Não. Já li, obrigado.
E eu não coloquei palavras na sua boca porque nem sequer te citei.
O bom de fóruns, como diz o Acauan, é que as coisas ficam registradas.
Vamos recapitular, sim?
Responsabilizar os governantes pela ausência de uma administração eficaz dos recursos da educação.
E a solução é: dar mais salário para os professores entrarem na sala de aula reclamando do governo e dos salários?
Parece que são paulo tentou fazer um negócio por mérito, quanto melhor a escola, mais alta a verba pra escola (algo assim, não lembro direito), aí os professores medíocres que querem afundar a educação do país se reuniram contra essa idéia. Acho que o problema não é bem os políticos...
Aí eu disse isso:
"Os alunos são vítimas. E os professores que são responsáveis por ensinar, se os alunos não aprendem, e tiram notas baixas, a culpa é do professor. Se a gente tirar a culpa do principal responsável pela educação de baixa qualidade. Os políticos só tem uma alternativa: tirar a reprovação dos alunos, e é o que já fizeram em alguns estados. Daí veio o bla bla bla bla professores não são responsáveis pela educação, e alunos são desinteressados:
Lua:
"É sim, do alunos desinteressados em sua maioria." e continuou
"Outros (e são maioria nos lugares em que observei) simplesmente jubilam quando um professor não dá aulas ou passa trabalhos medíocres para contabilizar pontos. Isso é uma realidade em grande parte das escolas públicas. "Aí veio o bla bla bla pais são culpados:
"Bem, enquanto a sociedade não tiver consciência de que as famílias ainda são responsáveis por ensinar os pilares morais que levaremos no dia-a-dia, realmente continuaremos nesse universo educacional fracassado. "Isso. Você se refere aos professores de péssima qualidade e eu concordo em partes. No entanto, não retire uma responsabilidade social e jogue em uma única classe. E creia-me: muitos professores tem essa consciência mas se deparam com alunos desinteressados, pais ausentes e irresponsáveis e um governo que investe mal em educação.Ou seja as mesmas desculpas para o mal desempenho na educação:
Daí eu questionei tal desinteresse:
"E porque você acha que isso acontece? Como ter interesse se o professor vem dia sim...dia não... e quando vem ainda fica reclamando da vida....do governo...do salário...da escola... "
Aí falei sobre os alunos desinteressados existentes em escolas particulares:
"
Não sei o que os professores de escola pública sonham que existe em escola particular. Acham que os alunos de escola particular não conversam em sala de aula? Não fazem bagunça? Fazem tudo isso, e alguns ainda são mimados. Então porque não conseguem lidar com isso em escola pública?
A verdade é que se um professor de escola particular não tiver o controle da turma, ou só passar tarefas pra valer nota e nem dar aula, esse professor é demitido. Simples assim, por isso não se vê baderna, e os alunos "parecem" mais interessados...
A escola particular corta os maus professores. "
Aí falei sobre como escola particular enfrenta os problemas de pais ausentes e alunos desinteressados:
"Escola particular tem os mesmos problemas, mas só no ensino público isso vira um "meu Deus do céu, não posso ensinar desse jeito! Vou deixar virar um caos!". Em escolas particulares cortam quem pensa assim e a vida continua. "
Aí a lua continua com o discurso a culpa é do governo:
"não existiriam incentivos por parte do governo para que professores adotem técnicas distintas que visem despertar o interesse dos alunos." traduzindo: não aumentam os salários, que foi o que pareceu pra mim.
Aí a lua fala sobre os diferentes universos de escola pública e particular:
"compare alunos de escola pública a alunos de escola particular. Um que vive em um universo em que a educação nunca ou raramente é incentivada ao passo que o outro vê a educação como uma forma de progredir e se manter dentro do status social em que vive. "Aí você diz em resposta a escola pública sem esses problemas de falta de incentivo dos pais:
"Ahnn sim. Então vamos eliminar os alunos de periferia da equação porque você sabe que educação engloba fatores diversos, inclusive pais e alunos, correto?
Vamos trabalhar só com os alunos de áreas nobres. A minoria vai servir para dar base a uma pesquisa. " 
Tá.... Se eu tava falando sobre problemas que surgem na ausência dos problemas de ausencia dos pais (que confusão)... que é o desinteresse dos alunos, despertado por maus professores que não tem culpa do desinteresse dos alunos...

Mas o show não termina ainda:
Vamos continuar...
a lua disse:
"disse apenas que despertar o interesse de um grupo de alunos que anda com a cabeça fora da escola e que enxerga a educação como uma perda de tempo (em grande parte) é algo complicado de se fazer. "Mas eu já disse acima que isso não é exclusividade do ensino público. Aí veio bla bla universos diferentes, aí eu cito uma escola pública que não é de periferia e que tem esse problema de desinteresse, aí você diz aquilo que eu mostrei acima.
A lua continua batendo na tecla, só que em tom irônico:
"Vamos culpar os professores pela falta de interesse e compromisso dos alunos... Ah, os alunos! Essas vítimas do sistema..."Aí continuando a falar sobre a escola pública que não é de periferia e que não tem pais ausentes e desinteressados, e que tem esse problema de desinteresse dos alunos.
A lua diz:
Muitos alunos de escola pública são fruto de um ambiente que pouco ou nunca valoriza a educação como meio de ascensão social, os pais não tomam para si uma parcela da educação desses filhos e por aí vai. Não estou comparando com alunos que saem de famílias estruturadas, em paises desenvolvidos, por exemplo. Na minha escola tinha famílias estruturadas, mas o problema de desinteresse continuava, porque será? Era o governo? Alienígenas invadiram a escola e colocaram chips na cabeça dos alunos? O que será que causava isso?
Aí eu falando de um tipo de escola pública, você mistura outro tipo de escola pública:
Eu vim de um colégio público onde um colega meu em certa ocasião se levantou, foi até a professora de uns 60 anos, pegou uma cadeira e deu uma cadeirada nela, a matando. E eu falando sobre uma escola que ninguém matava o professor, e que a família era estruturada, e que mesmo assim tinha esse problema de desinteresse. Eu esperava que você pensasse um pouquinho e visse, que se eliminasse esses problemas sociais, e de pais ausentes, e de governo. Os alunos continuariam desinteressados, vide escola que não tem esses problemas. E por que será? É a tese dos alienígenas? (já que não pode colocar a culpa nos professores)
Daí a lua continua falando sobre a educação fracassada:
"Queria que você me explicasse como um professor conseguirá, sozinho, melhorar uma educação que já nasce fracassada."E depois diz que a maioria em escola pública é marginal:
"Você já ouviu falar em dificuldades o tempo inteiro em classes que concentram alunos que mais parecem marginais?"Eu estudei em escola pública, ninguém parecia marginal, e tinha o problema do desinteresse.
E ela continua:
"É por essas e outras que nosso país privilegia menores criminosos que demonstram pouco ou nenhum apreço pela sociedade e pela vida humana. E claro, eu já apresentei trabalhos para alunos de universidade e estava pouco me importando se eles iriam entender ou não: eram adultos, responsáveis. O mesmo não aconteceu quando encarei uma sala em que tinha alunos de 1ª à 4ª série para ensinar. A propósito, você já entrou em uma classe assim? Tente me explicar como um professor consegue obter um bom desempenho por um problema causado pelos governantes. "E se a gente olha para o lado mais fraco que é os alunos, então estamos defendendo criminosos?

Então se o aluno não presta atenção a culpa é dos governantes? Se o aluno não tem interesse a culpa é dos governantes? Ou dos pais ausentes.
Aí ela diz:
"Professor não é palhaço pra viver chamando a atenção de aluno. Aluno precisa ter responsabilidade sim. Não é criança, na maioria das vezes, mas quer ser tratado como se fosse."Mas ela falou de alunos de 1 a 4 série, que são adultos de 7 a 10 anos? Ou adultos de quinta a oitava série que tem de 11 a 13 anos?
Você não vai fugir do assunto usando de má-fé quando ficou sem argumentos e querendo mudar o assunto da conversa.
Você está usando má fé, não eu. Eu tenho motivos pessoais pra não debater com você e nem com a Lua, por questão de principios, eu abri uma brecha e olha no que deu. E quem quiser saber o motivo pergunte pra mim por msn, aqui não é lugar pra isso.