Todos os países que hoje consideramos civilizados em algum ponto de sua história enfrentaram problemas semelhantes aos do Brasil e até piores. Os dinamarqueses não nasceram um povo civilizado e incorruptível, eles se tornaram assim, eles evoluíram. Essa história de que o brasileiro não tem jeito, estamos fadados a ser eternamente bárbaros e que a única coisa sensata a fazer são as malas me soa como uma espécie de Criacionismo. Criacionismo cultural. Eu sou evolucionista.
Pelo contrário, eu não acho
possível a situação atual continuar indefinidamente. Só não sou otimista quanto ao tipo e gravidade das mudanças que inevitavelmente acabarão por vir.
Não há nenhuma garantia de que a cultura brasileira não imploda de alguma forma traumática antes de adquirir solidez e estabilidade - e na minha opinião é praticamente certo que implodirá, talvez com muita violência.
Note que nisso o Brasil não está necessariamente pior do que muitos países de primeiro mundo: os EUA e a Grã-Bretanha praticamente cometeram genocídio dos habitantes originais de seus territórios, por exemplo. E o banho de sangue que foi a Revolução Francesa não deve ser desprezado tampouco.
É triste dizer, mas muito da estabilidade atual dessas nações vem do fato de que as soluções militares
funcionam quando suficientemente drásticas. São vergonhosas, indignas, mas funcionam.