A imensa maioria dos artistas não concorda com pirataria de suas músicas.
eles que digam isso em seus shows, OU, correm o risco de perderem a credibilidade. A analogia não cabe com o quitandeiro que exige os antecedentes criminais do comprador. Nesse caso, uma analogia mais correta seria alguém realizar um roubo a um estabelecimento e fugir, e na outra semana passar no mesmo local, e com o mesmo vendedor, e tentar realizar uma gorda compra. Qualquer vendedor iria pensar: "-Vá embora daqui. você não é bem-vindo!". Mas, por algum motivo, artistas não pensam assim.
Só vale se dizerem em shows?
Seria muito mais eficaz para demonstrar que eles são REALMENTE contra o público baixar suas músicas. Ou os fãs continuarão baixando as músicas, e apinhando os shows, como fazem hoje. No shows eles podem demonstrar que
não estão interessados nos benefícios que a pirataria pode trazer. Afinal de contas, a música deles não estaria mais limitada a horários, programas específicos, lobbys e whatever;
Ora, se a lei determina a proteção dos direitos autorais,
Se não se opor à lei significa concordar com ela,
Então quem não se opõe à lei concorda com a proteção dos direitos autorais.
credo, eu nem li isso... "quem não se opõe a lei é a favor". Então, ou você sonegava impostos, ou era a favor da CPMF? Isso me fez rir muito.
E, sinceramente, vou passar a ignorar completamente tudo que é falado aqui sobre as normas positivas, já cansou.
Eles criaram até a "Artistas contra a Pirataria"; quer maior indicativo de que são contra os tais downloads? Há os que não se importam, esses que liberem suas músicas de graça. Mas não venham querer impor sua opinião a quem discorda.
Como a maioria dos artistas concorda com a proteção aos direitos autorais, não há outra conclusão possível que não seja mantê-la. Quem quiser liberar sua música que o faça individualmente.
Quando a maioria dos artistas começarem a hostilizar os que baixam música em seus shows(AND não fazendo uma campanha na Tevê com a TIAZINHA DO CAFÉ), essa posição poderá ser falseável, visto que é ingênuo crer nisso quando as declarações do artista não coadunam com o comportamento dele em relação ao público.
Quanto a maioria, cresce de maneira absurda a quantidade de artistas que usa a internet como meio de divulgação do próprio trabalho. é uma afirmação peremptória dizer que é maciça a oposição dos artistas à pirataria. Além disso, a tendência... bem, a tendência é.... humm, precisa mesmo falar?
Aliás, vale a pena lembrar também a que se opõem os artistas. A pirataria comercial, com finalidade de lucro, é tratada de maneira muito diferente do simples consumo próprio, e isso são declarações de vários artistas na própria imprensa.