Sou Psiquiatra e gostaria de definir os termos: psicose é um sintoma presente em diversos transtornos mentais e pode ocorrer de maneira isolada, consiste de alucinações visuais, auditivas (mais comuns), olfatórias, etc; delírios (persecutórios, referência, ciúmes, místicos, etc), alteração da capacidade de julgamento, entre outros. É fundamental para o diagnóstico de esquizofrenia, mas pode estar presente em depressões, transtorno bipolar, abuso de substâncias, de maneira isolada, após o parto, etc.
Psicopatia, ou transtorno de personalidade anti-social, é como o nome diz um transtorno de personalidade, a pessoa em geral não tem crítica da situação, é extremamente racional, "fria", não aparenta emoções, usa de todos os meios para conseguir o que quer, é hábil em enganar os outros, é sedutor, nesses casos raramente vai ter um surto psicótico junto, a não ser que a pessoa tenha uma comorbidade.
Existem outros transtornos de personalidade graves e com grandes repercussões para quem convive com a pessoa.
Em surtos psicóticos e em alguns transtornos é comum a pessoa desenvolver delírios místicos religiosos, acreditando poder falar com deus, anjos,santos, e que tem dons especiais. Depende também da história da pessoa, sua vivência.
Existem muitos pacientes que não vem consultar logo, ou escondem sintomas por acharem que é de ordem espiritual e não uma doença,
também algumas pessoas por influência do meio, mesmo sem transtornos incapacitantes, podem desenvolver atitudes estranhas, ouvir vozes, desmaiar, etc. Parecendo para os que acreditam que a pessoa estava sob possessão ou coisa parecida.