Gente... mesmo que a mãe fosse uma completa analfabeta, vocês acham que os médicos que estavam cuidando do caso não explicaram direitinho para a mãe, em linguagem bastante acessível, quais seriam os procedimentos envolvidos e quais os riscos em questão?
Seria até anti-ético da parte dos médicos agir de outra forma... chego a imaginar que até renderia um processo no Conselho Regional de Medicina (sem falar em um processo crime na justiça comum).
O padre foi extremamente desonesto quando levantou a questão da mãe ser "enganada" pelos médicos... se médico fosse, processaria o padreco infeliz por conta destas acusações... são gravíssimas.
Eu acho que explicaram. O problema são os padres buzinando no ouvido dos pais. Porque eu tenho sérias dúvidas se coisas do tipo "Se você concordar com o aborto vai para o inferno", e dai para pior, não foram faladas, usando o medo para coagir (ou tentar) pai e/ou mãe da menina a suspender ou negar a autorização para o aborto.
Mas é apenas a minha opinião do que pode ter acontecido.Para não falar que o testemunho do padre, neste caso, é tão confiável quanto político depondo sobre corrupção em uma cpi.
Do link postado pelo Orbe (do veritatis) isso me chamou a atenção.
A mãe me informou que ela estava bem e que brincava no apartamento com algumas bonecas que ganhara de pessoas lá no hospital.
É revelador como um ser humano (supostamente, já que tenho sérias dúvidas se padres e afins devem ser classificados como seres humanos plenos) pode achar que uma criança, de 9 anos, que ainda brinca de boneca pode passar por uma gestação, de gêmeos ainda por cima.
Revela também ser uma pessoa que aparentemente (ou convenientemente) não entende NADA de fisiologia humana pode achar que uma gravidez, em uma menina de 9 anos, subnutrida e de gêmeos não vai por a vida da menina em risco.
E se o comportamento do conselho tutelar corresponder ao descrito no texto é mais lamentável ainda. Um conselho que nega o aborto para uma menina de 9 anos? Onde esse povo anda com a cabeça?
Edit: Trecho em itálico adicionado.