Autor Tópico: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos  (Lida 43475 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos
« Resposta #50 Online: 06 de Março de 2009, 10:04:25 »

Dom José: "Não dei excomunhão. É a lei da Igreja"

Claudio Leal

No ano do centenário de dom Hélder Câmara (1909-1999), ex-arcebispo de Olinda e Recife, a arquidiocese pernambucana está no centro de um debate que escapa ao legado do líder religioso progressista.

O atual arcebispo, dom José Cardoso Sobrinho, condenou o aborto legal feito por uma garota de 9 anos, em Recife. Vítima de estupros do padrasto, ela corria o risco de morrer se levasse adiante a gravidez de gêmeos. O religioso tentou dissuadir a família e os médicos. Mas a mãe decidiu pelo aborto.

Depois da operação, dom José declarou à imprensa que os envolvidos no aborto - exceto a garota - incorreram em excomunhão. No torvelinho da polêmica, o arcebispo de Olinda e Recife agora alivia as tintas, embora recrudesça o discurso anti-abortista:

- Está escrito no Código Canônico, o catecismo da Igreja Católica, que está difundido no mundo inteiro e no Brasil também. Eu apenas relembrei que quem comete aborto já está excomungado. Não fui eu, dom José, que apliquei essa penalidade. É uma penalidade latae sententiae (automática) - declara a Terra Magazine.

Para salvar uma vida, argumenta, não é possível suprimir outra vida. Por princípio, a Igreja não deve admitir o aborto. O religioso afirma que estava ciente dos riscos à vida da menor, mas cita o exemplo da Santa Gianna Beretta Molla, canonizada pelo papa João Paulo II:

- Os amigos médicos aconselharam a fazer o aborto, pra salvar a própria vida. Ela disse: "Eu sou católica, não vou fazer isto, não". Isso aconteceu, no parto ela faleceu; a menina que nasceu, sobreviveu... Está colocada nos altares como uma santa.

Nesta entrevista por telefone, dom José avalia que o homem tem um "dom de Deus": a liberdade. A fraqueza humana, porém, levaria muitas pessoas a usarem a liberdade para escolher o mal - por exemplo, o aborto.

Terra Magazine - Por que a Arquidiocese decretou a excomunhão dos envolvidos no aborto dos gêmeos da garota de 9 anos?
Dom José Cardoso Sobrinho - É uma boa pergunta porque eu quero esclarecer, deixar bem claro. Dom José Cardoso, o arcebispo, não excomungou ninguém. Eu soube até que houve um discurso na Câmara dos Deputados, saiu nos jornais a notícia falsa: "o arcebispo excomungou"... Eu não excomunguei ninguém. Agora, o que foi que eu fiz? Primeiro, antes de acontecer o aborto, a menina estava internada num hospital de Recife. Fiz tudo o possível, convenci o diretor do hospital, ele suspendeu tudo o que estava preparado para o aborto. Depois, as pessoas entraram lá e levaram a menina pra outro hospital, onde ocorreu o aborto. Da minha parte, fiz tudo o que podia para evitar. Depois que o aborto aconteceu, vieram me entrevistar e eu relembrei o que está escrito no Código de Direito Canônico, a lei da Igreja, que diz: "quem comete o aborto está excomungando". É uma lei da Igreja. Chama-se excomunhão latae sententiae, automática. É a própria lei da Igreja que determinou isso. Se uma pessoa comete o aborto - até de uma maneira oculta, ninguém soube de nada -, está excomungada.

O senhor apenas lembrou isso?
Quero repetir. Está escrito no Código Canônico, o catecismo da Igreja Católica, que está difundido no mundo inteiro e no Brasil também. Eu apenas relembrei que quem comete aborto já está excomungado. Não fui eu, dom José, que apliquei essa penalidade. É uma penalidade latae sententiae. Somente a Igreja pode fazer isso. Agora, é pra quem tem fé, pra quem acredita em Jesus Cristo e na Igreja Católica. Outra coisa: quem está condenado a essa penalidade, não está condenado indefinidamente. A Igreja tem portas abertas. Espera a conversão. Até uma pessoa que cometeu maior delito, e está excomungado, se se arrepender, a Igreja absolve. Quero deixar bem claro: não foi dom José que excomungou.

Uma garota de 9 anos tem condição de ser mãe? Como seria a maternidade dela?
Veja bem. Aqui é um problema interessante. Falei com vários médicos, que me disseram: "Não há dúvida de que há risco de vida". Outros médicos disseram: "Vamos esperar, quem sabe é possível fazer uma cesariana no sexto mês". Agora, vamos supor que haja realmente perigo de vida. A Igreja diz que para salvar uma vida nós não podemos suprimir outra vida. Entendeu? Para salvar a vida da mãe, não é lícito matar os inocentes que estão no seio materno. Então, é um princípio fundamental da lei natural, isto é, os fins não justificam os meios. Eu tenho uma finalidade boa, salvar a vida daquela jovem que está grávida, mas para fazer isso não é lícito suprimir a vida de dois inocentes.

Nesse caso houve o estupro do padrasto. Não seria um peso enorme pra uma garota de 9 anos ter filhos do padrasto?
O estupro é outro pecado gravíssimo, quem fez isso vai responder diante de Deus, mas não justifica. Porque houve um estupro, eu posso agora praticar um aborto? É um princípio muito importante da lei da Igreja e nós não podemos praticar o mal para conseguir o bem, digamos assim. A Igreja relembra um caso muito importante que aconteceu há alguns anos na Itália. É uma senhora médica, que também estava grávida e sabia que corria risco de vida. Os amigos médicos aconselharam a fazer o aborto, pra salvar a própria vida. Ela disse: "Eu sou católica, não vou fazer isto, não". Isso aconteceu, no parto ela faleceu; a menina que nasceu, sobreviveu. Pois bem. Esta senhora foi canonizada, foi declarada santa pelo papa João Paulo II. O nome dela é Santa Gianna Beretta Molla. Está colocada nos altares como uma santa. Preferiu sacrificar a própria vida, e não a vida da filha.

Quando a Igreja procura a família e os médicos para tentar reverter a decisão de fazer o aborto, não fere a liberdade individual?
Todo mundo tem liberdade, mas nunca podemos decidir algo contra a lei de Deus. Aliás, a liberdade é um grande dom que Deus dá. Ninguém tem liberdade de escolher o mal. Por isso que o ser humano é superior a todas as criaturas sensíveis, porque nós temos a parte espiritual, a nossa vontade, a nossa inteligência, a nossa liberdade. Mas nossa liberdade não nos dá o direito de agir contra a lei de Deus. Nós temos a possibilidade de fazer escolhas aqui na Terra. Infelizmente isso acontece com muitas pessoas... escolhem o mal. É a fraqueza humana. Há pessoas que cometem pecados, o pecado do adultério... Usou da liberdade, mas usou mal. A nossa liberdade é optar pela lei de Deus, de acordo com Deus.

O senhor não admite o aborto em nenhuma hipótese?
Veja, não sou eu, não! É a Santa Igreja Católica, a lei de Deus. Pode acontecer o aborto espontâneo, aí ninguém tem culpa. Mas a Igreja diz: "não é lícito tirar a vida de inocentes". E é o quinto mandamento da lei de Deus: "Não matar". Nós não podemos jamais aprovar que alguém cometa o aborto. Nenhum motivo pode justificar isso. Na esperança de salvar a vida da mãe, não podemos fazer isso.

Conseguiu falar com a mãe?
Não, eu até planejei quando ela estava aí. Mas a notícia que eu recebi é que ela já tinha tirado a filha do primeiro hospital e levado para outro. Consegui falar com o pai, né? A menina veio lá do interior de Pernambuco, de Alagoinha, veio pra aqui, passou um dia. Estive com ele na presença do superintendente da polícia do Estado Pernambuco. O pai da menina falou: "Desde o começo eu disse que não aceito o aborto".

O senhor não vai manter mais contato com a família?
Se quiserem, estou sempre aqui, às ordens. Mas o que nós podíamos fazer, foi feito. Quero insistir muito nesse ponto: não foi dom José que aplicou a excomunhão. Qualquer pessoa interessada, por favor, leia o catecismo da Igreja Católica, está explicado lá.

Para quem não entende de Direito Canônico: há uma questão de interpretação? O código não depende de uma aplicação, que muda muito de arcebispo para arcebispo?
Está escrito: "Quem cometer aborto, incorre em excomunhão latae sententiae". Não vai ter ninguém pra interpretar o contrário. É uma coisa claríssima. Essa penalidade da Igreja está no Código Canônico atual, mas vem desde o começo. O primeiro dia da geração da Igreja, logo no primeiro século, também está registrado no catecismo. Já dizia a mesma coisa. Não há possibilidade de interpretação diversa pra uma coisa óbvia.

Para o Código Canônico ter efeito, não é necessário o senhor aplicar?
Pois é. É uma coisa própria da Igreja. Na sociedade civil, quando alguém comete um delito... Vamos supor: alguém comete um homicídio. Eu não posso dizer: "já está automaticamente...". Não. Tem que fazer um processo, vai pro tribunal, o juiz profere a sentença. O juiz está aplicando a penalidade. Dentro da Igreja, para esses delitos gravíssimos, a Igreja tem poderes de aplicar automaticamente a penalidade, inclusive quando é delito oculto. Agora, isso é para as pessoas que tem fé. Relembrando também que quem incorre em excomunhão não está condenado pro resto da vida. A Igreja está sempre de portas abertas. Qualquer pessoa que se converte, que pede perdão, a Igreja está pronta pra absolver. Para delitos gravíssimos desse nível, as pessoas precisam ser alertadas. A cada ano, há um milhão de abortos. E estão aí em silêncio... A Igreja deve defender a lei do humano.

A garota de 9 anos é católica?
Toda a família é católica.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3616925-EI6594,00-Dom+Jose+Nao+dei+excomunhao+E+a+lei+da+Igreja.html

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #51 Online: 06 de Março de 2009, 11:37:40 »
Caríssimo, entendo que a vida é muito importante e gostaria que todos entendessem o mesmo, pois que assim, ao menos haveria uma certa preocupação em respeitar as pessoas e tentar acertar nas ações que norteiam, não só suas vidas, mas a de outras pessoas.

Concordo com você acerca do respeito que poderia permear as relações humanas caso as pessoas entendessem a importância da vida. No entanto, esse respeito também deve ser buscado no direito de escolha de cada um: cada pessoa possui uma visão diferente a respeito das coisas e não compreender nem aceitar isso já seria, por si só, falta de respeito para com o outro. Obviamente, esbarramos em limites éticos supostamente 'universais' que estabelecem valores considerados 'corretos'.

Eu entendo que uma mulher tem o direito de escolher interromper uma gravidez indesejada se tem consciência de que, por uma série de razões, não pode ter essa criança. Em muitos casos, não colocar um filho no mundo seria um ato de dignidade até... O que tem de mãe irresponsável e que comete abusos contra filhos é assustador. No caso em tela, e menina tinha apenas 9 anos de idade (sendo que mais duas foram vítimas do mesmo tipo de crime e já estão num estágio avançado de gravidez). Como fica a cabeça de uma criança que dá a luz a mais duas crianças? O próprio corpo não tem estrutura para suportar uma gravidez nessas condições, colocando em risco a vida da mãe. Penso que a atitude da igreja foi desnecessária e acabou prejudicando a vida da menina e sua família. Isso sem contar com a falta de sentido em excomungar uma equipe de médicos que estava cumprindo com o juramento a que se propôs: preservar a vida.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
« Resposta #52 Online: 06 de Março de 2009, 12:47:09 »

Dom José: "Não dei excomunhão. É a lei da Igreja"
.... blah blah blah....
 Relembrando também que quem incorre em excomunhão não está condenado pro resto da vida. A Igreja está sempre de portas abertas. Qualquer pessoa que se converte, que pede perdão, a Igreja está pronta pra absolver. Para delitos gravíssimos desse nível, as pessoas precisam ser alertadas. A cada ano, há um milhão de abortos. E estão aí em silêncio... A Igreja deve defender a lei do humano.

Eu fico impressionado com os "valores" da igreja, ou seja, vc pode matar, estuprar, espancar e algumas outras atrocidades em nome de deus ou não e depois entrar na igreja e se confessar, que automaticamente você está salvo... Isso me enoja... e outra, esse tal de Direito Canônico é baseado em que? Nas leis da biblia? Em que a gente pode matar todo mundo que não concorda com a palavra?

Será realmente que eles acreditam nisso?  :x  |(
"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 06 de Março de 2009, 13:38:23 »
Claro, uma criança de seis anos o provocava...

Pra estes caras, até as cabras são sedutoras.

Isto é grave... mas é mais grave ainda um adulto não tenha noção que sejam crianças.
Eu não nego o direito a sexualidade de crianças, isto existe, mas é inconcebível que um adulto não tenha senso que estes atos são criminosos, condenáveis ética e moralmente... são uma violência monstruosa.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #54 Online: 06 de Março de 2009, 13:46:58 »
Concordo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #55 Online: 06 de Março de 2009, 13:55:31 »
nada a dizer... apenas que o bastão de baseball parece uma boa idéia...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #56 Online: 06 de Março de 2009, 16:14:27 »
Arcebispo do Recife diz que aborto é mais grave do que estupro

RECIFE - O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, afirmou nesta sexta-feira, em entrevista ao Jornal Hoje, que o padrasto, suspeito de violentar a menina de 9 anos, não está incluído na lista de excomungados. "Esse padrasto cometeu um pecado gravíssimo. Agora, mais grave do que isso, sabe o que é? O aborto, eliminar uma vida inocente". Na quarta-feira, o arcebispo excomungou a mãe e a equipe médica envolvida na interrupção da gravidez da garota.

A gravidez foi descoberta no último dia 25 de fevereiro, quando a menina de nove anos se queixou de tonturas e foi levada pela mãe para a Casa de Saúde São José. Exames constataram que a criança já estava na 16ª semana de gestação e que a gravidez era de alto risco por causa da idade.

Segundo a polícia, a criança afirmou que os abusos começaram quando ela tinha seis anos de idade, e que o padrasto, de 23 anos, a ameaçava de morte caso contasse para alguém. Ele foi preso quando se preparava para fugir para a Bahia. Em seu depoimento, o padrasto teria confessado que também abusava da enteada mais velha, de 14 anos, portadora de deficiência física.

O Ministério Público, a Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e as ONGs Curumim e SOS Corpo acompanham o caso e irão oferecer recursos e tratamento psicológico para as vítimas.

Excomunhão

Na quarta-feira, o arcebispo excomungou os médicos envolvidos no aborto. “A lei de Deus está acima de qualquer lei humana. Então, quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor”, disse o bispo.

De acordo com os médicos, a menina, que tem 1,33m e pesa 36kg, não apresentava estrutura física que sustentasse uma gravidez. Segundo eles, a paciente corria risco de vida caso a gestação continuasse. Além disso, a legislação brasileira permite o aborto em vítimas de estupro até a 20ª semana de gestão.

“A excomunhão do arcebispo se torna irrelevante para todas nós que ajudamos no caso. É irrelevante a posição do arcebispo. Essa é uma questão que não perpassa pela religião. Os médicos agiram conforme a lei. O Estado brasileiro tem que ser respeitado. A ação do Estado não pode ser regida pela ação religiosa”, analisou Carla Batista, da ONG SOS Corpo.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, classificou de "radical" e "inadequada" a decisão da Igreja Católica de excomungar os envolvidos no aborto. Para Temporão, o ato de excomungar os envolvidos no aborto é um contrassenso diante do que aconteceu à criança.

“Fiquei chocado com os dois fatos: com o que aconteceu com a menina e com a posição desse religioso que, equivocadamente, ao dizer que defende uma vida, coloca em risco uma outra tão importante”.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/03/06/arcebispo+do+recife+diz+que+aborto+e+mais+grave+que+estupro+4556237.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #57 Online: 06 de Março de 2009, 16:15:29 »
:demente:

Deviam ter vergonha de dar uma declaração desta.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #58 Online: 06 de Março de 2009, 16:25:43 »
Queria ver se fosse com a mãe dele.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 06 de Março de 2009, 16:33:14 »

Eu já preferiria que fosse com o próprio...  :P

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #60 Online: 06 de Março de 2009, 16:43:04 »
Admiro este bispo pela contínua defesa da Igreja Católica. Pena que por traz de tudo isto, existe uma pecado capital chamado vaidade. O interesse do bispo, no meu entender, é somente auto-promoção. Fé? Nenhuma. Pura propaganda, e pior: Negativa.

Fora isto, a declaração deste senhor beira a insanidade total.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #61 Online: 06 de Março de 2009, 18:53:21 »

2

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #62 Online: 06 de Março de 2009, 20:43:13 »
Absurdo...  |( Será que a ICAR não sabe que se a menina levasse a gravidez a diante ela poderia morrer? Com 9 anos o corpo não está suficientemente preparado para uma gravidez... e de gêmeos então...

Gravidez de gemeos já é dificil para uma mulher adulta... eu não consigo nem imaginar o que aconteceria numa criança de 9 anos...

E dizer que o aborto nesse caso é pior que o estupro é o cúmulo do cúmulo...  :demente:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Última modificação: 06 de Março de 2009, 21:04:32 por Spitfire »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 06 de Março de 2009, 21:17:53 »
http://www.unisinos.br/ihu/option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=20433

Arcebispo não teve pena da criança, afirma médico

O médico Rivaldo Mendes de Albuquerque, 51, professor de ciências médicas da Universidade Estadual de Pernambuco, foi um dos profissionais que interromperam a gestação da menina de 9 anos, grávida de gêmeos.

Católico praticante, todo domingo ele pode ser encontrado na missa, aonde vai para pedir "luz e compreensão". Sobre a excomunhão decretada por dom José Cardoso Sobrinho, o médico disse: "Tenho pena do nosso arcebispo, que não conseguiu ser misericordioso com o sofrimento de uma criança inocente, desnutrida, franzina, em risco de vida, que sofre violência desde os seus seis anos".

Segue a entrevista que Rivaldo Mendes de Albuquerque concedeu a Laura Capriglione e está publicada no jornal Folha de S. Paulo, 06-03-2009.

Como um católico praticante recebe a excomunhão?

Com tristeza. Mas não foi a primeira vez. Quando o serviço de atendimento a mulheres vítimas de violência sexual da Universidade Estadual de Pernambuco foi inaugurado, em 1996, o mesmo dom José Cardoso Sobrinho nos excomungou a todos, porque o serviço, entre outros atendimentos, realiza as interrupções de gestação nos casos previstos em lei.

Então a pergunta é: como um católico faz abortos, apesar da proibição religiosa?

Primeiro, é preciso que fique claro. Não foi Deus que proibiu a interrupção da gestação em qualquer caso. Foram os homens da Igreja. E eles erram -já queimaram gente viva em praça pública, não se esqueça. Quando comecei a trabalhar neste programa, conversei com minha mãe, então com 80 anos, católica praticante. Perguntei se me condenaria por interromper a gestação de mulheres estupradas. Ela me disse que não. Que, se fosse com ela, gostaria de encontrar um médico compassivo com sua situação. A mesma pergunta fiz à minha mulher - mesma resposta. Tenho duas filhas. O que faço por outras mulheres é o que eu gostaria que fizessem pelos meus entes queridos se com eles ocorresse uma tragédia dessas.

Dom José Cardoso Sobrinho falou com alguém da equipe?

Não. Ele se dirigiu apenas ao reitor da universidade, o professor Carlos Calado. Mas, se tivesse falado com alguém da equipe, o procedimento adotado teria sido o mesmo. Nós não recebemos um único centavo a mais para fazer esse tipo de intervenção. Fazemos pelo respeito que uma mulher vítima de violência merece, e que o arcebispo, infelizmente, trata sem nenhuma misericórdia. Veja que curioso: quem nos condenou à excomunhão não proferiu uma só palavra dirigida ao homem que estuprou essa criança. Para dom José Cardoso Sobrinho, a única coisa que conta é o Direito Canônico [o manual de normas da Igreja Católica]. Falta-lhe coração. Tenho pena do nosso arcebispo, que não conseguiu ser misericordioso com uma criança inocente.

Como é a menina?

Típica vítima da miséria. A mãe pensava que a barriga era decorrência de vermes, por isso não tomou providências antes. É uma criança desnutrida, que ainda brinca com boneca.

Offline Xara

• Nível 10
  • *
« Resposta #65 Online: 06 de Março de 2009, 23:01:49 »
Aborto quem decide fazer é a mulher.
Não é o padre, o pai, o irmão, o marido, nem a mãe quem decide.
Os homens nunca têm certeza se os filhos são mesmo seus, ou se não os têm porque ela abortou.
Não só no Brasil mas em muitos outros lugares, o corpo da mulher tem patrão, dono.
Ainda não vi nenhuma mulher - exceto daqui - vir a público se defender...talvez por causa do arroio no pescoço.
Talvez a Ivete Sangalo... aquele aborto foi conveniente...

Quanto a nós homens...bem, quem é contra o aborto é contra a mulher. Quem é contra o aborto não gosta de mulher.
Vão rir disso e fazer troça.
Mas pra mim mulher é mais do que umbigo de fora, cuzinho apertadinho e rebolado.

Quem vai liberar o aborto são as mulheres, ninguém mais.
Bom, se encontrarem tempo entre uma novela e o BBB.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 07 de Março de 2009, 00:42:43 »
eu queria era fica 5 minutos com o padrasto da menina em um quarto com um taco de baseball na minha mão  :x

Por que você sequer cogita que consegue fazer pior do que os demais presos vão fazer? :hein:

Isso é verdade mesmo, não é lenda? Como os outros presos vão saber o que o FDP fez?

Os chamados "duzentões" ficam numa cela separada para eles, longe de todos os outros presos.

Mas quando não tem um lugar adequado para eles, vão pro meio da galera com a recomendação do chefe da carceragem: "Olha só... ele é estuprador, hein? Ninguém coloca a mão nele...". Depois disso, o cara vira as costas, apaga a luz e é cada um por si. O cara costuma ser linchado, violentado com qualquer coisa que consigam enfiar nele. De uma escova de dentes a um cano ou barra de grade. O céu é o limite.

Depois, costumam amarrar ele na grade ou janela e encher a cara dele de creme dental, urina, óleo, soda caústica. Quando o sol bate por tempo suficiente, cria queimaduras bem dolorosas.

Sinceramente, eu vi muita, mas muita coisa escrota nesses lugares. Então, me desculpem os que 'querem 5 min. sozinhos com o cara' mas dificilmente algum de vocês teria o sangue frio necessário pra fazer alguma coisa com um cara desses. Especialmente em um caso assim onde vocês sequer conhecem a vítima. Muitos aqui sequer se envolveram numa briga, deram um soco em alguém. Nada errado nisso, é como as coisas deveriam ser.

É muito fácil dizer coisa desse tipo, mas na hora, bater em um cara com um bastão, ouvindo o cara gritar, sentindo o cheiro de sangue, suor, urina e o que mais vier, o choro, o implorar, o barulho dos ossos quebrando... ninguém nunca quer sujar as mãos.

Sei lá... eu me irrito quando ouço esse tipo de coisa ("se eu pegasse um cara desses") porque sei bem que ninguém vira um monstro que premedita tortura assim por algo tão distante dele. É algo que se diz pra mostrar indignação, mas não passa disso. :)

Eu penso muita coisa a esse respeito... o suficiente pra me fazer dormir mal. Mas não é e nem nunca será conveniente colocar isso aqui.

Boas noites... o/
Também acho que na hora H só pessoas expostas a violência poderiam fazer tamanha violência.

Quando eu era mais novo eu tinha aquelas vontades de espancar criminosos, políticos corruptos, estupradores, e outros por aí.
O tempo passou e esse sentimento foi diminuindo. Em parte pela convicção que minha história não é igual a dessas pessoas, e que se fosse eu não poderia te dar certeza de que não cometeria alguma estupidez também.
Claro que não estou dizendo isso como uma maneira de relativizar a pena. Estou dizendo isso para humanizar o criminoso. E estou dizendo que a distância entre o cidadão médio e um criminoso não é tão grande quanto muitos pensam. Uma decisão errada na vida, uma exposição prolongada a um ambiente de ódio irracional...

Mas interessante é os pontos de vista que podemos analisar a seguinte afirmação
É natural que se queira vingar violentamente crimes violentos. Quem comete uma violência deve sofrer para sentir na pele o mau que causou e para aplacar o sentimento de vingança da vítima.

Pelo ponto de vista do "cidadão de bem", isso é justiça
Pelo ponto de vista do criminoso, muitas vezes esse é o raciocínio que o fez praticar seus crimes, já que muitos desses sofreram violências.

O entendimento do vetor da violência muitas vezes não é trivial.

Não é distinto, realmente. A lei deve agir, apenas ela.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #67 Online: 07 de Março de 2009, 01:01:25 »
E a igreja sempre testando o seu "poder" perante a sociedade.

"Os homens só serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre." Diderot
Não deseje.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 07 de Março de 2009, 09:05:34 »
Os homens só serão livres quando não precisarem mais de qualquer ideologia ou religião.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 07 de Março de 2009, 14:03:08 »

2

Por outro lado, não seria de se duvidar, que o tal bispo pudesse A-D-O-R-A-R a sugestão.  :twisted: :P

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 07 de Março de 2009, 17:26:09 »
Os retardados da igreja só atacam em bando....

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090307_excomunhaocardeal.shtml

Vaticano apóia excomunhão após aborto no Brasil

Um alto clérigo do Vaticano defendeu neste sábado a excomunhão da mãe e dos médicos que ajudaram uma menina de nove anos de idade a abortar no Brasil.

A menina havia ficado grávida de gêmeos após ser abusada pelo padastro.

O cardeal Giovanni Batista Re, que preside a Congregação da Igreja Católica para Bispos e a Comissão Pontifica para a América Latina, disse ao jornal italiano La Stampa que os gêmeos "tinham o direito de viver" e que ataques contra a Igreja Católica brasileira eram injustos.

A declaração vem um dia depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o arcebispo que excomungou os envolvidos no aborto.

O Brasil só permite abortos em caso de estupro ou riscos para a mãe. Os médicos disseram que o caso da menina de nove anos se enquadrava nas duas situações, mas o arcebispo de Olinda e Recife, José Carlos Sobrinho disse que a lei de Deus está acima de qualquer lei humana.

Ele disse que as excomunhões se aplicariam à mãe e aos médicos, mas não à menina por causa da idade dela.

'Caso triste'

O cardeal Re disse ao La Stampa que o arcebispo estava certo em excomungar a mãe e os médicos.

"É um caso triste, mas o problema real é que os gêmeos concebidos eram pessoas inocentes que tinham o direito de viver e não podiam ser eliminados", disse.

"A vida deve sempre ser protegida, o ataque contra a igreja brasileira é injustificado".

A menina, que vive em Pernambuco, foi supostamente abusada sexualmente pelo padrastro por vários anos, possivelmente desde que tinha seis anos de idade.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #71 Online: 07 de Março de 2009, 17:37:06 »
Mas será que eles não entendem que se levasse a gravidez adiante os 3 morreriam? A menina...e os gêmeos...

É uma criança de 9 anos que não tem nem corpo pra estar grávida de 1 bebê...imagine 2...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 07 de Março de 2009, 17:41:00 »
Mas será que eles não entendem que se levasse a gravidez adiante os 3 morreriam? A menina...e os gêmeos...

É uma criança de 9 anos que não tem nem corpo pra estar grávida de 1 bebê...imagine 2...

Eles entendem, mas são hipócritas demais para admitir e na verdade preferem que a população pobre despeje filhos a esmo pelo mundo.

A igreja vive da miséria humana, se não existirem mais miseráveis filhos de pais desconhecidos jogados sob viadutos vão arrebanhar novos otários desesperados em que lugar?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #73 Online: 07 de Março de 2009, 18:13:29 »
"A vida deve sempre ser protegida, o ataque contra a igreja brasileira é injustificado".

Que afirmação mais paradoxal... :stunned: Se é a vida que deve ser protegida, então a integridade física da menina deveria ser protegida diante da possibilidade de que nenhum dos três sobrevivesse? Ou o arcebispo realmente queria que a garota tentasse dar a luz às crianças, viesse a falecer e ele providenciasse a canonização dela? Quanto mais a igreja se manifesta, mais besteiras diz.  :no:

O Brasil só permite abortos em caso de estupro ou riscos para a mãe. Os médicos disseram que o caso da menina de nove anos se enquadrava nas duas situações, mas o arcebispo de Olinda e Recife, José Carlos Sobrinho disse que a lei de Deus está acima de qualquer lei humana.

:stunned: Então pela lei de deus devemos perdoar todos os criminosos:
Em Mateus 18: 21-22, está escrito: Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Em Lucas 17, está também escrito: "Caso teu irmão peque contra ti sete vezes por dia e sete vezes retorna, dizendo 'Estou arrependido', tu o perdoarás." (...) "A quem te ferir numa face, oferece a outra; a quem te arrebatar o manto, não recuses a túnica." (...) "Bendizei os que voz amaldiçoam, orai por aqueles que voz difamam." (...) "Amai vossos inimigos e orai pelos que voz perseguem, pois Deus faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos."

Se a lei de deus manda perdoarmos nossos inimigos, aqueles que nos tomam nossos 'mantos' e aqueles que nos perseguem, porque então criar um sistema legal punitivo? Será que é porque a lei de deus não funciona nem entre os sábios estudiosos da palavra? Deve ser... A homossexualidade e a pedofilia dos padres então...  ::)

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 07 de Março de 2009, 18:25:51 »
"A quem te ferir numa face, oferece a outra; a quem te arrebatar o manto, não recuses a túnica."

O pessoal da igreja deveria ler a Bíblia com mais freqüência....

Uns três anos atrás entraram com um pedido de reintegração de posse na justiça pois tiveram algumas terras invadidas pelo MST, então quando foram questionados pela reportagem se saíram com essa:

"As terras estão ociosas mas logo serão usadas em projetos sociais !"

Estou tentando achar o link para provar .

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!