Se privatizar fosse a solução, as faculdades privadas seriam as melhores do Brasil, e não são. Isso é fato. Dinheiro para ser as melhores eles têm, mas preferem explorar os professores e os alunos. Embora comércio como outro qualquer, educação deveria ser tratada com mais seriedade.
adm na fgv é melhor que na usp. os índices de aprovação na oab da puc superaram os da são francisco.
Isso não resolve o problema dos pobres que não conseguem fazer faculdade pública. Por acaso eles conseguem fazer FGV?
Além disso, são casos isolados. Um curso ou outro. As melhores engenharias continuam sendo USP e UFSCar (fora IME e ITA); as melhores biológicas também são públicas. Sem contar que há inúmeras faculdades particulares que têm cursinhos preparatórios para OAB, como tinham para provão e afins, reforços específicos e tudo mais.
não acho que dá pra dizer que mackenzie, faap, puc, entre outras, não valem nada.
São raras exceções.
Não posso falar pelas áreas de humanas e exatas, mas falo pelas biológicas e da saúde. Poucas PUCs chegam perto das públicas.
até faculdades de merda, como a fadiva de varginha, têm obtido alta taxa de aprovação na oab. o curso de medicina em algumas particulares já está superando o de algumas do Estado..
Superando em quê? A maioria nem hospital têm...
fora que as particulares não enfrentam greves e falta de equipamentos.
De fato.
Mais um problema de má administração governamental, não de ser público.
não tenho dúvidas de que se a usp fosse privatizada ainda seria uma das maiores do brasil.
Depois que se constrói toda uma estrutura é difícil não ser.
Agora, se a mentalidade dos "administradores" for a mesma dos administradores comumente encontrados nas particulares, onde professor só recebe por hora de aula em sala de aula, tem que preparar aula, prova e corrigir tudo para 75 alunos por sala de aula, as coisas não vão melhorar.
Universidade é ensino, pesquisa e extensão. Extensão por ser mais simples, as faculdades particulares fazem. E pesquisa? Qual a porcentagem de artigos publicados de professores das privadas? Universidade é gerar conhecimento, não reproduzir como papagaios.
aliás, pelo que conversei com um sujeito, parece que a FEA da usp raramente entra em greve. isso porque tem cursos pagos também, como de mba, os professores ganham muito.
Sim, MBA é um mestrado profissionalizante diferenciado. É "masters in Business administration". Específico da administração.
Mesmo na universidade pública algumas vezes há injeção de dinheiro privado, mas é restrito à áreas específicas. Enquanto isso professores de Letras, Sociais e afins sofrem. Nas biológicas há o pessoal do genoma e há os outros. E isso que é público, imagine se fosse privado...
então, é uma das partes mais "privatizadas" da usp. não sei se procede, no entanto....
a situação está mudando...
É diferente. São cursos específicos de pós-graduação.