Aqui em SP uma mulher levou 50 minutos para votar em uma urna eletrônica, acabou de sair da cabine e disse que não sabia em quem havia votado.
Seria melhor que esse pessoal não fosse obrigado a votar.
Pois é, absolutamente de acordo... em 98 eu estava na fila e um sujeito me questionou se eu não estava com cola (eram as primeiras eleições com maquininha e o TSE tinha feito propaganda para que todos levassem os números dos seus candidatos, para não se enrolarem). Eu disse que não porque eu já sabia de cor meus candidatos e seus números. Ele disse meio com ar superior que tinha pego uma cola com um panfleteiro na entrada... perguntei se ele conhecia os candidatos e ele jurou que não. Quase infartei, e mesmo correndo o risco de ser preso comecei a discutir tentando convencê-lo a votar nulo (juro que não pedi para que votasse nos meus candidatos, pedi para anular mesmo), QUE NÃO FAZIA SENTIDO VOTAR EM ALGUÉM SÓ PORQUE A LEI OBRIGA, SEM NEM AO MENOS CONHECER O SUJEITO, mas ele disse que não, que iria votar e entrou na sala. Ficou lá uns 10 minutos... o santinho que ele recebeu não tinha a indicação para o cargo de senador (o candidato a deputado que havia confeccionado o panfleto era do PSDB mas apoiava o candidato de outro partido... como não se pode pedir voto para candidato fora da coligação então o espaço estava em branco) e o imbecil não sabia o que fazer.
Bom, contada a estória me responda: em que ponto isto faz cesta para a ditadura? Não seria um motivo para darmos mais um passo à democracia (abolir a obrigatoriedade do voto)? Aliás, na época da ditadura o voto também não era obrigatório?A escolha dos cargos estaduais e municipais não era eletiva (com n restrições feitas por aqueles que assaltaram a União)?
É o que faço...quando abro um jornal e vejo que 2/3 do Congresso Nacional responde a processos criminais.
Maluf surgiu com a democracia? A familha Magalhães só ganhou força política com a democracia? Na época dos milicos os políticos eram todos honestíssimos... então tá... você está certo quanto ao padrão de honestidade dos políticos brasileiros contar pontos a contra o regime democrático. Capaz
Talvez não tenha melhorado tanto porque o sistema ainda é latifundiário e grandissississimas porções de terra ainda estão nas mãos dos herdeiros dos donatários das capitanias hereditárias ou dos senhores de engenho.
A culpa é do Dom Pedro...
Talvez não tenha melhorado tanto porque ainda grande parte dos pobre-coitados proprietários de canaviais, ameaçados por esta corja do MST, ainda contratem mão-de-obra escrava ou semi-escrava... bloqueando a dinamização das economias locais.
...que não acabou com os políticos nordestinos que mandam e desmandam lá até hoje, quase 25 anos depois do fim do regime militar.
Bom, então a culpa é de D. Pedro, de Deodoro, de Washington Luis, de Getúlio,
de Costa e Silva, de Médici, de Lula. Nenhum deles acabou com o poder destes políticos... mas...
... estes políticos não são os mesmos tais latifundiários "ameaçados" pelo MST? E você não é contra ataques às suas propriedades privadas? E eles não mantêm e sempre mantiveram este poder no nordeste explícitamente por conta do sistema fundiário de lá, que torna os donos de terra os donos do estado (coronelismo, né?). E você não é também contra os governos que atacam as estruturas latifundiárias e a favor dos que as defendem?
Juro que você está me deixando confuso, e juro que a culpa não é minha.