de Física.

Seja muito bem-vindo, Luiz.  Temos um tópico de apresentações, dá uma olhada lá ;)

Essa questão do Elétron saltar de uma órbita para outra, sem passar pelo intervalo ( espaço ) entre elas é muito interessante.

Gostaria de levantar uma questão... Será que o Elétron que aparece na outra órbita é o mesmo que saiu da órbita inicial ?

A parte interessante da coisa é que os elétrons são indistinguíveis: se eu arremesso dois elétrons contra um átomo e dois elétrons brotam do outro lado, é impossível saber se são os mesmos elétrons que arremessei, se são elétrons do átomo-alvo, ou mesmo qual elétron é qual. Por isso, nem faz sentido dizer que são o mesmo elétron.

Não poderia o primeiro ter sido expulso, aniquilado, etc e um outro bem próximo ( Na nuvem ) assumir essa posição ? Desculpem a Ignorância.
Cuidado. A "nuvem eletrônica" não é como uma nuvem de chuva, formada por várias partículas flutuando. Um único elétron é capaz de formar uma nuvem eletrônica e é assim que a gente costuma observá-lo na realidade. No mundo da mecânica quântica, as partículas não são bolinhas. A gente tem que deixar muito da nossa intuição de lado e confiar nos resultados matemáticos. Analogias são bastante perigosas quando a gente fala desse mundo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arte4food

• Nível 16
  • *
    • KOKITEL MOLOTOV
« Resposta #244 Online: 11 de Setembro de 2014, 22:54:35 »
essa palestra foi uma das mais interessante que eu já assisti

"atirei o pau de selfie no gato, mas o gato não morreu"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 12 de Setembro de 2014, 00:28:05 »
A parte interessante da coisa é que os elétrons são indistinguíveis: se eu arremesso dois elétrons contra um átomo e dois elétrons brotam do outro lado, é impossível saber se são os mesmos elétrons que arremessei, se são elétrons do átomo-alvo, ou mesmo qual elétron é qual. Por isso, nem faz sentido dizer que são o mesmo elétron.

J.A. Wheeler teria dito que talvez pudesse ser o caso de só existir um único elétron em todo o universo, só que fazendo voltas e voltas inumeráveis pelo tempo. Mas talvez estivesse só tirando o sarro de gente como eu.

http://en.wikipedia.org/wiki/One-electron_universe

Offline luizduarte

• Nível 00
  • *
« Resposta #246 Online: 13 de Setembro de 2014, 20:57:32 »
Entendido perfeitamente SnowRaptor. Obrigado pela gentileza em responder um questionamento de um leigo. Vou continuar acompanhando suas explanações e tentar absorver parte do seu conhecimento.  Se não for indelicadeza de minha parte, poderia nos dizer qual sua profissão ? Professor ?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #247 Online: 14 de Setembro de 2014, 03:47:37 »

J.A. Wheeler teria dito que talvez pudesse ser o caso de só existir um único elétron em todo o universo, só que fazendo voltas e voltas inumeráveis pelo tempo. Mas talvez estivesse só tirando o sarro de gente como eu.

Não tem problema porque todos os amperímetros do mundo tirariam 'uma' da cara dele ao medi-los aos lotes e até um a um em grande número de simultaneidade.

Agora... suponhamos (**suponhamos**) que fosse mesmo fato a "impossibilidade de saber" (seja lá o que 'se entenda' -- hahahahahahah, isto, no contexto, fica uma coisa fabulosa! -- por isso) qual é qual, na núvem, no sistema qualquer... Teria isso que se submeter à mesma filosofia sobre "a arvore caindo sozinha na floresta"? Teriam os entes que ser indistinguíveis uns dos outros 'uns pelos outros'? Há condições naturais pelas quais se estabelecem regras (exclusão de Pauli, regra de Hund...) e propriedades a não tornar todos os elétrons num sistema uns iguais aos outros. Num átomo de hidrogênio, não há qualquer dúvida, a menos de se aderir a aloprices tipo 'one-electron-only's-universe', de que, do nível mais baixo ao extremo rydberguiano, é o mesmo elétron ali mesmo. Por que, do átomo de He em diante seria diferente? Mas há outros problemas, claro, para todos que optam por doutrinas misticistas. De fato, há TODOS os problemas do mundo! E, exatamente por isso, não seria possível enumerá-los todos. Se dois elétrons estão emaranhados, seus destinos estão determinados. Como eles poderiam mudar (para "ser um o outro" -- e tomar, para si, o destino universal do outro) só porque entraram num sistema com outros elétrons, quando, de fato, ter entrado no sistema faz parte desse destino?! Uma coisa a se considerar é que, num agregado de partículas fundamentais, seja entendido como "organizado" ou não, há um elemento agregante (não exatamente 'lump-like', mas 'packet-like') a compor em conjundo com as partículas -- o tempo -- de modo a o sistema ter que sempre ser, também, temporalmente agregado/desagregado, sem instantaneidade. Isto os mantém 'discerníveis' pelo histórico de cada um, evento a evento. É difícil, por certo, se chegar a isto, a esta conclusão, quando se crê no livre arbítrio. Mas... crença é para isso mesmo -- para permitir não entender.

Muito bem, sergiomgbr. Aproveitei para dizer isso aqui, principalmente, para ver o que dizes. O que entendes/pensas disso? É algo prolegomeniano àquele alerta!

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #248 Online: 14 de Setembro de 2014, 04:04:14 »

Não tem problema porque todos os amperímetros do mundo tirariam 'uma' da cara dele ao medi-los aos lotes e até um a um em grande número de simultaneidade.

Agora... suponhamos (**suponhamos**) que fosse mesmo fato a "impossibilidade de saber" (seja lá o que 'se entenda' -- hahahahahahah, isto, no contexto, fica uma coisa fabulosa! -- por isso) qual é qual, na núvem, no sistema qualquer... Teria isso que se submeter à mesma filosofia sobre "a arvore caindo sozinha na floresta"? Teriam os entes que ser indistinguíveis uns dos outros 'uns pelos outros'? Há condições naturais pelas quais se estabelecem regras (exclusão de Pauli, regra de Hund...) e propriedades a não tornar todos os elétrons num sistema uns iguais aos outros. Num átomo de hidrogênio, não há qualquer dúvida, a menos de se aderir a aloprices tipo 'one-electron-only's-universe', de que, do nível mais baixo ao extremo rydberguiano, é o mesmo elétron ali mesmo. Por que, do átomo de He em diante seria diferente? Mas há outros problemas, claro, para todos que optam por doutrinas misticistas. De fato, há TODOS os problemas do mundo! E, exatamente por isso, não seria possível enumerá-los todos. Se dois elétrons estão emaranhados, seus destinos estão determinados. Como eles poderiam mudar (para "ser um o outro" -- e tomar, para si, o destino universal do outro) só porque entraram num sistema com outros elétrons, quando, de fato, ter entrado no sistema faz parte desse destino?! Uma coisa a se considerar é que, num agregado de partículas fundamentais, seja entendido como "organizado" ou não, há um elemento agregante (não exatamente 'lump-like', mas 'packet-like') a compor em conjundo com as partículas -- o tempo -- de modo a o sistema ter que sempre ser, também, temporalmente agregado/desagregado, sem instantaneidade. Isto os mantém 'discerníveis' pelo histórico de cada um, evento a evento. É difícil, por certo, se chegar a isto, a esta conclusão, quando se crê no livre arbítrio. Mas... crença é para isso mesmo -- para permitir não entender.

Muito bem, sergiomgbr. Aproveitei para dizer isso aqui, principalmente, para ver o que dizes. O que entendes/pensas disso? É algo prolegomeniano àquele alerta!
Pra mim só deixa de ser poesia quando nada puder ser mais interpretado.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #249 Online: 14 de Setembro de 2014, 04:18:54 »
Nem isso, porque, aí a poesia pode ser o contrário disso. Mas, e?...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!