Autor Tópico: Mecânica Quântica para leigos.  (Lida 65288 vezes)

Offline nikita

• Nível 13
  • *
Re:Mecânica Quântica para leigos.
« Resposta #200 Online: 02 de Novembro de 2012, 15:50:44 »
A minha dúvida:

O que é essa questão em MQ que a observação altera o fenômeno?
Para você observar, você precisa interferir no sistema.

P.ex., para ver algum sistema, você precisa ter luz incindindo sobre ele e refletindo no teu olho. Isso não é grande coisa quando o teu sistema é massudo, mas é relevante quando você trata de sistemas subatômicos: qualquer pequena energia seria suficiente para alterar significantemente a posição e/ou o momento do elétron. E essa energia pode muito bem vir de um fóton... de luz.
Suponha que durante o experimento haja luz, mas nenhum olho aberto ou aparelho para observar. A luz interfere igualmente ou não? E quando não há nada (luz), que interfira no sistema, mesmo assim ocorre o colapso da onda?
Vi um programa no History sobre Mecânica Quântica onde fazem o experimento da fenda dupla; um dos físicos diz que até o fato de abrir o olho no último momento interfere no resultado.
Se é só o fato de interferir por causa da energia que é gerada, não vejo o porquê dessa insistência toda em que o observador tem papel fundamental sobre o objeto observado. Deveriam se referir muito mais ao meio (energia, luz) e não tanto à observação (dá a impressão de que é uma coisa pessoal de tanta ênfase que dão ao observdor).

Offline natanfalbo

• Nível 00
  • *
« Resposta #201 Online: 03 de Novembro de 2012, 23:38:06 »
Fala ae galera, estou acompanhando o forum já um tempo como leitor.

Eu estou trabalhando em equações sobre linha de tempo, o problema é que não sei onde consigo informações avançadas sobre Tempo na física. Parece estranho isso, mas vou explicar.

Eu sou fã da Teoria do Caos, e estou aplicando ela num modelo de Linha de Tempo: Passado, Presente e Futuro. Consegui isolar algumas coisas e organizar, mas me falta experiencia em montar formulas pra expressar exatamente meu raciocínio.

Na verdade estou precisando muito da ajuda de conhecimentos da física pra concluir meu raciocínio.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #202 Online: 04 de Novembro de 2012, 09:22:53 »
A teoria do caos é uma teoria mecânica (e determinista!), e na mecânica vale o Teorema da Recorrência de Poincaré. Não acho que você vai conseguir trabalhar com a linha do tempo a partir daí.

Mas posso estar errado. Cê lê em inglês? Se lesse, recomendaria os livros do Lawrence Sklar e do David Albert sobre o tempo.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2012, 09:26:07 por Martuchelli »

Offline natanfalbo

• Nível 00
  • *
« Resposta #203 Online: 04 de Novembro de 2012, 11:40:20 »
Leio sim, mas na verdade eu consegui usa-la em linha temporal, por incriável que pareça e ainda consigo distorcer o tempo.
Por exemplo nós temos o nosso tempo normal, mas alguns físicos dizem que em um buraco negro é possível que o tempo diminua, pelo meu raciocínio é fácil expressar isso e é fácil demonstrar isso em um gráfico (precisa ser 3D).

Fica mais ou menos assim a grosso modo, em uma escala linear horizontal.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #204 Online: 04 de Novembro de 2012, 12:03:16 »
Teoricamente um buraco negro "breca" o movimento da luz, mas, a luz possui uma constante, então o tempo no campo onde a luz se encontra contrai-se. O problema fica por conta do infinito que isto gera, onde os calculos não funcionam. A energia potencial gerada não é recuperada e, acumula indefinidamente, sem ser convertida em outras formas de energia. Minha sugestão, que pode parecer idiota, é fazer uma relação de tempo com carga de prova e o trabalho necessário para o deslocamento num campo radial.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #205 Online: 04 de Novembro de 2012, 12:10:49 »
Eu não entendi o que você está querendo provar, Natan. Estava pensando que era o problema da "flecha do tempo" - de que existe algo físico que distingue passado e futuro - mas, parece ser outra coisa.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #206 Online: 04 de Novembro de 2012, 12:44:43 »
...alguns físicos dizem que em um buraco negro é possível que o tempo diminua...

Só alguns? Quem são esses dissidentes? :-)

natanfalbo, o tempo não "diminui", ele se dilata. E o faz apenas em relação a um outro referencial, não absolutamente (o que nem mesmo faz sentido, dentro da Relatividade). E não são "alguns físicos": isto é um fenômeno natural. É feijão com arroz de toda a física.

O que realmente estás fazendo e com que propósito? Não deu para saber ainda.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline natanfalbo

• Nível 00
  • *
« Resposta #207 Online: 04 de Novembro de 2012, 16:21:35 »
Vamos la.

O que eu quero demonstrar.

1 - O presente é uma parte invisível a todos. Como? Bem, em uma linha de tempo você não pode demonstrar matematicamente o que está acontecendo agora.

2 - Descobrir como é possível esse equilíbrio se manter.

3 - Descobrir o que realmente move o Tempo Presente. Como eu mostrei no desenho, para se ter um Tempo Presente (O Agora) é preciso somar toda uma quantidade de fatores anteriores para se chegar ao Tempo Presente.

4 - Em um modelo tridimensional de gráfico demonstrar como todos os fatores se comportam.

O que eu tenho até agora é isso:

A soma de vários fatores é o resultado de ação presente, que logo se tornará passado e será substituída por outra para que o Presente exista.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #208 Online: 04 de Novembro de 2012, 17:58:51 »
1 - O presente é uma parte invisível a todos. Como? Bem, em uma linha de tempo você não pode demonstrar matematicamente o que está acontecendo agora.

O que você quis dizer com isso? A teoria sempre prevê o que acontece em um exato momento, e depois se mede e confere, ué. Como nossos relógios são imprecisos, sempre medimos dentro de um intervalo - mas é algo inerente ao processo de medida, não algo fundamental das coisas.

Natan, com toda sinceridade e com palavras duras, você parece estar desenvolvendo uma filosofia boba do tempo.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #209 Online: 04 de Novembro de 2012, 18:04:01 »
Nada move o tempo. O tempo é uma propriedade fundamental do mundo - ao menos, uma propriedade fundamental que damos ao mundo, pois sem ela não conseguimos entender nada - precisamos de relações de sucessão temporal....

É absurdo imaginar que algo move o tempo, pois este algo estaria fora do tempo. O que é inconcebível.

Filosofia boba, vê?

Offline natanfalbo

• Nível 00
  • *
« Resposta #210 Online: 05 de Novembro de 2012, 09:16:25 »
Mas eu não quero filosofar.

Você não pode estar aqui, sem que uma imensa quantidade de eventos anteriores possam ter acontecido.

E também não estou falando em mover o tempo, como você disse Nada move o tempo, é uma linha fixa, tudo faz parte e está nela mais nada.

Aquele meu gráfico é muito ABC do que eu quero, se você gira-lo de frente você pode imaginar a quantidade de coisas que acontecem decorrentes de outras coisas, basicamente é uma corrente, você só pode fixar um elo em um anterior.

Como você poderia demonstrar pra mim o que seria o "Presente", sem usar filosofias. Até agora eu não encontrei, se puder contribuir eu agradeço, porque realmente é foda.

Tudo que você puder me passa sobre estudo de Tempo eu realmente agradeceria.
 :ok:

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #211 Online: 05 de Novembro de 2012, 11:25:58 »
Ó Machado de Assis aí:

"Não se demonstra uma cocada, come-se. Comê-la é defini-la."

Para mim o mesmo pode ser dito sobre o tempo presente.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #212 Online: 05 de Novembro de 2012, 11:50:30 »

Tudo que você puder me passa sobre estudo de Tempo eu realmente agradeceria.
 :ok:

Da série "Frases de Facebook":

"Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão." (Albert Einstein)

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #213 Online: 16 de Setembro de 2013, 13:45:26 »
Alguma literatura basica para recomendar?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 16 de Setembro de 2013, 14:10:07 »
Alguma literatura basica para recomendar?

Depende do nível de formalidade que você quer.

Para algo mais detalhado, matematicamente preciso, recomendo livros-texto de cursos de quântica, em particular o J. J. Sakurai, Modern Quantum Mechanics, Addison-Wesley.

Para algo mais introdutório em linguagem coloquial e acessível, recomendo livros de divulgação como
A.F. R de Toledo Piza, Schrödinger e Heisenberg: A Física além do senso comum, Mercelo Gleiser, Editor, Editora Odisseus e o recém-lançado Daniel Bezerra, Carlos Orsi, Pura picaretagem, Ed. Leya que tem como foco desbancar o misticismo quântico ensinando em termos simples o que é quântica de verdade.

Um meio-termo é o M. S. hussein, S. Canuto, organizadores, 100 anos de física quântica, Editora Livraria da Física, que eu não li, mas pelos autores dos primeiros capítulos, Henrique Flemming e A.F.R. de Toledo Piza, deve ser bem preciso e gostoso de ler.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 14:15:59 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #215 Online: 16 de Setembro de 2013, 15:13:22 »
Se você ler em inglês: há o excelente Quantum Profiles do Jeremy Bernstein, que conta a história da Mecânica Quântica através da história de algumas figuras chaves, como Einstein e Bell. É gostoso de ler, acessível e sem deixar de ir no cerne da questão. Sem matemática!

Livro-texto com todas as matematiquices, meu predileto é o Shankar, Principles Of Quantum Mechanics.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 16 de Setembro de 2013, 21:21:02 »
O Tao da Física - Fritjof Kapra.

Rááááá!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #217 Online: 16 de Setembro de 2013, 21:53:27 »
O Tao da Física - Fritjof Kapra.

Rááááá!

|(

Ahem. Vocês esqueceram de citar o livro-texto do A. F. R. de Toledo Piza, que é bom e sai mais em conta que os já citados.

Um meio-termo é o M. S. hussein, S. Canuto, organizadores, 100 anos de física quântica, Editora Livraria da Física, que eu não li, mas pelos autores dos primeiros capítulos, Henrique Flemming e A.F.R. de Toledo Piza, deve ser bem preciso e gostoso de ler.

Tenho o "100 anos de física quântica". É um livro bom, mas não recomendo para os não iniciados. Ele tem uns tópicos bem específicos, que já partem do princípio que o leitor tem um conhecimento básico de QM.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 16 de Setembro de 2013, 22:12:36 »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 17 de Setembro de 2013, 00:36:37 »
Ahem. Vocês esqueceram de citar o livro-texto do A. F. R. de Toledo Piza, que é bom e sai mais em conta que os já citados.

Nunca segui o livro do piza, apesar de tido aulas (não de quântica) com ele. Mas não sei mesmo por que não o recomendei se eu recomendei o 100 anos de física.

Tenho o "100 anos de física quântica". É um livro bom, mas não recomendo para os não iniciados. Ele tem uns tópicos bem específicos, que já partem do princípio que o leitor tem um conhecimento básico de QM.

Não disse que e não tinha lido? ;)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #220 Online: 17 de Setembro de 2013, 01:48:28 »
Valeu gente  :ok:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #221 Online: 18 de Outubro de 2013, 22:57:32 »
Mas eu não quero filosofar.