Como ir de encontro contra um grupo terrorista que se mistura com a população civil, com o apoio de grande parte dela?
Até onde esse apoio é legítimo, Ricardo? Até onde esse apoiam esse grupo por aceitarem suas idéias e até onde isso é efeito colateral do próprio grupo terrorista situado ali do lado?
Eu não sei te responder qual outro jeito poderiam usar. O que posso dizer é que se fechassem o Rio de Janeiro por causa do tráfico e começassem uma ofensiva militar para acabar com o tráfico (não seria nem necessário bombas ou tanques, só a infantaria) eu gostaria de ver a reação de vocês.
Até onde é legítimo? Pergunte para a população local que apóia eles.
A população escolheu o Hamas ao invés da Fatah, nas eleições locais em 2006.
Hamas vence eleições palestinas
Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Edição actual (não-analisada)
Ir para: navegação, pesquisa
26 de Janeiro de 2006
Na quarta-feira (25) realizaram-se as eleições parlamentares na Palestina. Ainda que os primeiros escrutínios davam uma ligeira vantagem ao partido oficialista Fatah, na manhã da quinta-feira (26) os líderes do grupo islâmico extremista Hamas anunciaram, depois de somar os resultados da contagem de seus votos, que tinham obtido uma "maioria rotunda" no Conselho Legislativo Palestino.
Horas depois deste anúncio, e com base nos resultados fornecidos por representantes do Hamas nas urnas de votação, o Premiê Ahmed Qurei, pertencente ao Fatah, renunciou com seu gabinete.
Os primeiros dados oficiais, publicados na noite da quinta-feira, davam 76 das 132 cadeiras do Parlamento ao Hamas, enquanto o partido Fatah ficava com 43. Segundo a Comissão Eleitoral Central a participação nas eleições foi de 77%.
Para que o Hamas, obtivesse a maioria precisava ao menos de 67 cadeiras. O movimento extremista participou nestas eleições com o nome de "Mudança e Reforma".
Fonte :
http://pt.wikinews.org/wiki/Hamas_vence_elei%C3%A7%C3%B5es_palestinasSe a população local escolheu um grupo terrorista, que prega a destruição de Israel, é no mínimo porque apoiam ele.
Não acho que a analogia com o Rio de Janeiro cabe aqui. Não temos no Rio de Janeiro um grupo terrorista que prega abertamente a destruição do estado brasileiro. Os traficantes NÃO detém o domínio pleno do estado do RJ. Só estes dois pontos, na minha opinião, desqualificam a comparação entre o RJ e Gaza.
Eu vejo poucas opções para Israel.
1) Aguentar calado os ataques do Hamas.
2) Reagir na mesma moeda, com ataques contra alvos palestinos, na base do olho por olho, atacam uma escola aqui, atacam outra lá. Imagina quantas mortes isso causaria, com ataques surpresa e inesperados?
3) Guerra direta, como está sendo feita, e como o SnowRaptor citou e eu repito aqui :
Eis a forma com que Israel tem atacado:
E os civis? Parte 1
A aeronáutica israelense tem lançado desde o primeiro dia de operação cartas aos moradores da faixa de Gaza alertando que edifícios com túneis ou munição do Hamas serão destruidos, dando a oportunidade aos moradores de saírem e se salvarem. Antes do bombardeio ser efetuado o exército ainda liga para algum morador do edifício avisando que todos os moradores devem evacua-lo imediatamente.
Nos últimos dias há cartas que também pedem para a população avisar a localização de ativistas do Hamas que estão se escondendo, outras falam sobre uma eventual incursão terrestre do exército (que já se tornou realidade nesta noite). Uma das cartas diz:
Aos moradores de Rafiach,
O exército de Israel atua contra movimentos ou indivíduos que executam atividades terroristas contra o Estado de Israel.
O exército de Israel bombardeará e destruirá todo edifício e local onde houver munição, equipamento militar ou túnel.
A partir da publicação deste aviso, todo aquele que tiver em sua casa munição, equipamento militar ou túnel, está sob risco. Ele terá que deixar o local para manter a sua vida e de sua família.
Considerem-se avisados!
Quartel General do Exército.
Fonte: Jornal Haaretz online
No sábado (03/01/2009) foi lançada por aviões a seguinte carta:
Aos moradores da região,
Em consequencia das ações executadas por terroristas de dentro da sua área de moradia contra Israel, o Exército de Defesa de Israel é obrigado a responder imediatamente e agir nessa região. Por suas vidas, pedimos a vocês evacuar a região imediatamente.
Quartel General do Exército de Defesa de Israel.
Fonte: YNET
As pessoas foram avisadas da guerra, das ações, e de quem eram os alvos e escolheram ficar.
Qual a opção 4, Renato T?
Porque eu não acho que Israel deva aguentar calado, nem agir do mesmo modo COVARDE dos terroristas do Hamas e não vejo outra solução além da opção 3. Não enquanto o Hamas pregar o fim de Israel e agir como grupo terrorista, com foguetes e homens bomba.