Saber a situação em que os furtos (não apenas de brasileiros) acontecem, ajudaria um pouco.
Exemplos:
- Uma fábrica pode ter menos brasileiros e mais chineses, mesmo nesse caso os furtos praticados por brasileiros são a maioria?
- Nas situações onde observa-se uma maior incidência de furtos, o fator de se possuir uma maioria de brasileiros contribuiu para o aumento das estatísticas?
- Todos os que furtos relatados foram MESMO cometidos por brasileiros?
E por aí vai.
Não discordo de você no que diz respeito aos dekasseguis não se adaptarem no Japão e estarem lá apenas como uma forma de garantir um pé de meia, por outro lado eu imagino crianças brasileiras sendo estimuladas desde cedo a desejarem um emprego no Japão, relegando para segundo plano quaisquer expectativas sobre o Brasil.
Pode parecer até besteira o que eu falo, mas os poucos dekasseguis que conheci eram japoneses no Brasil, e brasileiros no Japão. Não sei se você me entendeu. De uma maneira ou de outra, eles não se enquadravam em nenhum lugar.
Isso não justifica os eventuais crimes cometidos por eles e nem faço pouco caso de sua experiência com a situação, mas usar disso para tratar a todos os brasileiros como sendo um bando de ineptos que tem na sua lei marior, a Carta Magna de Gerson, um único paragrafo: Levar vantagem em tudo, me parece um pouco de exagero.