Autor Tópico: Direito/Leis/Sociedade - Era: Fábrica de maus professores  (Lida 10651 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Direito/Leis/Sociedade - Era: Fábrica de maus professores
« Resposta #50 Online: 14 de Dezembro de 2008, 23:53:39 »
Você disse

Citação de: LD
Mas isso é muito preocupante, pois um desembargador deveria ser praticamente dispensável. Uma sociedade em que é preciso valorizar e ampliar o poder dos juízes e desembargadores é uma sociedade que quer afundar sob o próprio peso.

e eu disse
Não, é apenas a sociedade possível e não utópica.

Quer dizer, desembargadores/juízes são importantes nas sociedades como elas são, em todos os países do mundo. Não sei o papel que eles deveriam ter em sociedades utópicas não existentes.

Negativo.  Sociedades menores rotineiramente dispensam essa distorção, pelo menos desde a Democracia grega original.  Até mesmo os países de língua inglesa conseguem diminuir sensivelmente esse mal, via Direito Comum, no qual juízes são cargos eletivos em vez de autoproclamados, e a interpretação das leis é sensivelmente mais ágil e mais responsável.

Não chegamos ainda ao ponto de eliminar completamente essa distorção, esse abuso de poder, isso é verdade.  Mas isso não quer dizer nada.  Também não eliminamos o roubo, o homicídio e o contrabando, mas já entendemos que eles devem ser combatidos.  Se não fosse por nossa infeliz história cultural, já teríamos chegado a uma conclusão similar quanto ao papel do Direito e ao grau de autonomia que lhe cabe.  E de fato, inevitavelmente isso acontecerá, pois o sistema atual não é viável e cedo ou tarde sucumbirá diante do próprio peso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 15 de Dezembro de 2008, 00:09:22 »
Que mal que consegue evitar o direito comum Dantas? Você pode não gostar do direito romano, mas as instâncias estão presentes no direito comum também.

E que sociedades menores atualmente dispensam juizes e advogados?

Gostaria que você fosse mais específico sobre esse mau e esse abuso de poder dos advogados, e essa infeliz história cultural. A que você se refere?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 15 de Dezembro de 2008, 00:22:47 »
Que mal que consegue evitar o direito comum Dantas? Você pode não gostar do direito romano, mas as instâncias estão presentes no direito comum também.

O Direito comum reconhece explicitamente - e aplica rotineiramente via plebiscitos, eleições de juízes e outros meios - o princípio de que as decisões jurídicas são políticas e portanto devem ser decididas coletivamente.  Isso é bom e necessário para garantir um mínimo de sincronicidade entre as concepções populares e as decisões sobre o significado e aplicação da lei.

Basicamente aldeias e tribos.

Gostaria que você fosse mais específico sobre esse mau e esse abuso de poder dos advogados, e essa infeliz história cultural. A que você se refere?

Estou sendo tão incisivo. Não sei como ser mais claro.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 15 de Dezembro de 2008, 10:10:58 »
Mas a remuneração de R$25.000,00  de um juiz ou a de 18.000 ou mais de um procurador (público)  é fruto do mercado  ou de uma tradição de supervalorização do direito que remonta aos tempos do Império ?

Qual mercado seria esse de que você fala?

Além do que, que base moral poderia haver para salários tão obscenos?  Em um país no qual o salário mínimo está, salvo engano meu, em uns R$ 400 isso significa ditar oficialmente que um magistrado ou procurador "vale" uns trinta a cinquenta cidadãos comuns.  E sei de boa fonte que ainda falam entre si, despreocupadamente, que acham pouco.  Conheço um filho de Ministro que não tem interesse na carreira, porque ganha muito mais como advogado trabalhista.

Dantas, você entendeu a minha pergunta ao contrário! Eu  estou  justamente a querer dizer que  estes salários não são fruto do  mercado e tem mais a ver com  a  tradição de valorização do Direito desde o Brasil Império.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 15 de Dezembro de 2008, 10:14:26 »
Postei repetido , por isso apaguei  mensagem deste.
.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 15 de Dezembro de 2008, 10:25:42 »
Dantas, você entendeu a minha pergunta ao contrário! Eu  estou  justamente a querer dizer que  estes salários não são fruto do  mercado e tem mais a ver com  a  tradição de valorização do Direito desde o Brasil Império.

Então não entendi mesmo.  Você está sugerindo que se deve rever esses salários?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #56 Online: 15 de Dezembro de 2008, 12:37:11 »
Eu acho que existe valorização dos advogados por mera questão de demanda a procura. A justiça brasileira abre muitas acusações sem provas, além de ter uma constituição enorme e incompreensível. Portanto advogados se mostram eficientes. (você ser obrigado a usar um advogado não influi muito... se as pessoas não quisessem seus serviços, pagariam pouco igualmente.)
E eu acho que faz sentido. Pensando em como é a justiça brasileira, faz sentido advogados ganharem muito.

E advogados ganharem mais que professores significa que as pessoas tem mais interesse em ganhar uma indenização e impedir ficar 20 anos na cadeia do que o ensino dos seus filhos... (sem contar que a educação é muito ruim no Brasil, portanto nada mais esperado que professores ganharem pouco, não é nenhum filé para você se dispor a pagar muito...)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #57 Online: 15 de Dezembro de 2008, 15:59:09 »
E advogados ganharem mais que professores significa que as pessoas tem mais interesse em ganhar uma indenização e impedir ficar 20 anos na cadeia do que o ensino dos seus filhos... (sem contar que a educação é muito ruim no Brasil, portanto nada mais esperado que professores ganharem pouco, não é nenhum filé para você se dispor a pagar muito...)

É um círculo vicioso. Se os salários fossem mais atrativos, provavelmente mais profissionais bons não prefeririam outras áreas de maior rentabilidade.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #58 Online: 16 de Dezembro de 2008, 10:06:15 »

É um círculo vicioso. Se os salários fossem mais atrativos, provavelmente mais profissionais bons não prefeririam outras áreas de maior rentabilidade.

Eu concordo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 16 de Dezembro de 2008, 10:08:50 »
Como deve estar evidente, eu também.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #60 Online: 16 de Dezembro de 2008, 11:34:25 »
Aumentar o salário de professores não precisa abaixar salário de advogados, tantas outras classes trabalhistas ganhando mais do que deveriam, artistas plásticos, jogadores de futebol, cantores.

Salários de advogados é definido pelo mercado, nego quer sair da cadeia, pague um bom advogado, se quiser correr o risco, escolha o mais barato.Não conheço um único caso no planeta de um país onde advogados ganham mal...independente de ser direito romano ou anglicano.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 16 de Dezembro de 2008, 11:52:11 »

Então não entendi mesmo.  Você está sugerindo que se deve rever esses salários?

Seria  o caso, mas  é fantasioso  achar que alguém vá mecher com essa turma.  São gente forte!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #62 Online: 16 de Dezembro de 2008, 11:53:49 »
Fantasioso não diria.  Complicado, com certeza.  É trabalho para uma geração ou duas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #63 Online: 16 de Dezembro de 2008, 14:11:48 »
Eu também não, mas acho que vamos chegar a um impasse quanto ao que seria exatamente esse Direito básico.

Constituição, direito do consumidor e direito trabalhista....

Só constituição já bastaria...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #64 Online: 16 de Dezembro de 2008, 14:22:05 »
Eu acho que existe valorização dos advogados por mera questão de demanda a procura. A justiça brasileira abre muitas acusações sem provas, além de ter uma constituição enorme e incompreensível.
2

Quanto maior e mais subjetiva - e, portanto, com mais possibilidades de interpretar um texto de diversas maneiras diferentes - for a lei, mais necessário se torna o serviço de quem tem o "dom" de interpretá-las e, principalmente, a retórica adequada para convencer aqueles que decidem quem está com a razão.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 16 de Dezembro de 2008, 20:33:52 »
A lei, ou uma parte dela, sempre será subjetiva, veja só os recentes acontecimentos que se deram nas CPIs, onde alguns depoentes chegaram ao cúmulo de se apresentarem amparados com um habeas corpus preventivo. Até nos países com instituições mais sólidas, existem processos que fogem totalmente ao bom senso. Nos EUA alguém duvidou da veracidade da certidão de nascimento do Obama e isso foi parar nos tribunais, sem esquecer do caso Clinton e Mônica Lewinski.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #66 Online: 16 de Dezembro de 2008, 23:06:15 »
Veja por exemplo essa lei "Maria da prenha". Uma parte da constituição vai falar sobre agressões a mulheres - outra parte diz que não se pode discriminar sexos. Então: a lei se aplica para homens contra mulheres, ou não?

- Uma analogia seria com jogadores de RPG: um possui a magia de fogo, outro possui o feitiço do gelo. Qual das magias venceria a outra? Ambos os jogadores tem argumentos muito bons, só que nenhum argumento serve para nada.
- Outra analogia seria com contradições da Bíblia. O que vale mais?

No final das contas, como iria se aplicar essa contradição da constituição? É simples, na prática uma hora vai valer para homens, outra não; depende do advogado convencer o júri. Completamente nonsense.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 17 de Dezembro de 2008, 14:26:40 »

O Direito comum reconhece explicitamente - e aplica rotineiramente via plebiscitos, eleições de juízes e outros meios - o princípio de que as decisões jurídicas são políticas e portanto devem ser decididas coletivamente.  Isso é bom e necessário para garantir um mínimo de sincronicidade entre as concepções populares e as decisões sobre o significado e aplicação da lei.

Basicamente aldeias e tribos.

Estou sendo tão incisivo. Não sei como ser mais claro.

Eu prefiro o direito inglês Luis. Mas isso não quer dizer que não haja uma diferença entre os salários pagos a juizes e advogados da inglaterra em relação aos dos professores ingleses, que é o que estamos discutindo aqui, e nem por isso a inglaterra é uma país desbalanceado.,

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 17 de Dezembro de 2008, 14:27:12 »
Aumentar o salário de professores não precisa abaixar salário de advogados, tantas outras classes trabalhistas ganhando mais do que deveriam, artistas plásticos, jogadores de futebol, cantores.

Salários de advogados é definido pelo mercado, nego quer sair da cadeia, pague um bom advogado, se quiser correr o risco, escolha o mais barato.Não conheço um único caso no planeta de um país onde advogados ganham mal...independente de ser direito romano ou anglicano.

isso

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 17 de Dezembro de 2008, 14:29:45 »
Eu prefiro o direito inglês Luis. Mas isso não quer dizer que não haja uma diferença entre os salários pagos a juizes e advogados da inglaterra em relação aos dos professores ingleses, que é o que estamos discutindo aqui, e nem por isso a inglaterra é uma país desbalanceado.

Por isso somente, não.  Mas o número de magistrados tem aumentado de uma forma impressionante como tem acontecido aqui?  E o de advogados?  A mentalidade popular é submissa à área de Direito como aqui?  E o desnível salarial é cruel como o daqui?

Penso que não.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 17 de Dezembro de 2008, 14:38:58 »
A mentalidade popular aqui não é submetida ao direito aqui, Luis. Pelo menos não vejo isso.
Também acho que o número de advogados aumenta em todo o lugar, menos nas tribos que você citou. Advogados e Juizes são parte fundamental da do estado de direito. Não existe isso sem eles.

Quanto ao desnível, claro que é. Já pensou se um advogado que lida com interesses de milhões vai ganhar o que ganha um professor. Não há sentido nisso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 17 de Dezembro de 2008, 15:03:20 »
A mentalidade popular aqui não é submetida ao direito aqui, Luis. Pelo menos não vejo isso.

Uma cultura em que uma parcela enorme da população acredita que pode conhecer os próprios direitos em uma faculdade de Direito me parece claramente submissa à área, pois está afirmando implicitamente que são os formados em Direito que definem os direitos civis.

Um pouco de reflexão mostra que essa é uma falácia.  Praticantes de direito estudam e possivelmente enunciam formulações oriundas dos direitos individuais, mas não tem poder algum quanto os direitos em si.

Também acho que o número de advogados aumenta em todo o lugar, menos nas tribos que você citou. Advogados e Juizes são parte fundamental da do estado de direito. Não existe isso sem eles.

A questão é que aqui no Brasil a procura pelo Direito tem aumentado de forma absurda, tanto na base quanto no topo (o número de Ministros dos Tribunais superiores aumentou consideravelmente).  Isso é preocupante, e sinal claro de que o sistema não está funcionando.

Quanto ao desnível, claro que é. Já pensou se um advogado que lida com interesses de milhões vai ganhar o que ganha um professor. Não há sentido nisso.

Considerando que o professor está participando da formação da próxima geração, nem tanto.  De qualquer forma, a distorção está exatamente no exagerado poder do advogado.  Advogado não é herói épico para posar de salvador de milhões, e não deveria jamais se ver como o herói da pátria.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 17 de Dezembro de 2008, 15:26:22 »
Luis, creio que você está tendo suas percepções como sendo realidade

Uma cultura em que uma parcela enorme da população acredita que pode conhecer os próprios direitos em uma faculdade de Direito me parece claramente submissa à área, pois está afirmando implicitamente que são os formados em Direito que definem os direitos civis.

Um pouco de reflexão mostra que essa é uma falácia.  Praticantes de direito estudam e possivelmente enunciam formulações oriundas dos direitos individuais, mas não tem poder algum quanto os direitos em si.

Uma parcela enorme da população não acredita nisso Luis. Você acha que o que acredita as outras pessoas também acreditam ou acredita que sabe o que as outras pessoas pensam,
Estudar leis ajuda a defender seus direitos sim, mas ninguém disse que você precisa ser advogado para isso. Uma idéia era colocar matérias no ensino básico por exemplo, outra idéia é campanhas de esclarecimento.

Os formados em direito não definem os direitos. Alguns advogam, outros viram legisladores, outros julgam, outros são delegados.
Acho que você está para os profissionais de direito como o Helder está para o de economia.

A questão é que aqui no Brasil a procura pelo Direito tem aumentado de forma absurda, tanto na base quanto no topo (o número de Ministros dos Tribunais superiores aumentou consideravelmente).  Isso é preocupante, e sinal claro de que o sistema não está funcionando.

Ué, se tivéssemos cada vez menos demandas jurídicas ou nenhuma isso representaria uma evolução ou pessoas sem oportunidade de ter seu problema solucionado. Eu penso o contrário: Mais transações comerciais, mais garantias, mais processos.. Não acho que isso representa o que você disse.

Considerando que o professor está participando da formação da próxima geração, nem tanto.  De qualquer forma, a distorção está exatamente no exagerado poder do advogado.  Advogado não é herói épico para posar de salvador de milhões, e não deveria jamais se ver como o herói da pátria.

Mas é assim que funciona, o mercado paga algo que reflete a demanda e a oferta, e o valor percebido por quem paga.
Não os vejo como heróis, não sei quem vê. Um advogado pode ser um herói da pátria, assim como médico, engenheiro ou qualquer outra pessoa que se ponha em uma situação de heroismo,

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #73 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:01:45 »

E a alternativa seria...?

Uma parcela enorme da população não acredita nisso Luis.

Eu sei.  Essa é a distorção.

Você acha que o que acredita as outras pessoas também acreditam ou acredita que sabe o que as outras pessoas pensam,

Não entendi.

Estudar leis ajuda a defender seus direitos sim, mas ninguém disse que você precisa ser advogado para isso. Uma idéia era colocar matérias no ensino básico por exemplo, outra idéia é campanhas de esclarecimento.

Mas por que alguém usaria conhecimento jurídico para conhecer os próprios direitos?  Apesar do nome, o Direito não é mais do que um construto artificial que tenta se aproximar dos direitos verdadeiros.

Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Ética, ok.  Mas Direito?  Direito não tem nada a ver com "conhecer os próprios direitos".  Sequer tenta.  Tenta, isso sim, se tornar autor dos mesmos, o que é completamente diferente e delusional.

Os formados em direito não definem os direitos. Alguns advogam, outros viram legisladores, outros julgam, outros são delegados.

De fato, não definem.  Só que não se dão conta disso, e posam com se tivessem esse poder.  É uma esquizofrenia do sistema.  Prestigiada, mas ainda assim uma esquizofrenia.

Acho que você está para os profissionais de direito como o Helder está para o de economia.

Se você diz.  O que isso significaria?

Ué, se tivéssemos cada vez menos demandas jurídicas ou nenhuma isso representaria uma evolução

Certamente!

ou pessoas sem oportunidade de ter seu problema solucionado.

Um problema que chega a precisar de um advogado é um problema que não foi devidamente prevenido.

Eu penso o contrário: Mais transações comerciais, mais garantias, mais processos.. Não acho que isso representa o que você disse.

Vamos ter de concordar em discordar então.  Eu realmente acho lamentável tanto prestígio social e financeiro para uma categoria que dedica boa parte de seus esforços a anular os de seus próprios colegas, e quase nenhuma em atividades de alguma forma produtivas.

De qualquer forma, a distorção está exatamente no exagerado poder do advogado.  Advogado não é herói épico para posar de salvador de milhões, e não deveria jamais se ver como o herói da pátria.

Mas é assim que funciona,

Eu sei.  Por isso digo que há uma distorção, afinal de contas! :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:15:37 »

E a alternativa seria...?

desculpe, estou escrevendo entre reuniões... ta meio estranho mesmo o que foi escrito
A alternativa seria pensar que  você provavelmente está tendo um julgamento errado quando você identifica em um extrato da população um problema desproporcional e começa a fazer generalizações

Uma parcela enorme da população não acredita nisso Luis.

Eu sei.  Essa é a distorção.

Ué, é distorção por acreditar e distorção por não acreditar.

Você acha que o que acredita as outras pessoas também acreditam ou acredita que sabe o que as outras pessoas pensam,

Não entendi.

Todos esses problemas que você está citando são problemas na sua percepção. Eu não estou vendo nada disso, nem no comportamento dos advogados, nem na suposta crença que a população tem sobre o direito

Mas por que alguém usaria conhecimento jurídico para conhecer os próprios direitos?  Apesar do nome, o Direito não é mais do que um construto artificial que tenta se aproximar dos direitos verdadeiros.

Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Ética, ok.  Mas Direito?  Direito não tem nada a ver com "conhecer os próprios direitos".  Sequer tenta.  Tenta, isso sim, se tornar autor dos mesmos, o que é completamente diferente e delusional.

Olha Luis, quando alguém quer contestar algum direito seu não respeitado, se não há consenso o cara vai para a porrada ou vai para a justiça.
Neste sentido, no sentido prático, o direito representa sim os direitos da pessoa frente um racional e uma forma de consenso entre as diversas partes.

Esse seu diretos verdadeiros me parece uma coisa metafísica ou sei lá. Tudo é um construto artificial

De fato, não definem.  Só que não se dão conta disso, e posam com se tivessem esse poder.  É uma esquizofrenia do sistema.  Prestigiada, mas ainda assim uma esquizofrenia.

Se você diz.  O que isso significaria?

Que você está pegando no pé dos profissionais de direito. Não acho que posam dessa forma, alguns posam dessa forma. Realmente não dá para generalizar.

Ué, se tivéssemos cada vez menos demandas jurídicas ou nenhuma isso representaria uma evolução

Certamente!

ou pessoas sem oportunidade de ter seu problema solucionado.

Um problema que chega a precisar de um advogado é um problema que não foi devidamente prevenido.

Eu penso o contrário: Mais transações comerciais, mais garantias, mais processos.. Não acho que isso representa o que você disse.

Vamos ter de concordar em discordar então.  Eu realmente acho lamentável tanto prestígio social e financeiro para uma categoria que dedica boa parte de seus esforços a anular os de seus próprios colegas, e quase nenhuma em atividades de alguma forma produtivas.

Todos os problemas não podem ser previnidos. Impossível, isso é maus utopia do que a utopia do socialismo.,
O advogado não luta para anular seu colega. Luta para ter a causa para a qual foi pago para defender vencedora. Uma luta dentro do contexto das idéias.

Fantástico, sinal de evolução. Mais interações, mais problemas judiciais.  E as correções (que são muitas) são realizadas no decorrer do processo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!