Enquete

Para os vegetarianos e afins: vocês preferem comprar:

um sapato de couro de boi?
16 (80%)
um sapato sintético fabricado por crianças em regime semi-escravo na Ásia?
4 (20%)

Votos Totais: 20

Autor Tópico: Vegetarianismo e falsa moral  (Lida 50466 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #525 Online: 18 de Dezembro de 2009, 18:39:38 »
Tempo atrás tive uma discussão similar, e tive sucesso na discussão pelo meu parco conhecimento de mamíferos, por ter um interlocutor chulo e principalmente por perguntar mais do que responder. Então, mais plantei a semente da dúvida, hehehe...

Mas vamos lá: a discussão girou em torno de aquilo de que 'a comida apodrece' no intestino, 'principalmente a carne que já está morta' (como se os vegetais inseridos não tivessem 'vivos') e aquela noção de que TEM (quase como obrigação) que defecar todo dia (movimento midiático que afeta garotas e que eu chamaria de 'efeito actívia').

O que eu questionei primeiro foi o que seria 'apodrecer', daí chegamos nas bactérias, daí disse que as bactérias eram as principais responsáveis pela digestão dos nutrientes no intestino, por isso era longo e cheio de curvas, para 'dar tempo' a 'aprodrecer', ou 'tratar' a comida. Deixei o interlocutor bem confuso quanto ao limite entre a comida 'apodrecer' e 'ser digerida'.

Afinal, qual é o limite entre dizer que a comida 'apodreceu' e 'foi digerida', sendo que nos dois casos estamos falando em síntese provocada por bactérias ? Isto é: as bactérias da nossa 'flora intestinal' não estão 'comendo' e nos ajudando a sintetizar os nutrientes que vamos utilizar ? A diferença estaria nas operações químicas envolvidas, onde no caso da flora existe um mutualismo e no caso da carne na terra, seria sintetizada por outras espécies de bactérias que não realizam as mesmas operações químicas ?

Na verdade as bactérias da nossa flora intestinal não tem nenhuma participação no processo de digestão e absorção dos alimentos que ingerimos. A principal utilidade delas é simplesmente evitar a proliferação de outras bactérias patogênicas.

A digestão dos alimentos ocorre principalmente nas porções iniciais do intestino delgado (duodeno e parte do jejuno) sob a ação dos sucos pancreático e entérico. A absorção dos nutrientes se dá no restante do intestino delgado (jejuno e íleo) nas vilosidades intestinais. Após a absorção a massa restante, ainda pastosa, passa ao intestino grosso, onde parte da água é absorvida formando as fezes.

Apenas o intestino grosso possui uma flora bacteriana. O que chega nele é apenas o refugo do processo de digestão e absorção realizados no intestino delgado, sendo que parte desse material inútil é digerido pelas bactérias mas os produtos resultantes não são absorvidos pelo nosso organismo, sendo eliminados nas fezes junto com o resto.

Ou seja, essa história de que a carne fica apodrecendo no organismo é bullshit. Ela é digerida e absorvida igual a qualquer outro alimento no intestino delgado antes do refugo passar ao intestino grosso junto com o refugo de qualquer outro alimento ingerido.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #526 Online: 18 de Dezembro de 2009, 21:12:25 »
Tempo atrás tive uma discussão similar, e tive sucesso na discussão pelo meu parco conhecimento de mamíferos, por ter um interlocutor chulo e principalmente por perguntar mais do que responder. Então, mais plantei a semente da dúvida, hehehe...

Mas vamos lá: a discussão girou em torno de aquilo de que 'a comida apodrece' no intestino, 'principalmente a carne que já está morta' (como se os vegetais inseridos não tivessem 'vivos') e aquela noção de que TEM (quase como obrigação) que defecar todo dia (movimento midiático que afeta garotas e que eu chamaria de 'efeito actívia').

O que eu questionei primeiro foi o que seria 'apodrecer', daí chegamos nas bactérias, daí disse que as bactérias eram as principais responsáveis pela digestão dos nutrientes no intestino, por isso era longo e cheio de curvas, para 'dar tempo' a 'aprodrecer', ou 'tratar' a comida. Deixei o interlocutor bem confuso quanto ao limite entre a comida 'apodrecer' e 'ser digerida'.

Afinal, qual é o limite entre dizer que a comida 'apodreceu' e 'foi digerida', sendo que nos dois casos estamos falando em síntese provocada por bactérias ? Isto é: as bactérias da nossa 'flora intestinal' não estão 'comendo' e nos ajudando a sintetizar os nutrientes que vamos utilizar ? A diferença estaria nas operações químicas envolvidas, onde no caso da flora existe um mutualismo e no caso da carne na terra, seria sintetizada por outras espécies de bactérias que não realizam as mesmas operações químicas ?

Na verdade as bactérias da nossa flora intestinal não tem nenhuma participação no processo de digestão e absorção dos alimentos que ingerimos. A principal utilidade delas é simplesmente evitar a proliferação de outras bactérias patogênicas.

A digestão dos alimentos ocorre principalmente nas porções iniciais do intestino delgado (duodeno e parte do jejuno) sob a ação dos sucos pancreático e entérico. A absorção dos nutrientes se dá no restante do intestino delgado (jejuno e íleo) nas vilosidades intestinais. Após a absorção a massa restante, ainda pastosa, passa ao intestino grosso, onde parte da água é absorvida formando as fezes.

Apenas o intestino grosso possui uma flora bacteriana. O que chega nele é apenas o refugo do processo de digestão e absorção realizados no intestino delgado, sendo que parte desse material inútil é digerido pelas bactérias mas os produtos resultantes não são absorvidos pelo nosso organismo, sendo eliminados nas fezes junto com o resto.

Ou seja, essa história de que a carne fica apodrecendo no organismo é bullshit. Ela é digerida e absorvida igual a qualquer outro alimento no intestino delgado antes do refugo passar ao intestino grosso junto com o refugo de qualquer outro alimento ingerido.
Rapaz,  que alívio para um carnívoro inveterado!!!!
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #527 Online: 26 de Dezembro de 2009, 12:59:08 »
Vermes e insetos podem suprir nossa demanda por proteínas e outros elementos só existentes em carnes de outros animais?

Porque acabei de ver um programa com um hamburguer de vermes de tequila. Pareceu boooom...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #528 Online: 26 de Dezembro de 2009, 13:10:53 »
E alguém leva uma história dessas a sério? |( :olheira:

Bom, não posso falar nada, tem gente aqui em casa me alertando para não beber refrigerante porque vai dissolver meu corpo feito ácido... :histeria:
Vermes e insetos podem suprir nossa demanda por proteínas e outros elementos só existentes em carnes de outros animais?

Porque acabei de ver um programa com um hamburguer de vermes de tequila. Pareceu boooom...
Não é tão incomum que tribos comam insetos. Há pouca gordura e muita proteína.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #529 Online: 27 de Dezembro de 2009, 13:29:15 »

Pode consumir sua tequila, digo, seus vermes, à vontade :P

Insetos são nutritivos como carne e peixe, diz FAO

Insetos como fontes de alimentos para o homem
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #530 Online: 27 de Dezembro de 2009, 13:42:00 »
Será que são viáveis para alimentação em larga escala? E a produção? Qual seria o custo de kg de inseto X kg de boi?

*Depois de ler o link... como ainda comemos bois ao invés de formigas? :|
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2009, 13:47:03 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #531 Online: 27 de Dezembro de 2009, 14:58:17 »
Insetos como fontes de alimentos para o homem
A Criação de Insetos Comestíveis
As espécies atualmente usadas como alimento são coletadas principalmente das populações naturais e são criadas em sistemas de mini-fazendas. Isso é o que ocorre, por exemplo, com o bicho-da-seda, que não é mais capaz de sobreviver na natureza sem a interferência humana (DeFoliart, 1995). Segundo o autor, as pupas dessa espécie têm sido largamente utilizadas como alimento e/ou ração animal em praticamente todos os países asiáticos.

Não é mais capaz de sobreviver na natureza sem a interferência humana?   :?

Lembrei quando os moleques (estou me incluindo) aqui perto de casa  decidiram fazer um teste de resistência....  tínhamos cada ideia   :lol:  Nós degustamos alguns cupins,  :nojo: o bichinho é amargo.  O teste terminou mais ou menos ao  meio-dia porque estava já na hora do almoço  ::)

Oh... Diego, quando vai ser o churrasco de escorpião?  :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #532 Online: 27 de Dezembro de 2009, 15:00:02 »
Depois do espetinho de rainha de cupim... :P

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #533 Online: 29 de Dezembro de 2009, 00:32:02 »
insetos não são tão palatáveis. por isso não é constume mundial comê-los.

um camarão não é muito diferente de uma barata, por exemplo no aspecto (não vou entrar nos aspectos biológicos pois ai ficam bem diferentes) e amaioria das pessoas come camarão amarradão, inclusive as perninhas.

podem acreditar se baratas fossem gostosas seria normal comê-las
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #534 Online: 29 de Dezembro de 2009, 00:37:24 »
Larva de bicho-da-seda tem gosto de camarão.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #535 Online: 29 de Dezembro de 2009, 10:06:48 »
"Turú"  também tem gosto de camarão, mas muita gente tem nojo da larvinhaque dá no tronoc de palmeiras, alquém já provou?
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #536 Online: 29 de Dezembro de 2009, 21:44:54 »
Ouvi no rádio que o Ted Nugent disse que nesse ano vai matar um veado e dar a carne para algum albergue de pobres toda vez que ouvir alguma manifestação da PETA com "direitos" e "animais" na mesma frase.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #537 Online: 29 de Dezembro de 2009, 22:49:01 »
Muito boa!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #538 Online: 08 de Janeiro de 2010, 16:48:27 »
Não acredito que o mundo venha a acabar um dia, meu amigo anônimo. Acredito sim, que esta humanidade corrupta e degradada será substituída por uma humanidade algo melhorada. E isto acontecerá no dia em que todos aprendermos a nos amarmos uns aos outros, como amamos a nós mesmos.

Neste dia, todos seremos vegetarianos, o forte lutará até à morte para defender o fraco e o mundo não será mais dos espertos...

Em verdade, o mundo acaba todos os dias! Hoje você está bem, amanhã, poderá estar entre as vítimas de uma avalanche, de um terremoto, de um tsunami. O que representa isto senão o fim do mundo para estas pessoas?

Porque vegetarianos? Se seremos melhorados, não poderíamos simplesmente não ter que consumir mais alimentos?

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #539 Online: 08 de Janeiro de 2010, 16:57:25 »
Calma, um passo de cada vez! As mudanças são lentas - nada na Natureza dá saltos...

Se atingirmos todos o patamar do vegetarianismo, já teremos evoluído muito, moralmente falando.

;-)
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #540 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:08:01 »
Calma, um passo de cada vez! As mudanças são lentas - nada na Natureza dá saltos...

Se atingirmos todos o patamar do vegetarianismo, já teremos evoluído muito, moralmente falando.

;-)

Ah! Já sei: Você vai dizer que comer carne é imoral...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #541 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:14:43 »
Acho que já existe um tópico sobre isto mas, pergunte a Sócrates, veja qual seu pensamento a respeito do carnivorismo.

Eu particularmente acho muito imoral para nós homens matarmos um animal para saciar a própria fome - a menos que não haja outra saída para nos alimentarmos a não ser esta. Este é o seu caso?
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #542 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:16:25 »
Os bilhões de roedores mortos para proteger as plantações do mundo todo não contam... Nem as milhares de espécies que se extinguiram ou estão no processo de extinção pela perda de seus habitats para o cultivo humano.  Muito moral....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #543 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:18:01 »
Acho que já existe um tópico sobre isto mas, pergunte a Sócrates, veja qual seu pensamento a respeito do carnivorismo.

Eu particularmente acho muito imoral para nós homens matarmos um animal para saciar a própria fome - a menos que não haja outra saída para nos alimentarmos a não ser esta. Este é o seu caso?
Na verdade matar animais para consumo humano é o caso de toda a humanidade, uma vez que imprecindimos de certos nutrientes que só se encontram em origem animal.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #544 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:20:19 »

É que na verdade, eu não filosofo sobre comida.
Eu não saberia nem por onde começar sobre a importância da carne para a evolução do homem. De qualquer maneira, se para você, cortar o caule de uma planta não é imoral, o que eu posso dizer?

Fora que, o que pode ser moral para você, pode não ser moral para mim... Existem questões culturais e blá blá blá.

A única coisa que eu sei é que meu organismo é onívoro e não posso me sentir imoral por isto.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #545 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:20:19 »
Não acredito que o mundo venha a acabar um dia, meu amigo anônimo. Acredito sim, que esta humanidade corrupta e degradada será substituída por uma humanidade algo melhorada. E isto acontecerá no dia em que todos aprendermos a nos amarmos uns aos outros, como amamos a nós mesmos.

Neste dia, todos seremos vegetarianos, o forte lutará até à morte para defender o fraco e o mundo não será mais dos espertos...

Em verdade, o mundo acaba todos os dias! Hoje você está bem, amanhã, poderá estar entre as vítimas de uma avalanche, de um terremoto, de um tsunami. O que representa isto senão o fim do mundo para estas pessoas?

Tá... toda essa coisa aí vai ocorrer em dezembro de 2012??
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #546 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:27:54 »
Poderia ocorrer sim, se todos tomássemos consciência da importância que isto representa para o nosso aprimoramento moral e ético. Mas, basta assistir alguns minutos do noticiário local ou mesmo caminharmos alguns passos pelas ruas para percebermos o quão longe estamos deste ideal.

Está havendo uma confusão climática em ordem mundial? Sim, está. Estamos matando os nossos próprios recursos naturais necessários para a preservação da nossa espécie? Sim estamos. Estamos agredindo a Natureza com o nosso voraz apetite consumista e esta agressão vai se voltar contra nós? Sim vai.

O que podemos esperar então, se estamos cometendo um suicidio coletivo?

Quer mudar este quadro? Consuma menos e respeite mais tudo o que é vivente - inclusive o seu semelhante.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #547 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:29:57 »
Os bilhões de roedores mortos para proteger as plantações do mundo todo não contam... Nem as milhares de espécies que se extinguiram ou estão no processo de extinção pela perda de seus habitats para o cultivo humano.  Muito moral....

Aí é uma questão de mudarmos os métodos de produção. Não há formas de se plantar sem agredir o ecossistema? Se não há, pensemos numa, urgentemente...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #548 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:31:11 »
Poderia ocorrer sim, se todos tomássemos consciência da importância que isto representa para o nosso aprimoramento moral e ético. Mas, basta assistir alguns minutos do noticiário local ou mesmo caminharmos alguns passos pelas ruas para percebermos o quão longe estamos deste ideal.

Está havendo uma confusão climática em ordem mundial? Sim, está. Estamos matando os nossos próprios recursos naturais necessários para a preservação da nossa espécie? Sim estamos. Estamos agredindo a Natureza com o nosso voraz apetite consumista e esta agressão vai se voltar contra nós? Sim vai.

O que podemos esperar então, se estamos cometendo um suicidio coletivo?

Quer mudar este quadro? Consuma menos e respeite mais tudo o que é vivente - inclusive o seu semelhante.

Sob qual prisma você coloca o homem como um ser dominante da natureza?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #549 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:32:36 »
Os bilhões de roedores mortos para proteger as plantações do mundo todo não contam... Nem as milhares de espécies que se extinguiram ou estão no processo de extinção pela perda de seus habitats para o cultivo humano.  Muito moral....

Aí é uma questão de mudarmos os métodos de produção. Não há formas de se plantar sem agredir o ecossistema? Se não há, pensemos numa, urgentemente...

E não há uma forma de produzirmos comida sintética sem a necessidade de matar plantas e/ou animais? Matar é matar, não é?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!