O Luis Dantas tem razão em tudo.
Nacionalismo é bobagem.
Concordo.
Primeiro porque duvido que expulsarão qualquer trabalhador de lá, qualquer um sabe muito bem que estão querendo evitar queimadas e coisas parecidas. Isso já derruba qualquer suposição de que o Brasil vai perder algo economicamente por lá, ou ao menos algo que não deva ser evitado MESMO.
Por enquanto tudo OK, não há NADA (ao que eu saiba) que impeça a presença ou a posse LEGAL de terras da amazônia por estrangeiros, muito menos que ajudem na preservação da floresta e na pesquisa com produtos de lá.
Segundo que a internacionalização
Aí é que está o problema.
Quando os EUA ou qualquer outro país do mundo aceitar numa boa a internacionalização de territórios mal-cuidados seus (não é difícil apontá-los), aí sim poderemos
considerar essa possibilidade com a amazônia.
não tem como objetivo colocar tratores e escavatrizes pela Amazônia. O que mais provavelmente os países estrangeiros vão ganhar financeiramente será com produtos farmacêuticos e outros derivados químicos. É melhor alguém de fora descobrir, do que ninguém descobrir; e não adianta dizer que isso é roubar do Brasil.
Ué, eles não podem descobrir estes produtos sem precisar tomar a amazônia do Brasil?
Não entendo...
E nem faço questão de que haja retribuição financeira pra o Brasil, pois irá para o governo. O governo já tem 30% de imposto que vai para o ralo, ponto.
O mesmo vale para QUALQUER país do mundo. Quando UM só que seja deles fizer isso, poderemos então
considerar a possibilidade do mesmo ser feito com a amazônia.
Uma boa proposta seria troca de territórios: O Brasil cede a amazônia em troca de outros territórios destes países que estão bastante preocupados com a mesma.