Autor Tópico: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos  (Lida 43478 vezes)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos
« Resposta #125 Online: 13 de Março de 2009, 08:31:04 »
Interessante, queriam que a mãe ficasse casta para sempre (vocês ficarão castos para sempre caso se divorciem?), ou existe algum método infalível de determinar a índole das pessoas, tipo minoroty report?

Ficar casta? Não, apenas discutindo que ela e o pai da criança tem uma parcela de culpa no caso.

Ela por ter trazido o pedófilo para a casa e não ter notado o abuso ou ter sido conivente com ele (estou apenas colocando duas possibilidades e não afirmando e/ou julgando a mãe).

O pai por não ter notado o abuso, supondo que apesar de separados, ele fosse presente na vida da filha, o que não parece ser o caso. Novamente, sem acusações, apenas possibilidades sendo analisadas.

Ainda que a maior parte da culpa seja do padrasto, não é apenas dele, na minha opinião.

O quanto a mãe e o pai da criança são culpados é algo para se discutir. Eu acho que eles tem uma parcela, pequena ou não, de culpa pelo caso todo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #126 Online: 13 de Março de 2009, 08:35:17 »
Projetos antiaborto provocam protestos em Brasília
LARISSA GUIMARÃES
JOHANNA NUBLAT
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A controvérsia em torno do aborto de uma garota de nove anos estuprada pelo padrasto reacendeu o debate sobre o tema no Congresso Nacional. Feministas e parlamentares ligados a grupos religiosos participaram na quarta-feira (11) de manifestações para barrar ou aprovar vários dos projetos que estão na Câmara dos Deputados, a maioria para endurecer a lei.

Ao menos três propõem a redução de direitos existentes hoje, como o que proíbe a interrupção de gravidez mesmo em caso de estupro. Hoje o procedimento também pode ser feito em caso de risco para a mãe.

A maioria das propostas ainda tramita na Comissão de Seguridade Social e Família ou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Entre as mais controversas, está justamente a do deputado Luiz Bassuma (PT-BA), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Vida --movimento integrado por 208 dos 513 deputados.

O texto visa proibir o aborto em caso de estupro e o transforma em crime hediondo.

Ontem, dois projetos sobre o tema entraram na pauta, mas não foram apreciados.   Um deles prevê a obrigatoriedade do cadastramento de gestantes nos hospitais, para o maior controle de possíveis abortamentos. O relator é o deputado Dr. Talmir (PV-SP).

Estado é laico

Ontem, o Dr. Talmir foi um dos congressistas a se manifestar de forma contrária ao aborto da menina de nove anos. "O Estado é laico, sim, mas a religião é o nosso berço", disse, durante o 2º Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida, na Câmara.

No mesmo evento, o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que também integra a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, recolheu 15 assinaturas, pedindo ao arcebispo de Recife e Olinda que reconsidere a decisão da excomunhão.

De outro lado, representantes de grupos que lutam pela descriminalização do aborto se reuniram ontem para discutir formas de barrar a "CPI da Fogueira", como apelidaram a CPI do Aborto. Também fizeram manifesto contrário aos projetos antiaborto que tramitam na Casa. Dos 30 projetos, ao menos seis são pela descriminalização do aborto.

"É um dos momentos mais medievais a que assistimos", disse Natália Mori, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, com relação às atuais discussões da Casa sobre aborto.

O médico Olímpio Moraes, que estava presente no encontro e coordenou a equipe responsável pelo aborto da menina de nove anos, contou mais detalhes sobre o procedimento.

Ele disse que a menina foi trocada de quarto e lá foram colocados suas bonecas. Segundo ele, a garota não chegou a ser submetida a uma cirurgia. Ela tomou um abortivo e, após a expulsão dos fetos, foi feita uma curetagem. "Não conseguiria dormir se não fizesse a coisa certa. Seria omissão [não realizar o aborto]."
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u533417.shtml
:demente: Quem vota nesses deputados que tem essas brilhantes propostas?

Dr.Talmir é de SP do PV...quem é de SP e votou no PV se manifeste...

Proibir o aborto em casos de estupro é o cúmulo do absurdo... já pensou se estendem isso em casos de risco de morte pra mãe?

As vezes eu penso que a gente ainda está na Era Medieval...

208 deputados é muita gente. Não acho que seja tão improvável que eles consigam criminalizar o aborto, com o tempo. O que seria algo lamentável.

E tem gente que adoraria voltar para a época dos Autos-da-fé.

Donald Kendall

Offline Blue

• Nível 07
  • *
« Resposta #127 Online: 13 de Março de 2009, 09:32:49 »
Projetos antiaborto provocam protestos em Brasília
LARISSA GUIMARÃES
JOHANNA NUBLAT
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A controvérsia em torno do aborto de uma garota de nove anos estuprada pelo padrasto reacendeu o debate sobre o tema no Congresso Nacional. Feministas e parlamentares ligados a grupos religiosos participaram na quarta-feira (11) de manifestações para barrar ou aprovar vários dos projetos que estão na Câmara dos Deputados, a maioria para endurecer a lei.

Ao menos três propõem a redução de direitos existentes hoje, como o que proíbe a interrupção de gravidez mesmo em caso de estupro. Hoje o procedimento também pode ser feito em caso de risco para a mãe.

A maioria das propostas ainda tramita na Comissão de Seguridade Social e Família ou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Entre as mais controversas, está justamente a do deputado Luiz Bassuma (PT-BA), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Vida --movimento integrado por 208 dos 513 deputados.

O texto visa proibir o aborto em caso de estupro e o transforma em crime hediondo.

Ontem, dois projetos sobre o tema entraram na pauta, mas não foram apreciados.   Um deles prevê a obrigatoriedade do cadastramento de gestantes nos hospitais, para o maior controle de possíveis abortamentos. O relator é o deputado Dr. Talmir (PV-SP).

Estado é laico

Ontem, o Dr. Talmir foi um dos congressistas a se manifestar de forma contrária ao aborto da menina de nove anos. "O Estado é laico, sim, mas a religião é o nosso berço", disse, durante o 2º Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida, na Câmara.

No mesmo evento, o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que também integra a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, recolheu 15 assinaturas, pedindo ao arcebispo de Recife e Olinda que reconsidere a decisão da excomunhão.

De outro lado, representantes de grupos que lutam pela descriminalização do aborto se reuniram ontem para discutir formas de barrar a "CPI da Fogueira", como apelidaram a CPI do Aborto. Também fizeram manifesto contrário aos projetos antiaborto que tramitam na Casa. Dos 30 projetos, ao menos seis são pela descriminalização do aborto.

"É um dos momentos mais medievais a que assistimos", disse Natália Mori, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, com relação às atuais discussões da Casa sobre aborto.

O médico Olímpio Moraes, que estava presente no encontro e coordenou a equipe responsável pelo aborto da menina de nove anos, contou mais detalhes sobre o procedimento.

Ele disse que a menina foi trocada de quarto e lá foram colocados suas bonecas. Segundo ele, a garota não chegou a ser submetida a uma cirurgia. Ela tomou um abortivo e, após a expulsão dos fetos, foi feita uma curetagem. "Não conseguiria dormir se não fizesse a coisa certa. Seria omissão [não realizar o aborto]."
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u533417.shtml
:demente: Quem vota nesses deputados que tem essas brilhantes propostas?

Dr.Talmir é de SP do PV...quem é de SP e votou no PV se manifeste...

Proibir o aborto em casos de estupro é o cúmulo do absurdo... já pensou se estendem isso em casos de risco de morte pra mãe?

As vezes eu penso que a gente ainda está na Era Medieval...

Na realidade é bem coerente ser contra o aborto em caso de estupro.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #128 Online: 13 de Março de 2009, 09:39:08 »
Poderia explicar o porque?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #129 Online: 13 de Março de 2009, 09:43:12 »
Interessante, queriam que a mãe ficasse casta para sempre (vocês ficarão castos para sempre caso se divorciem?), ou existe algum método infalível de determinar a índole das pessoas, tipo minoroty report?

Ficar casta? Não, apenas discutindo que ela e o pai da criança tem uma parcela de culpa no caso.

Ela por ter trazido o pedófilo para a casa e não ter notado o abuso ou ter sido conivente com ele (estou apenas colocando duas possibilidades e não afirmando e/ou julgando a mãe).

O pai por não ter notado o abuso, supondo que apesar de separados, ele fosse presente na vida da filha, o que não parece ser o caso. Novamente, sem acusações, apenas possibilidades sendo analisadas.

Ainda que a maior parte da culpa seja do padrasto, não é apenas dele, na minha opinião.

O quanto a mãe e o pai da criança são culpados é algo para se discutir. Eu acho que eles tem uma parcela, pequena ou não, de culpa pelo caso todo.

Se você se cassa com uma mulher e ela arruma um amante, a culpa é sua?Se você tem um sócio e ele te passa a perna a culpa é sua?

Como disse, a não ser que exista um minoroty report, não tem como saber a índole das pessoas de antemão.

Se ela foi conivente ai a coisa muda de figura.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #130 Online: 13 de Março de 2009, 09:59:34 »

Se você se cassa com uma mulher e ela arruma um amante, a culpa é sua?Se você tem um sócio e ele te passa a perna a culpa é sua?

Como disse, a não ser que exista um minoroty report, não tem como saber a índole das pessoas de antemão.

Se eu me caso com uma mulher e ela arranja um amante é culpa dela. Se eu não percebo isso é culpa minha.

Ainda assim as comparações são inadequadas. Na minha opinião. Uma coisa é uma mulher que te trai, outra uma pessoa que introduz um elemento na sua casa, que causa danos sérios a uma criança e ela não percebe.

E vou repetir caso você não tenha prestado atenção:

Viu o "e" ali? Eu não culpo a mãe por ter trazido o cara para a casa, mas por ter trazido E não ter notado o abuso que ele cometia com a filha.

A mulher em questão trouxe para casa um indíviduo que estuprou a filha, repetidamente. Ela pode até não ter culpa por ter trazido, é algo a se discutir, mas tem culpa sim por não ter notado. Ele não estuprou a menina uma vez e ela engravidou,  ocorre há algum tempo já, de acordo com as informações do caso. E a mãe tem parte da culpa por não ter percebido o que acontecia. Na minha opinião.

O mesmo se aplica em maior ou menor grau ao pai da criança, que deveria ser presente o suficiente na vida da filha para no mínimo notar as mudanças de comportamento dela e suspeitar de algo errado.

Donald Kendall

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #131 Online: 13 de Março de 2009, 10:00:12 »

2. Também quero saber.

Donald Kendall

Offline Blue

• Nível 07
  • *
« Resposta #132 Online: 13 de Março de 2009, 10:00:28 »

Porque se uma pessoa acha que um embrião deve ter os mesmos direitos que uma pessoa que já tenha nascido, seria hipocrisia achar que uma criança fruto de um estupro pode ser "assassinada" mas uma criança fruto de uma bebedeira de carnaval tem que ser protegida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #133 Online: 13 de Março de 2009, 10:03:25 »

Se eu me caso com uma mulher e ela arranja um amante é culpa dela. Se eu não percebo isso é culpa minha.

Sua culpa ou não depende das evidências que existiam pra que você descobrisse.Se ela fizesse tudo perfeitamente não haveria como você descobrir.Onde cabe sua culpa aqui?

Ainda assim as comparações são inadequadas. Na minha opinião. Uma coisa é uma mulher que te trai, outra uma pessoa que introduz um elemento na sua casa, que causa danos sérios a uma criança e ela não percebe.
Ambos os casos são uma questão de confiança que depositamos nas pessoas que nos cercam.

E vou repetir caso você não tenha prestado atenção:

Viu o "e" ali? Eu não culpo a mãe por ter trazido o cara para a casa, mas por ter trazido E não ter notado o abuso que ele cometia com a filha.

A mulher em questão trouxe para casa um indíviduo que estuprou a filha, repetidamente. Ela pode até não ter culpa por ter trazido, é algo a se discutir, mas tem culpa sim por não ter notado. Ele não estuprou a menina uma vez e ela engravidou,  ocorre há algum tempo já, de acordo com as informações do caso. E a mãe tem parte da culpa por não ter percebido o que acontecia. Na minha opinião.

O mesmo se aplica em maior ou menor grau ao pai da criança, que deveria ser presente o suficiente na vida da filha para no mínimo notar as mudanças de comportamento dela e suspeitar de algo errado.

Que evidências ela tinha pra ter a obrigação de ter notado?Existiam indícios para que ela descobrisse?
« Última modificação: 13 de Março de 2009, 10:12:51 por Barata Tenno »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #134 Online: 13 de Março de 2009, 10:07:14 »

Porque se uma pessoa acha que um embrião deve ter os mesmos direitos que uma pessoa que já tenha nascido, seria hipocrisia achar que uma criança fruto de um estupro pode ser "assassinada" mas uma criança fruto de uma bebedeira de carnaval tem que ser protegida.

Colocando assim sou obrigado a concordar. Realmente quem defende isso, tem que ser contra qualquer aborto.

Quando li sua mensagem pensei em outra coisa.

Donald Kendall

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #135 Online: 13 de Março de 2009, 10:08:14 »

Se você levar em conta os "termos" dele faz sentido.

Porém na prática é que a coisa pega.
Ninguem quer criar um filho que foi gerado num estupro.
A cada vez que você olhar para a criança vai lembrar da violência.

Seria um tortura para a mãe.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 13 de Março de 2009, 12:13:49 »

Acho que não sair com o primeiro que aparece na frente e procurar ter um mínimo de convivência antes de enfiar alguém dentro de casa já ajuda.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #137 Online: 13 de Março de 2009, 14:06:45 »

Se você levar em conta os "termos" dele faz sentido.

Porém na prática é que a coisa pega.
Ninguem quer criar um filho que foi gerado num estupro.
A cada vez que você olhar para a criança vai lembrar da violência.

Seria um tortura para a mãe.
Esse é o ponto... Mas esses deputados e padres, e bispos nem ligam... O Brasil já é atrasado nessa questão de aborto, se proibirem em casos de estupro, deveriam criar uma lei que cada deputado dessa frente "pró vida" deveria ter a obrigação de adotar 10 crianças... e cuidar delas até quando elas tiverem 18 anos...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 13 de Março de 2009, 14:38:49 »

Colocando assim sou obrigado a concordar. Realmente quem defende isso, tem que ser contra qualquer aborto.

Quando li sua mensagem pensei em outra coisa.

Idem. Então o melhor seria legalizar logo de vez o aborto e cabô....

Skorpios

• Visitante
« Resposta #139 Online: 13 de Março de 2009, 18:48:42 »
Viram que não colou....

CNBB fala sobre o caso a menina violentada em Alagoinha

Coletiva“É lamentável o acontecido”, disse o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a respeito do abuso sexual sofrido pela menina de nove anos em Alagoinhas, que ficou grávida de gêmeos e abortou. “Mais lamentável ainda é o fato de que não se trata de um caso isolado. Infelizmente, temos no Brasil inúmeras denúncias de exploração sexual e até de tráfico de crianças. Alguns dos nossos bispos estão sendo ameaçados no Pará por denunciar esse tipo de prática de exploração contra crianças e adolescentes”, lembrou o bispo durante entrevista coletiva à imprensa realizada hoje, na sede da CNBB, em Brasília, na qual estiveram presentes o presidente, vice-presidente e o assessor de Direito Canônico, respectivamente, dom Geraldo Lyrio Rocha, dom Luiz Soares e padre  Enrique Pujol.

Para dom Dimas, esses casos de violência contra crianças e adolescentes lembram a Campanha da Fraternidade deste ano que traz como tema “Fraternidade e Segurança Pública”. “A Campanha da Fraternidade aponta a violência doméstica como um fator de insegurança”, disse.

Excomunhão
Para, dom Geraldo Lyrio Rocha, não se pode reduzir a violência ocorrida com a menina de Alagoinha à questão da excomunhão. Ele lembrou que a nota da CNBB, divulgada na sexta-feira da semana passada, manifesta, em primeiro lugar, solidariedade à família da criança que está passando por um constrangimento enorme e condena o estuprador que deve pagar pelo crime segundo a justiça.

“Eu fico pensando na situação da mãe desta criança e nos demais familiares. É um enorme sofrimento, uma humilhação ter uma criança sendo explorada sexualmente pelo padrasto desde os seis anos de idade. Isto é uma coisa repugnante e me causa estranheza que este aspecto tão repugnante tenha se diluído diante da história da excomunhão, que precisa, sim, ser tratada. Porém reduzir uma problemática deste porte unicamente ao episódio da história da excomunhão é esvaziar uma questão sobre a qual a consciência nacional precisa ser despertada”, disse.

Segundo dom Geraldo, excomunhão não é sinônimo de condenação ao inferno, mas trata-se de um ato disciplinar da Igreja. "A excomunhão existe para chamar atenção para a gravidade do ato. O aborto traz consigo essa pena porque está se diluindo a gravidade do aborto até mesmo entre os cristãos. Quem viola isto, se coloca fora da comunidade eclesial", esclareceu.

Ainda de acordo com o presidente da CNBB, o estupro não é penalizado com a excomunhão porque todos já têm consciência de que se trata de um ato repugnante. "O estupro é uma coisa tão repugnante que a Igreja não precisa chamar a atenção para ele, está na consciência de todos. O aborto não, por isso a excomunhão não é só para punir, mas para que quem praticou o ato possa perceber a gravidade e buscar sua reconciliação", afirmou dom Geraldo.

Para dom Dimas, o arcebispo dom José Cardoso Sobrinho “não excomungou ninguém”, apenas lembrou uma norma que existe no Direito Canônico. “Em alguns casos especiais se prevê este tipo de pena, como por exemplo, a profanação do Santíssimo Sacramento, ou o caso do padre que revela um segredo de confissão, em que a pessoa, pelo simples fato de cometer este tipo de ato, se coloca fora da comunhão da Igreja”, explicou. É a chamada excomunhão latae sententiae.

O presidente da CNBB concorda com dom Dimas. "Na verdade, o arcebispo não excomungou ninguém. Ele anunciou que este tipo de ato traz consigo tal possibilidade, de acordo com o que prevê o Código de Direito Canônico", esclareceu.

Dom Dimas disse que, para incorrer em excomunhão, a pessoa precisa ter consciência da gravidade do ato e liberdade para praticá-lo. “Em qualquer tipo de pecado existem as circunstâncias. Uma coisa é a pessoa agir deliberadamente contra o outro. Outra coisa é a pessoa agir sob pressão ou sob efeito da droga, por exemplo. Neste sentido existe uma previsão no Código de Direito Canônico, considerando a gravidade do aborto, de que as pessoas que trabalham contra o nascituro, consciente e livremente, se colocam fora da Igreja, porque já não comungam com o pensamento cristão que é a defesa da vida”.

Para dom Dimas, a Igreja considera o aborto um ato grave, sobretudo por aqueles que o praticam conscientemente. “Os que praticam o aborto com consciência e as clínicas de aborto não estão em comunhão com o pensamento cristão em defesa da vida”, recordou.

O secretário deixou claro também que a criança violentada não incorreu em excomunhão. “Eu acredito que a mãe dela também não [incorreu na excomunhão] porque ela agiu sob pressão”, disse.

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=1149&keywords=menina

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 13 de Março de 2009, 23:30:44 »

Acho que não sair com o primeiro que aparece na frente e procurar ter um mínimo de convivência antes de enfiar alguém dentro de casa já ajuda.

Como você convive com uma pessoa, a ponto de conhecer a intimidade?

Passei 10 anos casado, o que não é nada perto de outras situações, e só fui conhecer uma parte da minha esposa pouco tempo antes de me separar.

Não vou inocentar, mas tão pouco vou condenar a mãe... não tinha como saber e DUVIDO que qualquer um aqui tenha traquejo social para reconhecer em pedófilo, mesmo com algum tempo de envolvimento... DUVIDO!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 13 de Março de 2009, 23:49:05 »

Passei 10 anos casado, o que não é nada perto de outras situações, e só fui conhecer uma parte da minha esposa pouco tempo antes de me separar.

Não vou inocentar, mas tão pouco vou condenar a mãe... não tinha como saber e DUVIDO que qualquer um aqui tenha traquejo social para reconhecer em pedófilo, mesmo com algum tempo de envolvimento... DUVIDO!

Quando digo conhecer alguém antes de enfiar a tal pessoa em casa, quero dizer o seguinte: Conhece mesmo? Conhece a família, amigos, vizinhos ou parentes para ter pelo menos uma idéia de como a pessoa é? Passou algum tempo saindo com a tal pessoa para perceber que tipo de comportamento tem? Percebeu se tem vícios ou algo que venha a causa problemas?

É que cansei de ver casos de gente que vai passar um fim de semana na praia,  conhece alguém lá e já convida para morar em casa.

E depois esperam que aconteça o que?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #142 Online: 14 de Março de 2009, 00:53:27 »

Quando digo conhecer alguém antes de enfiar a tal pessoa em casa, quero dizer o seguinte: Conhece mesmo? Conhece a família, amigos, vizinhos ou parentes para ter pelo menos uma idéia de como a pessoa é? Passou algum tempo saindo com a tal pessoa para perceber que tipo de comportamento tem? Percebeu se tem vícios ou algo que venha a causa problemas?

É que cansei de ver casos de gente que vai passar um fim de semana na praia,  conhece alguém lá e já convida para morar em casa.

Você tem alguma evidência de que foi assim que aconteceu?Você tem alguma evidência de que o tal estuprador tinha um histórico que poderia ser investigado?
Muita calma antes de apontar a culpa Arcanjo.....

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 14 de Março de 2009, 00:54:09 »
Eu já penso que nem nós mesmo nos conhecemos o suficiente.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #144 Online: 14 de Março de 2009, 04:10:39 »
Sinceramente, a conversa de que não temos como prever essas coisas não me convence. Se ela não podia prever, não devia ter levado homem para casa. Pais e mães tem que saber que seus atos trazem consequências para os filhos. E esse é mais um caso em que as consequências foram bem ruins. Graças a avaliação errada da mãe sobre seu novo marido, a menina foi estuprada.

Podem falar o que quiserem, mas ela tinha a escolha de não por homem dentro de casa. Ainda assim o fez. Ela tem sua parcela de culpa no estupro.

E acho que deveria ser investigado quanto tempo faz que a violência estava ocorrendo e se a mãe sabia e estava se omitindo.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #145 Online: 14 de Março de 2009, 05:26:55 »
Eu acho que a mãe dela fez "vista grossa", sabia que tinha algo de errado mas não fez nada...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 14 de Março de 2009, 07:08:39 »
Sinceramente, a conversa de que não temos como prever essas coisas não me convence. Se ela não podia prever, não devia ter levado homem para casa. Pais e mães tem que saber que seus atos trazem consequências para os filhos. E esse é mais um caso em que as consequências foram bem ruins. Graças a avaliação errada da mãe sobre seu novo marido, a menina foi estuprada.

Podem falar o que quiserem, mas ela tinha a escolha de não por homem dentro de casa. Ainda assim o fez. Ela tem sua parcela de culpa no estupro.

Então o melhor é ninguém nunca se relacionar a sério com outra pessoa, porque na boa, é IMPOSSÍVEL prever uma coisa destas. Podemos tentar conhecer a outra pessoa por anos a fio, e NUNCA vamos saber de todas as nuances da personalidade dela, principalmente as mais obscuras. Ou será que uma belo dia o cara vai confessar que é um estuprador e pedófilo? "Ok, agora que temos anos de convivência vou confessar, eu sou um estuprador e pretendo violentar sua filha quando estiver dentro da sua casa"...

Eu acho que a mãe dela fez "vista grossa", sabia que tinha algo de errado mas não fez nada...

Baseada em que você acha isso, Fabi?

Caramba, acho engraçado, o tópico começou criticando a ICAR porque excomungou quem participou do aborto, todo mundo acha um absurdo, mas julgar a mãe de uma criança estuprada com base em achômetros e por ela não ter bola de cristal ou radar para estupradores pedófilos é normal...

E acho que deveria ser investigado quanto tempo faz que a violência estava ocorrendo e se a mãe sabia e estava se omitindo.

Aqui eu concordo plenamente, é necessário sim investigar se a mãe sabia de algo e se omitiu. SE ficar provado que isso aconteceu, aí sim podemos criticá-la, até lá ela é uma vítima da situação, como a menina também é. A não ser que daqui a pouco alguém surja com a teoria de que a menina também tem culpa pelo estupro...
"Deus prefere os ateus"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 14 de Março de 2009, 07:54:10 »

Você tem alguma evidência de que foi assim que aconteceu?Você tem alguma evidência de que o tal estuprador tinha um histórico que poderia ser investigado?
Muita calma antes de apontar a culpa Arcanjo.....

Só estou dizendo que se deve ter cautela e pode não ter acontecido assim, mas como eu disse já cansei de ver casos como o que citei.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #148 Online: 14 de Março de 2009, 09:03:53 »
Fico aqui observando o furor com que alguns atacam os padres e a ICAR, pelo posicionamento defendido. Oras, nada mais natural que os religiosos fiquem na espera de um milagre de G-Zuix, não? Discordo, absolutamente, quanto a que o Estado deveria executar o aborto, mesmo sem a permissão dos responsáveis - a família da garota. O Estado não possui essa autoridade. Até acho que, se a família é religiosa, deveria apegar-se em sua fé, sim. Não permitindo a execução do aborto. Nada mais coerente. Agora sobre a suposta calúnia proferida pelo padre, é muito grave; há de se apurar os fatos... Duvido muito que os médicos teriam algum interesse particular em executar o aborto. Eles não têm nada a ganhar com isso, poxa.

O que acho interessante, mesmo, é, diante de tamanha problemática, as pessoas não focalizarem na raiz do problema; nada é discutido no sentido de leis mais ríspidas, para os casos de crimes hediondos contra crianças, por exemplo. Tudo que se discute é uma forma de se ADMINISTRAR a problemática e também questões de responsabilidades.

Não seria de se admirar, Fabi. São bastante comuns os casos de omissão, em situações como essa; mães que colocam suas paixonites agudas acima do amor pelos filhos. Essa proposição de que seria um transtorno psicológico insuportável para a mãe, criar um filho fruto de um estupro, para mim não cola. Isso é subestimar o amor materno. Há um caso no interior da Paraíba em que uma jovem, estuprada pelo próprio pai, teve quadrigêmeos decorrentes desse estupro. Pelo que pude perceber, o transtorno para a infeliz é o da luta para conseguir sustentar os filhos, apenas. Ela disse nem mesmo ter cogitado a hipótese do aborto. E experimenta sugerir o endosso dos direitos sobre as crianças... Ela só quer poder criar seus filhos com dignidade.

Uma mãe incapaz de amar as suas crias é de uma obsolência, absurda, para vida. Não tem sentido algum. E já que a vida é tão pouco ao seu respeito, porque não, deixar a criança nascer e colocá-la para a disposição de adoção e, então, após o parto, cometer o suicídio? Eis a minha mais nova e angustiante interrogativa.
« Última modificação: 14 de Março de 2009, 10:08:30 por Azumi »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 14 de Março de 2009, 10:24:36 »
Oras, nada mais natural que os religiosos fiquem na espera de um milagre de G-Zuix, não? Discordo, absolutamente, quanto a que o Estado deveria executar o aborto, mesmo sem a permissão dos responsáveis - a família da garota.

Sim, os religiosos tem todo o direito de esperar um milagre, desde que não tentem interferir nas atitudes do Estado brasileiro, que é laico. Não nego inclusive que tenham direito de excomungar quem quer que seja... mas isso não quer dizer que nós também não tenhamos o direito de achar isto uma estupidez supersticiosa e criticar.

A ICAR tem o direito de ter seus dogmas medievais e exigir que seus fiéis os sigam. Nós temos o direito de dizer que isso é uma tremenda babaquice de imbecis que seguem um livrinho furado da idade do bronze.

Não seria de se admirar, Fabi. São bastante comuns os casos de omissão, em situações como essa; mães que colocam suas paixonites agudas acima do amor pelos filhos.

Então, já que estes casos são comuns, vamos generalizar para todos os estupros que acontecerem antes de investigar. Poupa tempo ::)... vejam bem, não estou dizendo que a omissão da mãe não pode ter acontecido, o que me incomoda é a mania de julgar antes de saber com certeza se aconteceu.

Essa proposição de que seria um transtorno psicológico insuportável para a mãe, criar um filho fruto de um estupro, para mim não cola. Isso é subestimar o amor materno. Há um caso no interior da Paraíba em que uma jovem, estuprada pelo próprio pai, teve quadrigêmeos decorrentes desse estupro. Pelo que pude perceber, o transtorno para a infeliz é o da luta para conseguir sustentar os filhos, apenas. Ela disse nem mesmo ter cogitado a hipótese do aborto. E experimenta sugerir o endosso dos direitos sobre as crianças... Ela só quer poder criar seus filhos com dignidade.

Azumi, pessoas são diferentes. Não é porque existe este caso no interior da Paraíba que todas as mães tem que agir do mesmo jeito. Algumas vão preferir fazer o aborto, e não são piores do que a abnegada da Paraíba... só tomaram uma decisão diferente, baseadas em N critérios diferentes.

Uma mãe incapaz de amar as suas crias é de uma obsolência, absurda, para vida. Não tem sentido algum.

Isso é muito relativo e até meio romântico, "o amor da mãe supera qualquer coisa"... e não tem nada a ver com o valor à vida. A mulher foi vítima de uma violência terrível, e mesmo assim tem que amar o fruto desta violência a vida toda? Ok, a criança não tem culpa, mas a mãe, menos ainda. Pode até ser que algumas decidam ter os filhos, mas a decisão é dela, e não cabe a quem está de fora, tranquilamente sentado em frente a um computador ou tentando convencer "fiéis" de que sua religião e dogmas são a verdade suprema, julgar se ela tem ou não "amor maternal" suficiente. E aqui estamos falando de um embrião, e não de uma criança... por mais que os movimentos anti-aborto queiram igualar os dois, não é a mesma coisa.

E já que a vida é tão pouco ao seu respeito, porque não, deixar a criança nascer e colocá-la para a disposição de adoção e, então, após o parto, cometer o suicídio?Eis a minha mais nova e angustiante interrogativa.

É, com certeza isso resolve tudo ::)... Me desculpe, mas sua "nova e angustiante interrogativa" é uma bobagem tão grande que nem vale a pena comentar. É sério mesmo isso ou você está de gozação?

« Última modificação: 14 de Março de 2009, 10:30:36 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!