Vi o vídeo e olha, que espetáculo é a industrialização. Imaginem se isto não existisse? Todas as pessoas teriam que ter um pedação de terra dentro de casa para criar e manter estes animais até o abate. E do jeito que a sociedade cresceu, não há dúvidas de que o melhor caminho foi o da industrialização.
Críticas possíveis de um não-vegan e não-vegetariano, mas meio simpatizante:
- mesmo aceitando o argumento da necessidade de proteínas animais *, ninguém precisa comer animais de qualquer espécie específica. Minhas tendências vegetarianistas-por-dó, por exemplo, são principalmente quanto a mamíferos, aves, e, iriam até répteis, talvez, se fossem um prato comum. Anfíbios, mais ou menos, mas definitivamente não ligo tanto para os peixes e a maior parte dos outros animais. Ainda assim, crueldade é dispensável, coisas como fritar peixes vivos, ou comer lagostas vivas, espremendo seus olhos para que ela fique gritando em agonia, como já vi de reportagens ("não vegetarianas") sobre China e Japão, respectivamene. Numa das Coréias ainda tem qualquer coisa sobre algum tipo de polvo vivo também, o que antes de me dar pena do animal me enoja extremamente.
Atualmente, de qualquer forma, o "problema" é que a criação de mamíferos e aves para abate se tornou popular, e por isso, barata, então não é exatamente simples ou acessível evitar isso.
* - esse argumento tem suas ressalvas, uma delas é a quantidade de proteína que seria necessária ou suficiente, outra é algo como que não é a proteína animal exatamente, mas algo como um aminoácido ou outro, que talvez até pudesse ser produzido de outra forma. Se isso for feito em escala industrial com sucesso, penso que as únicas justificativa para comer carne seria simplesmente a preferência pelo sabor, não pela nutrição. Talvez tenham posts sobre essas coisas aqui nesse fórum, provavelmente postados pela Anna, mas talvez só no RV. Talvez o próprio Euzébio também tenha postado algo que preste no meio disso tudo, não sei.
Eu confesso que se não fossem estes trabalhores para fazer o serviço pesado, fatalmente eu teria que fazê-lo se fosse necessário.
Para falar a verdade, eu teria um enorme remorso de ver minha família passado fome. Felizmente eu não tenho problema nenhum em ser onívoro e adorar carne, de qualquer tipo (branca, vermelha...), mesmo que eu tenha que sacrificar um animal para isto (em últimos casos).
Eu não me sentiria mal tendo que pescar ou comprar apenas peixes para a alimentação da minha família. Provavemente em boa parte do tempo são até mais saudáveis. Se tivesse que matar quase qualquer outro bicho, ficaria meio que entre o nojo e o remorso. Se tivesse que criar para abate então, em vez de caçar, pior ainda (menos com peixes, aí até que facitaria tudo, uma vez que acho pescar uma chatice). Se fosse uma questão de vida ou morte, provavelmete faria de qualquer forma.