Já que se está propondo que músicas, filmes e outras formas de arte sejam sempre de domínio público, que seus autores não tenham nenhum tipo de direito exclusivo sobre as mesmas, então avançamos para próximo passo lógico:seriam financiadas com dinheiro público.
Todos sabem que há muitos artistas que não estão interessados primordialmente no dinheiro (geralmente são aqueles artistas "de vanguarda", seja na música ou no cinema, a maioria de cunho "pós-modernista"),
mas a proporção desses no total eu não sei dizer, acredito que não cheguem a 30%, e se formos contar em termos qualitativos, talvez a proporção das obras de maior qualidade feita por artistas voluntários não chegue a 10% (eu estou chutando, quem quiser pode pesquisar mais). Uma coisa certa é que superproduções de com custos de de milhões de dólares deixariam de existir se o resultado for de domínio público, o mesmo vale para a grande maioria das obras artísticas mais consumidas.
Enfim, a única coisa certa é que haveria uma queda catastrófica na produtividade artística como um todo, tanto quantitativa quanto qualitativa.
Isso falando-se das artes. Com a tecnologia, não é necessário nem comentar. (Mesmo que houvesse um número suficiente de cientistas voluntários, quem os financiaria além do estado?)
Enfim, querer consumir produtos intelectuais sem pagar pode parecer algo bastante vantajoso agora (e de fato é), mas por quanto tempo mais haverão boas obras para serem consumidas de graça? As obras intelectuais se comportam exatamente como qualquer tipo de bem ou serviço nesse aspecto: se não houver incentivos e recompensas para a sua produção, tenderão a cair em quantidade e qualidade.
O melhor argumento a favor da pirataria (na verdade, o único com um mínimo de razoabilidade) é o de que a cópia de obras artísticas atualmente é algo tão fácil de ser feita que fica inviável qualquer tipo de proibição, devendo então ser liberadas. Por esse raciocínio, a quantidade de coisas que deveríamos liberar apenas devido a dificuldade de repressão é enorme! Jogar lixo em via pública, dirigir bêbado, dirigir acima da velocidade máxima permitida, trocar material de pedofilia pela internet, comercializar drogas, fazer "gato" de eletricidade ou água, sonegar impostos, etc
É até utópico achar que a repressão irá zerar esses delitos (da mesma forma que o homicídio, o roubo, rtc), mas dizer que só por isso deve-se acabar com a repressão, ou que a mesma não faz nenhuma diferença... não dá. A quantidade desses delitos aumentaria exponencialmente acabando-se de vez com a repressão.
Reprimir downloads ilegais e produtos piratas é de fato muito difícil, mas não é algo tão impossível e utópico como alguns aqui tentam colocar. Basta só vontade dos dirigentes. Uma pequena quantidade de multas e/ou prisões já seria suficiente para evitar umas 10 vezes mais delitos.