É incrivel como está claro para qualquer cético e para qualquer pessoa de outra religião que o argumento dele não se sustenta. A discussão que ele leva, tentando explicar o inexplicável, é autista no sentido de funcionar apenas no esquema de mundo que ele criou para si mesmo.
Famado está errado. Não há dúvida alguma disso. Ele está perdendo seu tempo, e perde parte de sua vida com isso. Pena para ele.
A questão é que a maior parte de nós, que já foram religiosos, sabemos que não é exatamente fácil a quebra de paragdigma pessoal que implica em aplicar o ceticismo a sua própria crença. Obviamente, para alguns é mais fácil que para outros, mas eu não diria que é algo simples. Creio que mesmo que possa se dar pouca importância, sempre poderá ser considerado um marco.
Acho que não se pode exigir isso de ninguém. Há pessoas que genuinamente precisam se agarrar a algo... É claro que tais pessoas normalmente não procuram fóruns céticos, mas eu tenho um amigo teísta que entrou na STR achando que ia converter todo mundo. Não duvido que o problema com relação ao Famado seja esse. Alguns batistas tem bastante disso... e se culpam muito se falham em converter alguém.
Já acho bastante interessante ele admitir que existem algumas falhas no relato bíblico. Talvez o seu ceticismo com relação a bíblia até aumente e ele consiga enxergar o que é tão transparente para os céticos. Mas isso acontecerá apenas se a sua relação de dependência da bíblia/crença permitir.
E claro, se seu ceticismo não for proibido para os assuntos que por ora ele julga intocáveis.
Isso Nina.
Imagine para um batista professor de bíblia parar e falar: Vocês podem estar corretos. Entendi o que é uma evidência, entendi que estou me sustentando por ad hocs, entendi que a bíblia é um texto primitivo
O que iria acontecer com o Famado?
Impacto na família, impacto no seu ganha pão, excluído da comunidade, ter que se explicar para os filhos...
Ele não está defendendo a sua religião. Ele está defendendo a sí próprio, seu modo de vida, sua família , seu histórico como pessoa, seu emprego.
É natural que ele queira defender, mesmo que inconscientemente, seu posicionamento. Há tanta coisa em jogo!!!
E ele deveria entender a diferença com que nós defendemos nossos pontos de vista. Eu sou um ateu louco de vontade, doido para acreditar em vida após a morte. Minha vontade vai contra o meu posicionamento. Para mim seria ótimo chegar em casa e dizer para meus filhos: PQP, descobri, há vida após a morte.
É mais fácil tratarmos do assunto com menos parcialidade aqui.
Para ele, bem, só a vida dele depende dessa verdade...
Agora, concordo com você. Que raios o Famado está fazendo aqui?? Ele já viu que a bíblia não é infalível... periga ele entender o resto, aí, CABUUUM, tome o Famado mudando tudo em sua vida perto dos cinquenta.