Ué, forçar a barra? Eu só usei o seu argumento e levei ele a um extremo. Simples assim.
Isso é forçar a barra, espantalho.
Só usei o seu argumento e apliquei ele. Simples assim.
Nossa... É espantalho cara, não tem outro nome.
Não vais me convencer do contrário.
Se a justiça não consegue vencer, é melhor ceder. Aliás, o seu argumento pode ser até levado a outro ponto:
Meu argumento não se resume apenas a isso. Leia denovo meu post.
Se não há risco de punição pode ser feito. Porque o que ocorre com o mp3, com filmes e outros é rigorosamente a mesma coisa: Baixam porque não há punição.
Mas é assim que a sociedade funciona.
Se matar deixar de ser crime ou mesmo a lei não for cumprida contra os assassinos, certamente teremos mais assassinatos. Não que todo ser humano goste de matar, mas muitos nem vão pensar 2x antes antes de apertar o gatilho contra alguém que odeia de verdade.
Se download não é passível de punição, certamente teremos cada vez mais downloads, muitos não vão pensar 2x antes de baixar uma música.
Que seja cara...
E daí? Isso é mesma coisa que deixar uma minoria de bandidos soltos aí, roubando e matando? Claro que não.
Chega de ficar associando o meu ponto de vista com um exemplo forçado como esse. Troca o disco!
No caso dos downloads é ainda mais utópico esperar que as pessoas "cumpram" uma lei que não é cumprida por falta de fiscalização.
Aliás, se alguém conseguir roubar a senha de uma conta bancária de outro e o fizer sem risco de ser punido e O banco reembolsar o dinheiro da vítima, ele, o cara que pegou a senha e o dinheiro, está errado? Por que?
Pode ter certeza de que as inúmeras medidas de segurança dos bancos tem um determinado fim.
Está muito difícil conseguir fazê-lo entender o meu ponto.
Se você prestar atenção nas minhas postagens e nas suas, friamente, vais perceber que estás desviando do assunto.
Estou usando um exemplo parecido com o exemplo usado pelos que defendem a pirataria. Ué, se o prejuízo é apenas de uma empresa grande, qual o problema? Deixa o lucro deles diminuir, ué.
Dã...
Raciocina...
Você como cliente do banco quer ter seu dinheiro roubado? Claro que não.
Não é só banco que é prejudicado meu, tenta entender! O seu exemplo é totalmente fora de contexto.
Meu, você está viajando total cara! Você não está a ler meus posts ou tem um sério problema de interpretação. Não é possível.
Sobre a moral, ela pode ser relativa para você, e seja feliz com isso. A minha moral só muda quando eu encontro um motivo forte para mudar, e desde a última vez (quando me tornei ateu e passei a adotar a chamada regra de ouro) não vi motivos para mudar em nada a minha moral.
Como pode ter tanta certeza disso? Não existe moral absoluta!
Preste atenção você, eu disse que a moral é absoluta? Não, eu disse que a minha só muda com um argumento convincente.
Ok, me precipitei, admito! Desculpe!
Mas se não queres enxergar meus argumentos tudo bem. Você nem entende meu raciocínio não é mesmo?
E não tem nada a ver com ateísmo e etc!
Queres continuar com a sua moral, continue... Pronto, quem sou eu, o "relativista" pra tentar mudar.
Presta muita atenção no que vou escrever abaixo, por favor!
Se há baleias em excesso no oceano e pessoas passando fome você acharia imoral matar baleias para alimentar alguns povos?
E se as baleias estivessem em extinção? A sua "moral" sobre matar baleias pra alimentar os povos permaneceria totalmente inalterada? Ou irias tentar propor alguma outra alternativa, embora mais cara, mas que preservasse uma espécie?
Mesma coisa o caso dos downloads.
Bullshit. E das grandes.
No caso um temos que escolher entre a sobrevivência de duas espécies, baleias ou humanos.
No caso dois temos que escolher entre cumprir ou não a lei. Ou alguém vai morrer por não baixar o último álbum de um artista X qualquer?
Você não entendeu meu ponto colega...
Você acha que seria criado leis contra caça às baleias se estas não estivessem em extinção? Heim heim heim? É aí que entra a tal da "relatividade moral".
Cara!
Você não leu meu post! Você não leu meu post, caramba!
Eu apresentei 2 situações envolvendo baleias e humanos, não uma só!
Ah cara. Por favor, releia meu post acima sobre o exemplo da baleia.
Porque insiste discutir comigo se você não lê o que escrevo???
Tudo indica que barrar os downloads de mp3 e filmes na internet é algo proibitivo para os órgãos da justiça. Ou seja, seria muito mais DINHEIRO do CONTRIBUINTE tendo que ser destinado à polícia federal. E barrar os downloads é benefício para quem? Pro contribuinte? Não! É benefício para as gravadoras e artistas que desejam defender seus interesses ao lucrar mais com sua propriedade intelectual.
E daí? Só porque são gravadoras e artistas eles tem menos direitos que os outros?
Tem direitos sim... Mas na realidade atual boa parte é só na teoria!
E não vem comparar com roubos e assassinatos! Não vem não! Não vem com espantalho!
Não vem dizer que diminuir os "direitos" das gravadoras e artistas é mesma coisa que diminuir os direitos básicos de vida (direito a ter seu assassino ou ladrão punido, por exemplo) e do cidadão comum.
Até algum tempo atrás todo trabalhador tinha direito a uma determinada aposentadoria após 25 anos de serviço. Hoje os direitos são os mesmos? Se for é só no papel mesmo! As pessoas estão vivendo mais, logo os direitos trabalhistas vão ter que mudar (se é que já não mudaram oficialmente), principalmente no setor privado. O dinheiro da previdência não é infinito pra sustentar 40 anos de velhice de uma pessoa que trabalhou apenas 25 anos. Ou seja, trabalha 25 anos e recebe uns 40 anos de aposentadoria quase tão equivalente ao salário que ganhava em atividade? É óbvio que isso não se aplica à realidade atual.
É aí que entra a tal da relatividade moral!
Você acha moral alguém trabalhar 25 anos e depois passar 40 anos mamando dinheiro do contribuinte? Moral ou não é algo que não dá certo! O país quebra desse jeito! Não é porque há 50 anos atrás, quando a expectativa de vida era bem menor, essa lei era justa que ela será eternamente justa e moral.
E ela pode ser relativa em relação ao tempo, para uma sociedade, ela pode mudar com o tempo, comportamentos deixam de ser aceitos, etc.
Sim... Relativa ao tempo, à situação, cultura...
Mas não relativa ao ponto de que vale quando eu sou beneficiado, não vale se eu sou prejudicado.
Da onde você tirou que estou querendo dizer isso?
Com certeza não serei beneficiado ao ver meu dinheiro sendo gasto na atividade proibitiva de se tentar barrar os downloads para proteger gravadoras e artistas.
Quando defendo minha posição estou pensando na maioria, na coletividade.
Normal, você defende algo que beneficia você.
Não cara!
To falando da coletividade.
Sou egoísta, admito, mas nessa discussão estou defendendo minhas posições com base na coletividade.
É interessante para quem impedir o download de músicas e filmes? Para a indústria fonográfica e cinematográfica.
É interessante para quem evitar roubos e assassinatos? Para a maioria da população que não é ladrão e nem assassino e que não deseja ser roubado e assassinado.
Eu realmente não baixo.
Acho que cada pessoa que baixa "algo", ato que é considerado pelos criadores (nem todos, mas boa parte) deste "algo" ilegal, deve fazer o que acha correto. Ponto. Não estou julgando ninguém na questão da pirataria, apenas debatendo.
Não pretendo convencer ninguém a deixar de baixar, apenas debater o assunto.
Sim... Até porque tentar convencer os outros a não baixar é lutar contra moinhos de vento.
E se fosse? Qual o problema? Você é o juiz universal sobre o que é certo ou errado e quais lutas devem ser feitas?
Haha, não sou juiz e nem quero ser.
A coletividade pode ditar as regras meu caro!
Se a população se sensibilizasse com a possível falência das gravadoras e dos produtores de filmes certamente seriam facilmente convencidas a não baixar músicas e filmes.
O combate ao racismo ainda têm mais sucesso porque grande parte das pessoas aprendeu a se sensibilizar com a discriminação. Por isso leis contra o racismo são aceitas na sociedade. Claro que quanto as cotas já é um assunto mais controverso, mas contra o preconceito...
A coletividade meu caro... É a coletividade...
Inclusive não da para falar "Baixar mp3 é ilegal". Depende de quem tem o direito sobre o mp3, há muitos que liberam as músicas, há aqueles que não ligam.
Muitos nem ligam, mas se eu fosse artista eu ligaria sim, com certeza!
Deve ser maravilhoso compor algo que faça muito sucesso e nem precisar mais trabalhar tanto para me manter.
É claro que esta não é a realidade da maioria dos músicos, mas para músicos pequenos acredito que os downloads não vão interfirir tanto quanto às estrelas.
Certo, depois quando eu escrevo que você defende: "vale quando eu sou beneficiado, não vale se eu sou prejudicado" você me pergunta de onde eu tirei isso.
To falando da coletividade...
Se um sistema anti-pirataria não for criado, e volto a falar deste detalhe depois, eu duvido que a pirataria sequer fique nos níves atuais, ela vai aumentar, e muito. Eu não baixo, e nem saio por ai pregando que todos devem fazer o mesmo, cada um é responsável por aquilo que faz.
Os downloads estão aumentando... As medidas que tentam impedir os downloads estão se mostrando ineficazes. É uma batalha perdida!
Sobre o sistema anti-pirataria, eu posso estar errado, mas um sistema eficiente é algo praticamente impossível de ser criado, podem no máximo, talvez criar um sistema que dificulte temporariamente (questão de dias), mas não passa disso. Só para esclarecer.
Com certeza...
Mas no caso dos downloads... Apenas os leigos, que não sabem achar as coisas é que são obrigados a comprar CDs.
É, os gérsons são mais issspertos.
É assim que a banda toca...
Enquanto o risco/benefício de se baixar músicas e filmes for proveitoso, o povo continuará a baixar, não tem jeito!
A maioria do povo é assaltante? Claro que não, o risco/benefício para a maioria não compensa. O risco de morrer ou ser preso não compensa o quanto podes ganhar assaltando um banco.
E voltando a questão das facções criminosas, elas já venceram a polícia em determinadas localidades (caso do RJ, segundo o que vejo na mídia, se alguém tiver informação contrária, por favor, me diga) e SP (penitenciárias são o feudo do PCC).
Seguindo seu argumento, já que a luta nestes locais está perdida, é melhor abandonar e deixar a facção vitoriosa ditar as regras.
Realmente, eu não esperava que fosses insistir tanto nessa comparação forçada.
Diz isso aquele que comparou a sobrevivência de duas espécies com o sacríficio de uma delas a questão dos downloads.
Seria bom se você relesse meu exemplo e entendesse meu ponto.
Eu tava falando sobre relatividade moral.
Comparando com quem baixa com bandido? Não, apenas ilustrando como eu acho esse argumento, ou argumentos (sobre a ineficácia da justiça, sobre fazer porque não é punido, sobre o fato de que a pirataria já é irreversível) ilógicos.
Você está criando um belo de um espantalho.
Como podes comparar exemplos tão discrepantes e não querer dizer que estás comparando bandidos com quem baixa mp3?
Seguindo sua lógica deveria ser a mesma coisa não achas?
Vai entender...
Não sei, como você pode comparar a questão da sobrevivência de duas espécies com a questão do download ilegal?
Claro, mais uma vez, você não entendeu meu exemplo...
Que tal reler meu exemplo, entender e reponder novamente a este post heim?
E preste atenção no que eu escrevi:
Comparando com quem baixa com bandido? Não, apenas ilustrando como eu acho esse argumento, ou argumentos (sobre a ineficácia da justiça, sobre fazer porque não é punido, sobre o fato de que a pirataria já é irreversível) ilógicos.
Eu não estou comparando, estou mostrando como eu acho essa linha de argumentação inadequada.
Seu exemplo do PCC e CV foi exagerado!
Não é logicamente semelhante à questão dos downloads.