Autor Tópico: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor  (Lida 34122 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #325 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 22:50:58 »
Agnóstico, a gente nem está mais discutindo budismo... Sinceramente, mas seu comportamento com Dantas já está virando trollismo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #326 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 22:54:23 »
deixa eu rever os textos e já posto. Um minuto.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #327 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 23:00:55 »
Agnóstico, a gente nem está mais discutindo budismo... Sinceramente, mas seu comportamento com Dantas já está virando trollismo.

Para mim parece trollismo desde o começo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 23:06:20 »
Dante, trollismo é deixar um monte de posts em aberto sem responder e fazer inserções pontuais fora do contexto do debate.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #329 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 23:38:47 »
No meu ponto de vista, o Dantas afirma a superioridade de sua religião contra todos os argumentos possíveis. Se eu critico a doutrina inclusive com negritos de partes absurdas, ele me pede para lê-los melhor, sem argumentos ao mesmo tempo que continua a afirmar a superioridade do budismo.

Ao pontuar que a colher com que ele mede o espiritismo é bem diferente da medida do budismo, fui chamado de preconceituoso. Ora, não tenho problema algum com isso, mas ao menos deveríamos ter a noção exata do porque o espiritismo merece todo o desprezo do Dantas... e já o budismo não.

É a qualidade dos textos?
É a lógica, correção e coerência das premissas religiosas?
É a não participação em crimes contra humanidade, o que provaria que budistas são mais afeitos a paz do que outros?
É a existência de fanáticos em uma religião e não em outra?
É a existência de indicadores que mostram que uma é mais eficiente do que a outra?
É a visão óbvia de que um budista é melhor do que um espírita em algo?

Existe algum fato para alguém continuar insistindo em destruir uma religião equivalente ao mesmo tempo que coloca a sua nas alturas?

Que pontos estão sob a mesa para chegarmos a alguma conclusão sobre esse assunto?

Para posts pontuando essas diferenças, apenas coisas como "porque não deveria ser" ou "é uma confissão" ou outras coisas com objetivos para deixar debates em aberto.

Bom, dito isso, vejo que não é produtivo argumentar com o Dantas sobre budismo. Não vamos chegar a lugar nenhum, como nunca chegamos com qualquer outro religioso.

Para mim, o tópico foi importante para deixar claro e discutir esse mito budista aqui no CC. Antes devia falar de religião é X, Y, Z com exceção honrosa ao budismo. Mais uma vez, não devemos respeito a religião alguma. Devemos respeito às pessoas, qualquer religião aqui é um assunto como qualquer outro.

Ficar nervoso ao ver questionada uma religião enquanto a outra é tida como passível de malhação é um equívoco.

Para não ficar a sensação de perseguição ao Dantas, vou me abster de citar seus posts, mas vou comentar em abstrato o assunto.

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2009, 00:27:21 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #330 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 08:26:35 »
Não é trollismo. Se isso fosse trollismo, toda a área de religiões teria que ser fechada, e em particular quase tudo o que se fala contra o espiritismo - quer sejam os argumentos contrários sólidos ou não.

Mas sim, Agnóstico, a sua linguagem está mais carregada do que deveria. Não existe nenhum movimento de preservação ao Budismo aqui, ou de deixar a religião num pedestal elevado acima das demais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #331 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 19:29:23 »
Eu preciso deixar mais uma vez registrada minha discordância enfática da opinião do moderador. 

Por um motivo deixei essa equipe... :)

Quanto à atitude do Agnóstico, a esta altura não é mais trollismo, é falta de civilidade mesmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #332 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 19:40:48 »
Chega um ponto que devemos entender que o debate já não faz mais sentido :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #333 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 20:51:42 »
Eu preciso deixar mais uma vez registrada minha discordância enfática da opinião do moderador. 

Cartão Amarelo, Dantas.

E se para você dizer que você "deixou a equipe" te faz dormir melhor, bem...

Bons sonhos... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #334 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 22:42:55 »
Dantas, Agnóstico, alguém quer café? Respirem fundo, tomem um gole, e vamos voltar ao assunto.

Se vocês continuarem discutindo desse jeito, não vão chegar a porríssima de conclusão nenhuma. Acho que ambos sabem disso.

Budismo tem besteiras? Claro! Budismo é produto humano, pô. Neste ponto, é irrelevante:
*Comparar budismo com espiritismo, ou com qualquer outra religião;
*Comparar budismo com platonismo, ou outra linha filosófica qualquer;
A besteira é um dos atributos aristotélicos básicos do ser humano, meus caros :biglol:

E sim, essas besteiras são passíves de análise, crítica e ceticismo. Seria estranho se não fosse.

Da mesma forma, o budismo contém coisas úteis. ATÉ O CRISTIANISMO consegue ter alguma coisa útil, embora você precise chafurdar beeeeeeeem fundo nele ("amai uns aos outros" ainda é um conselho interessante, alguém discorda?).

Então, sugiro mais calma, mais debate, e menos discussão. Ok?
Latebra optima insania est.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #335 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 22:49:37 »
Dantas, Agnóstico, alguém quer café? Respirem fundo, tomem um gole, e vamos voltar ao assunto.

Se vocês continuarem discutindo desse jeito, não vão chegar a porríssima de conclusão nenhuma. Acho que ambos sabem disso.

Budismo tem besteiras? Claro! Budismo é produto humano, pô. Neste ponto, é irrelevante:
A besteira é um dos atributos aristotélicos básicos do ser humano, meus caros :biglol:

E sim, essas besteiras são passíves de análise, crítica e ceticismo. Seria estranho se não fosse.

Da mesma forma, o budismo contém coisas úteis. ATÉ O CRISTIANISMO consegue ter alguma coisa útil, embora você precise chafurdar beeeeeeeem fundo nele ("amai uns aos outros" ainda é um conselho interessante, alguém discorda?).

Muito bom, Khamai. :ok:

Se for candidato a moderador, eu faço campanha! rs  :P
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #336 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 23:18:23 »

Que é só o que temos pedido desde que isso começou :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #337 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 23:55:17 »

Cartão Amarelo, Dantas.

E se para você dizer que você "deixou a equipe" te faz dormir melhor, bem...

Bons sonhos... :)

Com certeza.  E você acaba de me mostrar que foi uma decisão necessária e acertada.  Pena que demorei tanto a tomá-la, foi desgaste inútil.

Moderação tem de ter coerência, senão perde a credibilidade.  Mas você já sabe disso, ou vai descobrir logo.

Passar bem, Diego!  A piada foi fraca, mas compensou na originalidade.

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2009, 23:57:29 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #338 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 01:21:36 »

Estávamos tentando mostrar esse ponto a umas 5 páginas :P

Lhe desejo boa sorte.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #339 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 02:37:31 »
Li o tópico todo e fiquei com duas dúvidas:

1 - Como se classificam as religiões? Há uma escala para definir qual é superior e qual é inferior?

2 - Como saber se o fiel da religião X é inferior ao fiel da religião Y? Tem uma escala para isso? Os ateus se encaixam onde nessa escala?

:P
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #340 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 02:41:11 »

1 - Como se classificam as religiões? Há uma escala para definir qual é superior e qual é inferior?

2 - Como saber se o fiel da religião X é inferior ao fiel da religião Y? Tem uma escala para isso? Os ateus se encaixam onde nessa escala?

:lol:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #341 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 03:11:07 »
Sim, Lua. É uma escolha individual. E existem indíviduos inferiores que fazem escolhas inferiores, como os membros da Westboro Batist Church.

E indivíduos superiores como você fizeram a escolha certa. Faça me o favor. Porque todo o religioso diz isso e nenhum suspeita de nada?

Não escolha certa, mas a melhor. A propósito, quando se vê isto, dá para colocar todas as religiões no mesmo saco?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #342 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 03:13:47 »

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #343 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 03:32:21 »

Just look at this!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #344 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 05:55:22 »

Dá até pra classificar. Primeiro, arrume uma medida, p.ex. "a inferioridade de determinada religião é diretamente proporcional ao número de citações sangrentas em seus livros dito santos". Essa é a melhor de todas.

Através do método que eu coloquei acima, oras... simples! Fiéis de religiões superiores são superiores eles mesmos!
Como ateus não tem livros santos, o número de passagens sangrentas no livro santo deles é zero. Portanto, somos superiores a todos!

Antes que alguém tente me refutar... ei, isso é brincadeira! Relaxem!
Latebra optima insania est.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #345 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 20:53:28 »

Pois é...  me lembro que disse:

Se vamos falar que as groselhas são metáforas, são para todas.
Se vamos analisar os textos, analisamos para todas...

Podemos colocar critérios: Participação em genocídios, guerras, indicadores sociais de países de mesmo nível, podemos colocar todos os critérios e sabemos quais serão as respostas

vamos ao Dante (again)
Sim, Lua. É uma escolha individual. E existem indíviduos inferiores que fazem escolhas inferiores, como os membros da Westboro Batist Church.

E indivíduos superiores como você fizeram a escolha certa. Faça me o favor. Porque todo o religioso diz isso e nenhum suspeita de nada?

Não escolha certa, mas a melhor. A propósito, quando se vê isto, dá para colocar todas as religiões no mesmo saco?

você está brincando, né?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #346 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 21:41:41 »
Eu juro que levei essa resposta dele na brincadeira...

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #347 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 03:44:02 »
Por que eu estaria brincando? O único motivo que eu vejo para vocês colocarem todas as religiões no mesmo saco é fanatismo anti-religioso.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #348 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 03:57:46 »
E o motivo para o budismo ser a "melhor" religião dentre todas esta muito claro.

Afinal, temos a "tabela de notas universal das religiões", onde vemos claramente o budismo em 1º.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #349 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 05:02:59 »
E o motivo para o budismo ser a "melhor" religião dentre todas esta muito claro.

Afinal, temos a "tabela de notas universal das religiões", onde vemos claramente o budismo em 1º.

Vocês não entenderam até agora que eu não estou fazendo apologia ao budismo, mas criticando o fanatismo anti-religioso. Pois se algum dia o ateísmo/agnosticismo/ceticismo forem reconhecidos como opções individuais validas que em nada lesam moralmente quem as escolhe, e se um dia a religião deixar de ser um empencilho para o avanço intelectual e moral da humanidade, não será graças ao fanatismo anti-religioso, mas a despeito deste.

Veja por exemplo esta situação. Membros da Westboro Batist Church dizendo que deus odeia homossexuais, católicos, judeus etc. rivalizando com outro grupo que alega que deus ama a todos. Você diria que ambos são igualmente idiotas por acreditar em deus? Ou diria que o segundo grupo tem ao menos um ponto positivo ao seu favor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!