Diversos setores podem ser passados para a iniciativa privada para garantir um melhor atendimento pela existência de concorrência , desde que exista uma agência reguladora atuante , com regras definidas para garantir que não haverá cartelização ou práticas que lesem o consumidor.
Mas para setores onde o serviço deve ser universal (ou seja , que todo cidadão independente de renda tenha direito) um setor público eficiente é a forma adequada de oferecê-lo. Os exemplos mais claros disto são a saúde e a educação , nenhuma pessoa poderia ser privada de um ensino adequado ou de acesso aos cuidados de saúde ( em ambos os casos ,em qualquer nível) por restrições de nível socioeconômico.
A questão na empresa pública é: quem controla o gasto ou a eficiência? A resposta seria: os seus usuários.
Da mesma forma que uma empresa que oferece seus serviços no mercado tem que garantir que os consumidores queiram continuar consumindo com ela , ou então ela é deixada pela concorrência ,os usuários de um serviço público deveriam ter meios de intervir na empresa pública para fiscalizar tanto a sua eficiência quanto nos seus gastos.
A cultura política brasileira é profundamente marcada pela herança patriarcal , pelo nepotismo , pela ausência de um sentido de cidadania. As pessoas de forma geral encaram o serviço público como gratuito ( quando na verdade é mantido pelos impostos de todos) , como sendo do governo em exercício ( quando na verdade é do Estado ).
Uma política de abertura dos orçamentos dos orgãos à consulta e discussão pública , a formação de comitês gestores com participação dos usuários ( real e não formal) , mecanismos administrativos de sanção sobre funcionários ou gestores incompetentes ou desqualificados poderia mudar o quadro da gestão publica e criar os mecanismos de uma participação cidadã.
Eu trabalho em um hospital federal , em que parte da verba vem do orçamento da União e parte do desconto mensal dos usuários para um fundo. Quando da utilização do hospital 20 % da conta hospitalar é coberta por desconto em folha do usuário. Como resulltado existe uma cobrança dos usuários que os serviços sejam bem realizados , que existam aparelhagens adequadas , e uma reclamação de usuário (se procedente) gera uma salutar dose de pressão sobre quem está agindo de forma inadequada. Existe uma cultura de que o sistema tem que funcionar já que nós todos pagamos por isso , se houver ineficiência somos solidários no prejuízo.