Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108805 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #350 Online: 09 de Setembro de 2008, 02:16:15 »
"As teorias da dissociação mental histérica e dos automatismos psicológicos, do médico e psicólogo Pierre Janet8 (1859-1947), foram as mais adotadas pelos psiquiatras para explicar a mediunidade. Janet considerava que na atividade mental normal haveria uma função de síntese que integrava as percepções sensoriais vivenciadas e transformadas em idéias conscientes. Nos histéricos, ocorreria uma fraqueza psíquica constitucional dessa função integradora, de maneira que eles eram mais sensíveis a se "dissociarem" por meio de sugestão ou em situações traumáticas; a teoria dos automatismos psicológicos explicaria os comportamentos nas crises dissociativas, quando "idéias fixas subconscientes" seriam reproduzidas (Nina Rodrigues, 1935; Morel, 1997).

Tal desagregação dos processos mentais, temporária em situações de transe, poder-se-ia tornar permanente, caminhando para a alucinação e o delírio. A maioria dos psiquiatras brasileiros concordava com a tese de que o espiritismo faria a maior parte de suas vítimas entre aqueles que já apresentassem certa predisposição psicopatológica, e muitos destes se manteriam nos limites da normalidade caso não fossem expostos repetidamente a fortes emoções (como nas sessões espíritas)."

"Apesar da concordância quanto ao caráter patogênico do espiritismo, havia divergências sobre quais seriam os quadros clínicos decorrentes. A maioria pensava que seriam desencadeados transtornos mentais já descritos na literatura, mas com o colorido espírita.

Henrique de Brito Belford Roxo (1877-1969) foi o principal defensor de uma tese mais ampla quanto ao caráter psicopatogênico do espiritismo. Chegou a criar uma nova classe diagnóstica, o "delírio espírita episódico", que foi apresentada em uma conferência médica realizada em 1936, em Paris. Seria uma doença freqüente, responsável por 5% a 10% das internações psiquiátricas. Procurava enfatizar que muitas pessoas não apresentavam perturbações mentais antes de freqüentarem as sessões espíritas (Roxo, 1938)."

"Um outro aspecto, que também mobilizou a classe médica contra o espiritismo, dizia respeito às terapêuticas espíritas empregadas para as doenças físicas e mentais. Os perigos representados pelo espiritismo para a sociedade não ficariam restritos apenas aos riscos do desencadeamento de transtornos mentais. As atividades de cura promovidas pelos espíritas também seriam uma importante fonte de riscos para a saúde da população. Essas práticas poderiam prejudicar a população, que seria levada a acreditar no tratamento espiritual e ficaria privada de uma assistência médica adequada.

O médico Carlos Fernandes (Jornal do Commercio, 1939a, d, g; Diário da Noite, 1939b, c, e, f; O Jornal, 1939) encaminhou moções para o Governo e o Ministro da Justiça solicitando punição para os espíritas que praticassem a medicina ilegalmente e intervenção policial nos centros, fazendo cumprir os Artigos 156, 157 e 158 do Código Penal de 1890, que criminalizavam as práticas espíritas. Tais artigos garantiriam o enquadramento dos "médiuns receitistas" 9 como charlatães e suas práticas como exercício ilegal da medicina.

O debate sobre a questão da legitimidade e da legalidade das "outras" práticas de cura acompanha o processo de institucionalização da medicina brasileira desde seu início, por volta de 1830. Com relação ao fim do século XIX, Schwarcz destaca que uma questão que ocupava constantemente as páginas da revista Brazil Médico, criada em 1887, era exatamente o problema do "charlatanismo". Na conformação de uma identidade de grupo, curandeiros, práticos e "herbalistas" surgiam como inimigos necessários, já que, ao apontar o "outro, curandeiro", mais bem se reconhecia a "nós, médicos" (Schwarcz, 2001, p. 222)."

Fonte: Revista de Psiquiatria Clínica 34, supl 1; 34-41, 2007
O olhar dos psiquiatras brasileiros sobre os fenômenos de transe e possessão
Brazilian psychiatrists' approaches on trance and possession phenomena
Angélica A. Silva de Almeida1,2, Ana Maria G. R. Oda3, Paulo Dalgalarrondo4

1 Mestre e doutora pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
2 Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
3 Pesquisadora e professora colaboradora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da
Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
4 Professor Titular do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da
Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 09 de Setembro de 2008, 02:37:59 »
Q...
Correio...

Minha opinião está de acordo com psiquiatria clínica. Está tudo aí...documentado com textos publicados numa revista séria e reconhecida.

Continuo esperando comentários baseados em fatos.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #352 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:39:58 »
Q,

E sua alegação sobre os supostos ad-hominens, quais são suas provas??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #353 Online: 09 de Setembro de 2008, 12:16:32 »
Citação de: ”Luis Dantas”
Está dizendo que não vale a pena te dar atenção?  É isso?

Estava dizendo que não sei se uma conversa sobre “razoavéis” é uma boa neste momento. Apenas isto.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #354 Online: 09 de Setembro de 2008, 12:34:38 »
Citação de: ”Jus Est Ars”
Não há qualquer problema em ser espírita, somente reconheça que sua crença é baseada na fé, assim como qualquer outra religião.

Eu também penso que não há problema nenhum em adotar o espiritismo como filosofia de vida, por isto estou aqui na defesa de alguns pontos que foram atacados.
Também não vejo nenhum problema em reconhecer que a DE é baseada em fé.
Fé é uma palavrinha feia por aqui? Pois não deveria! Mesmo cientistas tem fé. Ateus tem fé quando afirmam que Deus não existe porque não podem provar isto. Cientistas tem fé em suas teorias, a prova está nos anos em que trabalham, estudam e onde muitas vezes suportam as refutações dos seus resultados, aplicando fé quando a maioria os instigavam a parar.
A fé pode ser de origem óbvia, como o fato de o amanhã se tornar real, por isto fazemos planos para um sábado com os amigos, mesmo estando na terça-feira. Não sabemos se vai acontecer, mas não pensamos nisto, nossa fé, ou como habitualmente falamos, confiamos em acordar todos os dias!

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #355 Online: 09 de Setembro de 2008, 12:37:17 »

A diferença são os resultados. A ciência só aceita o que pode ser demonstrado para qualquer um. A DE continua em abstrações não demonstráveis.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #356 Online: 09 de Setembro de 2008, 12:53:24 »
Citação de: ”mscontini”
Correio, numa boa...Sem ataque pessoal, entendemos que voce está de boa fé.
Mas se voce faz uma alegação aqui voce precisa apresentar evidencias para discutirmos. Tenho certeza que se as evidencias a favor do espiritismo se acumulacem muita gente aqui começaria a repensar certos conceitos. Infelizmente, não há evidencias a favor e até varias em contrario, como se começou a discutir nesse topico.

Obrigado amigo. Sabe, minha alegação não foi da existência de espíritos. Mas uso a existência de espíritos para explicar o que levou Allan Kardec a escrever o que escreveu. Partindo do princípio da DE, não há preconceitos de raças, por isto estou este tempo todo debatendo com vocês.
Claro que já saímos algumas vezes do foco racismo, entramos nas comparações ICAR e DE, lógicas e algo mais. Agora começamos com a ladainha de provas e evidências. Eu não sei se com outros foi assim, mas eu não vejo muito o que apresentar. E não digo isto por falta de material, porque tem! E muito! Mas não quero aqui debater quem estava errado, ou como mal conduziu tal estudo ou como é falacioso tal argumento. No começo até sugeri alguma literatura, como a do jornalista Souto  Maior, mas um forista já disparou que não leu mas já sabe que é uma porcaria. Daí que não me vejo a vontade para apresentar nada. Falei de Willian Crookes, apelo de autoridade. Se eu falasse do Paul Hild então! Lá vem o apelo a NASA! Tem certeza amigo que algo a favor do espiritsmo sobrevive alguns segundos aqui? Obrigado, mas não estou a fim. É assunto de fé, logo(licença fisica) apresenta resiliência.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #357 Online: 09 de Setembro de 2008, 12:57:44 »
A diferença são os resultados. A ciência só aceita o que pode ser demonstrado para qualquer um. A DE continua em abstrações não demonstráveis.

A ciência não pode demonstrar um buraco negro para qualquer um Sr. Jus. A gravidade, também, a ciência apenas pode fazer abstrações de suas causas. Não é tão simples assim, eu lhe asseguro amigo!

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #358 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:01:15 »
Citação de: mscontini
Então se voce acha que  os argumentos citados aqui não procedem, contra-argumente!!

Estou contra-argumentando o tempo todo os argumentos citados sobre o racismo espírita, esteja certo amigo!

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #359 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:05:06 »
Correios, em sua maioria os frequentadores do forum pensam a respeito de Doutrina Espírita, Espíritas e médiuns:

-A sua maioria acredita que Kardec é racista.
-Mediuns são embusteiros
-Burros que se iludem facil.
-Aproveitadores.
-Espiritas e mediuns tem doenças mentais.

Eles em sua maioria acreditam nisto.
eu mesmo já cansei de discutir ...só faz mal mesmo à mim.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #360 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:12:48 »
Os perigos representados pelo espiritismo para a sociedade não ficariam restritos apenas aos riscos do desencadeamento de transtornos mentais. As atividades de cura promovidas pelos espíritas também seriam uma importante fonte de riscos para a saúde da população. Essas práticas poderiam prejudicar a população, que seria levada a acreditar no tratamento espiritual e ficaria privada de uma assistência médica adequada.

Primeiro que nenhum espírita sério procura cura somente com tratamentos espirituias, e nenhum espírita sério alega cura assim! utiliza-se como reforço no tratamento convencional. Já é provado que o estado emocional do paciente ajuda na evolução do tratamento. Se alguém se sente bem com um reforço "espiritual", qual o problema?
Pessoas costumam agir de maneiras diferentes, se alguém faz besteira consigo mesma não é culpa de uma doutrina que preza a cura moral, não a física!
Vamos condenar a medicina também por permitir cirurgias arriscadas para melhoria estética então? Médicos sérios não fazem ou aconselham tais procedimentos, estou errado?

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #361 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:14:05 »

No livro dos médiuns, Kardec tenta construir uma lógica.

Começa dizendo que é intuitivo a existência da alma nos padrões daquele tempo, que se dizia que a alma vai para o céu ou inferno, de acordo com a crença comum, o que ele não achava lógico. E de alma para espírito é um pulo fácil, de maneira que não há nada que desabone a crença em espíritos.

No capítulo "método", ele pretende demonstrar como convencer alguém da existência de espíritos. E diz que há os que mesmo quando vêem os espíritos, não acreditam neles.

Eu não sou um desses. Se eu ver um espírito acreditarei em sua existência. No entanto, nunca vi. Como solucionar essa questão Correio?

Se um espírito me aparecesse eu acreditaria em sua existência, como não aparece eu não creio nele. Não um médium incorporar um espírito, mas eu ver um.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #362 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:18:28 »
Q, espero que você estaja errado, porque aí sim seria preconceito! E dos bons!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #363 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:26:23 »
Citação de: ”mscontini”
Correio, numa boa...Sem ataque pessoal, entendemos que voce está de boa fé.
Mas se voce faz uma alegação aqui voce precisa apresentar evidencias para discutirmos. Tenho certeza que se as evidencias a favor do espiritismo se acumulacem muita gente aqui começaria a repensar certos conceitos. Infelizmente, não há evidencias a favor e até varias em contrario, como se começou a discutir nesse topico.

Obrigado amigo. Sabe, minha alegação não foi da existência de espíritos. Mas uso a existência de espíritos para explicar o que levou Allan Kardec a escrever o que escreveu. Partindo do princípio da DE, não há preconceitos de raças, por isto estou este tempo todo debatendo com vocês.
Claro que já saímos algumas vezes do foco racismo, entramos nas comparações ICAR e DE, lógicas e algo mais. Agora começamos com a ladainha de provas e evidências. Eu não sei se com outros foi assim, mas eu não vejo muito o que apresentar. E não digo isto por falta de material, porque tem! E muito! Mas não quero aqui debater quem estava errado, ou como mal conduziu tal estudo ou como é falacioso tal argumento. No começo até sugeri alguma literatura, como a do jornalista Souto  Maior, mas um forista já disparou que não leu mas já sabe que é uma porcaria. Daí que não me vejo a vontade para apresentar nada. Falei de Willian Crookes, apelo de autoridade. Se eu falasse do Paul Hild então! Lá vem o apelo a NASA! Tem certeza amigo que algo a favor do espiritsmo sobrevive alguns segundos aqui? Obrigado, mas não estou a fim. É assunto de fé, logo(licença fisica) apresenta resiliência.

Acho que a sua posição é difícil mesmo pois não existe nada que sustente a hipótese espírita até o momento. Acho até que a discussão está meio açucarada pois até agora não apareceu novidade alguma que não tivesse sido refutada em tópicos anteriores com requintes de crueldade intelectual.

Na minha opinião o espiritismo é ingênuo, infantil e, sobretudo, perigoso. Concordo com o Luis Dantas, o espiritismo é uma praga. Um même, um virus da mente que se aloja em mentes desprovidas de juízo crítico.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #364 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:28:46 »
Correios, em sua maioria os frequentadores do forum pensam a respeito de Doutrina Espírita, Espíritas e médiuns:

-Mediuns são embusteiros
-Aproveitadores.

Então mostre que estamos errados.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #365 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:29:20 »
Não é vc que criou um topico insinuando que nós espiritas e os mediuns são doentes mentais?
Não perderei meu tempo comvc nao ...
Boa sorte aí  :ok:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #366 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:32:42 »

-Mediuns são embusteiros
-Aproveitadores.

Q, voce não prestou atenção as discussões e está generalizando de forma a se colocar na posição de vitima perseguida:

-A sua maioria acredita que Kardec é racista. Não, kardec se declarou racista! Leia as obras
dele
-
Mediuns são embusteiros - Não, nem todos, alguns são desequilibrados mentalmente e outros são auto-iludidos. Voces não conseguiram dar uma evidencia cientifica de que existe espiritos, por conseguinte mediuns
-Burros que se iludem facil. Errado de novo, ninguem disse isso, até os mais inteligentes podem se iludir. Como evitar isso? Pensamento racional e analise logica

-Aproveitadores. Alguns realmente o são, vide o farsante e plagiador Chico Xavier

-Espiritas e mediuns tem doenças mentais. Como disse, nem todos, outros são auto-iludidos e outros ainda embusteiros.

Fazemos essas alegações baseadas em fatos, todos devidamente expostos aqui ou atravéz de links.

Se voces tiverem algum contra-argumento e não suas opiniões sem evidencias para suportá-las, apresentem aqui.

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #367 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:33:37 »
Não generalizei ...falei a maioria.
E sim vc é um deles.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #368 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:34:26 »

No livro dos médiuns, Kardec tenta construir uma lógica.

Começa dizendo que é intuitivo a existência da alma nos padrões daquele tempo, que se dizia que a alma vai para o céu ou inferno, de acordo com a crença comum, o que ele não achava lógico. E de alma para espírito é um pulo fácil, de maneira que não há nada que desabone a crença em espíritos.

No capítulo "método", ele pretende demonstrar como convencer alguém da existência de espíritos. E diz que há os que mesmo quando vêem os espíritos, não acreditam neles.

Eu não sou um desses. Se eu ver um espírito acreditarei em sua existência. No entanto, nunca vi. Como solucionar essa questão Correio?

Se um espírito me aparecesse eu acreditaria em sua existência, como não aparece eu não creio nele. Não um médium incorporar um espírito, mas eu ver um.

Alma, espírito. Com excesão das testemunhas de Jeová, que falam serem difrentes coisas, penso que não. Então vamos lá!
Quando algo é muito diferente, ou impossivel para nós, é comum o sentimento de negação, duvida.
O fonógrafo despertou isto em algumas pessoas. Chegavam a acusar Thomas Edison de engodo nas apresentações. Então quando alguém vê um espírito, pode ser que duvide do próprio sentido ou sanidade, passando a não acreditar na “visão”! Nada demais neste comentário de Kardec.
Quanto ao fato de você não ver um espírito, a solução é que você não tem a mediunidade para este fim, segundo a DE. Se você fala isto para ver se toca a sensibilidade alguém do lado de lá com: Nossa, ele pode ser um grande espírita, basta para isto materializarmos um espírito para ele! Vamos falar ao conselho do grande Jesus para ver se ele libera um showzinho de luzes também!
Desculpe desanponta-lo, mas por razões desconhecidas por mim, não funciona assim!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #369 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:35:06 »
Q, espero que você estaja errado, porque aí sim seria preconceito! E dos bons!

Correios, veja no meu ultimo post os questionamentos que fizemos até agora p/ o Q, e que ele se esquivou de responder.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #370 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:36:06 »
Os perigos representados pelo espiritismo para a sociedade não ficariam restritos apenas aos riscos do desencadeamento de transtornos mentais. As atividades de cura promovidas pelos espíritas também seriam uma importante fonte de riscos para a saúde da população. Essas práticas poderiam prejudicar a população, que seria levada a acreditar no tratamento espiritual e ficaria privada de uma assistência médica adequada.

Primeiro que nenhum espírita sério procura cura somente com tratamentos espirituias, e nenhum espírita sério alega cura assim! utiliza-se como reforço no tratamento convencional. Já é provado que o estado emocional do paciente ajuda na evolução do tratamento. Se alguém se sente bem com um reforço "espiritual", qual o problema?
Pessoas costumam agir de maneiras diferentes, se alguém faz besteira consigo mesma não é culpa de uma doutrina que preza a cura moral, não a física!
Vamos condenar a medicina também por permitir cirurgias arriscadas para melhoria estética então? Médicos sérios não fazem ou aconselham tais procedimentos, estou errado?

1. Você acabou de afirmar que espíritas "sérios" não confiam integralmente em tratamentos espíritas. Poderia definir exatamente o que é um espírita "sério"?
2. Trocando em miúdos, então a cura espírita é superstição. Concordo com você.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #371 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:38:07 »
Não é vc que criou um topico insinuando que nós espiritas e os mediuns são doentes mentais?

Você leu os meus últimos posts?
Leia e tire as conclusões por você mesmo. Melhor ainda...desafio você a refutá-los. Será que consegue?

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #372 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:39:35 »
Eles são tão irracionais e preconceituosos contra Espíritas que alem de generalizarem fazendo parecer que espiritas e mediuns são doentes mentais de qualquer jeito dão duas hipoteses de todos serem doentes mentais.

OS que se iludem e os que não se iludem.
O pior de tudo é que isso é ofensivo sim.
Eu nunca falei que ateus são doentes mentais.
Isto generalização forte.

Este posto é dirigiro ao GIGAVIEW, MSCONTINI e alguns outros que eu possa ter esquecido que participaram do outro topico completamente ofensivo.
A moderação deveria dar cartão a este tipo de comentário agressivo e ofensivo e tendencioso !!!
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 13:41:50 por Q »

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #373 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:41:18 »

Correio,

De maneira que como você vê, só resta a fé, é uma crença em abstrações não demonstrável.

Não há nada de errado com o espiritismo ou religiões, só não dá para comparar com ciência, que só considera o que é demonstrável.

O mais próximo que se chega da realidade e da existência de algo é a demonstração científica.

Não se pode crer em algo baseado em fé e adotar a postura de que se conhece a realidade.

Se assim fosse, todas as religiões teriam suas verdades individuais, quando por evidente, a verdade é uma só.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #374 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:44:00 »

Hmm... Q, vamos mudar um pouco a perspectiva: sabe-se que pessoas que sofrem de esquizofrenia tendem a escutar "vozes".
Além disso, é fato estabelecido na literatura da psicologia que é possível fabricar memórias falsas em pessoas saudáveis.
Você admite
a) a possibilidade de que pessoas com doenças mentais possam vir a acreditar que falam com espíritos?
b) que pessoas saudáveis possam ter memórias falsas de vidas passadas implantadas em suas mentes?

E, caso você aceite a): c) você admite que alguns supostos médiuns possam ser doentes mentais?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!