Autor Tópico: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor  (Lida 34126 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #425 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:02:49 »
Enfim.

Se o desejo é demonstrar que o Budismo é apenas mais uma religião como tantas outras, acho que é chover no molhado: claro que é religião. Se é demonstrar que há Budistas que cometem excessos, é outra obviedade. Se é dizer que há interpretações literais demais no Budismo, idem. Contra-argumentar que o Budismo tem aspectos positivos e que nem tudo é ferro e fogo, idem-ibidem.

Estou realmente confuso agora.

Dbhor

e chegamos ao ponto, oh my god, que estava debatendo aqui até agora. Dizer que budismo é uma religião como as outras é chover no molhado, apenas isso. Ponto. Acabou, Finito. The end.

É o que estava propondo....
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #426 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:03:47 »
Mas isso é o ÓBVIO ULULANTE, gentes :-)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #427 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:04:17 »
A propósito, você tem o link dessa notícia, Agnóstico? Procurando por 'sri lanka garota deusa' e variações não encontrei nada.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #428 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:04:42 »
Faço minhas as palavras do Dbohr.

Levar para os extremos é uma forma incrivelmente simples de não debater.

Posso dizes que eles são pessoas.
Mas não são os únicos budistas da face da terra.
E como você emmso colocou com o caso da "deusa" eles podem ser budistas (mas da mesma forma podem ser por suas ações nomeados de hinduistas ou de xintoistas ou de xamanistas ou de animistas).

Não senhor Vitor. Não responder é uma forma de não debater.

Você sai pela tangente... isso é para posicionar que é muito fácil comparar o que o cristianismo tem de pior com o que o budismo tem de melhor....

eu devo estar ficando louco...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #429 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:04:53 »
Acho que todo mundo chegou à conclusão de que Budismo é tão místico quanto qualquer outra religião e que deve ser submetida ao mesmo ceticismo e que não pode ser colocada em patamar superior seguro de críticas.

Próxima religião. Maradonismo... Go!
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #430 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:05:31 »
... eu prefiro o Googlismo ou o Jediísmo ao Maradonismo...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #431 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:05:51 »

pois é... deveria ser né...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #432 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:06:04 »

Já tentou explicar isso pro Dantas e pro Dante? :P

edit: Eu voto pelo Googlismo.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009, 17:09:26 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #433 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:06:14 »
A propósito, você tem o link dessa notícia, Agnóstico? Procurando por 'sri lanka garota deusa' e variações não encontrei nada.

Tá no tópico de notícias bizarras, André.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #434 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:06:36 »
Você sai pela tangente... isso é para posicionar que é muito fácil comparar o que o cristianismo tem de pior com o que o budismo tem de melhor....

Questão de ordem: Victor Pax não estava comparando Budismo ao Cristianismo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #435 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:07:08 »
Acho que todo mundo chegou à conclusão de que Budismo é tão místico quanto qualquer outra religião e que deve ser submetida ao mesmo ceticismo e que não pode ser colocada em patamar superior seguro de críticas.

hehehe... pelé é melhor que maradona... eu posso provar.... e Zidane poe o Zico no chinelo

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #436 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:09:04 »

Já tentou explicar isso pro Dantas e pro Dante? :P

Deixa eu explicar melhor: é óbvio que o Budismo é uma religião, tanto quanto é óbvio que o Catolicismo, o Espiritismo, o Ockraísmo são religiões (tá, talvez esse último não seja :hihi:). Se as alegações de uma são mais ou menos sólidas do que as demais é um ponto que eu deixo aos filósofos e respectivos praticantes.

E acho que era isso que o Dante Cardoso estava dizendo, mas não posso falar por ele.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #437 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:11:04 »
Ok, vou ter mesmo que fazer um compêndio dos argumentos...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #438 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:14:25 »
E era o ponto que eu estava discutindo. Como comparar reinos celestiais com espíritos? Qual dos dois é mais "sólido"? Ambos são toscos, groselhas. E o principal, ambos não possuem evidências do que afirmam.

O único "argumento" usado foi paixão pela religião, só.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009, 17:19:36 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #439 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:23:27 »
é isso o que tenho dito Di.... mas eu devo estar ficando louco e velho demais para fazer pessoas saberem que o grau de apego a uma ideologia é determinante sobre sua capacidade de julgamento...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #440 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:29:27 »
Não tenho conhecimento sobre os preceitos e alegações do Budismo, então não tenho como opinar sobre sua validade. Mas não posso deixar de concordar com o cerne do argumento de vocês, embora ache que o Agnóstico poderia ter sido menos contundente.

Enfim...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #441 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:30:30 »

Tá no tópico de notícias bizarras, André.
Valeu. :ok:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #442 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:36:34 »
Não tenho conhecimento sobre os preceitos e alegações do Budismo, então não tenho como opinar sobre sua validade. Mas não posso deixar de concordar com o cerne do argumento de vocês, embora ache que o Agnóstico poderia ter sido menos contundente.

Enfim...

Já falo sobre essa contundência no apanhado que estou fazendo Dbhor

abraços

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #443 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 18:54:13 »
Para quem chegou agora e não teve paciência de ler todos os posts, repito abaixo o que coloquei lá na página 7:

Citação de: [url=http://]Gigaview[/url]
Meu instinto anti-XXX só entra em ação quando o XXX tenta usar o nome da ciência em vão ou se valer de abordagens pseudo-ciêntíficas para validar pontos de sua doutrina , enganar, prejudicar pessoas ou promover práticas e comportamentos comprovadamente nocivos à saúde física, mental ou à comunidade. Fora isso, vejo XXX como uma crença iguais às outras.

XXX = nome de seita, crença ou religião.

Por isso, não posso comparar o espiritismo e a cientologia às demais religiões pois usam a pseudo-ciência para parecerem superiores, as "verdadeiras". Essa intenção é clara e evidente.

Acho que sob este ângulo, posso entender o ponto de vista do Dantas. Não concordo quando ele critica a idéia da reecarnação espírita para apresentar a visão do budismo. É trocar groselha por groselhinha. Mas se ele compartilha a mesma visão que apresentei acima, fica mais fácil perceber um cético budista criticando uma abobrinha pseudo-científica.

---------------
Off topic
- Divaldo Franco, o médium, apareceu hoje no Programa da Ana Maria Braga - TV Globo numa matéria de 30 minutos sobre psicografia. O fenômeno foi apresentado como provado, indiscutível e como prova absoluta da existência do mundo espiritual. Ana Maria Braga chorou em rede nacional de emoção ao saber em primeira mão que o tratamento do seu câncer de seio foi acompanhado, em pararelo às sessões de quimioterapia, por uma equipe de médicos espirituais comandados pelo espírito do Dr Bezerra de Menezes, que compareceu ao programa desta manhã como um fantasminha camarada. Incrível....
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #444 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 19:16:30 »
Off topic
- Divaldo Franco, o médium, apareceu hoje no Programa da Ana Maria Braga - TV Globo numa matéria de 30 minutos sobre psicografia. O fenômeno foi apresentado como provado, indiscutível e como prova absoluta da existência do mundo espiritual. Ana Maria Braga chorou em rede nacional de emoção ao saber em primeira mão que o tratamento do seu câncer de seio foi acompanhado, em pararelo às sessões de quimioterapia, por uma equipe de médicos espirituais comandados pelo espírito do Dr Bezerra de Menezes, que compareceu ao programa desta manhã como um fantasminha camarada. Incrível....

:histeria:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #445 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 20:13:53 »
vou dar uma olhada em textos e práticas do zen budismo. A esta altura pode ser preconceito, mas realmente me parece estranho existir algo que não afirma nada e não diz nada de maneira alguma e seja util para algo, mas como disso vou procurar.

Uma vez fiz um desenho de um lobo. Mas não consegui reproduzi-lo mais.

Deve estar na casa da minha mãe.

é por aí...

Um hai-kai zen:

A rã pula no poço.
Ploft!

Vai entender....

http://www.insite.com.br/rodrigo/poet/o_zen_e_a_arte_do_haikai.html

Nem todos são non-sense.

Mas em todo caso o zen budismo (chan em chinês) tenta separar experiência de sua descrição. Então postula (corretamente, em termos simbólicos) que toda explicação do universo ou da experiência nele, é limitada e portanto incorreta.

Mais ou menos o que falávamos da dificuldade de nomenclatura de fenômenos físicos que sobrepassam nossa experiência comum, mas levada à filosofia.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #446 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 20:15:22 »

Não, peraí, o Maradonismo tem uma BASE FACTUAL muito maior ! :)

La garantia soy yo !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #447 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 20:54:13 »
Nem todos são non-sense.

Claro que não. Mas espere o arsenal anti-groselha zen que o Agnóstico está preparando.
Ando até desconfiado que ele é um mestre zen e nem desconfia disso.  :)

------
Brincadeirinha Agnóstico, brincadeirinha... :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #448 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 21:22:13 »
hehe esse Giga. To terminando o non-sense primeiro fiz esse tópico com um compêndio que tinha falado...

../forum/topic=19100.0.html

abs
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009, 21:25:36 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #449 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 08:01:06 »

Questão de ordem: Victor Pax não estava comparando Budismo ao Cristianismo.

Eu disse que já que as pessoas estavam praticando uma ação que não é a da sua religião (assumir não só a existência deusas, mas apontar uma "encarnada") essa pessoas poderiam ser tanto cristãs quanto budistas que isso não indicaria pratica do cristianismo nem do budismo.

Sabem, na lista de budismo que participo volta e meia aparece um espírita falando da similaridades entre as duas religiões e quereno dizer que a emancipação budista é o meos que a reencarnação espirita.

Aí nós perguntamos... se não existe alma o que p... reencarna?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!