No meu ponto de vista, o Dantas afirma a superioridade de sua religião contra todos os argumentos possíveis. Se eu critico a doutrina inclusive com negritos de partes absurdas, ele me pede para lê-los melhor, sem argumentos ao mesmo tempo que continua a afirmar a superioridade do budismo.
Ao pontuar que a colher com que ele mede o espiritismo é bem diferente da medida do budismo, fui chamado de preconceituoso. Ora, não tenho problema algum com isso, mas ao menos deveríamos ter a noção exata do porque o espiritismo merece todo o desprezo do Dantas... e já o budismo não.
É a qualidade dos textos?
É a lógica, correção e coerência das premissas religiosas?
É a não participação em crimes contra humanidade, o que provaria que budistas são mais afeitos a paz do que outros?
É a existência de fanáticos em uma religião e não em outra?
É a existência de indicadores que mostram que uma é mais eficiente do que a outra?
É a visão óbvia de que um budista é melhor do que um espírita em algo?
Existe algum fato para alguém continuar insistindo em destruir uma religião equivalente ao mesmo tempo que coloca a sua nas alturas?
Que pontos estão sob a mesa para chegarmos a alguma conclusão sobre esse assunto?
Para posts pontuando essas diferenças, apenas coisas como "porque não deveria ser" ou "é uma confissão" ou outras coisas com objetivos para deixar debates em aberto.
Bom, dito isso, vejo que não é produtivo argumentar com o Dantas sobre budismo. Não vamos chegar a lugar nenhum, como nunca chegamos com qualquer outro religioso.
Para mim, o tópico foi importante para deixar claro e discutir esse mito budista aqui no CC. Antes devia falar de religião é X, Y, Z com exceção honrosa ao budismo. Mais uma vez, não devemos respeito a religião alguma. Devemos respeito às pessoas, qualquer religião aqui é um assunto como qualquer outro.
Ficar nervoso ao ver questionada uma religião enquanto a outra é tida como passível de malhação é um equívoco.
Para não ficar a sensação de perseguição ao Dantas, vou me abster de citar seus posts, mas vou comentar em abstrato o assunto.