Autor Tópico: Re.: PUC  (Lida 21398 vezes)

Poindexter

• Visitante
Universidade pública x privada
« Resposta #250 Online: 03 de Agosto de 2005, 01:21:00 »
Citação de: Nina

E se não controlar sua revolta com os que passaram em vestibular em universidade pública vai levar cartão amarelo (o azul já foi). "Porca? Quem aqui é porca? Tem que me chamar de Sra. Porca!!!!" :lol:  Há porcos que pensam, ao menos.

O usuário Flytronix mantém ofensas que deu neste tópico no tópico http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?p=45557#45557, no qual ele recebeu cartão amarelo.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #251 Online: 03 de Agosto de 2005, 01:35:28 »
Citação de: Flytronix
Sim, ele não tinha postado o website em que retirou. Não sabia que a Fuvest mantinha esses dados online, agora ele avisou e tive inclusive a oportunidade de postar mais dados aqui.

Na mensagem dele cita Fuvest, e já lhe contei como encontrar um site. Lembra, via google?

Tentando defender qual argumento? Você se deu ao trabalho de olhar de onde se originou essa resposta?

Fly, você tem sérios problemas pra entender o que escrevemos. Veja bem, eu estava falando que você passou uma idéia diferente da que explicou na sua réplica ao meu comentário, e você voltou a repetir a sua "explicação"(?) anterior, e não entendeu que você não foi claro. O que eu disse é que você não foi claro. Para chegar a tal conclusão eu li a sua mensagem. Você poderia ser bem menos ríspido que isso. Essa agressividade gratuita vai lhe prejudicar.

Agora você vai ter que provar que eu costumo fazer provocações e desvirtuar os tópicos... 8-)
http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?t=233&

Engraçado, na outra mensagem você me comparou pejorativamente com católicos fanáticos, mas aqui você acabou de mostrar que você considera aqueles que te corrigem como provocadores disvirtuadores, como eles gostam de afirmar. Você tem lido mais sobre genética ou continua se auto-proclamando conhecer e detentor do direito de usar termos com conotação diferente do contexto da sua mensagem usando de apelos de ignorância ou afirmando que "dá na mesma"?

Como neste tópico, em que eu corrigi seu erro de dizer que o objetivo da USP era unicamente "graduação", você lá também ficou exaltado quando foi corrigido ao usar termos como "carga genética" de maneira totalmente errada e (aí sim) desvirtuada.

Você poderia praticar mais o que prega.

Nunca. Prestei pra uma particular e passei. Desisti do 1º para o 2º ano, pois vi que não ia dar em nada. E não pretendo continuar, nem me graduar em nenhuma, seja pública ou particular.

Como eu disse, uma pena. Só quem fez uma boa universidade sabe realmente das vantagens.

Existem milhares que pensam da mesma forma,

Ad numerum?

é justo nós pagarmos pelos cursos de outros?

Os outros pagam impostos. Eu também pago saúde pra muitos e não usufruo do SUS. Da mesma forma, você escolheu não usufruir da universidade, mas poderia se tivesse certos requisitos.

Por que não pagam os meus?

Porque você não passou num vestibular concorrido em universidade pública. E não se engane. Você também estaria pagando, como eu estive e estou pagando meus estudos.

É isso que não entendo. Não é mais justo cada um pagar pelo seu, como a maioria já faz atualmente?

Não vejo porque exigir justiça. A vida nunca será justa. Começa com alguns que nascem estúpidos e outros que nascem com potencial pra ser gênios.

Defina "contribuir mais para a sociedade".

Contribuir:

verbo
 transitivo indireto
1   colaborar na execução de algo; cooperar, concorrer
Ex.: <a equipe contribuiu no levantamento de dados> <contribuiu muito no projeto com sua longa experiência>
transitivo indireto
2   ter parte em determinado resultado
Ex.: o desemprego contribuiu para tamanho desalento
transitivo direto e transitivo indireto
3   prestar (ajuda material e/ou financeira) para determinado fim
Ex.: a escola contribui (com) alimentos para uma instituição de caridade
 transitivo indireto e intransitivo
4   pagar cota ou quinhão de alguma despesa, encargo ou objetivo comum
Ex.: <todos contribuíram para as obras do condomínio> <os colegas contribuíram na compra do presente de casamento> <negou-se a c.>
 transitivo indireto e intransitivo
4.1   pagar impostos ao Estado
Ex.: <o cidadão com renda acima de determinado teto deve c.> <contribui com 25% de seu salário>

Sociedade:

substantivo feminino
1   agrupamento de seres que convivem em estado gregário e em colaboração mútua
Ex.: <s. humana> <s. de abelhas>
2   Rubrica: sociologia.
conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espaço, seguindo normas comuns, e que são unidas pelo sentimento de grupo; corpo social, coletividade
Ex.: <a s. medieval> <a s. moderna> <a s. norte-americana>
3   grupo de indivíduos que vivem, por vontade própria, sob normas comuns; comunidade, coletividade
Ex.: <s. cristã> <s. de hippies>
4   ambiente humano em que o indivíduo se encontra integrado
Ex.: ele gosta daquela s. em que vive
4.1   a alta sociedade, a alta-roda
Ex.: uma dama da s.
5   relacionamento entre pessoas que vivem em grupo; convivência, contato
Ex.: o homem precisa da s. dos seus semelhantes
6   grupo de pessoas que se submetem a um regulamento a fim de exercer uma atividade comum ou defender interesses comuns; agremiação, grêmio, associação
Ex.: s. dos compositores, dos escritores etc.
7   Derivação: por metonímia.
a sede de tais agremiações; clube, grêmio, centro
Ex.: vai ao baile na s. hoje?
8   Rubrica: ecologia.
agrupamento de animais de uma espécie que vivem em estado gregário, freq. com indivíduos interagindo entre si e desempenhando funções específicas
Ex.: <s. dos gorilas> <s. dos cupins>
9   Rubrica: direito comercial.
grupo de pessoas que, por contrato, se obrigam mutuamente a combinar seus recursos para alcançar fins comuns
Ex.: <s. anônima> <s. fabril>

"mais" não precisa definir, né?

Será que eu contribuo, cuidando da segurança de redes corporativas? Será que pedreiros que constroem um prédio contribuem? Quanto? Muito, Pouco? Aquele sociólogo formado pela USP, contribue com o que? Além de escrever colunas xingando o neoliberalismo na revista "Caros Amigos" todo mês?

Creio que todos contribuiem de alguma forma, uns mais que outros, no sentido de dar mais (não apenas em termos monetários). Certamente quem ganha mais contribui com mais impostos.

A-ha! Olhe lá atrás, já despedacei seu espantalho em fiapinhos. :)

Eu dei minha opinião e deixei claro que era uma opinião... Você me espanta. Você se contradiz em tantos pontos, e os outros é que tem espantalhos?

Não há nenhum desabafo. Em nenhuma parte usei do meu exemplo pra justificar meu argumento.

:lol:

Uso apenas dos fatos existentes no Estado de Direito. Cursos de ensino superior não são de interesse público, são de interesse particular: essa é a essência do argumento.

São de interesse público, mas não são como banheiro público. Você precisa cumprir alguns requisitos, como em programas de habitação ou bolsas-esmola.

Adicionando o que o Roberto postou:

Citação de: Roberto
Talvez coubesse uma melhora nesse raciocínio. Os usuários do ensino superior público são os únicos beneficiários diretos do serviço. Isso já é razão mais do que suficiente para que sejam os únicos a pagar por ele (ou que as universidades, caso queiram manter a gratuidade, busquem recursos outros que não os recursos públicos para fazê-lo). Quaisquer benefícios para o restante da população são indiretos e, na verdade, uma mera possibilidade (ninguém pode obrigar um graduado em Medicina a exercer a profissão, ou um analista de sistemas a prestar seus serviços no Brasil e não na Microsoft lá nos EUA, etc).

Eu não vejo como ponto crucial benefício direto ou indireto. Benefício há, sem dúvidas. Mas isso eu conversarei com um bom debatedor.

Rebata isso. Seria interessante você parar de tentar rebaixar minha pessoa e focar em meus argumentos. Tem um monte de perguntas minhas lá atrás esperando respostas, se esforce. Quem sabe sai alguma coisa.

Quando eu for debater com o Roberto, o farei com ele. Suas mensagens são demasiadamente agressivas e sem conteúdo, em minha opinião, não valem a pena.

Pra debater contigo já tenho me esforçado pra continuar a tratá-lo com respeito, depois das suas insistentes falhas neste aspecto, bem como das ofensas (in)diretas. Suas mensagens não merecem esforço maior. É por isso que não vou responder mais a suas deselegantes mensagens. Você pode tripudiar à vontade. Quem leu o tópico todo já percebeu o objetivo das suas evasivas e ofensas.

Não, é um fato. Eles são marmanjos (ninguém tem menos de 18 anos), mamam nas tetas do Estado (alguém paga a USP?), e portanto são parasitas (sugam rendimentos dos outros para bancar seus interesses pessoais em graduação).

"Não houve Ad hominem"

Só faltou o trecho na mensagem ao Mioto, onde de marmanjos os uspianos foram elevados à categoria de porcos. Parabéns, você mostrou honestidade!!!!!

Educação (aprendida em casa, em faculdade pública ou privada) é bem-vinda!  :wink:

Pois é, agora vejo como boa educação é algo raro de se ver nas pessoas, realmente. Assim como pensamento racional.

Só agora?  :lol:

"Conhece a ti mesmo"!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Atheist

• Visitante
« Resposta #252 Online: 03 de Agosto de 2005, 18:06:40 »
Vejam que interessante: http://www.gifts.brown.edu/. Nunca vi um desses nas páginas de uma de nossas universidades públicas, por mais que estejam muitas à míngua.

Grande parte das faculdades particulares do Brasil são administradas por entidades filantrópicas sem fins lucrativos. O detalhe é que, ao invés de arrecadar doações, eles cobram salgadas mensalidade dos alunos.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 03 de Agosto de 2005, 18:24:30 »
Citação de: Atheist
Vejam que interessante: http://www.gifts.brown.edu/. Nunca vi um desses nas páginas de uma de nossas universidades públicas, por mais que estejam muitas à míngua.

Grande parte das faculdades particulares do Brasil são administradas por entidades filantrópicas sem fins lucrativos. O detalhe é que, ao invés de arrecadar doações, eles cobram salgadas mensalidade dos alunos.
Elas só são filantrópicas na hora da isenção de impostos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
Re.: Universidade pública x privada
« Resposta #254 Online: 03 de Agosto de 2005, 21:19:30 »
Off:

o assunto não é nem relacionado a isso, mas eh sobre universidades públicas e privadas:

Um conhecido meu conseguiu transferencia de uma faculdade privada pra uma pública  :shock:  :shock:  :shock:

Ninguém sabe como o cara conseguiu, mas os mais otimistas dizem que um politico conseguiu isso pra ele...

isso é legal? é fácil? difícil? como faz?
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 03 de Agosto de 2005, 21:21:11 »
tem uma prova que dá pra fazer... geralmente não são muitas vagas.....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #256 Online: 03 de Agosto de 2005, 22:08:41 »
Gostei do assunto, mas ele ficou na mesma...
Fiz essa pergunta numa comunidade do orkut e deu num bom assunto.

Vejam:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=63909&tid=19212709

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Re.: Universidade pública x privada
« Resposta #257 Online: 04 de Agosto de 2005, 09:18:28 »
Citação de: Freddy Hazuki
Um conhecido meu conseguiu transferencia de uma faculdade privada pra uma pública  :shock:  :shock:  :shock:

As universidades de vez em quando se abrem pra transferência externa. Normalmente, têm que se fazer uma prova. Outra possibilidade é a transferência ex-officio, se o seu conhecido for funcionário público federal, filho de um ou casado com uma.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #258 Online: 04 de Agosto de 2005, 14:51:01 »
Todo semestre a USP divulga as vagas pra transferência externa. São as mesmas que podem ser requisitas por portador de diploma. A UFSCar e e estuduais no Paraná fazem isso anualmente.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #259 Online: 05 de Agosto de 2005, 09:01:41 »
A norma de que doutores devem ganhar mais do que mestres está prevista em alguma lei? Se não está, não entendo porque as instituições privadas estão demitindo doutores e dando preferência para mestres. Se está, quem foi o idiota que propôs tal lei?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #260 Online: 05 de Agosto de 2005, 09:38:50 »
Não há nada de idiota em querer pagar mais para doutores do que para mestres.  É apenas incentivar o preparo profissional e a capacitação.  Isso é ainda mais importante em instituições de ensino e pesquisa!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 05 de Agosto de 2005, 09:42:13 »
peraí, qual a diferença de mestres pra doutores?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #262 Online: 05 de Agosto de 2005, 11:38:51 »
Citação de: Luis Dantas
Não há nada de idiota em querer pagar mais para doutores do que para mestres.  É apenas incentivar o preparo profissional e a capacitação.  Isso é ainda mais importante em instituições de ensino e pesquisa!

Dantas, idiota é querer obrigar as instituições de ensino particulares (nem sei se é o caso) a pagar mais para doutores do que para os mestres. Quando surge a necessidade de cortes de despesas, quem é que dança na história?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #263 Online: 05 de Agosto de 2005, 16:57:42 »
Por essa lógica, não deveria haver salário mínimo...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #264 Online: 05 de Agosto de 2005, 17:37:41 »

A idéia do salário mínimo é proteger as pessoas menos qualificadas, para que não trabalhem em troca de comida e teto, em regime de escravidão. E ainda assim prejudica muita gente, que é excluída do mercado de trabalho porque ninguém se dispõe a pagar nem essa merreca que é o mínimo brasileiro pra elas.

Qualificação a pessoa adquire pra ser competitiva no mercado de trabalho. Se o mínimo que se exige de um professor universitário é o mestrado, ter um doutorado é muito vantajoso na hora de conseguir e de manter uma vaga de professor. Agora, se há a obrigatoriedade legal -- e eu nem sei se realmente há -- de se pagar mais para o doutor que para o mestre, ter doutorado se torna desvantagem, ainda mais numa realidade em que os custos vem pressionando muito as instituições particulares de ensino.

Se há essa exigência legal, então está explicado porque é mais fácil, hoje, para um mestre conseguir emprego do que para um doutor no Brasil. E repito que é uma exigência idiota e nociva para os doutores.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #265 Online: 05 de Agosto de 2005, 17:54:21 »

A idéia do salário mínimo é proteger as pessoas menos qualificadas, para que não trabalhem em troca de comida e teto, em regime de escravidão. E ainda assim prejudica muita gente, que é excluída do mercado de trabalho porque ninguém se dispõe a pagar nem essa merreca que é o mínimo brasileiro pra elas.

Se não estão sendo procuradas nem para servir como virtuais escravas, essas pessoas estão precisando de algum tipo de ajuda muito mais substancial do que simplesmente obrigar os empregadores a pagar um salário mínimo para elas.  Que tipo de qualidade de vida tem alguém que sabe que seu patrão não lhe paga mais porque a lei não permite - e que portanto está o tempo todo à beira do desemprego?

Qualificação a pessoa adquire pra ser competitiva no mercado de trabalho. Se o mínimo que se exige de um professor universitário é o mestrado, ter um doutorado é muito vantajoso na hora de conseguir e de manter uma vaga de professor. Agora, se há a obrigatoriedade legal -- e eu nem sei se realmente há -- de se pagar mais para o doutor que para o mestre, ter doutorado se torna desvantagem, ainda mais numa realidade em que os custos vem pressionando muito as instituições particulares de ensino.

Esse é um argumento válido.  Mas é no mínimo triste pensar que uma proposta que envolve tanto sacrifício quanto completar doutorado pode não ter compensação financeira.

Se há essa exigência legal, então está explicado porque é mais fácil, hoje, para um mestre conseguir emprego do que para um doutor no Brasil. E repito que é uma exigência idiota e nociva para os doutores.

Mas é apenas natural que haja mais vagas para mestres do que para doutores.  A pirâmide se afina no topo.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 05 de Agosto de 2005, 18:04:55 »
A norma de que doutores devem ganhar mais do que mestres está prevista em alguma lei? Se não está, não entendo porque as instituições privadas estão demitindo doutores e dando preferência para mestres. Se está, quem foi o idiota que propôs tal lei?
Não sei se está na lei, mas já soube de muitos casos de substituição de doutores por mestres em instituições privadas e em todos eles a causa foi o salário.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #267 Online: 05 de Agosto de 2005, 20:01:40 »
Citação de: cínico
peraí, qual a diferença de mestres pra doutores?

Um mestre não tem doutorado.  8-)

Mestre tem mestrado. Doutor fez mestrado (2 anos) e doutorado (4 anos) ou doutorado direto (5 anos). No mestrado se defende uma dissertação, no doutorado uma tese.

:wink:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #268 Online: 05 de Agosto de 2005, 20:04:43 »
Ah, tem que é pagar salário mínimo pros doutores. Isso sim é contribuir pro nível do ensino.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #269 Online: 08 de Agosto de 2005, 09:47:29 »
Ah, tem que é pagar salário mínimo pros doutores. Isso sim é contribuir pro nível do ensino.

Estabelecer um salário mínimo pros doutores não vai ajudar em nada, Nina. Como não tem ajudado engenheiros e outros profissionais que têm "direito" a um salário mínimo profissional.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #270 Online: 08 de Agosto de 2005, 09:49:26 »
Citação de: Angelo Melo
Não sei se está na lei, mas já soube de muitos casos de substituição de doutores por mestres em instituições privadas e em todos eles a causa foi o salário.

Está acontecendo direto, principalmente em centros universitários e faculdades. Eu quero entender de onde vem isso, se há a obrigatoriedade do salário maior para doutores ou se há alguma outra razão com a qual não consigo atinar.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #271 Online: 08 de Agosto de 2005, 09:55:54 »
Esse é um argumento válido.  Mas é no mínimo triste pensar que uma proposta que envolve tanto sacrifício quanto completar doutorado pode não ter compensação financeira.

A compensação financeira vai depender da qualidade do trabalho do profissional e do retorno que ele dá a quem paga pelos seus serviços. Essa é a realidade de uma economia de mercado. Estabelecer que o sujeito tem que ganhar muito porque é doutor só vai ajudá-lo a engrossar a fila dos desempregados.

Mas é apenas natural que haja mais vagas para mestres do que para doutores.  A pirâmide se afina no topo.

Pior que não é  :? Doutores estão efetivamente perdendo seus empregos para mestres nas instituições privadas.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #272 Online: 08 de Agosto de 2005, 14:14:39 »
Citação de: Angelo Melo

Está acontecendo direto, principalmente em centros universitários e faculdades. Eu quero entender de onde vem isso, se há a obrigatoriedade do salário maior para doutores ou se há alguma outra razão com a qual não consigo atinar.

A Universidade São Judas Tadeu (USJT - SP) paga três salários diferentes para seus professores.

Mestres
Doutores
Livres Docentes

Pelo que me falaram lá na faculdade (não sei até onde isso possa ser especulação) o MEC exige que toda universidade tenha um percentual mínimo de cada um deles. Porém a quantidade de doutores está bem acima da exigida pelo MEC e a universidade paga o salário de doutor apenas para o percentual exigido pelo MEC, e o restante ganha o salário de mestre, ficando uma fila de espera, quando sai uma pessoa que recebe salário de doutor, o primeiro da lista passa a receber esse salário.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #273 Online: 08 de Agosto de 2005, 14:17:52 »

Isso não faz sentido já que os doutores podem preencher tanto as vagas de mestres como as de doutores.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 08 de Agosto de 2005, 14:19:53 »
Citação de: Cezar Teixeira

Isso não faz sentido já que os doutores podem preencher tanto as vagas de mestres como as de doutores.

o problema é que exige-se que pague um mínimo para os doutores, então eles não "valem a pena". desculpem aí se peguei o bonde andando...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!