Quanto aos salários: Muitos advogados, a maioria deles, ganha um salário básico, meia boca mesmo. Conheço vários, irmã inclusive.
É possível que minha amostragem não seja representativa (e de fato não é uma amostra aleatória). No entanto estou surpreso com essa sua afirmação.
Quanto ao questionamento ético: Acho que são os mais questionados, alias muitas vezes generalizados como imorais.
Isso é reputação, e concordo que a generalização é um problema e uma injustiça. No entanto, o que efetivamente há para questionar a ética profissional dos advogados? Que consequências há quando se detecta uma situação de comportamento anti-ético?
Os advogados tratam dos direitos de uma pessoa mesmo. Se as leis compreendem os direitos e deveres do cidadão de um país, um advogado vai ajudar o cidadão a defender seus direitos e cobrar os deveres de outra pessoa. E vão ser remunerados por isso.
Desculpe, Agnóstico, mas eu não posso deixar de repudiar enfaticamente essa confusão entre lei e direito. Ela é tão equivocada quanto destrutiva, pelo motivo que discutimos em seguida.
Aonde você tirou essa história de sociedade balanceada?
De uma análise básica das atribuições e papéis dos profissionais; advogados, inclusive magistrados, são por definição administradores de danos em situações nas quais a sociedade
falha. Quando se espera que eles
definam direitos é porque o barco da sociedade perdeu completamente o rumo. Por contraste, professores
preparam a próxima geração de cidadãos. É uma verdadeira atividade estratégica e fundamental para o futuro da sociedade.
Não faz sentido algum prestigiar advogados da mesma forma que se prestigia professores, que dirá prestigiá-los mais como ocorre no Brasil.