Autor Tópico: A saída é o aeroporto ??  (Lida 18597 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: A saída é o aeroporto ??
« Resposta #75 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 10:55:34 »
Se o país tivesse apenas um problema, ou se os problemas tivesse soluções fáceis e claras quanto chamar um encanador para arrumar um banheiro...

Se os cidadãos do país ao menos tivessem fibra e não usassem o derrotismo como desculpa para a inércia...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #76 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:03:36 »
Que sistema do Japão?

Você me diz :-)

Mas o do Quebèc é assim: eles fazem palestras aqui dizendo que querem gente a) formada; b) que fale francês; c) que de preferência tenha um bom emprego aqui, mas deseje condições melhores lá; d) que queira criar filhos lá.

Ao longo do processo de imigração você passa por entrevistas onde tem que demonstrar um domínio razoável do idioma e que tem dinheiro para se manter sozinho por uns três meses por lá. Se você já tiver contatos no Quebèc e/ ou uma proposta de emprego, tanto melhor. Como eles querem casais em idade fértil, você ganha mais pontos se seu cônjuge tiver educação superior e falar francês.

Depois de tudo isso, se você for aprovado, pode se mudar para lá. Após algum tempo, passa a ter direito a coisas como seguro-saúde, escola de idioma, etc. Dependendo da sua faixa salarial, você pode até mandar buscar os seus pais, que não precisam passar pela mesmo crivo que você.

Em suma, o imigrante lá é desejado e necessário, logo faz sentido que o governo o receba bem. E que quem emigre seja alguém preparado, não alguém que deseje uma aventura.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #77 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:11:29 »
Se o país tivesse apenas um problema, ou se os problemas tivesse soluções fáceis e claras quanto chamar um encanador para arrumar um banheiro...

Se os cidadãos do país ao menos tivessem fibra e não usassem o derrotismo como desculpa para a inércia...

Me acusando de derrotismo uiliníli?

Porque se for esse o caso, você não tem a menor noção da besteira que você está escrevendo.

Uma coisa é ser derrotista, achar que nada vai dar certo, super pessimista, etc.

Eu batalhei para caramba na vida. Vivi quase na m*, lutei para cacete para chegar onde estou. Não foi fácil, foi complicado, foi sofrido, foram anos de trabalho, luta, e as vezes, logo no começo, eu não sabia se o dinheiro ia dar para pagar o aluguel da casa e se ia sobrar para outras necessidades. Ainda assim eu continuei, batalhei e lutei para superar os problemas que tive na vida. Jamais desisti, jamais pensei em aceitar uma derrota. Lutei até vencer.

Então vá chamar de derrotista quem você conhece garoto. Não eu. Não aceito e não admito que ninguém me chame de algo que não sou. Jamais abaixei a cabeça, jamais desisti de lutar, não importava o quão complicado fosse a minha vida e minha situação.

E essa MERDA de burocracia que existe neste país não ajudou em nada. NADA. Apesar de todos os impostos que pagamos. Desculpa para inércia? Não, desistência, chega uma hora em que cansa tanta politicagem, tanta burocracia.

Inércia? Jamais tive isso. Jamais fiquei sentado, sempre corri atrás de tudo o que quis. Jamais procrastinei nada.

Eu pago imposto para cacete, mais em imposto do que muita gente aqui ganha em salário em um ano, E para quê? Para ter que pagar segurança particular e blindar carro, porque se depender da pública to ferrado, pago plano de saúde porque não posso contar com hospitais públicos se precisar. Se tivesse filhos teria que pagar escolha particular porque não dá para confiar na maioria das públicas. E pago imposto para que? Para ver um bando de burocratas e seus aspones torrando em viagens, em fóruns sociais mundiais e coisas assim?

Cadê a diminuição da burocracia para facilitar a abertura de empresas? Já tentou abrir uma? Eu já. Já encomendei uma análise de custos, documentos e projeção de gastos que eu teria na empresa. Desisti, porque não vale a pena investir. Ganho menos aplicando, mas sem 1% do stress.

Uma coisa que me dá orgulho e que eu não dou murro em ponta de faca. E apostar que esse país tem jeito a curto prazo é, NA MINHA OPINIÃO, dar murro em ponta de faca.

Acorda garoto, e pensa antes de chamar quem você não conhece de derrotista e inerte. Não sou nenhum nem outro, só não fico dando murro em ponta de faca nem abraçando causas que eu acho perdidas.

É uma questão de esforço, não gastar tempo e dinheiro em algo que não vale a pena.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2009, 11:17:19 por Ricardo RCB. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:23:12 »
Não me referi especificamente a você no meu post, mas a quem é derrotista e inerte. Que vista a carapuça aquele em que ela servir. Se não é o seu caso, parabéns, você é uma pessoa que faz algo decente pelo país, em vez de atrapalhar.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #79 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:25:01 »
Vamos todos manter a cabeça fria, por favor.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:47:32 »
A dificuldade pra consertar esse país começa no imediatismo do brasileiro. O único modo de consertar este país é através de uma reforma na educação, na cultura e nos costumes. E isso leva tempo. Mais que quatro anos. Mais que uma geração.

Nenhum político vai articular esse tipo de reforma porque nenhum político quer um povo mais instruído. Também porque as melhoras viriam depois de décadas e não ajudariam a angariar votos. Pelo contrário, pois esse tipo de reforma teria de ir de encontro a "valores" profundamente enraizados na cultura brasileira: o imediatismo e o desejo de tomar vantagem em tudo.

Mesmo que esse tipo de reforma seja articulada, nenhum coroné vai deixar isso se manifestar em "seu" território.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:52:20 »
Resumindo: o Brasil não tem conserto! É isso?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #82 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:54:13 »

Na minha opinião, não nos próximos 20 anos.

Vai melhorar em relação ao que é hoje? Vai, vai ficar menos pior. Mas o problema não é esse.

É que aqui as coisas andam devagar, lentamente. O país não melhora como poderia e deveria. A política continua a mesma coisa, a burocracia idem. O país não realiza o seu potencial e parece que a maioria está feliz assim.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:58:56 »

Na minha opinião, não nos próximos 20 anos.

Na opinião do Elton, nem nos próximos 2000 anos.
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:59:02 »

No curto prazo, não. A única forma eficiente de consertar o brasil é mudando a educação das pessoas e esperando essas pessoas crescerem e assumirem a posição de tomar decisões. Algumas gerações depois, resolve.

Estava conversando com um amigo e percebemos que esses problemas topdos da cultura brasileira vêm da colônia. Essa terra era uma terra que dava tudo e onde as cosias não acabavam. Era só vir pra cá e pegar. Quem veio pra cá foram os inescrupulosos e imediatistas, aqueles que fariam qualquer cosia para obter lucro próprio, sem se importar com os demais ou com o ambiente à sua volta. E foram essas pessoas que criaram e educaram os brasileiros por 500 anos.

Então, pra resolver esse problema, a solução é realmente a educação. O problema é: quem vai ensinar? No fim das contas, estamos num problema do ovo e da galinha.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #85 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:03:56 »
Eu concordo que as dificuldades são imensas, Snow, mas há um fenômeno interessante aqui: a população brasileira média espera que o governo, seja lá isso o que for, resolva os problemas do país. A Veja (salvo engano) comentou recentemente resultado de uma pesquisa apontando que os pais estão "muito satisfeitos" com a qualidade do ensino de seus filhos, enquanto indicadores internacionais demonstram que estamos cada vez piores nessa área. Ora, espera-se que pais conscientes ao menos acompanhem o que seus filhos estão aprendendo, e que reajam de acordo quando as coisas vão mal.

O que estou querendo dizer é que, sim, existem muitas barreiras burocráticas, sim falta vontade política, mas também não dá para esperar que os políticos (até por refletirem o que somos) resolvam um problema que a maioria de nós sequer registra como sério.

Eu prevejo que o Brasil está chegando rápido a um ponto de inflexão. OU a gente aprende de uma vez que burocracia e Lei de Gérson não nos levam a lugar algum, OU esse país vai perder de vez o bonde da história. Gente entusiasmada e com vontade de continuar tentando fazer daqui um lugar melhor é mais necessária do que nunca. Mas chega uma hora em que até mesmo os mais entusiasmados desanimam.

E aí?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #86 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:08:13 »
Complementando, Dodo: não é que o Brasil não tenha conserto: é que a gente sempre está melhorando atrasado em relação ao que poderia/ deveria. Só que vai chegar uma hora em que isso não vai bastar.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2009, 12:28:00 por Dbohr »

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:10:06 »
Pergunta imbecil:

O que significa exatemente essa expressão brasileiro médio nas palavras de vocês?

O Barata, o Dbohr e o Elton já usaram esse termo.

Seria aquele cidadão que é a maioria nos centros urbanos?

Porque, pelo menos para mim, que me criei numa favela (hoje não é mais, mas era um lugar bem perigoso aqui), todo o brasileiro espera que o governo faça algo. E aí vai desde o sujeito que cata papel para sobreviver até o dono de algum negócio próprio, não necessariamente pequeno.
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:11:06 »
O governo é uma das poucas entidades cujas decisões afetam todo o país. Outra é a mídia.

Eu penso primeiro no governo pra esse tipo de coisa porque é a coisa certa. É pra isso que o governo existe em primeiro lugar. Mas realmente, ficar de braços cruzados esperando o governo ter a boa idéia de mobilizar uma evolução cultural não vai adiantar muito. Existem 2 jeitos de conseguir que as autoridades façam as cosias que você quer: o revolucionário (passeata, piquete etc) e o que funciona (falar com as pessoas certas sem confrontá-las, lobby). Sempre que eu falo sobre conseguir algo com os governantes, me refiro a mobilizar-se do segundo jeito.

Como mencionei a mídia, talvez injetar valores decentes nas novelas da Globo também seja uma ótima forma de começar a fazer girar a engrenagem da evolução cultural. Mas, vai achar roteirista que faça isso sem transformar a novela naquele seriado do Lucas Silva e Silva...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:11:41 »
Complementando, Dodo: não é que o Brasil não tenha concerto: é que a gente sempre está melhorando atrasado em relação ao que poderia/ deveria. Só que vai chegar uma hora em que isso não vai bastar.

Nesse caso em particular eu tenho quase certeza de que isso se deve ao fato de tentarmos copiar o que dá certo (ou nem tanto) lá fora. Quando funciona, continua, caso contrário começa tudo de volta.
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:13:29 »
O que significa exatemente essa expressão brasileiro médio nas palavras de vocês?
[...]
Seria aquele cidadão que é a maioria nos centros urbanos?

Também. E aquele cidadão que é maioria no sertão, na caatinga e na amazônia.

Porque, pelo menos para mim, que me criei numa favela (hoje não é mais, mas era um lugar bem perigoso aqui), todo o brasileiro espera que o governo faça algo. E aí vai desde o sujeito que cata papel para sobreviver até o dono de algum negócio próprio, não necessariamente pequeno.
Se todos têm um comportamento, esse é o comportamento médio.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #91 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:16:09 »

Conserto tem.  Mas o preço é bem mais alto e mais sério do que muitos gostariam de crer.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #92 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:22:28 »
Nesse caso em particular eu tenho quase certeza de que isso se deve ao fato de tentarmos copiar o que dá certo (ou nem tanto) lá fora. Quando funciona, continua, caso contrário começa tudo de volta.

Na minha opinião o problema está nem tanto em copiar o que funciona com outros quanto em não tentar construir a base necessária para que essas soluções se sustentem. 

Historicamente o Brasil tem tentado conquistar uma série de títulos e reconhecimentos que sequer compreende.

E vaidade não é substituto para competência, nem para cidadania.  Nem mesmo a singular abundância de riquezas naturais (e a singular disposição em aceitar sistemas políticos francamente predatórios) do Brasil pode segurar essa bola de neve indefinidamente.  Nós ainda não vimos o pior - de fato, nem mesmo nos permitimos compreender quão ruim já é nossa situação atual.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #93 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:27:12 »

O Barata, o Dbohr e o Elton já usaram esse termo.

Depende do contexto, da leitura que se quer dar, e, principalmente, da metodologia aplicada para aferir o tal termo.

Se eu sacar um brasileiro qualquer dentro do território nacional, diria que há uma chance muito grande dele gostar de futebol. Diria que há uma chance grande dele assistir BBB (ainda que diga que não goste). Há uma boa chance deste mesmo brasileiro assistir novela e uma chance bastante razoável de gostar de pelo menos um desses tipos de música: axé, funk, sertaneja, brega, pagode. E por aí vai. Você pode continuar empilhando estereótipo em cima de estereótipo, mas quanto mais o fizer, mais distante você vai estar da verdadeira média - seja lá ela qual for.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #94 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:43:51 »
(...)... citizens of any country have three options: love it, leave it, or fix it. I don't know about you but when the toilet breaks at my house, I don't move, I call the plumber.

Mike Caton

(... cidadãos de qualquer país têm três opções: amá-lo, deixá-lo ou arrumá-lo. Eu não sei quanto a vocês, mas quando meu banheiro quebra eu não me mudo, eu chamo um encanador.)

Perfeito.  E é por isso que eu questiono a própria existência do Brasil enquanto país.  

O que se chama hoje de Brasil não tem mecanismos para melhorá-lo.  Apesar de toda a insistência em imitar cosmeticamente as instituições políticas modernas, continua sendo um sistema político feudal, em que os políticos se apresentam como salvadores e não como representantes do povo, e o povo não vê nada de estranho nisso.

Tanto é que nós sequer elegemos representantes no Judiciário - e ninguém estranha.  E na verdade mesmo as eleições para o Executivo e o Legislativo são mais rituais do que manifestações conscientes.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:51:58 »
Todos os países que hoje consideramos civilizados em algum ponto de sua história enfrentaram problemas semelhantes aos do Brasil e até piores. Os dinamarqueses não nasceram um povo civilizado e incorruptível, eles se tornaram assim, eles evoluíram. Essa história de que o brasileiro não tem jeito, estamos fadados a ser eternamente bárbaros e que a única coisa sensata a fazer são as malas me soa como uma espécie de Criacionismo. Criacionismo cultural. Eu sou evolucionista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #96 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:58:33 »
Sem negar nenhum dos nosso muitos problemas, eu acho que estamos acostumados demais a aceitar acriticamente os estereótipos sobre nós mesmos. É a questão acertadamente apontada pelo Dodo ali em cima - isso do "brasileiro médio" ser assim ou assado depende muito do espaço amostral, das condições iniciais e diversos outros fatores.

Não tiro a razão do Uilinili nem a do Ricardo RCB. Precisamos arregaçar as mangas, sim, e é o que muitos de nós fazemos a vida toda. Mas nem todo mundo agüenta o tempo todo.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #97 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:59:47 »
Eu faço parte do time que já perdeu as esperanças.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:00:30 »
Eu faço parte do time que já perdeu as esperanças.

Idem.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:25:21 »

Na minha opinião o problema está nem tanto em copiar o que funciona com outros quanto em não tentar construir a base necessária para que essas soluções se sustentem. 

Existe a certeza de que soluções importadas se sustentarão sozinhas.
Parece piada, mas não é.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!