Eu já li e ouvi em vários lugares que os opositores de Vargas (em particular, o pessoal da UDN) já tinha intenções golpistas desde os anos 50. O motivo não era lá muito mirabolante: simplesmente porque achavam/entendiam/concluiam que não conseguiriam obter o poder por via democrática. Simples, né!
Suposição (e postura) perfeitamente razoáveis quando um caudilho golpista como Vargas está no poder, você há de convir...
Sim, acredito sinceramente que o fiasco de Jango foi o fator decisivo. Mas é claro que se ele _chegou_ ao poder foi porque muita coisa estava mal ajambrada na estrutura política da época.
Não entendi. Por quê?
Por definição, um sistema político que não consegue impedir seus políticos de tomar decisões muito destrutivas é um sistema político que não vai bem das pernas.
O que não é nenhuma grande surpresa. Afinal de contas, toda a política brasileira é no mínimo frágil pelo menos desde a proclamação da república. Você mencionou Getúlio Vargas, e deve saber o QUANTO essa figura prejudicou as instituições políticas brasileiras...
Aqui eu discordo. Quase tudo de "moderno" que me vem à cabeça no Brasil foi criação de Vargas. Pode-se dizer sem medo de errar que foi Vargas que fez a transição do Brasil do século XVIII/XIX para o século XX. Não fosse pela ditadura, eu o consideraria o melhor político brasileiro da história.
"Para um ditador, ele não era dos piores"?
Você sabe que o mesmo argumento poderia ser usado para o regime militar, não?
Se foi Vargas que assinou certos avanços sociais e jurídicos, isso aconteceu basicamente porque ele deteve sozinho o poder por quinze anos. Ninguém me convenceu de que esses avanços não teriam vindo antes, e com mais solidez, se ele não estivesse lá sentado no trono.
Caudilhos como Vargas inibem o amadurecimento político da população com sua postura messiânica. Nesse sentido o país deveria ser muito mais grato a João Figueiredo, que teve a coragem e a maturidade de renunciar ao poder e pedir para ser esquecido, do que a Getúlio Vargas, que fazia questão de posar de insubstituível e semidivino.