Enquete

Para os vegetarianos e afins: vocês preferem comprar:

um sapato de couro de boi?
16 (80%)
um sapato sintético fabricado por crianças em regime semi-escravo na Ásia?
4 (20%)

Votos Totais: 20

Autor Tópico: Vegetarianismo e falsa moral  (Lida 50467 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #550 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:33:39 »

Na verdade matar animais para consumo humano é o caso de toda a humanidade, uma vez que imprecindimos de certos nutrientes que só se encontram em origem animal.

Eu discordo deste pensamento. Na Índia milenar há pessoas que nascem, vivem e morrem vegetarianos, muitos doutores inclusive. Eu mesmo conheci gente de origem inglesa que idem, nasceram, cresceram e foram felizes dentro do vegetarianismo.

Eu mesmo estou há dezesseis anos sem ingestão de carne e derivados. E não tomo suplementos. E me sinto saudável, dentro dos limites de quem vive uma vida sedentária numa megalópole como São Paulo.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #551 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:37:34 »

Na verdade matar animais para consumo humano é o caso de toda a humanidade, uma vez que imprecindimos de certos nutrientes que só se encontram em origem animal.

Eu discordo deste pensamento. Na Índia milenar há pessoas que nascem, vivem e morrem vegetarianos, muitos doutores inclusive. Eu mesmo conheci gente de origem inglesa que idem, nasceram, cresceram e foram felizes dentro do vegetarianismo.

Eu mesmo estou há dezesseis anos sem ingestão de carne e derivados. E não tomo suplementos. E me sinto saudável, dentro dos limites de quem vive uma vida sedentária numa megalópole como São Paulo.

E eu conheço pessoas que nasceram, cresceram e SÃO felizes comendo carne. Qual a diferença? Moral?
E se eu te dizer (por exemplo) que faço parte de uma ONG que repudia quem mata as plantas para comer?

Dá na mesma, para VOCÊ, é imoral comer carne. Eu não acho que seja. Qualquer tentativa de debater este tema é filosófico e não tem qualquer aplicação prática.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #552 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:45:28 »

Sob qual prisma você coloca o homem como um ser dominante da natureza?

O homem tem a capacidade de destruir seu meio-ambiente, haja visto a desertificação povocada pelo plantio desordenado; a poluição também é uma forma de devastação ambiental, etc.

E não há uma forma de produzirmos comida sintética sem a necessidade de matar plantas e/ou animais? Matar é matar, não é?

Matar parece ser inevitável, o que podemos fazer é minimizar esta necessidade. Quem sabe um dia não a eliminamos por completo? Um passo de cada vez...

É que na verdade, eu não filosofo sobre comida.

Taí um bom motivo para se filosofar, penso que a alimentação é um dos temas fundamentais para a nossa sobrevivência.

De qualquer maneira, se para você, cortar o caule de uma planta não é imoral, o que eu posso dizer?

O pior é que também me sinto mal por comer plantas - não só animais. Mas, como disse antes, um passo de cada vez.

A única coisa que eu sei é que meu organismo é onívoro e não posso me sentir imoral por isto.

Eu me sinto mal por tirar a vida de outros seres, por isso faço esse 'sacrifício'. Fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #553 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:50:21 »

E eu conheço pessoas que nasceram, cresceram e SÃO felizes comendo carne. Qual a diferença? Moral?
E se eu te dizer (por exemplo) que faço parte de uma ONG que repudia quem mata as plantas para comer?

Dá na mesma, para VOCÊ, é imoral comer carne. Eu não acho que seja. Qualquer tentativa de debater este tema é filosófico e não tem qualquer aplicação prática.

Quer ver uma diferença? Supondo que você tenha algum animal doméstico, de estimação - gato, cachorro, cavalo, passarinho, porco - qualquer um - como se sentiria se fizéssemos um belo churrasco com ele? Bem? Mal? Indignado?

Muito mal seria pouco, né? Afinal, ali envolve afeição, envolve carinho, parceria, amor...

São estes sentimentos que diferenciam o bife no seu prato da morte do seu animal de estimação.

Pois então, basta estender estes sentimentos aos demais animais, e você se sentirá enojado de comê-los no seu dia a dia.

Foi o que eu fiz.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #554 Online: 08 de Janeiro de 2010, 18:00:02 »
O homem tem a capacidade de destruir seu meio-ambiente, haja visto a desertificação povocada pelo plantio desordenado; a poluição também é uma forma de devastação ambiental, etc.

Um tsunami, vulcões, terremotos, maremotos são tão mortíferos quanto... Sem falar das ameaças fora de nossa atmosfera, que aparentemente remotas, são uma possibilidade. Você está colocando o homem em um patamar muito além da força natural deste planeta.

Matar parece ser inevitável, o que podemos fazer é minimizar esta necessidade. Quem sabe um dia não a eliminamos por completo? Um passo de cada vez...

Uma passo de cada vez...
Colega, me parece inevitável a gravidade... Por tanto, todos os passos são necessários agora. Aceite, você é onívoro, só não gosta de carne por razões filosóficas poucos importantes.

Taí um bom motivo para se filosofar, penso que a alimentação é um dos temas fundamentais para a nossa sobrevivência.
Com certeza, a alimentação é muito importante... O que isto tem haver com comer carne? Podemos filosofar assim: "Como erradicar a fome no mundo?", no entanto: "Comer carne é imoral" me lembra aqueles dogmar judáicos do tipo: "Não coma carne de porco".

O pior é que também me sinto mal por comer plantas - não só animais. Mas, como disse antes, um passo de cada vez.

Já que me parece que você rejeita o fato de ser onívoro, você podia tentar viver de luz... :-)

Eu me sinto mal por tirar a vida de outros seres, por isso faço esse 'sacrifício'. Fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem...

Bom, se você se sente mal com muita frequencia, cuidado com o coração, a pressão sanguínea, depressão, etc. Você pode fazer seu corpo entrar em colapso por excesso de tristeza.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #555 Online: 08 de Janeiro de 2010, 18:03:18 »

Quer ver uma diferença? Supondo que você tenha algum animal doméstico, de estimação - gato, cachorro, cavalo, passarinho, porco - qualquer um - como se sentiria se fizéssemos um belo churrasco com ele? Bem? Mal? Indignado?

Muito mal seria pouco, né? Afinal, ali envolve afeição, envolve carinho, parceria, amor...

São estes sentimentos que diferenciam o bife no seu prato da morte do seu animal de estimação.

Pois então, basta estender estes sentimentos aos demais animais, e você se sentirá enojado de comê-los no seu dia a dia.

Foi o que eu fiz.

Se eu começar a amar o pé de alface do meu quintal, vou ter o mesmo problema que você com a carne;
Se eu começar a amar o ar que eu respiro, vou morrer em poucos segundos, só para não ter que transformá-lo em CO2;
Se eu começar a amar a água que eu tomo banho, vou virar um porco fedorento cheio de feridas;
Se eu começar a amar o meu avatar no Second Life, vou virar um alienado...

Amigão, acho que você está filosofando em demasia...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #556 Online: 11 de Janeiro de 2010, 11:43:53 »
Os bilhões de roedores mortos para proteger as plantações do mundo todo não contam... Nem as milhares de espécies que se extinguiram ou estão no processo de extinção pela perda de seus habitats para o cultivo humano.  Muito moral....

Aí é uma questão de mudarmos os métodos de produção. Não há formas de se plantar sem agredir o ecossistema? Se não há, pensemos numa, urgentemente...
Sim, ha formas de mudar os métodos de produção, só que aí bilhões de humanos morreriam de fome em um cenário mais imediato pois nunca se poderia produzir a mesma quantidade de alimento de forma diferente, e ainda deveria haver uma produção agrícola maior para substituir a criação de animais, que ocupa bem menos área. Depois haveria a deterioração da saíde humana em função da privação da proteína de origem animal.

Em outras palavras, o que voce propõe não é viável nem a curto e nem a longo prazo. Se voce pesquisar em documentos médicos, não de ideologistas vegans, verá que o ser humano precisa de nutrientes de origem animal.

Agora, essa estórinha de comparar gado com animal doméstico... Isso não é argumento nem na china, onde comem cachorros.

Se voce optou por uma ideologia de vegetarianismo, mesmo prejudicando sua saúde, é direito seu. Mas vegetarianismo é só isso, uma ideologia fundada em sentimentalismo, utopia e popuco conhecimento da realidade humana.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2010, 11:46:00 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #557 Online: 12 de Janeiro de 2010, 13:11:22 »
Um tsunami, vulcões, terremotos, maremotos são tão mortíferos quanto... Sem falar das ameaças fora de nossa atmosfera, que aparentemente remotas, são uma possibilidade. Você está colocando o homem em um patamar muito além da força natural deste planeta.

As forças planetárias têm algo que não temos: Sabedoria. Elas existem para equilibrar o mundo, enquanto nós o estamos desequilibrando.

Colega, me parece inevitável a gravidade... Por tanto, todos os passos são necessários agora. Aceite, você é onívoro, só não gosta de carne por razões filosóficas poucos importantes.

Pouco importantes? Baseado em quê, quais os parâmetros que você usou para chegar a esta conclusão?

Com certeza, a alimentação é muito importante... O que isto tem haver com comer carne? Podemos filosofar assim: "Como erradicar a fome no mundo?", no entanto: "Comer carne é imoral" me lembra aqueles dogmar judáicos do tipo: "Não coma carne de porco".

O que se gasta em grãos para alimentar o gado de abate, seria suficiente para acabar com a fome na África. Mais um ponto a favor do vegetarianismo.

Já que me parece que você rejeita o fato de ser onívoro, você podia tentar viver de luz... :-)

Ou de frutas (frugívero), assim não mataria nem bichos nem plantas.

Bom, se você se sente mal com muita frequencia, cuidado com o coração, a pressão sanguínea, depressão, etc. Você pode fazer seu corpo entrar em colapso por excesso de tristeza.

Isto é verdade: vivo deprimido com tanta maldade neste mundo.

Se eu começar a amar o pé de alface do meu quintal, vou ter o mesmo problema que você com a carne;
Se eu começar a amar o ar que eu respiro, vou morrer em poucos segundos, só para não ter que transformá-lo em CO2;
Se eu começar a amar a água que eu tomo banho, vou virar um porco fedorento cheio de feridas;
Se eu começar a amar o meu avatar no Second Life, vou virar um alienado...

Se você começar a amar as coisas vivas, certamente desejará se tornar vegetariano.

Amigão, acho que você está filosofando em demasia...

Será, Mr.Mustard? Não será o contrário? Será que as pessoas não estão deixando de filosofar (= pensar) para viver com a consciência livre de ressentimentos e pesares? As pessoas estão cada vez mais querendo viver na superfície, esquecendo que a vida do lago está nas profundezas...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #558 Online: 12 de Janeiro de 2010, 13:24:58 »
Sim, ha formas de mudar os métodos de produção, só que aí bilhões de humanos morreriam de fome em um cenário mais imediato pois nunca se poderia produzir a mesma quantidade de alimento de forma diferente, e ainda deveria haver uma produção agrícola maior para substituir a criação de animais, que ocupa bem menos área. Depois haveria a deterioração da saíde humana em função da privação da proteína de origem animal.

Contini, posso estar errado, mas acredito que pelo menos 2/3 da produção MUNDIAL de grãos é destinada à alimentação do gado de abate. Se a produção fosse usada 3/3 para consumo humano apenas, não haveria fome no mundo. Gado ocupa muita área sim senhor, área esta que poderia ser utilizada para plantio. Gado precisa beber água, muita água e gado defeca muito, muitas vezes ao dia. Portanto, gado é anti-ecológico.

Em outras palavras, o que voce propõe não é viável nem a curto e nem a longo prazo. Se voce pesquisar em documentos médicos, não de ideologistas vegans, verá que o ser humano precisa de nutrientes de origem animal.

Quem precisa do sabor da carne no paladar é o vício alimentar humano. Paladar é algo que se educa e se desenvolve, como a inteligência. Eduque o seu paladar e ele não vai mais precisar de carne animal para viver.

Agora, essa estórinha de comparar gado com animal doméstico... Isso não é argumento nem na china, onde comem cachorros.

Gado é animal domesticado, portanto não tem tanta diferença para o cão ou o gato. Já vi bezerro brincar como se cachorro ou gato fosse, do tipo saltar e rodopiar no ar. A diferença é que ninguém põe um bezerro para dentro de casa...

Se voce optou por uma ideologia de vegetarianismo, mesmo prejudicando sua saúde, é direito seu. Mas vegetarianismo é só isso, uma ideologia fundada em sentimentalismo, utopia e popuco conhecimento da realidade humana.

Quando me decidi tornar vegetariano, eu trabalhava num laboratório, e a cientista-chefe me deu o prazo de um mês para ficar anêmico. Pufff... passaram-se 16 anos e a tal anemia não apareceu!

Agora eu pergunto: a doutora não estaria envolvida por uma ideologia cientificista que diz que sem carne morreremos? ou seja, uma "ideologia fundada em sentimentalismo, utopia e pouco conhecimento da realidade humana"...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #559 Online: 12 de Janeiro de 2010, 13:39:27 »
As forças planetárias têm algo que não temos: Sabedoria. Elas existem para equilibrar o mundo, enquanto nós o estamos desequilibrando.

Sr. Metatron, você conhece o Sr. Sabedoria, também forista neste fórum? Parece-me que vocês possuem o mesmo discurso.

Pouco importantes? Baseado em quê, quais os parâmetros que você usou para chegar a esta conclusão?

Você está invertendo o ônus da prova. Eu estou afirmando que sua filosofia é pouco importante por sermos onívoros, é fato e ponto pacífico. SE VOCÊ quer ser vegetariano, então sua palavra é morta e uma escolha sua. Se nós, TODOS OS HUMANOS, fossemos vegetarianos e eu pregasse a necessidade de sermos ONÍVOROS, o ônus da prova seria meu.

O que se gasta em grãos para alimentar o gado de abate, seria suficiente para acabar com a fome na África. Mais um ponto a favor do vegetarianismo.

Prove. Obviamente, levando-se em conta, o IDH do país. Não adianta usar o EUA como exemplo em face da pobreza da África, o que seria injusto. Não me venha com justificativas políticas.

Ou de frutas (frugívero), assim não mataria nem bichos nem plantas.

É uma opção (SUA).

Isto é verdade: vivo deprimido com tanta maldade neste mundo.

O que me conforta é que morremos um dia. Daí o sofrimento (inútil) acaba.

Se você começar a amar as coisas vivas, certamente desejará se tornar vegetariano.

Amo minha esposa, meus filhos, minha gata, enfim, minha família... E não sou vegetariano.

Será, Mr.Mustard? Não será o contrário? Será que as pessoas não estão deixando de filosofar (= pensar) para viver com a consciência livre de ressentimentos e pesares? As pessoas estão cada vez mais querendo viver na superfície, esquecendo que a vida do lago está nas profundezas...

Eu que estou filosofando em demasia? Ah! Francamente!

E qual o seu problema com a escolha das pessoas? Você lê história meu amigo? Eu já li relatos de 2000 a 3000 anos atrás de pessoas como você reclamando da mesma coisa: "As pessoas não estão pensando... Fúteis... Superfíciais... Mimimi... Mimimi..."... Bah!

Ao meu ver, você quer mesmo é traçar um mundo paralelo de sonhos. A vida é esta que você conhece, se não gosta e/ou não aceita, espere até morrer... Sofrendo.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #560 Online: 12 de Janeiro de 2010, 13:55:54 »
 :D Não quis dizer que é você quem está filosofando de mais, mas sim, que você está filosofando de MENOS.

:) Você ama sua esposa, filhos, animal de estimação - isto é louvável, mas indica que para você, apenas eles têm vida.

:wink: Animais de abate também têm VIDA, e merecem a mesma consideração que tens pelos teus entes queridos.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #561 Online: 12 de Janeiro de 2010, 14:02:17 »
:D Não quis dizer que é você quem está filosofando de mais, mas sim, que você está filosofando de MENOS.

Existe um parâmetro razoável para filosofar? Sr. Metraton, você está apelando para o que simplesmente acha. Lembre-se, este é um fórum cético.

:) Você ama sua esposa, filhos, animal de estimação - isto é louvável, mas indica que para você, apenas eles têm vida.

Sr. Metraton, isto foi sarcarmo da minha parte. Pára com esse papinho de amar o piriquito, a salada de fruta, o bode, o sal... Isto é coisa de hippie tardio.

:wink: Animais de abate também têm VIDA, e merecem a mesma consideração que tens pelos teus entes queridos.

Tá bom, elabore um estudo ciêntífico P R O V A N D O que a evolução E R R O U em nos tornarmos O N Í V O R O S !!

PS: Você não respondeu às demais questões, logo, não é somente de filosofia que vivemos.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #562 Online: 12 de Janeiro de 2010, 14:39:21 »
Comer animais é herança de uma humanidade embrutecida, recém saída de eras primitivas. É preciso crescer, é preciso evoluir.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #563 Online: 12 de Janeiro de 2010, 14:53:03 »
Comer animais é herança de uma humanidade embrutecida, recém saída de eras primitivas. É preciso crescer, é preciso evoluir.

Sr. Metraton,

Existem várias formas de evoluir, por exemplo:

a) O homem (sapiens) acelerou o processo de seleção natural quando começou a se cobrir com roupas devido ao frio e/ou períodos mais frios. Esta foi uma mudança comportamental que nos trouxe uma grande vantagem sob os neandethais, por exemplo;

b) A outra forma de evoluir (o que podemos chamar de adaptação) é quando há uma mudança muito grande no ambiente. Compare uma pessoa que vive em alturas muito grandes, como na Bolívia (La paz 3.600 metros acima do mar) e um outra do Rio de Janeiro (5 metros acima do mar). Agora coloque-as para correr... Você verá que um Boliviano estará bem mais adaptado.

Onde eu quero chegar? Quando você alega que a humanidade trás traços de embrutecimento do passado, o que te faz pensar que não somos brutos hoje?

Quando morremos e somos enterrados, entramos em estado de putrefação, ou seja, nosso corpo serve de alimento para outro microorganismos, ou seja, a brutalidade que você alega, é a base da vida.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #564 Online: 12 de Janeiro de 2010, 15:09:26 »
Caro Mr.Mustard - prazer em ler!

Isto só me faz filosofar um pouco mais, culpa sua.

Se ao morrermos os vermes devorarão nossa carne inerte, então nada me resta senão comparar o ser humano embrutecido dos dias atuais a estes mesmos vermes, pois - como estes - comem os restos mortais de pobres animais abatidos encontrados enterrados em vitrines de açougues...

Penso que hoje não somos brutos, somos apenas egoístas e vaidosos. Me parece que os brutos viviam nus nas cavernas e não tinham o hábito de cozinhar seu alimento, pois não sabiam manipular o fogo (isto segundo a Ciência - vai saber!).

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #565 Online: 12 de Janeiro de 2010, 15:29:06 »
Sr. Metraton,

Eu não diria egoístas nem vaidosos. Somos adaptados ao nosso meio. E eu não tenho condições de dizer qual será nossa próxima evolução/adaptação, visto que isto depende de muitos fatores ambientais e até mesmo de quais mecanismos do nosso intelecto farão esta evolução acontecer mais depressa. Exemplo: Catastrofes ambientais, escassez de alimentos, alta e/ou baixa de temperatura, etc.

Por mais que o homem tente mudar o que ele acha incorreto e/ou imoral, mais eu creio que é o meio quem define isto. Um outro exemplo: Nosso aparelho digestivo é adaptado para processar alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, ou seja, são milhares de anos de evolução.

Simplesmente não dá para colocar estas evoluções no âmbito da moral ou do que é certo e/ou errado. Se pensamos assim, eu deveria questionar (ou filosofar) porque eu tenho somente dois braços? Porque não quatro? Porque eu tenho que digitar utilizando minhas duas mãos, se eu poderia utilizar mais duas para outros afazeres?

E por aí vai. Acredito que mudanças de paradigmas nestes casos, só no âmbito cultural e não no âmbito natural. Por isto creio que ser vegetariano é apenas um simples opção.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #566 Online: 12 de Janeiro de 2010, 15:36:58 »
Metatron, não vou refutar tópico por tópico, pois voce apresentou apenas uma série de afirmações baseadas em coisas que voce acha, vou ser objetivo:

1- Voce afirma que, ao contrário do que concluiu a comunidade científica, o homem não necessita de proteína animal. PROVE.

2- Voce ainda afirma que não tem prejuízo de saúde por sua dieta deficiente. Há quanto tempo voce adota o vejetarianismo? Voce tem como provar que sua dieta deficiente não está provocando prejuízos a longo prazo?

3- Vacas e outros animais de abate de grande porte ocupam sim áreas grandes, mas não são a única fonte de proteína animal. Mesmo que a produção de grãos mundial fosse toda revertida para a alimentação humana, ainda persistiria o problema da falta de nutrientes, e lembro que parte desta "produção" não serve diretamente a alimentação humana. Portanto, o problema continua.

4- Eu falei de nutrientes, não de paladar! Paladar é influenciado por questões culturais e até de crenças, como a sua no vegetarianismo.
Repito: O homem não prescinde de nutrientes de origem animal.

5- Quanto a questão do animal doméstico. Voce nunca viu alguem levar um bezerro para dentro de casa. OK, isso estás condizente com sua visão. Mas se voce for na India, voce veria isso ocorrer. Voce está limitando sua visão em relação a esse ponto.
Resumindo, essa estorinha de comparar animais de abate com animais domésticos é apenas apelação emocional, não refuta nada e não prova nada.

Agora, apelando para essa linha de raciocínio simplista sua de "evolução", muito parecida com uma crença atrasada em fantasmas do século 19:
Voce sabia que é consenso entre os biólogos e arqueólogos que a mudança de dieta dos ancestrais homídeos para incluir a carne foi um dos fatores preponderantes para o desenvolvimento do cérebro desenvolvido dos primeiros homens primitivos?
Pois é, o caminho da "evolução" nos levou a ser onívaros!

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #567 Online: 12 de Janeiro de 2010, 16:38:16 »
Contini, começar a comer carne fez do hominídio um ser mais inteligente? Isto me cheira a idéia de cientista medíocre que adora um bife mal-passado.

O que dizer então dos inteligentes animais herbívoros como o elefante, o orangotango, o cavalo... Se tivessem adotado a suposta dieta da carne dos hominídeos, provavelmente seriam eles os "homo sapiens", e não nós! rs...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #568 Online: 12 de Janeiro de 2010, 19:24:50 »
Vou transferir as mensagens Off topic pro tópico sobre Vegetarianismo.

EDIT: Alguém já tinha feito isso. Não vi porque o título continuou o mesmo...  :hmph:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #569 Online: 12 de Janeiro de 2010, 19:33:06 »
Contini, começar a comer carne fez do hominídio um ser mais inteligente? Isto me cheira a idéia de cientista medíocre que adora um bife mal-passado.
Pode te cheirar até a alface, voce tem algum estudo indicando o contrário?

O que dizer então dos inteligentes animais herbívoros como o elefante, o orangotango, o cavalo... Se tivessem adotado a suposta dieta da carne dos hominídeos, provavelmente seriam eles os "homo sapiens", e não nós! rs...
Metatron,
Realmente elefantes e orangotangos criaram grandes civilizações...

"Somos vegetarianos por natureza?

Não. "O homem tem dentes pequenos e sistema digestivo curto, características de onívoros", afirma o antropólogo físico Walter Neves, da Universidade de São Paulo, maior especialista brasileiro em homens pré-históricos. Ou seja, nosso organismo está preparado para comer de tudo, inclusive carne. Somos como o chimpanzé, que, além de plantas, cata insetos, lagartos e roedores. E diferentes do gorila, que só come plantas e, para isso, tem dentes molares imensos e uma barriga enorme (se você também tem uma, por favor não tome isso como uma comparação). Os dentes grandes servem para criar mais área de mastigação e, assim, triturar melhor as folhas e tirar delas os escassos nutrientes. A barriga abriga o intestino e o estômago, que são bem maiores para dar mais tempo ao organismo de absorver o que interessa.

Walter afirma que, num passado longínquo, nos alimentávamos como chimpanzés. Mas há 2,5 milhões de anos nossa dieta mudou. Começamos a fabricar instrumentos de pedra e as novas armas permitiram que incluíssemos no cardápio a carne de grandes mamíferos. Assim, nossa ingestão de proteína animal aumentou demais. "Sem isso, não teríamos desenvolvido um cérebro grande", diz Walter. O aumento súbito de proteína na dieta permitiu que nosso corpo investisse mais recursos no sistema nervoso. Hoje, de 30% a 40% de tudo o que comemos vira combustível para fazer o cérebro funcionar. Sem o aumento na ingestão de carne, isso jamais seria possível.

"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #570 Online: 12 de Janeiro de 2010, 19:38:14 »
Contini, posso estar errado, mas acredito que pelo menos 2/3 da produção MUNDIAL de grãos é destinada à alimentação do gado de abate. Se a produção fosse usada 3/3 para consumo humano apenas, não haveria fome no mundo.
Caro Euzébio, não precisamos parar de comer carne para ter comida suficiente para alimentar a população mundial. Já produzimos mais que suficiente para isso.

E se parássemos de usar 2/3 da produção mundial de grãos para alimentar o gado, então esses 2/3 excedentes continuariam faltando na mesa dos que tem fome.

Não é um problema de quanto e quais alimentos produzimos, mas de quem tem condições de ter acesso a eles.

Gado ocupa muita área sim senhor, área esta que poderia ser utilizada para plantio.
Em pecuária extensiva, talvez. Em pecuária intensiva não.
Gado precisa beber água, muita água
Qualquer animal que não esteja doente permanece em equilíbrio hídrico. Ou seja, o que ele elimina diariamente é rigorosamente igual ao que ele ingere diariamente. Assim, não importa se ele ingere 2, 20, 200, 2000 litros. Se não tiver qualquer doença que envolva retenção hídrica, vai eliminar a mesma quantidade em fezes, urina, transpiração e respiração.
e gado defeca muito, muitas vezes ao dia. Portanto, gado é anti-ecológico.
Até onde eu sei, as fezes do gado, também conhecidas como esterco, são um dos principais adubos naturais usados para fertilizar plantações, principalmente as orgânicas. Não vejo nada de anti-ecológico nisso, muito pelo contrário.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #571 Online: 12 de Janeiro de 2010, 19:41:44 »
O que tem de anti-ecológico no gado é o pum que ele solta...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #572 Online: 12 de Janeiro de 2010, 19:45:19 »

É fato conhecido que foi a adoção do consumo de carne, mais especificamente do tutano extraído das carcaças dos restos alimentares dos predadores africanos que forneceu o excedente de energia necessário para que o nosso cérebro tivesse condições de aumentar de tamanho, nos transformando no que somos.

Curiosamente nessa época, em que a África mudou de clima transformando-se em savana provocando escassez de alimentos, houve uma espécie de hominídeo que seguiu o caminho que você defende. Tornou-se herbívora, preferindo extrair a energia de raízes ao invés da carne. Acabou extinta...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #573 Online: 12 de Janeiro de 2010, 23:25:37 »
Deve-se ter respeito pela vida ou pelos animais? Que animais podem ser mortos para alimentos ou extermínio mesmo?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #574 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:13:26 »
Deve-se ter respeito pela vida ou pelos animais? Que animais podem ser mortos para alimentos ou extermínio mesmo?
:clap:  Deixa eu responder!!! A vida de insetos, roedores e animais silvestres que perdem seu habitat não é tão importante quanto a vida de um pobre boizinho, com aquela carinha triste... ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!