Autor Tópico: Re.: PUC  (Lida 21396 vezes)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Universidade pública x privada
« Resposta #200 Online: 30 de Julho de 2005, 12:39:28 »
Citação de: Flytronix
Pagou-passou numa FGV??? AONDE? Prove!!!

E no seu mundo cor-de-rosa todas as particulares são GVs e todo mundo será feliz, né?

Difícil perceber que a FGV é uma excessão (com pouquíssimos cursos, nem universidade é)?

Flytronix

• Visitante
« Resposta #201 Online: 30 de Julho de 2005, 12:57:54 »
Citação de: Ricardo M
Como já disse (e você, pelo visto, ignorou), quantidade não tem NADA a ver com estatismo ou não. Volte e leia o quanto se gasta com uma USP, por exemplo.

Já respondi isso, não vou responder novamente.

Eu também já respondi, e até o momento você não teve a capacidade (ou a honestidade) de enxergar os gastos públicos com Universidades.

Agora sim, aonde. =)

Pois é, fiz escola pública desde o maternal. Nem papai nem mamãe tiveram dinheiro para bancar meu ensino fundamental particular, de qualidade. Como mal haviam aulas, deu nisso. Em compensação, aprendi muito nas aulas vagas, hoje sou um ótimo jogador de futebol.

Ad misericordiam? :cry:

NÃO tentei justificar NENHUM argumento com a frase acima citada por mim. A mania de alguns saírem catando falácias sem ao menos compreender o intuito destas é impressionante.

Como eu disse na minha mensagem anterior (peço que a leia novamente, com atenção), quantidade de instituições privadas NÃO tem nada a ver com estatismo.

Do que eu discordo, como disse na mensagem anterior. :zzz:

Seu achismo vale apenas como opinião, não tem valor algum em uma discussão séria.

Explicarei estatismo: Situação onde o Estado reserva uma quantidade considerável de recursos para prover serviços públicos. Acho que agora dá pra você entender que não tem NADA a ver com quantidade de instituições privadas existentes. Uma coisa não anula a outra.

O que você não entende é que "considerável" é algo muito relativo e muito pessoal. Capisce?

Não, considerável no caso é um gasto que está acima do necessário, para prover um serviço. No caso da USP, a gastança é na verdade um desperdício, pois poderia muito bem ser bancada pela iniciativa privada, e não pelos cofres públicos. Assim como é feito nas melhores Universidades do mundo.

Você sabe o que é uma NASA? Será que a USP já colocou rovers em Marte? Sabe a diferença de custos e de importância entre as duas instituições? A sua comparação foi tão esdrúxula, que ficou clara a sua desonestidade nesse ponto.

Ah, não precisa ficar bravinho e acusar de desonesto. Argumentar não doi, tenta, acho que você vai gostar.

Você sabe diferenciar? Responda. Só assim podemos afirmar se é ignorância dos fatos ou desonestidade.
Bem, se for desonestidade, não há discussão. Utilizando comparações falaciosas conseguimos provar até que a Terra é plana.

Apenas te mostrei que os EUA também pagam, com dinheiro público, coisas de interesse da população. Mas tá difícil de entender, não?

Ótimo! Enfim você disse algo interessante. Interesse da população, universal. Pesquisas científicas, explorações espaciais, saúde pública, etc, trazem benefícios para a população como um todo. Para estes, é indispensável o investimento estatal, pois são algo de interesse público. Agora, graduação de indivíduos, é de interesse particular, nunca público. Se você tivesse lido o tópico com mais calma e mais honestidade, teria visto que já foi dito isso inúmeras vezes.

E pensa um pouco que você vai perceber que o fato da NASA colocar rovers em Marte está ligado ao dinheiro que recebe. Ela não recebe porque colocou, ela coloca porque recebe.

G-E-N-I-A-L! Publique isso e receba um Nobel!
Já adicionei na minha assinatura.

:lol:

Bons profissionais -> Universidade pública. Prove seu ponto.

Os provões do MEC são um bom exemplo.
Dá uma olhada na USP (maior pública, só cuidado com os cursos onde houve boicote, com porcentagem baixa de participação):
http://www.resultadosenc.inep.gov.br/instituicao.action?inst=55
E UNIP (maior particular): :lol: :lol: :lol:
http://www.resultadosenc.inep.gov.br/instituicao.action?inst=322

A sua honestidade me surpreende!! Por que esqueceu de uma FGV, por exemplo? Puxa, e eu que pensava que essa tática de omitir informações só pra tentar provar um ponto era exclusividade de fanáticos religiosos...

Ou será que a memória tá ruim??

PUC
http://www.resultadosenc.inep.gov.br/instituicao.action?inst=528

FGV
http://www.resultadosenc.inep.gov.br/instituicao.action?inst=151

Você tem idéia de quanto se gasta com educação superior pública no Brasil?

Menos do que se deveria gastar, na minha opinião.

Vai lá e doe, então!

Vai me dizer que a maioria que estuda em uma USP são pessoas que tiveram ensino fundamental público?

:shock:

Segundo dados do site da FUVEST:

Qual é a renda familiar mensal (em reais) de sua casa ?

967 (3.1%)     Inferior a 500   
6091 (19.8%)     Entre 500 e 1500   
7672 (25%)     Entre 1500 e 3000
6537 (21.3%)     Entre 3000 e 5000
4029 (13.1%)     Entre 5000 e 7000   
2766 (9%)     Entre 7000 e 10000   
2560 (8.3%)     Superior a 10000

Viu como não tem só morador dos Jardins na USP?

Fontes? Quantidade de pessoas entrevistadas por curso? Em quais cursos?

E outra: Por que você não soma a quantidade de candidatos com renda, por exemplo, acima de 1500 reais, e põe contra os com renda inferior?

Vejamos:

Abaixo de 1500: 7.058 (23%)
Acima de 1500: 23.564 (77%)

Lembrando que, segundo o IBGE, a maioria das famílias brasileiras se encontra na faixa de até R$ 1000 de renda mensal.

http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/orcfam/default.asp?t=1&z=t&o=19&u1=1&u2=1&u3=1&u4=1&u5=1

:wink:

Flytronix

• Visitante
« Resposta #202 Online: 30 de Julho de 2005, 13:15:24 »
Pagou-passou numa FGV??? AONDE? Prove!!!

E no seu mundo cor-de-rosa todas as particulares são GVs e todo mundo será feliz, né?

Difícil perceber que a FGV é uma excessão (com pouquíssimos cursos, nem universidade é)?

Deixe de ataques pessoais, cadê as provas? Pagou-passou numa PUC? AONDE???

Flytronix

• Visitante
« Resposta #203 Online: 30 de Julho de 2005, 13:20:35 »

E UNIP (maior particular):

Eu não me conformo, sinceramente. Tenho que repetir, dando destaque dessa vez. Quem supostamente preza pela argumentação racional, sem sofismas, em busca da verdade, não poderia ser tão descaradamente desonesto como acima.

UNIP, MAIOR PARTICULAR?  :shock:

Poindexter

• Visitante
Re.: Universidade pública x privada
« Resposta #204 Online: 30 de Julho de 2005, 14:09:49 »
Você sabe o que é uma NASA? Será que a USP já colocou rovers em Marte? Sabe a diferença de custos e de importância entre as duas instituições? A sua comparação foi tão esdrúxula, que ficou clara a sua desonestidade nesse ponto.

A USP colocar rovers em Marte? A USP agora virou agência espacial? Que salada! Quanta desonestidade.

A sua honestidade me surpreende!! Por que esqueceu de uma FGV, por exemplo? Puxa, e eu que pensava que essa tática de omitir informações só pra tentar provar um ponto era exclusividade de fanáticos religiosos...

De duas, uma: Desonestidade intelectual das grossas, ou burrice. Me desculpe a sinceridade.

Desculpo uma pinóia esse seu apelo aos ad hominens. Não tenho tempo e nem prazer intelectual para discutir neste nível para o qual você está forçando as coisas.

Tá mal-humorado? Vai chutar a porta do teu quarto, então!

Flytronix

• Visitante
Re: Re.: Universidade pública x privada
« Resposta #205 Online: 30 de Julho de 2005, 14:12:19 »
Citação de: Poindexter

De duas, uma: Desonestidade intelectual das grossas, ou burrice. Me desculpe a sinceridade.

Desculpo uma pinóia. Não tenho tempo e nem prazer intelectual para discutir neste nível para o qual você está forçando as coisas.

Muito menos eu. Uma discussão só vale quando é racional, quando se busca a verdade. Quando se parte para as falácias e desonestidade intelectual passa a ser perda de tempo. Eu parei por aqui.

Flytronix

• Visitante
« Resposta #206 Online: 30 de Julho de 2005, 16:31:29 »
Citação de: Poindexter

A USP colocar rovers em Marte? A USP agora virou agência espacial? Que salada! Quanta desonestidade.

Desculpo uma pinóia esse seu apelo aos ad hominens.

De minha parte, não houve NENHUM ataque pessoal a ninguém. Somente constatei a desonestidade gritante do colega em tais pontos. Não deixarei de denunciar tal desonestidade intelectual. Sofismas, distorções, disparates, comparações bizarras, etc, deixemos para os criacionistas, como aqui: http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?p=36229

Ou será que chamar esses criacionistas de desonestos seria um ad hominem também?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 30 de Julho de 2005, 18:39:53 »

Eu não me conformo, sinceramente. Tenho que repetir, dando destaque dessa vez. Quem supostamente preza pela argumentação racional, sem sofismas, em busca da verdade, não poderia ser tão descaradamente desonesto como acima.

aliás, acho importante lembrar que a unip (bem como a maior parte das particulares) é relativamente recente. a maior parte tem uns 10 anos, a unip tem o que, 20? a são francisco da usp existe desde o século retrasado. a mackenzie (uma das boas particulares) existe desde o começo do passado.

enfim... tem-se de criar uma certa tradição também.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #208 Online: 01 de Agosto de 2005, 08:59:24 »

Imagino que você saiba, então, que nem todas as públicas são USPs...

O mesmo raciocínio vale para a USP.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #209 Online: 01 de Agosto de 2005, 09:08:24 »
Agora, graduação de indivíduos, é de interesse particular, nunca público. Se você tivesse lido o tópico com mais calma e mais honestidade, teria visto que já foi dito isso inúmeras vezes.

Talvez coubesse uma melhora nesse raciocínio. Os usuários do ensino superior público são os únicos beneficiários diretos do serviço. Isso já é razão mais do que suficiente para que sejam os únicos a pagar por ele (ou que as universidades, caso queiram manter a gratuidade, busquem recursos outros que não os recursos públicos para fazê-lo). Quaisquer benefícios para o restante da população são indiretos e, na verdade, uma mera possibilidade (ninguém pode obrigar um graduado em Medicina a exercer a profissão, ou um analista de sistemas a prestar seus serviços no Brasil e não na Microsoft lá nos EUA, etc).
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #210 Online: 01 de Agosto de 2005, 16:00:47 »
Citação de: Jornal da Ciência
Notícias Segunda-Feira, 01 de agosto de 2005

JC e-mail 2823, de 01 de Agosto de 2005.

Há mais centros universitários privados do que Universidades particulares

Pela primeira vez desde que foram criados, o número de centros universitários privados ultrapassou o de Universidades particulares no país

De 1999 a 2005, esses centros tiveram crescimento de 172%, passando de 39 para 106. O número de Universidades privadas, no entanto, cresceu apenas 4%, de 83 para 86.

Os centros universitários foram regulamentados por um decreto presidencial de 1997.

Sua diferença em relação às Universidades é que eles têm menos exigência de investimento em pesquisa e podem ter um percentual menor de professores com titulação e com regime de dedicação exclusiva.

Eles têm, no entanto, mais autonomia para abrir cursos sem prévia autorização do MEC em comparação com as faculdades.

Pelas regras atuais – que podem ser modificadas pela reforma universitária – as Universidades, que também gozam de mais autonomia para abrir cursos em comparação às faculdades, têm que manter ao menos um terço do seu corpo docente em regime de dedicação exclusiva e com titulação de mestre ou doutor.

Como esse regime exige que o professor só permaneça em sala de aula durante metade de sua carga de trabalho, ele acaba saindo mais caro para a instituição.

Para Eduardo Storópoli, presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários, o crescimento do número de centros universitários não responde apenas a uma lógica de mercado.

"Vários desses pedidos de transformação em centros e de criação de novas instituições foram apresentados no governo passado, e o atual, positivamente, respeitou o direito dessas instituições de terem seu pleito analisado. Mas não são apenas razões econômicas que levam à criação do centro. Hoje, essas instituições são as únicas a terem passado por processo de recredenciamento, uma prova de que há controle da qualidade", diz Storópoli.

Ele diz ver também com bons olhos a iniciativa do governo federal de, na reforma universitária, deixar mais rigorosos os padrões de qualidade exigidos dos centros e das Universidades.
(Folha de SP, 30/7)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #211 Online: 01 de Agosto de 2005, 19:22:22 »

NASA: National Aeronautics and Space Administration, agência espacial do governo norte-americano.

Objetivos: Exploração espacial, pesquisas aeroespaciais.

USP: Universidade de São Paulo

Objetivos: Graduação.

Desde quando o único objetivo da USP é ensino de graduação?

Eh, você não conhece a USP não, né?! Só de nome, se for!  :lol:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #212 Online: 01 de Agosto de 2005, 19:37:43 »

Vai me dizer que a maioria que estuda em uma USP são pessoas que tiveram ensino fundamental público?

E outra: Por que você não soma a quantidade de candidatos com renda, por exemplo, acima de 1500 reais, e põe contra os com renda inferior?

Vejamos:

Lembrando que, segundo o IBGE, a maioria das famílias brasileiras se encontra na faixa de até R$ 1000 de renda mensal.

http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/orcfam/default.asp?t=1&z=t&o=19&u1=1&u2=1&u3=1&u4=1&u5=1

FUVEST é a instituição que faz o vestibular da USP. Não sei se você sabe, mas todo ano é feito um questionário sócio-econômico dos vestibulandos, de todos os cursos. Você só precisaria olhar no site se este perfil é dos vestibulandos ou dos egressos. O Mioto indicou que a fonte é o site da Fuvest. Se você for no google e digitar fuvest e dar um "ok", vai vir uma lista de sites contendo a palavra "fuvest", então você procura até achar o site certo, que não deve ficar muito atrás na busca. Penso que deve ser um dos primeiros.

Olha, Fly, esse seu apelo à misericórdia, do tipo, "sempre estudei, coitadinho de mim, em escola pública e por isso não passei na universidade pública" não cola. Do mesmo jeito que outros estudaram a vida toda em pública e passaram entre os cinco primeiros colocados no vestibular da pública (Atheist), você também poderia. Talvez se jogasse menos futebol!  8-)

O ponto é que sua história, ou a dele, não servem pra fazer uma análise da situação. Comentei com uma galera da graduação sobre esta conversa, e todos riram muito. Sabe porquê? Porque a maioria é pobre, de precisar da bolsa-alimentação do coseas pra comer todo dia, ou da bolsa de iniciação científica pra custear livros ou congressos. Poucos são os "filhinhos de papai", embora eles existam, sim. Mas isso pouco importa. O que importa é que todos precisaram prestar um vestibular e só entram os que tem um conhecimento mínimo. Qualquer um (mesmo quem não pode pagar inscrição) pode fazer o vestibular. Qualquer um que atingir esse mínimo será aluno da USP.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 01 de Agosto de 2005, 19:55:11 »
E família que ganha 2000 reais por mês paga universidade particular para os filhos em que lugar, meu filho?

Ah, já que é tão difícil entrar no Google eu acho o link pra você, http://www.fuvest.br/ vai em estatísticas.

Ah, esses dados que mostrei é dos chamados para a matricula.  :wink:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 01 de Agosto de 2005, 19:58:41 »

O mais recente ranking das 20 maiores universidades do país em número de alunos na graduação mostra que duas das mais tradicionais universidades públicas do país -USP (Universidade de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)- vêm perdendo, ano a ano, espaço para instituições privadas.
A pesquisa, elaborada com dados do censo do Ensino Superior do Ministério da Educação de 2001, mostra que a Unip (Universidade Paulista) consolidou a liderança no ranking, com 81 mil alunos. O maior crescimento proporcional, no entanto, foi da Universidade Estácio de Sá, do Rio, que ultrapassou a USP no ranking ao chegar aos 60 mil alunos, um expressivo crescimento de 76,6% no espaço de apenas um ano.
A USP, terceira colocada agora, tem 35 mil alunos, segundo o censo do MEC, menos do que a metade dos alunos da Unip na graduação. Em 1991, a USP liderava esse ranking, enquanto Estácio e Unip nem apareciam na lista.
Das 20 que aparecem no ranking, 14 são instituições privadas.

http://www.unicamp.br/unicamp/canal_aberto/clipping/janeiro2003/clipping030120_folha.html

Você sempre fala do que não sabe ou é só aqui no fórum?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 01 de Agosto de 2005, 20:02:38 »

Acredito que seja mais fácil chamar os outros de desonestos do que tentar argumentar. Tudo bem, típico de brasileiros levar tudo para o lado pessoal...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 01 de Agosto de 2005, 20:05:31 »

Você tem idéia de quanto se gasta com educação superior pública no Brasil?

Menos do que se deveria gastar, na minha opinião.

Vai lá e doe, então!

Pra mim, isso é simbolo da ignorância e da falta de argumentos. Se o nosso caro colega só sabe fazer piadinhas e acusar os outros de desonestidade, não tem sentido o debate.

Flytronix

• Visitante
« Resposta #217 Online: 01 de Agosto de 2005, 21:03:21 »
Citação de: Nina

NASA: National Aeronautics and Space Administration, agência espacial do governo norte-americano.

Objetivos: Exploração espacial, pesquisas aeroespaciais.

USP: Universidade de São Paulo

Objetivos: Graduação.

Desde quando o único objetivo da USP é ensino de graduação?

Eh, você não conhece a USP não, né?! Só de nome, se for!  :lol:

Conheço sim. E você não leu o tópico. Estamos discutindo o orçamento de 1,58 bi, postarei novamente para você ler e se informar sobre a discussão:

"O orçamento de 2004 prevê que a USP receberá do governo de São Paulo R$ 1,58 bilhão, 87% dos quais serão consumidos no pagamento de salários de 4.884 professores, 15 mil funcionários e 5.700 aposentados. Sobram 13% para as demais despesas administrativas, o que inclui alguns investimentos."[/b]

Esses custos são referentes somente à graduação e pós-graduação. Se formos colocar o orçamento para pesquisas aqui, a gastança fica mais feia ainda.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 01 de Agosto de 2005, 21:15:31 »
Vamos acalmar os ânimos.  :rendo:

Flytronix

• Visitante
« Resposta #219 Online: 01 de Agosto de 2005, 21:23:08 »

Vejamos:

FUVEST é a instituição que faz o vestibular da USP. Não sei se você sabe, mas todo ano é feito um questionário sócio-econômico dos vestibulandos, de todos os cursos. Você só precisaria olhar no site se este perfil é dos vestibulandos ou dos egressos. O Mioto indicou que a fonte é o site da Fuvest. Se você for no google e digitar fuvest e dar um "ok", vai vir uma lista de sites contendo a palavra "fuvest", então você procura até achar o site certo, que não deve ficar muito atrás na busca. Penso que deve ser um dos primeiros.

Todos sabemos que é a pesquisa feita na FUVEST, está escrito no título, não havia nenhuma necessidade de informar aqui isso. O que estou perguntando, é se o Mioto faz alguma idéia de quais os critérios utilizados para se efetuar essa pesquisa. É geral? Então entra Filosofia, Pedadogia, Licenciatura em geral, enfim, vestibulares que são mais fáceis. Será que ele poderia postar a mesma pesquisa pro curso de Medicina, por exemplo? Direito?

Olha, Fly, esse seu apelo à misericórdia, do tipo, "sempre estudei, coitadinho de mim, em escola pública e por isso não passei na universidade pública" não cola. Do mesmo jeito que outros estudaram a vida toda em pública e passaram entre os cinco primeiros colocados no vestibular da pública (Atheist), você também poderia. Talvez se jogasse menos futebol!  8-)

Olha, eu não tô aqui pra ensinar ninguém sobre o que seria uma falácia. Lhe direi resumidamente que é uma tentativa de se justificar um ponto utilizando-se de um argumento inválido. Como já disse, em NENHUM MOMENTO eu tentei justificar meu ponto com essa minha história. Se você lesse o tópico, veria que eu escrevi aquilo em resposta à uma correção gramatical que o Mioto fez de uma de minhas frases. Por favor, não tenho tempo nem paciência pra ficar respondendo essas coisas infinitamente. Deixe as provocações de lado e voltemos à discussão.

O ponto é que sua história, ou a dele, não servem pra fazer uma análise da situação.

Novamente, não tentei em NENHUM PONTO fazer uma análise da situação através dessa história. Por favor, não desvirtue esse tópico com provocações, como costuma fazer.

Comentei com uma galera da graduação sobre esta conversa, e todos riram muito. Sabe porquê? Porque a maioria é pobre, de precisar da bolsa-alimentação do coseas pra comer todo dia, ou da bolsa de iniciação científica pra custear livros ou congressos. Poucos são os "filhinhos de papai", embora eles existam, sim. Mas isso pouco importa. O que importa é que todos precisaram prestar um vestibular e só entram os que tem um conhecimento mínimo. Qualquer um (mesmo quem não pode pagar inscrição) pode fazer o vestibular. Qualquer um que atingir esse mínimo será aluno da USP.

Ninguém aqui está questionando isso, se eles são pobres eu também sou, pago meus cursos e paguei por muito tempo a mensalidade caríssima de minha faculdade às minhas custas. Ninguém é coitadinho, tá na hora desses marmanjos pararem de mamar nas tetas do Estado, e começar a batalhar para pagar seus estudos. Chega de parasitismo.

Flytronix

• Visitante
« Resposta #220 Online: 01 de Agosto de 2005, 21:30:31 »
E família que ganha 2000 reais por mês paga universidade particular para os filhos em que lugar, meu filho?

Em qualquer lugar. Eu sou um exemplo. Além disso, programas de crédito educacionais são oferecidos a qualquer estudante que requisitar. Paga no final do curso, parcelado, e quando já estiver trabalhando.

Ah, já que é tão difícil entrar no Google eu acho o link pra você, http://www.fuvest.br/ vai em estatísticas.

Ah, esses dados que mostrei é dos chamados para a matricula.  :wink:

Teria separado por cursos? Medicina? Direito? Administração? Com certezas esses números mudarão MUITO.

Flytronix

• Visitante
« Resposta #221 Online: 01 de Agosto de 2005, 21:38:59 »

O mais recente ranking das 20 maiores universidades do país em número de alunos na graduação mostra que duas das mais tradicionais universidades públicas do país -USP (Universidade de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)- vêm perdendo, ano a ano, espaço para instituições privadas.
A pesquisa, elaborada com dados do censo do Ensino Superior do Ministério da Educação de 2001, mostra que a Unip (Universidade Paulista) consolidou a liderança no ranking, com 81 mil alunos. O maior crescimento proporcional, no entanto, foi da Universidade Estácio de Sá, do Rio, que ultrapassou a USP no ranking ao chegar aos 60 mil alunos, um expressivo crescimento de 76,6% no espaço de apenas um ano.
A USP, terceira colocada agora, tem 35 mil alunos, segundo o censo do MEC, menos do que a metade dos alunos da Unip na graduação. Em 1991, a USP liderava esse ranking, enquanto Estácio e Unip nem apareciam na lista.
Das 20 que aparecem no ranking, 14 são instituições privadas.

http://www.unicamp.br/unicamp/canal_aberto/clipping/janeiro2003/clipping030120_folha.html

Você sempre fala do que não sabe ou é só aqui no fórum?

Pelo visto você não percebeu em que ponto você foi desonesto, ainda. Maior particular em quantidade de alunos, que escolha sensatíssima de critério para avaliação da nota de uma faculdade. Não percebe que a quantidade de alunos não a faz a maior faculdade, para efeito de comparação entre notas? Por que você não colocou as maiores em questão de qualidade, para comparar? É conveniente colocar USP x UNIP para avaliar as notas de Públicas x Particulares, não é mesmo? :roll:

Flytronix

• Visitante
« Resposta #222 Online: 01 de Agosto de 2005, 21:41:32 »

Acredito que seja mais fácil chamar os outros de desonestos do que tentar argumentar. Tudo bem, típico de brasileiros levar tudo para o lado pessoal...

Apontei sua desonestidade, e sempre apontarei quando observar alguma.

Flytronix

• Visitante
« Resposta #223 Online: 01 de Agosto de 2005, 22:02:15 »
Bem, pouparei o Mioto da pesquisa, mas não de refutá-lo:

Carreira 202-Administração
2 (0.9%)       Inferior a 500
8 (3.9%)    Entre 500 e 1500
31 (15.1%)    Entre 1500 e 3000
55 (26.9%)    Entre 3000 e 5000
47 (23%)    Entre 5000 e 7000
37 (18.1%)    Entre 7000 e 10000
24 (11.7%)    Superior a 10000

Carreira 442-Medicina e Ciências Médicas
 0 (0%)       Inferior a 500
18 (4.8%)    Entre 500 e 1500
75 (20.2%)    Entre 1500 e 3000
88 (23.7%)    Entre 3000 e 5000
68 (18.3%)    Entre 5000 e 7000
54 (14.5%)    Entre 7000 e 10000
68 (18.3%)    Superior a 10000

Carreira 620-Engenharia Civil - São Carlos
 1 (1.6%)       Inferior a 500
10 (16.6%)    Entre 500 e 1500
13 (21.6%)    Entre 1500 e 3000
17 (28.3%)    Entre 3000 e 5000
10 (16.6%)    Entre 5000 e 7000
4 (6.6%)    Entre 7000 e 10000
5 (8.3%)    Superior a 10000

Carreira 236-Direito
6 (1.3%)       Inferior a 500
41 (9%)    Entre 500 e 1500
84 (18.5%)    Entre 1500 e 3000
101 (22.2%)    Entre 3000 e 5000
73 (16.1%)    Entre 5000 e 7000
77 (16.9%)    Entre 7000 e 10000
71 (15.6%)    Superior a 10000

Carreira 242-Economia
18 (10.4%)    Entre 500 e 1500
31 (18%)    Entre 1500 e 3000
48 (27.9%)    Entre 3000 e 5000
26 (15.1%)    Entre 5000 e 7000
21 (12.2%)    Entre 7000 e 10000
28 (16.2%)    Superior a 10000

Carreira 254-Jornalismo
7 (11.6%)    Entre 500 e 1500
15 (25%)    Entre 1500 e 3000
17 (28.3%)    Entre 3000 e 5000
13 (21.6%)    Entre 5000 e 7000
2 (3.3%)    Entre 7000 e 10000
6 (10%)    Superior a 10000

Além do mais, não podemos esperar exatidão nesses números. Como podemos garantir que todos ali responderam como renda familiar mesmo, e não a renda pessoal?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 01 de Agosto de 2005, 22:07:01 »
OK, Flytronix, vamos se acalmar.

Todos sabemos que é a pesquisa feita na FUVEST, está escrito no título, não havia nenhuma necessidade de informar aqui isso. O que estou perguntando, é se o Mioto faz alguma idéia de quais os critérios utilizados para se efetuar essa pesquisa. É geral? Então entra Filosofia, Pedadogia, Licenciatura em geral, enfim, vestibulares que são mais fáceis. Será que ele poderia postar a mesma pesquisa pro curso de Medicina, por exemplo? Direito?

Estamos debatendo "universidades públicas", não? O mais justo, ora, é que se fale dessas de maneira geral, não ficar restrito a alguns cursos. Avaliar os dados "menos favoráveis" (Medicina) e ignorar os "mais favoráveis" (Filosofia) não me parece justo.

Aliás, eu estou sendo injusto. Admito. Aprensentar dados da USP não é justo. Ela não retrata a cenário da rede pública de ensino superior no Brasil. Ela é, provavelmente, a de mais difícil ingresso, e a mais concorrida.

Se pegarmos o outro extremo, a UFRR ou a UFAM ou a UFAC por exemplo, é bem possível que tenhamos resultados diferentes, uma maior presença das classes mais baixas. Estudando de graça. Não estou subjulgando essas instituições, mas acho que todos nós concordamos que não deve ser muito difícil entrar nas mesmas.

E, se o problema é desigualdade social entre os que estudam dentro da universidade e fora, privatizar é apenas complicar esse cenário.

A FGV, que você tanto cita, deve ser muito mais "elitista" que a USP, não? Aliás, imagino que quem realmente pode pagar a GV não vai estudar na USP. A grande maioria daqueles dos dados que enviei não consegue pagar quase 2000 reais só de mensalidade, concorda?

Ninguém aqui está questionando isso, se eles são pobres eu também sou, pago meus cursos e paguei por muito tempo a mensalidade caríssima de minha faculdade às minhas custas. Ninguém é coitadinho, tá na hora desses marmanjos pararem de mamar nas tetas do Estado, e começar a batalhar para pagar seus estudos. Chega de parasitismo.

Parasitismo? Batalhar pelos seus estudos?

E entrar na USP não foi uma batalha, seguindo o pensamento de vocês?

Parabéns para eles. Entre todos, pois todos podem prestar o exame da FUVEST, eles foram os mais capazes. Nada mais justo do que estudar de graça.

Acho que não vamos progredir muito nesse ponto, sobre o direito de estudar de graça, e avançamos sobre o campo da privatização do ensino público, com uma visão mais coletiva do que individual. Mas gostaria que você fosse menos agressivo com as pessoas que estão na USP, falar que "está na hora de batalhar pelos seus estudos" para quem foi melhor que todos os outros, é um bocado injusto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!