Até agora só ví aqui referências ao budismo Teravada, Mahaiana e Tibetano. O budismo Teravada é o mais antigo e está fundamentado naquilo que se considera que são ensinamentos autênticos de Buda segundo as escrituras de seus primeiros discípulos. É a escola mais antiga e tem uma forte herança da mitologia hinduísta. Ele é mais comum no Sri Lanka e noto que quando você cita escrituras, acho que você está se referindo especificamente a ele.
O budismo Mahaiana (ou Maaiana) é o budismo do povão, mais light que o Teravada. Ele salienta a compaixão pelos menos afortunados, o amor por tudo que existe e dá a entender que isso é mais importante do que a sabedoria para alcançar o estado búdico.
O Zen nasceu de uma mistura do Mahaiana com o taoísmo. è o caminho da iluminação por meio da meditação e da vida simples. O zen evita as teorias abstratas e a interpretação de textos ao ponto de nem levar isso muito a sério. Ele se concentra na experiência direta de uma mente vazia e aberta, onde se percebe claramente a influência do taoísmo. O Buda não é venerado no Zen, mas considerado uma espécie de exemplo supremo do potencial humano. O Zen veio da China para o Japão, onde se fixou com duas correntes: a rinzai e a soto. Na tradição rinzai o ensino acontece através de koans, que são como charadas paradoxais que parecem malucas para os ocidentais. A tradição soto concentra mais o aprendizado na meditação e na disciplina do corpo. As duas tradições também se dedicam à cerimonia do chá, ao arco e flexa, aos arranjos florais, etc.
Portanto, muito pouco do que se discutiu aqui sobre budismo chega perto do zen, que é ateu, não venera Buda, não crê em nada (inclusive devas e outras bobagens), não tem escrituras sagradas, evita discutir ou interpretar textos e não tem nenhuma forma de religiosidade.
É um tema bastante difícil de discutir e sei que você vai considerar groselha, mas diz-se que tentar definir o zen é como tentar aprisionar o vento numa caixa. No momento em que você pega, ele deixa de ser vento para se tornar ar estagnado.
Sei muito pouco desse assunto, mas gostaria de conhecer mais. Portanto, se alguém conhece melhor o Zen, apareça.