Bom, de acordo com a definição do Luiz Souto, que é a original lá dos tempos da Revolução Francesa, a linha se divide entre os que buscam a manutenção de desigualdades e os que buscam a igualdade material.
Neste sentido, podemos dizer que o capitalismo está fora da linha política, pois é um sistema que não busca a igualdade ou a desigualdade. É indiferente a ambas. (Só não admitie desigualdade de direitos).
Correto , direita e esquerda se referem à esfera da política. Modos de produção não podem ser classificados como direita ou esquerda.
Luis, se não a luta de classes, quais são os fluxos que você utiliza no método marxista para sustentar seu historicismo?
É completamente anacrônico falar que utiliza o sentido dado na revolução francesa.
O mínimo denominador que você colocou só existe em sua cabeça e o de direita é um espantalho.
esquerda interessada na ampliação dos direitos de forma universal visando uma sociedade mais igualitária
Não me venha com utopias cara. Você, como toda pessoa que tem uma ideologia, pegou o que de melhor têm na que aceita (e na teoria) e a citou, após isso, pegou o espantalho do que pior tem na que não concorda, e o citou.
Por exemplo, você poderia citar como denominador comum que os regimes de esquerda tem levado países a merda, ou que suprimem a liberdade de imprensa, ou qualquer outra groselha que seu partido propoe, inclusive interpretações mais que envisesadas da história.
Você não pode pegar o capitalismo que funciona em diversos países ricos, esquecer seus benefícios, esquecer que a esquerda no espectro econômico propôe coisas distintas, e ficar com um nhenhe ecológico de socialismo do sec XXI para dar uma visão moderninha da esquerda, coisa que pessoas de qualquer espectro político se preocupam há muito tempo.
E quanto ao estatismo, que tal privatizar a petrobras? O que voce acha da privatização da vale? e das telcos?
Agnóstico:
a) Sobre o anacronismo da definição:
Como você obviamente sabe os termos direita e esquerda para definir posições no espectro político surgiram no processo da Revolução Francesa , em relação ao local onde se assentavam os representantes nos Estados Gerais em 1789.
"Esquerda", no espectro político, opõe-se à "direita". O nome esquerda surgiu com este significado na França devido ao fato de, nos Estados Gerais franceses reunidos em 1789, o Terceiro Estado (que clamava por reformas liberais, quando não mesmo revolucionárias), tomar os lugares à esquerda do rei, em virtude de os da sua direita já se acharem ocupados pelos representantes do clero e da nobreza.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquerda_pol%C3%ADtica
Como você também obviamente sabe para que um conceito ou definição seja anacrônico ele tem que estar ultrapassado por outro mais recente, que melhor delimite o objeto conceituado. O fato de uma definição ser antiga não é indicação de anacronismo , ou então não manteriamos o conceito de democracia herado da polis grega.
b) quanto à adequação da definição:
Como disse a definição que apresentei tem o mérito de incluir em seu âmbito todos os elementos classicamente considerados ( e auto-considerados ) de esquerda sob o rótulo "esquerda" ; obviamente se em uma classificação dicotômica um campo é definido o outro também o é necessariamente pelas carcterísticas opostas. E devo dizer que esta definição não é minha mas de uso corrente em sociologia e bem sintetizada por Norberto Bobbio
Na definição de Norberto Bobbio, ser de esquerda é lutar pela igualdade. Neste ponto, opõe-se à "direita", comumente defensora da idéia de que em qualquer sociedade há a tendência natural a surgirem elites políticas, económicas e/ou sociais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquerda_pol%C3%ADtica
Portanto se você considera a definção que uso "groselha" ou "politicamente enviesada" o melhor é que eu a compare com a que você usa. Mas o problema é que até o momento não vi você apresentar de forma explícita sua definição para os termos esquerda/direita para que possamos comparar seus relativos méritos interpretativos.
Se porém , pelo que você escreveu , eu estiver correto em inferir que na sua definição de esquerda tenha que constar que " regimes de esquerda levam países à merda ou suprimem liberdade de imprensa" então a sua definição é problemática:
- na que faço estão incluídos na esquerda Marx e Lassalle , Kautsky e Lenin , Malatesta e Gramsci , Stalin e Rosa Luxemburgo , Mao e Ernest Mandel , Che Guevara e Noam Chomsky...
- na ( possivelmente sua) saem do campo da esquerda Kautsky , todos os anarquistas , Rosa Luxemburgo , Mandel , Chomsky , etc ,etc,etc... Fica em aberto saber onde classificá-los.
Portanto até que você me mostre uma definição para esquerda /direita que seja mais operacional e coerente fico com a que apresentei.
c) quanto ao estatismo:
Peço para me mostrar onde sou estatista e você me vem com pesquisa de opinião?
Vá lá: privatização da telecomunicações: a favor
privatização da Vale: tenho dúvidas se era necessária e se a forma como foi feita foi vantajosa
privatização da Petrobras: contra ( não é deficitária . tem perspectiva de grande expansão e é estratégica para o país)
Agora que sua enquete está respondida , onde estão os meus post de "estatismo"?
Edit: como a questão do historicismo já está sendo discutida em outro tópico deixo para responder lá depois