Por essa lógica, não deveria haver salário mínimo...
A idéia do salário mínimo é proteger as pessoas menos qualificadas, para que não trabalhem em troca de comida e teto, em regime de escravidão. E ainda assim prejudica muita gente, que é excluída do mercado de trabalho porque ninguém se dispõe a pagar nem essa merreca que é o mínimo brasileiro pra elas.
Qualificação a pessoa adquire pra ser competitiva no mercado de trabalho. Se o mínimo que se exige de um professor universitário é o mestrado, ter um doutorado é muito vantajoso na hora de conseguir e de manter uma vaga de professor. Agora, se há a
obrigatoriedade legal -- e eu nem sei se realmente há -- de se pagar mais para o doutor que para o mestre, ter doutorado se torna desvantagem, ainda mais numa realidade em que os custos vem pressionando muito as instituições particulares de ensino.
Se há essa exigência legal, então está explicado porque é mais fácil, hoje, para um mestre conseguir emprego do que para um doutor no Brasil. E repito que é uma exigência idiota e nociva para os doutores.