Autor Tópico: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor  (Lida 34124 vezes)

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #375 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:54:47 »
Her.. confesso que não conheço essa passagem, mas sendo uma religião que fala que se existem deuses eles estão mais perdidos que nós por isso é perda de tempo esperar por eles, acho meio "hinduista" essa história.

Lembra aquele caso do homem que estrupou a filha pois na biblia estava escrito que ele colheria o que plantasse.

Tem certeza que quer ir por essa "linha de debate"?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #376 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:57:40 »
Claro que sim, não podemos comparar o bom de uma com o mau de outra

Simples,compare budistas do brasil com cristãos suecos... ou compare cristãos do Haiti com budismo do Sri lanka

e Victor, responda sobre a participação de budistas em genocídios, as groselhas do texto, a diferença que há entre niveis de cristãos, niveis de budistas, islâmicos e etc.. vamos ser ao menos um pouco imparciais

Dbhor, vide o post anterior.

Pode comparar Westboro Baptist Church, da IURD, com o Sri Lanka e outros. Todas as religiões vão ter seus max estúpidos de acordo com a pobreza e ignorância da região... Não me venham creditar a uma superioridade do budismo...

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #377 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:58:38 »
Para mim, pelo menos, não era esse o foco da discussão.

O foco é(era?) um forista, critico de outras religiões e seus seguidores, agindo iguais os mesmos. Logo, quando confrontado com essa "acusação", ele quis dar um ar de superioridade a sua religião. Outros foristas se juntaram em sua defesa, e aqui estamos: porque o budismo seria superior as outras religiões, como espiritismo ou cristianismo?

Porque devas e reinos celestiais não são besteiras, são apenas parábolas, e reencarnação e espiritos superiores são apenas besteiras?
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 17:01:44 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #378 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:59:42 »
Repare que não estou sugerindo a superioridade do Budismo ou de qualquer outra.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #379 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:01:50 »
Eu pelo menos estou creditando uma certa má vontade sua em debater.
Da mesma forma que o Erivelton tudo que for apresentado será furado e levado para algum extremo para fazer valer uma visão pessoal do assunto.

Até me disponho a dar minha opinião sobre o assunto, mas se for nesse nível concordam que fica difícil?

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #380 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:04:08 »
Her devas e reinos celestiais não seriam hinduismo?

Eu não estou dizendo que seja superior, mas que existem diferenças que são apagadas para poder dizer que "é tudo igual".

Sejamos céticos mas éticos.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #381 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:06:05 »
Her devas e reinos celestiais não seriam hinduismo?

Talvez exista no hinduismo, não tenho certeza. No budismo, existe.

E lembrando de Brahma também... porque Brahma não é besteira e o deus cristão é?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #382 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:08:00 »
Victor, argumenta, já colocamos sugestões de critérios
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #383 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:18:29 »
e se você quiser uma coletânea de textos legais, tá aqui... ../forum/topic=19100.150.html#msg418785

Mais uma vez: Não nego que pode ter algo de bom no budismo, como não nego que tenha no espiritismo, e no catolicismo. Usemos os mesmos critérios, ou estabeleçamos um novo conjunto de critérios

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #384 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:21:13 »
Eu acho que a maioria aqui usa critérios até bem razoáveis. Alguns saem da linhas às vezes, mas só alguns.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #385 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:27:15 »
16 páginas para provar que o budismo também tem um padre Quevedo, pelo menos aqui no fórum.
 :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #386 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:31:08 »
O que estamos falando é: Se o espiritismo é uma besteira, o mesmo para o budismo. Se você se propõe a tratar textos ridículos como parábolas, faça isso para todas as religiões.

Claro! Afinal, religião é só uma coletânea de textos, e não de práticas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #387 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:35:43 »
Então ok, combinado. É tão bom e ruim como todos os outros.
Antes que fale, podemos entrar nas práticas também...

Eu acho que a maioria aqui usa critérios até bem razoáveis. Alguns saem da linhas às vezes, mas só alguns.

Não entendi Dbhor

Estou propondo que as pessoas que defendem a superioridade de uma religião frente a outra, façam critérios objetivos para isso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #388 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:40:04 »
Ah, então eles não acreditam que quem odeia é o deus deles? Bom, então são crentes não-crentes, ou são apenas racistas que criaram um deus como desculpa. É uma acusação forte.

Di, para de se fazer de bobo. O que você está falando é análogo a:
Não são os islâmicos que são misóginos, é o islamismo.
Não são os nazis que são racistas, é o nazismo.

As pessoas racionalizam seu ódio, aderem às idéias que o justifiquem... sem que tenham conciência disto.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #389 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:43:17 »
Então ok, combinado. É tão bom e ruim como todos os outros.
Antes que fale, podemos entrar nas práticas também...

Não entendi Dbhor

Estou propondo que as pessoas que defendem a superioridade de uma religião frente a outra, façam critérios objetivos para isso.

Comecemos assim: Você já foi discriminado por algum budista?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #390 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:44:58 »
no Brasil ou no Sri Lanka?

Dante... você tem que levar o contexto do pais. Aqui, budismo é uma religião de elite.

Você já foi discrimiando por um cristão sueco?

Há relatos de genocidios causados po budistas?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #391 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:48:21 »
e mais... quantos budistas você conhece e quantos evangélicos você conhece?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #392 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:52:55 »
e mais... quantos budistas você conhece e quantos evangélicos você conhece?

Não sei.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #393 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:53:33 »
no Brasil ou no Sri Lanka?

Dante... você tem que levar o contexto do pais. Aqui, budismo é uma religião de elite.

Você já foi discrimiando por um cristão sueco?

Há relatos de genocidios causados po budistas?

Depois eu que sou tendencioso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #394 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 18:17:51 »
mas Dante, porque tendencioso?

Estou te dizendo que poderíamos esperar que uma religião de paz não gerasse um povo que cometesse genocídios. O que estou te dizendo é que isso aconteceu N vezes.

Estou te dizendo que existe um fator relacionado a condição social dos praticantes. Cristãos na suécia são uma graça, (minha esposa é filha de Suecos...)

estou te dizendo que no Brasil o budismo é uma religião de pessoas de elite... eles vão se comportar melhor..

Onde está  minha tendência? tendência a que se não estou protegendo ninguém e igualando a todos? tendencioso contra sua religião? Discordo dante

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #395 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 18:50:44 »
Ah, então eles não acreditam que quem odeia é o deus deles? Bom, então são crentes não-crentes, ou são apenas racistas que criaram um deus como desculpa. É uma acusação forte.

Di, para de se fazer de bobo. O que você está falando é análogo a:
Não são os islâmicos que são misóginos, é o islamismo.
Não são os nazis que são racistas, é o nazismo.

As pessoas racionalizam seu ódio, aderem às idéias que o justifiquem... sem que tenham conciência disto.

Para mim, pelo menos, não era esse o foco da discussão.

O foco é(era?) um forista, critico de outras religiões e seus seguidores, agindo iguais os mesmos. Logo, quando confrontado com essa "acusação", ele quis dar um ar de superioridade a sua religião. Outros foristas se juntaram em sua defesa, e aqui estamos: porque o budismo seria superior as outras religiões, como espiritismo ou cristianismo?

Porque devas e reinos celestiais não são besteiras, são apenas parábolas, e reencarnação e espiritos superiores são apenas besteiras?

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #396 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 18:57:28 »
Bom, então quem diz que Brahma é "besteira" (já que está não se deve dar importância a ele já que sabe/pode tanto quanto nós) é o próprio budismo.
(mas essa de deva e Brahma no budismo é nova para mim... não seria em alguma parábola sobre como os deuses são "humanos" e falhos?).

Quanto às diferenças, caso chegue um budista para um monge e fale que não acha que Buda existiu será apenas inquérito se acha que os ensinamentos não estão corretos e principalmente a prática.
Caso seja com um padre/pastor/médium... bom imaginam o que vai escutar.

É cobrada de muitas religiões a literalidade de suas escrituras/passagens, e com isso a obediência a autoridade que a representa.
Já vejo no budismo a clara indicação da observância da subjetividade do que é passado e (na maioria das vezes) é pedido o respeito a quem a transmite.
Lembremos que uma dita que seu fundador disse “EU sou o caminho a verdade e a vida e ninguém chega ao pai sem passar por mim” e a outra que seu fundando disse para não tomar nada que ele tenha dito ou que esteja escrito como verdade sem antes passar pelo crivo da análise (palavras minhas).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #397 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:43:41 »
Bom, então quem diz que Brahma é "besteira" (já que está não se deve dar importância a ele já que sabe/pode tanto quanto nós) é o próprio budismo.
(mas essa de deva e Brahma no budismo é nova para mim... não seria em alguma parábola sobre como os deuses são "humanos" e falhos?).

Em nenhum lugar do texto diz: Atenção, você está lendo uma parábola.
A situação é exatamente igual a do cristianismo/espiritismo

Quanto às diferenças, caso chegue um budista para um monge e fale que não acha que Buda existiu será apenas inquérito se acha que os ensinamentos não estão corretos e principalmente a prática.
Caso seja com um padre/pastor/médium... bom imaginam o que vai escutar.

Na verdade não. Eu ia em um centro espírita que, apesar de falar muita merda, não tinham nenhum problema com jesus...

Isso na verdade é um ad hoc seu... você nem conhecia o Devas... Já viu o  bhikkhu??
E vá para Sri Lanka e diga que Devas não existe...  você ainda não entendeu isso, que sua visão do budismo é bem influenciada pelos filmes de Hollywood...

É cobrada de muitas religiões a literalidade de suas escrituras/passagens, e com isso a obediência a autoridade que a representa.
Já vejo no budismo a clara indicação da observância da subjetividade do que é passado e (na maioria das vezes) é pedido o respeito a quem a transmite.
Lembremos que uma dita que seu fundador disse “EU sou o caminho a verdade e a vida e ninguém chega ao pai sem passar por mim” e a outra que seu fundando disse para não tomar nada que ele tenha dito ou que esteja escrito como verdade sem antes passar pelo crivo da análise (palavras minhas).

Não, isso já foi respondido N vezes. Não é cobrado de muitas religiões. Alguns locais mais desenvolvidos são mais livres, outros são mais restritos. Paises pobres com o budismo vão ter problemas com a literalidade... você vai ficar repetindo isso que já foi respondido 100x?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #398 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:02:53 »
Mas Victor, o mas simples é o seguinte: Alguém com um código moral bom vai ser melhor do que alguém sem um código moral bom?

Ou, podemos esperar que 1000 pessoas com um código moral superior a outras 1000 pessoas se comportem na média melhor?

Neste caso, há alguma dica que Suiços se comportem pior do que Japoneses? Ou budistas chineses melhor do que neo zelandeses?
Mais uma vez, budistas cometeram massacres menos selvagens que seus pares cristãos??

Devemos ficar discutindo fligranas quando existe um mundo de fatos para analisarmos? No meu ponto de vista, algo que é melhor que o outro gera melhores resultados... é estranho ficarmos discutindo nada e ignorarmos fatos.

Por exemplo, temos algumas estatísticas ateistas (../forum/topic=16868.0.html) de diversas fontes diferentes, que sugerem que ateus se divorciam menos, são menos presos, etc.. 

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #399 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:52:53 »
Agnóstico, acho que o Victor está pensando no Zen que está um pouco distante do legado hinduísta do budismo. No início também tinha essa ótica, pois meu pouco conhecimento do budismo está focado no Zen e cheguei a ele através do taoísmo, como aconteceu históricamente de fato.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!