Autor Tópico: E se o Lula tivesse ganho em 1989...??  (Lida 15658 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re: E se o Lula tivesse ganho em 1989...??
« Resposta #125 Online: 08 de Setembro de 2008, 01:25:24 »
Citação de: L Dantas
A administração do Brasil pós-Jango era um senhor abacaxi.
Como assim? A administração pós-Jango era um abacaxi por causa de Jango? Mas Jango durou 3 anos... e por que os milicos só iriam querem se livrar do abacaxi 21 anos depois de segurá-lo com tão ardorosa paixão? Em 21 anos não deu pra fazer um suquinho deste abacaxi não?  ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #126 Online: 08 de Setembro de 2008, 01:26:21 »
Como assim? A administração pós-Jango era um abacaxi por causa de Jango? Mas Jango durou 3 anos... e por que os milicos só iriam querem se livrar do abacaxi 21 anos depois de segurá-lo com tão ardorosa paixão? Em 21 anos não deu pra fazer um suquinho deste abacaxi não?  ::)

Você não é ingênuo a este ponto que quer demonstrar, portanto paro o diálogo aqui até você mudar de tom.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #127 Online: 08 de Setembro de 2008, 08:17:06 »

Você não é ingênuo a este ponto que quer demonstrar, portanto paro o diálogo aqui até você mudar de tom.
Sério!Mudar de que tom, Dantas? :? Se for quanto a fazer jogo de palavras com o "abacaxi" eu apenas embarquei na figura que você trouxe, mas não vejo nenhum desrespeito.

Agora se for quanto a insistir em que o regime militar foi desastroso econômica e socialmente e que as medidas dos milicos nestas áreas têm impactos negativos muito explícitos até hoje, bom, vamos ter que começar mudando os livros de História. É claro que sempre há os que alegam que os livros de História do Brasil são espécies de Livros Vermelhos tupiniquins, mas...

Eu acho que há três períodos da História, com três fatos peculiares, que são responsáveis por encaixar as peças da nossa má distribuição de renda, na nossa legião de miseráveis, do nosso estagnamento sócio-econômico e de todos os reveses relacionados. Todo o resto da História do Brasil ajudou apenas a manter a composição, mas os pontos cruciais foram:
1- Colonização - formação do sistema fundiário no nordeste e no sudeste
2- Abolição da escravatura - criação de uma horda de miseráveis, criminalização (ideológica e de fato) dos negros. Da forma como foi feita(com a substituição da mão de obra escrava negra por imigrantes assalariado, ao invés de transformar os antigos escravos em assalariados), a abolição brasileira tornou irremediável a desgraça da escravatura. 
3- O milagre econômico e o Êxodo Rural - desmonte do poder de compra dos assalariados, segunda horda de miseráveis nos grandes centros, segunda horda de mão-de-obra sem ocupação nos grandes centros, segundo processo de favelização...

Agora, eu aceito ler as suas revisões. Só não diga que por não concordar com elas eu estou te desrespeitando. Não era do seu feitio.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 18:42:59 por Donatello van Dijck »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #128 Online: 08 de Setembro de 2008, 09:31:45 »

Aí em 4 anos apenas estaríamos com o Brasil tal qual no fim do primeiro mandato de Lula; depois do segundo, estaríamos tal qual estamos agora, número por número. O Brasil simplesmente teria avançado como nunca antes na história desse país, apenas isso teria ocorrido antes do que veio realmente a ocorrer, por culpa da direita retrógrada que atrasou o progresso, especialmente o social, da nossa nação, e do mundo como um todo.

Pensando bem, até que seria bom se ele tivesse levado a de 89...pegando a inflação ao nível em que estava e as crises internacionais que  os governos daquela época pegaram ao invés do céu de brigadeiro que ele pegou.

Gostaria de ver a desculpa esfarrapada do pessoal da esquerda explicando o aumento da taxa de juros e impostos que vieram desde aquela época e o aumento dos gastos sem controle do governo antes da lei de responsabilidade fiscal .

Seria bom. Quem sabe daí os esquerdopatas seriam estigmatizados para sempre... Mas quem sabe eles arrumassem a inflação antes do FHC e a gente quebrasse a cara... Embora eu não creia na última opção, tendo em vista o Lula da época ser mais autêntico e radical que o de hoje. No fundo eu acredito que os petistas da época não teriam competência para conseguir gerir o país, diferente dos de hoje, que são corporativistas e boa parte corruptos. Eles conseguem gerir o país concomitantemente com o bolso próprio...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #129 Online: 08 de Setembro de 2008, 11:06:39 »
Acho que não teríamos as privatizações, as 'nossas' empresas como eles dizem estariam como sempre, quebradas e sustentando toda aquela corja,as telefonias seriam como antes, talvez já tivéssemos hoje algum celular analógico e na fila por uma linha fixa. Coisas do tipo. Internet? Para quê?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #130 Online: 08 de Setembro de 2008, 11:44:26 »
Donatello, abacaxi é administrar um país politicamente inviável como o Brasil.

Isso ficou provado várias vezes, não apenas pelos militares.

De resto, pare de ser tão defensivo, se quer manter algum diálogo, ok?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #131 Online: 08 de Setembro de 2008, 11:57:40 »
Sério mesmo, Copenhagen?... me parece mais razoável imaginar que em todo o planeta a expansão da telefonia se deu em meados dos 90 e que a internet era incipiente até esta época no mundo inteiro.

Mas fui atrás de fontes para ver se o que eu digo faz sentido, e olhe alguns trechos da história da Telefônica no site da empresa.

Em 1992, começaram a operar na Galícia, Astúrias, Granada, Almeria e León os primeiros aparelhos de um novo sistema de telefonia, a Telefonia Rural por Acesso Celular (TRAC), que veio solucionar o problema da extensão do serviço telefônico à área rural.

A rápida expansão da telefonia móvel demorou um pouco a chegar à Espanha, apesar de as comunicações móveis já estarem em franco crescimento em todo o mundo.
O ano de 1995 também marcou o início do auge da Internet na Espanha.

Ou seja, não se pode relacionar como consequência inequívoca do processo privatizatório, a expansão da telefonia e da internet no Brasil, e nem dá pra supor muito claramente o que teria acontecido se o tal processo não viesse.

http://www.telefonica.es/acercadetelefonica/por/1descripcion/cronologiahistoria/historia.shtml

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:21:58 »
Eu acho que estamos nos esquecendo de uma coisa, se o Lula ganhou foi por algum motivo. Na época em que ele derrotou o Serra, o PT não tinha implantado no Brasil inteiro o bolsa-isso, bolsa-aquilo. Se houve um motivo para ele ganhar, então foram os oito anos do governo FHC. Isso é óbvio para qualquer um. Agora botar a culpa no PT de tudo o que tem de errado no país me parece um tanto precipitado, para não dizer infantil.

É um bom governo?
Comparando com os outros, parece mais do mesmo.

Existe corrupção?
Bom, para quem lembra de pasta rosa, SIVAM, compra de deputados para aprovar reeeleição, entre muitas outras coisas, me parece que é a mesma coisa, nem melhor e nem pior.

O atual presidente é burro?
Ótimo, acabemos com a eleição e façamos um concurso para presidente, quem tirar nota máxima governa. Não podemos nos esquecer da prova de títulos, além de que as questões terão de ser descritivas e não objetivas.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #133 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:25:18 »
Ou seja, não se pode relacionar como consequência inequívoca do processo privatizatório, a expansão da telefonia e da internet no Brasil, e nem dá pra supor muito claramente o que teria acontecido se o tal processo não viesse.

Não foi isso que eu quis dizer. Disse que naquele momento, foram diversos fatores que levaram a abertura do mercado das telecomunicações, energético, entre outros, que, se não feito no momento certo, levaria o Brasil a um atraso.

Felizmente o sapo barbudo não ganhou, e o Collor caiu em pouco tempo, o que levou o país à estabilidade política e econômica.

O que quis dizer foi que, se o Lulla ganhasse aquela época, com as idéias revolucionárias que tinha, não sabemos se o país teria estabilidade.

Quem quer investir num país que não tem estabilidade? Poria seu dinheiro hoje na Bolívia? e na Venezuela?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:27:46 »
Lullalá ganhou votos no fim do governo FHC por causa daquele apagão elétrico.

O aumento de tarifas e o racionamento estava fresco na memória do pessoal, depois disso foi o bolsa-voto que pagou o segundo mandato.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:35:18 »
Convenhamos, o Serra também não tinha o carisma necessário para levar aquela eleição no primeiro turno e o tempo gasto por ele para reverter a vantagem do Ciro Gomes também ajudou o PT. O Serra apanhava do Lula, mas tinha que atacar o Ciro, quando ele voltou a carga para o PT, ficou fácil para este acusar o Serra de terrorismo.

Quem não se lembra da Regina Duarte dizendo: "Eu tenho medo."

« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 12:38:12 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #136 Online: 08 de Setembro de 2008, 16:47:56 »
Eu nasci em 69, mas pelo que entendo não foi sem apoio popular que os militares tomaram o poder em 1964.  O Jango era MUITO sem noção e precisava ser detido.  Fazia um bom par com o Salvador Allende, de fato: os dois tem muito em comum, a começar pela incompetência extrema.

Ora,ora,nascemos no mesmo ano... :ok:
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #137 Online: 08 de Setembro de 2008, 18:28:36 »

Não foi isso que eu quis dizer. Disse que naquele momento, foram diversos fatores que levaram a abertura do mercado das telecomunicações, energético, entre outros, que, se não feito no momento certo, levaria o Brasil a um atraso.

Felizmente o sapo barbudo não ganhou, e o Collor caiu em pouco tempo, o que levou o país à estabilidade política e econômica.

O que quis dizer foi que, se o Lulla ganhasse aquela época, com as idéias revolucionárias que tinha, não sabemos se o país teria estabilidade.

Quem quer investir num país que não tem estabilidade? Poria seu dinheiro hoje na Bolívia? e na Venezuela?
Acho que não teríamos as privatizações, as 'nossas' empresas como eles dizem estariam como sempre, quebradas e sustentando toda aquela corja,as telefonias seriam como antes, talvez já tivéssemos hoje algum celular analógico e na fila por uma linha fixa. Coisas do tipo. Internet? Para quê?
Se não foi o que você quis dizer então reescreva, pois foi o que você disse. Você relacionou o processo de privatização como causa do desenvolvimento da telefonia e da internet: é um cum hoc... ; a telefonia era incipiente em todo o planeta e começou a avançar coincidentemente na época do processo de privatização das teles brasileiras, mas não é consequencia deste processo.

Dizer que se não tivesse ocorrido a privatização das teles nós ainda teríamos no máximo celular analógico e não teríamos acesso a internet faz tanto sentido como dizer que se os Correios não fossem privatizados eles não ocupariam o posto de referência mundial em seu ramo de atividade... ou que se o Banco do Brasil ainda fosse estatal ele seria muito pior do que os seus concorrentes diretos privados...ou mais: que a Petrobrás jamais teria conseguido atingir o padrão de apuro tecnológico e o destaque internacional que tem hoje, se estivesse nas mãos do Estado.

Na verdade a introdução tanto da internet quanto do telefone móvel no Brasil se deram na mesma época que no resto do mundo... e caminhavam com a mesma lerdeza inicial que no resto do mundo... e as empresas telefônicas à época ainda eram públicas. É claro que nos países de primeiro mundo (nos quais o mercado era particular) as coisas poderiam ter se alastrado um pouco mais rápido do que aqui se o controle de nossas empresas permanecesse nas mãos do Estado... (mas pera lá!!! elas andaram um pouco mais rápido lá fora do que aqui, e as nossas empresas não estão nas mãos do Estado faz tempo... então isso não quer dizer nada)

A questão é que como logo que as dita cujas foram doadas houve o boom tecnológico que possibilitou a popularização destas tecnologias, a reação natural foi achar que havia aí causa e efeito, mais ou menos como alguém que é atropelado logo após cruzar com um gato preto.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 18:37:41 por Donatello van Dijck »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:12:24 »
Sério mesmo, Copenhagen?... me parece mais razoável imaginar que em todo o planeta a expansão da telefonia se deu em meados dos 90 e que a internet era incipiente até esta época no mundo inteiro.

Donatello, não é bem esse o assunto

A telefonia fixa no País era ridícula enquanto em qualquer país 2/3 de boca qualquer um comprava um fixo com n opções distintas. Enquanto isso nós brazucas tínhamos que comprar ações para ter telefones, e esperar filas quilométricas.

Também não encontrei algo sobre a ONG que você citou da Ruth Cardoso. Pode passar a fonte?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:25:17 »
O Donatello deve estar se referindo a Alfasol, a ONG Alfabetização Solidária fundada por Ruth Cardoso durante o mandato de seu marido, o presidente FHC.
Alfred E. Newman

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #140 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:30:37 »
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2029776-EI7896,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunitas
http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=19558

É... como eu disse: as coisas poderiam andar um pouco mais lentas no Brasil, mas elas andaram de qualquer jeito. Afinal, parodiando a sua frase : "Em qualquer país 2/3 de boca hoje o acesso via ADSL, rádio, etc... é total. No Brasil metade dos usuários ainda usa discada." (e o controle da internet está na mão de empresas privadas desde o começo da popularização).

Isso sem falar nos preços: há alguns anos eu tinha uma amiga portuguesa no MSN que pagava (meados de 2006) metade do que meu primo pagava por uma internet 80 vezes mais rápida (ele pagava 100 reais por 256Kb/s e ela pagava 12 euros por 16Mb/s)... então este tipo de comparação que você fez não vale muita coisa, já que a disparidade entre preço e acessibilidade aqui e no exterior continuam altíssimas.

« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 19:51:11 por Donatello van Dijck »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:36:55 »
Concordo com você quanto à paródia, Donatello.

E te dou outros exemplos: No MX um cara pode comprar uma BMW por menos que um Vectra, nos EUA alguém financia uma casa em 30 anos com juros módicos.

No primeiro exemplo, o governo tunga mais do que 50% do preço do carro em impostos, sem contar o tão famoso custo Brasil, nem contando os impostos sobre a folha de pagamento.

E faz isso com uma série de coisas, inclusive em uma telecom, uma carga de impostos brutal e uma entrega de serviços podres.

É isso o sentido de diminuir o espaço para que nossos políticos simplesmente não tenham onde fazer cabides de emprego nem fazer farra com o meu salário.

Obs: O link está quebrado. Estou procurando noticias mais ou menos isentas...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:43:23 »
obs: e não podemos simplesmente ignorar o fato que houve uma explosão de telefonia fixa pós privatização, Donatello.

E não sei se esse é o tópico correto, mas eu posso te dizer uma série de órgãos públicos que estão parados em sua própria letargia, cunhadismos e políticas internas.
Acredito que o custo da ineficiência do estado é muito maior do que o da corrupção

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #143 Online: 09 de Setembro de 2008, 21:30:49 »
Collor é ladrão de galinha comparado com o PT e sua quadrilha.

E falando sobre Fernando Collor até hj nao houve nenhuma condenação e todos os processos foram encerrados.
Ele é inocente perante a lei.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 09 de Setembro de 2008, 22:46:34 »
E não sei se esse é o tópico correto, mas eu posso te dizer uma série de órgãos públicos que estão parados em sua própria letargia, cunhadismos e políticas internas.
Acredito que o custo da ineficiência do estado é muito maior do que o da corrupção

Se o número de orgão públicos ineficientes é culpa do atual governo, acredito que este tópico seja o mais adequado para demonstrar isso.

Agora, sem me taxar de defensor do governo, me responda qual o nível aceitável de corrupção dentro de um Estado eficiente, ou então, será que o estado mínimo é a chave para que a corrupção também seja mínima? Não estou sendo irônico, gostaria realmente de saber a sua opinião.

Além de que não podemos nos esquecer de que o governo atua em três esferas distintas: federal, estadual e municipal. A ineficiência a que você se refere acontece apenas no âmbito federal?

EDIT: para ilustrar o que escrevi neste último parágrafo, vou contar algo que ocorreu em minha cidade. O transporte público aqui é monopolizado por uma única empresa há mais de três décadas. No último mês, surgiu (surgiu mesmo, pois ninguém assumiu a autoria) uma lei que foi aprovada pelos vereadores permitindo a implantação da bilhatagem eletrônica em todos os ônibus da frota, o que acarretaria no desemprego de centenas de trocadores. Bom, depois de algumas manifestações contrárias, a referida lei foi modificada, criando a função de ´agente de bordo´, o que garantiria o emprego de cerca de 300 trocadores.
O detalhe mais importante é que 13 dos vereadores são candidatos a reeleição e um é candidato a prefeito.
Ah, eu ia esquecendo, o prefeito não é do PT, e sim do PSDB.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 22:57:20 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 09 de Setembro de 2008, 23:19:47 »

Se o número de orgão públicos ineficientes é culpa do atual governo, acredito que este tópico seja o mais adequado para demonstrar isso.

Agora, sem me taxar de defensor do governo, me responda qual o nível aceitável de corrupção dentro de um Estado eficiente, ou então, será que o estado mínimo é a chave para que a corrupção também seja mínima? Não estou sendo irônico, gostaria realmente de saber a sua opinião.

Além de que não podemos nos esquecer de que o governo atua em três esferas distintas: federal, estadual e municipal. A ineficiência a que você se refere acontece apenas no âmbito federal?

EDIT: para ilustrar o que escrevi neste último parágrafo, vou contar algo que ocorreu em minha cidade. O transporte público aqui é monopolizado por uma única empresa há mais de três décadas. No último mês, surgiu (surgiu mesmo, pois ninguém assumiu a autoria) uma lei que foi aprovada pelos vereadores permitindo a implantação da bilhatagem eletrônica em todos os ônibus da frota, o que acarretaria no desemprego de centenas de trocadores. Bom, depois de algumas manifestações contrárias, a referida lei foi modificada, criando a função de ´agente de bordo´, o que garantiria o emprego de cerca de 300 trocadores.
O detalhe mais importante é que 13 dos vereadores são candidatos a reeleição e um é candidato a prefeito.
Ah, eu ia esquecendo, o prefeito não é do PT, e sim do PSDB.

Não é, claro, um problema deste governo. É um problema do Brasil, deste governo, do anterior, do período militar...
E quando eu falo governo, são as três esferas, e gostaria de incluir ainda os outros poderes, legislativo e judiciário.

Quanto à questão:

Não gosto do nome estado mínimo porque já tem um significado. Como disse diversas vezes, não tenho nada contra o estado intervir e acho que um investimento pode ser público ou privado de acordo com cada caso, e não uma decisão a priori baseada em ideologia.

Vou dar um exemplo: Existe uma instituição (não posso dizer o nome, trabalho, mas sei de bem mais de uma na mesma situação) presente em todos os estados brasileiros. Apesar de ter o mesmo nome, são independentes mas tem que trabalhar juntas.
Acontece que seus sistemas de informações deveriam ser centralizados por fazerem a mesma coisa e porque seria, reconhecidamente, o melhor para a população. Só que não tomam essa decisão simplesmente para manter o poder regional intacto, centenas de pessoas trabalhando em cada estado, a 30%, fazendo coisas repetidas e mal feitas, sem um prazo para terminar e recebendo dinheiro abundante.
Compram coisas que não usam, fazem projetos repetidos que não chegam ao final, e ninguém se importa. Em pouco tempo, troca-se a administração e tchau.

Veja, esse tipo de coisa é comum em instituições públicas por se tratar do uso de dinheiro alheio. Não é como uma empresa, que vai ter seus projetos acompanhados, auditados e alguns demonstrados para o mercado por causa de marcos regulatórios.

Em uma empresa, essa situação normalmente gera sua morte. Em uma instituição pública, gera aumento de impostos.

Então, para o nosso momento, creio que a melhor solução seria privatização de uma série de empresas e serviços públicos, no que chamamos de shared services. OK, não preciso e não posso terceirizar o juiz, mas não há motivos para não terceirizar quem faz a folha de pagamento, sistemas, administração predial, contato de primeiro nível com os cidadãos, etc..

Isso seria uma redução de custo absurda, e ainda teria um aumento de eficiência.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #146 Online: 09 de Setembro de 2008, 23:39:34 »
Veja, esse tipo de coisa é comum em instituições públicas por se tratar do uso de dinheiro alheio. Não é como uma empresa, que vai ter seus projetos acompanhados, auditados e alguns demonstrados para o mercado por causa de marcos regulatórios.

Em uma empresa, essa situação normalmente gera sua morte. Em uma instituição pública, gera aumento de impostos.
Excelente. Mas eu diria que isso é só 50% do problema. Outro problema é a excessiva estabilidade dos funcionários públicos.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 10 de Setembro de 2008, 00:46:33 »
Excelente. Mas eu diria que isso é só 50% do problema. Outro problema é a excessiva estabilidade dos funcionários públicos.

O funcionário público só adquire estabilidade após três anos de estágio probatório e avaliações periódicas, nas quais o seu desempenho tenha sido avaliado como sendo satisfatório. Mesmo após esse período, poderá ser exonerado caso cometa alguma falta grave ou tenha desempenho insuficiente. Os mecanismos para se corrigir as distorções existem, mas, ao invés de serem usados para se melhorar o serviço público, são trunfos guardados pelas administrações para pressionar os funcionários.

Isso não é uma regra, Fox, mas sempre foi uma prática muito comum nas repartições públicas. Devido a isso, e também para coibir o nepotismo, é que foram implantadas na Constituição de 1988 a obrigatoriedade de concurso público e a estabilidade depois de um certo período de tempo.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 10 de Setembro de 2008, 01:32:59 »

Não creio que seja apenas o mal uso do dinheiro alheio (nosso dinheiro) a principal causa dos problemas de uma empresa pública, afinal, em diversas empresas privadas, os responsáveis pela sua administração também estão trabalhando com o dinheiro alheio. Existe a percepção de que algumas instituições públicas sempre serão necessárias, independente dos seus resultados desastrosos, não por ser a competência o seu diferencial, mas sim por existir a garantia prevista em lei de que elas existam. Saúde, educação, previdência, segurança, entre outras coisas, são direitos garantidos pela própria constituição, devido a isso, é normal acharmos (nós, o povo) que sempre haverão escolas públicas, hospitais públicos, etc.

Alguém duvida de que a previdência pública ainda existirá mesmo que os planos de previdência privada se tornem populares ao ponto de qualquer brasileiro poder ter um?

Com certeza isso não será devido a extrema competência da previdência pública, e sim pelo fato de que ela é imprescindível, pelo menos para uma parcela da população.

O que quero dizer é o seguinte:

podemos aceitar que uma empresa privada troque de mãos ou seja varrida do mercado pelos seus concorrentes, afinal essa é a regra do jogo e todos nós a conhecemos. Mas passa longe do senso comum da maioria aceitar a total indiferença do Estado no que tange as regras deste jogo, ainda mais quando os interessados são os que necessitam dos serviços oferecidos. Veja o caso da telefonia, o monopólio do Estado era ruim, mas o monopólio privado, se vier a acontecer, seria melhor?

Então, para o nosso momento, creio que a melhor solução seria privatização de uma série de empresas e serviços públicos, no que chamamos de shared services. OK, não preciso e não posso terceirizar o juiz, mas não há motivos para não terceirizar quem faz a folha de pagamento, sistemas, administração predial, contato de primeiro nível com os cidadãos, etc..

Isso seria uma redução de custo absurda, e ainda teria um aumento de eficiência.

Estes custos reduzidos seriam recebidos por nós de que maneira? Pela diminuição de impostos ou produtos mais baratos?

Houveram diversas privatizações no governo passado e, pelo menos no caso dos pedágios, a propaganda dizia assim:

"Pedágio só paga quem usa, o dinheiro dos impostos será revertido para a saúde, educação, seguraça."

A propaganda tinha como protagonista o ator Stênio Garcia, caso alguém não lembre.

Aqui me parece um caso onde somente uma parte do que foi prometido foi cumprido. No meu estado, as estradas com pedágios realmente estão um pouco melhores, pelo menos nos trechos que conheci antes e depois da implantação dos pedágios. Porém, tanto a saúde como a educação estão enfrentando os mesmos problemas de antes. Se por um lado economizamos, por outro parece que os problemas aumentam.

A privatização nos é oferecida como uma cornucópia de benesses infinita, mas ai que reside a minha dúvida:

se o governo esta economizando com ela, porque a conta dos impostos esta cada vez mais alta? E isso vem desde o FHC.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 10 de Setembro de 2008, 14:07:07 »
Não creio que seja apenas o mal uso do dinheiro alheio (nosso dinheiro) a principal causa dos problemas de uma empresa pública, afinal, em diversas empresas privadas, os responsáveis pela sua administração também estão trabalhando com o dinheiro alheio.

Não Dodo... Em uma empresa privada há um dono ou representante do dono que ganha bonus por margem e aumento de receita.
Muitas empresas dão participações no resultado, ações e comissionamento por margem/faturamento para funcionários comuns.

E a morte vem para uma empresa que não faz o seu papel. Diferentemente de um órgão público, que acabam injetando mais dinheiro.

Existe a percepção de que algumas instituições públicas sempre serão necessárias, independente dos seus resultados desastrosos, não por ser a competência o seu diferencial, mas sim por existir a garantia prevista em lei de que elas existam.

Isso não quer dizer que sejam necessárias. Quer dizer que são exigências.
Mas veja, existe muita margem de manobra. Na cidade de SP, alguns hospitais públicos estão delegando sua administração operacional para entidades como Einstein, Santa Marcelina e etc.., isto é, o atendimento médico é realizado sob a política de estado com funcionários públicos, e os serviços adminitrativos (atendentes, call center, informática, adm predial, etc..) podem ficar com empresas privadas.

Saúde, educação, previdência, segurança, entre outras coisas, são direitos garantidos pela própria constituição, devido a isso, é normal acharmos (nós, o povo) que sempre haverão escolas públicas, hospitais públicos, etc.
Mas como dito, não há ligação nenhuma entre uma coisa e outra. Eu posso ter esse direito respeitado e eventualmente o serviço ou parte dele ser feito por empresas privadas.
Não há nenhuma questão aqui.

Alguém duvida de que a previdência pública ainda existirá mesmo que os planos de previdência privada se tornem populares ao ponto de qualquer brasileiro poder ter um?

Vai existir, o que é equivocado. Na Holanda por exemplo, as empresas dão opções a seus funcionários de escolher entre por exemplo cinco empresas conveniadas para que eles façam seus depoósitos.

E essas empresas competem entre si e querem oferecer serviços melhores. O que você acha da correção que dão ao nosso FGTS por exemplo? típico de monopólio.

Com certeza isso não será devido a extrema competência da previdência pública, e sim pelo fato de que ela é imprescindível, pelo menos para uma parcela da população.

O que quero dizer é o seguinte:

podemos aceitar que uma empresa privada troque de mãos ou seja varrida do mercado pelos seus concorrentes, afinal essa é a regra do jogo e todos nós a conhecemos. Mas passa longe do senso comum da maioria aceitar a total indiferença do Estado no que tange as regras deste jogo, ainda mais quando os interessados são os que necessitam dos serviços oferecidos.

É imprescindícel que exista o serviço. Existe margem para definirmos quem poderá executá-lo, se funcionários públicos ou privados.

O que não pode é mantermos um sem número de instituições torrando dinheiro suado em uma país que se paga impostos altíssimos para obter serviços precários. Isso não tem cabimento.

Veja o caso da telefonia, o monopólio do Estado era ruim, mas o monopólio privado, se vier a acontecer, seria melhor?

Não pode voltar a ter monopólio e é por isso que existem as agencias reguladoras. Você vê algum indício de monopólio deste mercado?
Por exemplo, ontem liguei para minha operadora de tv (tv+tel+internet) e consegui um desconto de 50% sobre a assinatura nos próximos 6 meses, com a ameaça de ir para a TVA porque realmente essa estava com um preço mais em conta.
E eu saí da TVA há uns 3 anos por causa do preço.

Estes custos reduzidos seriam recebidos por nós de que maneira? Pela diminuição de impostos ou produtos mais baratos?
Houveram diversas privatizações no governo passado e, pelo menos no caso dos pedágios, a propaganda dizia assim:
"Pedágio só paga quem usa, o dinheiro dos impostos será revertido para a saúde, educação, seguraça."

A propaganda tinha como protagonista o ator Stênio Garcia, caso alguém não lembre.

Aqui me parece um caso onde somente uma parte do que foi prometido foi cumprido. No meu estado, as estradas com pedágios realmente estão um pouco melhores, pelo menos nos trechos que conheci antes e depois da implantação dos pedágios. Porém, tanto a saúde como a educação estão enfrentando os mesmos problemas de antes. Se por um lado economizamos, por outro parece que os problemas aumentam.

A privatização nos é oferecida como uma cornucópia de benesses infinita, mas ai que reside a minha dúvida:
se o governo esta economizando com ela, porque a conta dos impostos esta cada vez mais alta? E isso vem desde o FHC.

Em SP as estradas pedagiadas e controladas por empresas privadas tem um asfalto muito melhor e um serviço de atendimento excelente.
Mas Dodo, não há milagres mesmo.
A privatização não funciona se nossos governos escolhem aumentar gastos em outras áreas e insistir em contratar sem parar, fazendo com que os gastos sejam maiores do que as receitas.
A privatização elimina uma série de custos e normalmente aumenta a qualidade dos serviços, mas nossos governos tem que fazer o trabalho direito.
Costuma-se criticar o consenso de washington por alguns espantalhos. Mas ele não falava em privatização somente, tem a outra parte que é a disciplina fiscal. Ele não falava de deixar o mercado se auto-regular, e deixava claro a necessidade do governo controlar seus gastos. Nunca fizemos isso, o ponto principal, portanto não podemos dizer que esse consenso falhou para nós.

Aí se privatiza, se torra a grana sabe lá deus do céu aonde, o governo praticamente dobra seus gastos e continuamos quase na mesma... com a excessão de que, nesses órgãos privatizados, não haverá cabides financiados por mim, o governo vai ter seus impostos e não ter que injetar dinheiro, e provavelmente os serviços ficarão melhores.

Só vamos começar a pagar menos impostos no dia que o inferno congelar.

« Última modificação: 10 de Setembro de 2008, 14:12:16 por Agnostico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!