Para quem chegou agora e não teve paciência de ler todos os posts, repito abaixo o que coloquei lá na página 7:
Meu instinto anti-XXX só entra em ação quando o XXX tenta usar o nome da ciência em vão ou se valer de abordagens pseudo-ciêntíficas para validar pontos de sua doutrina , enganar, prejudicar pessoas ou promover práticas e comportamentos comprovadamente nocivos à saúde física, mental ou à comunidade. Fora isso, vejo XXX como uma crença iguais às outras.
XXX = nome de seita, crença ou religião.
Por isso, não posso comparar o espiritismo e a cientologia às demais religiões pois usam a pseudo-ciência para parecerem superiores, as "verdadeiras". Essa intenção é clara e evidente.
Acho que sob este ângulo, posso entender o ponto de vista do Dantas. Não concordo quando ele critica a idéia da reecarnação espírita para apresentar a visão do budismo. É trocar groselha por groselhinha. Mas se ele compartilha a mesma visão que apresentei acima, fica mais fácil perceber um cético budista criticando uma abobrinha pseudo-científica.
---------------
Off topic
- Divaldo Franco, o médium, apareceu hoje no Programa da Ana Maria Braga - TV Globo numa matéria de 30 minutos sobre psicografia. O fenômeno foi apresentado como provado, indiscutível e como prova absoluta da existência do mundo espiritual. Ana Maria Braga chorou em rede nacional de emoção ao saber em primeira mão que o tratamento do seu câncer de seio foi acompanhado, em pararelo às sessões de quimioterapia, por uma equipe de médicos espirituais comandados pelo espírito do Dr Bezerra de Menezes, que compareceu ao programa desta manhã como um fantasminha camarada. Incrível....