Pessoas honestas e desonestas existem em todo o lugar do mundo. Não é exclusividade do Brasil, e o problema do Brasil é a justiça lenta, e as pessoas também não conhecem seus direitos e algumas pessoas se aproveitam disso...
Troque por muitas pessoas se aproveitam disso.
E não é só a justiça que é lenta.
É a justiça lenta que estimula todo tipo de "esperto" a dar golpes, grandes empresas a atender mal e por ai vai.
É a justiça lenta e mal organizada que permite que um cara rico mate outra pessoa, confesse o crime e permaneça em liberdade (alguém lembra do caso do diretor do Estadão?).Ou é algum problema com a lei do país que permite isso. O que só piora as coisas, na minha opinião.
É o governo que gasta mal (todos os níveis e partidos).
É o pouco investimento em educação, que piora a cada ano.
É lei que para funcionar precisa "pegar" ou "não". E ainda tem gente que reclama quando uma lei é cumprida.
É um povo que não fiscaliza e nem ta ai para o que os políticos fazem.
É um povo, que em boa parte, faria o mesmo no lugar dos políticos.
É um país que não investe em segurança o que deveria (cadê o treinamento de mais pessoal e mais equipamento para a PF cuidar melhor das fronteiras?).
É um país que está adotando as cotas raciais, o que efetivamente cria categorias de pessoas de acordo com a raça no acesso à faculdades (não eramos todos iguais, da mesma espécie?). Como se isso fosse resolver o problema da educação de base.
É um país onde não se fala em reforma fiscal (exceto da boca para fora), aliás, qualquer reforma só sai (se sair) quando a m. já atingir o ventilador e não der mais para escapar.
É um país que dá até medo das idéias de reforma política que andaram circulando (listas de políticos a serem eleitos determinados pela direção dos partidos, por exemplo).
É a sensação de corrupção que permeia os governos(novamente, todos os níveis e partidos) desde sempre.
É a saúde pública que piora dia a dia.
É um país onde um grupo como o MST invade fazendas, mata gado, destrói propriedade privada, não é punido e o governo ainda dá dinheiro para associados ao grupo (na forma de estímulo a cooperativas, entre outras).
É um país onde arrozeiros, que produzem comida terão que sair de suas terras porque cada indio que habita a nova reserva (onde os arrozeiros plantam há décadas). precisa ter um espaço parecido com o da cidade de são paulo (ou mesmo menos, mas a idéia é essa). Aliás parte dos índios da mesma reserva era contra a saída dos arrozeiros.
É um país onde prefeituras e governos de estado investem mal em transportes (quando investem). O mesmo se aplica aos governos federais.
Falando nisso, cadê o investimento em segurança pública e não falo apenas na polícia , mas nos meios para evitar o crime (educação, saúde, condições de geração de emprego), prevenir que ele aconteça?
E voltando ao crime, já ouviu falar de PCC, ADA, CV e outras siglas de organizações criminosas? Pois é. O poder desses grupos vem aumentando, e não diminuindo. Mas dinheiro para verba de gabinete de deputado não falta.
Aliás, que """""maravilha""""" que é o salário médio dos policiais né?
E antes que eu me esqueça, é um país de operações "espetaculosas" da PF, que mandam um monte de gente para a prisão, apreendem equipamentos e não dão em nada, ninguém fica preso. Culpa da justiça que solta corruptos? Ou culpa da PF que monta operações assim para dar a impressão de trabalho, de combate a corrupção, mas são ações mal montadas, com prisões desnecessárias que mais a frente podem acabar compromentendo o inquérito?
É um país onde a verba de pesquisa científica ou é cortada ou mantida em níveis que não são adequados ao tamanho do país.
Já ouviu falar da burocracia para abrir uma empresa? Tente fechar uma, e se estiver com TUDO em dia, você vai ter saudades da burocracia para abrir.
E única coisa que eu posso fazer e tentar escolher um candidato menos pior e fiscalizar os candidatos eleitos (mandando e-mails, etc). Como se eles dessem a mínima para isso.
Outra coisa que eu posso fazer é cumprir a lei. Não que eu ligue, mas diz muito a respeito do país quando ouço:
"Mas você não faz isso? Porque, todo mundo faz, é fácil, não dá problema não". Como se fosse motivo de orgulho desrespeitar a lei e não ser pego por isso.
E os impostos, justos não? Paga-se tão pouco imposto no Brasil, por tantos serviços bons do estado em troca.
Ocorre esse tipo de coisas em outros países? Parte delas sim, parte não.
No nível brasileiro, onde parte da sociedade se acostuma com pioras ano a ano? Só em países piores do que esse aqui para morar.
Eu fico aqui por problemas pessoais, quando eles estiverem resolvidos, eu caio fora daqui no dia seguinte.