Os crentes insistem em convencer aos ateus e agnósticos de que Deus existe. São muitos os argumentos e debates para tal. Mas será que ele existe mesmo? Vamos presumir que sim. Então eis a pergunta: pra que serve Deus?
De acordo com a maioria dos crentes (de qualquer religião cristã) Deus existe pra que nós o adoremos, honremos, louvemos etc. outros dizem que Deus serve para nos abençoar, nos ajudar, nos orientar... Deus preenche o vazio do ser humano, enfim; essas e outras coisas.
Mas na verdade, ao contrário do que pregam, a história é bem diferente. Primeiro se Deus existe com o propósito de que nós o adoremos o torna um deus dependente. Por que um ser todo-poderoso e auto-suficiente precisaria de pobres criaturas como nós? Se considerarmos essa possibilidade, poderíamos dizer que deus é tão vazio quanto o ser humano – de acordo com a maioria dos crentes. Como sabemos, o ser humano recorre a todos os tipos de meios no intuito de tornar sua vida mais interessante e motivadora. Alguns lançam mão do esporte; outros da arte; do trabalho, da educação, do status social; há aqueles que buscam as drogas etc. e Deus, nesse caso, conforme sua dependência precisaria do homem pra tornar sua “existência” mais significativa.
Às vezes quando falo sobre as contradições religiosas, em geral sou visto como insensato e infeliz. No entanto não recebo respostas convincentes em relação a isso. Se Deus existe e é livre pra usar seus supra-poderes; livre pra ajudar a humanidade, por que não o faz? Os crentes garantem que Ele tem uma função primordial na nossa vida. Eu particularmente não conheço nenhuma – com exceção dos milhões que são ganhos à custa de sermões e vendas de promessas divinais que estão para além de nossa realidade... O que parece bastante suspeito no meu ponto de vista.
Afirmar que Deus é útil nas horas difíceis não faz muita diferença na vida real. Sabemos claramente que qualquer pessoa que necessite de algo; seja relacionado à saúde, à educação, ao lazer etc. não é a Deus que elas recorrem. Para tais necessidades é imprescindível ter boa condição financeira; se assim não fosse, eu mesmo não teria perdido um amigo que morreu a míngua em um leito de hospital por falta de dinheiro. Se os crentes estivessem certos, não haveria tanta desigualdade, e não seria necessário escolas públicas e particulares; Uns gozam de planos de saúde, outros sofrem nos corredores de hospitais e filas de postos de saúde. Se Deus realmente tem uma finalidade, qual seria? Pois em ralação às necessidades acima mencionadas, Ele não se faz presente; além do mais, qual deus seria mais útil? Como se sabe, são muitos espalhados por o mundo, desde as mais remotas épocas e culturas.
Muitos alegam que Deus preenche o vazio do ser humano. Para isso o mesmo participa de cultos, missas, rituais etc. afirmam que suas angustias são aliviadas após o louvor. Dizem que o culto ou a missa os fazem felizes e renovados. Eu não diria que isso tem alguma relação com algum tipo de ser sobrenatural. Suponho que Isso está mais pra socialização. O ser humano é um ser social. Nós precisamos estar próximos uns dos outros. É assim que o ser humano vive. O fato de os crentes se sentirem mais leves e soltos após um culto ou uma missa tem muito mais a ver com os efeitos psicológicos produzidos pela relação mútua compartilhada entre si. Pois os mesmos sentimentos podem ser produzidos após uma peça teatral, uma partida de futebol, uma festa de aniversário, uma reunião familiar... de amigos, estudantes etc.
A emoção que os crentes sentem após um sermão ou um evento religioso não é diferente da emoção após um filme romântico ou dramático assistido num cinema – nós somos seres emotivos – e, portanto o sentimento pode ser manifesto, não importa qual seja a causa, seja uma música, um poema, um animal de estimação, uma cena de um filme, enfim, o fato de nos emocionarmos e chorarmos não está ligado a idéia de que um Deus esteja agindo em nós.
A afirmação de que a vida sem Deus não teria sentido é muito infundada. Não é de Deus que o ser humano precisa... Não posso negar que o consolo produzido pela religião não tenha um papel terapêutico; embora esse seja pago a preço muito alto – a alienação é um deles.
Dizer que Deus é tudo em nossa vida dá a impressão de hipocrisia. É obvio que o ser humano não depende de Deus. “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” SALMO 23:1. Falar é fácil, o difícil é colocar em prática. É claramente notório que em uma sociedade onde impera o desejo pelo o lucro não seria diferente por parte dos líderes e adeptos dessa idéia. Não é verdade que “nada me faltará” quando se diz que Deus é a fonte de tudo que o ser humano precisa. A ganância de muitos religiosos em torno do mundo é um exemplo dessa inverdade... Afinal, por que tantos crentes, pastores e padres fazem de tudo pra aumentar suas riquezas, por acaso lhes falta alguma coisa? Deus não seria o suficiente?
Atribuir a Deus toda a existência parece-me bastante estranho. Um Deus que nada precisa, de repente tenha que criar seres pra satisfazer suas necessidades, além de mostrar um Deus fraco e dependente, mostra ao mesmo tempo, que ele é incapaz e cruel. O sofrimento em todo o mundo; com toda sorte de injustiça e miséria que assolam o planeta só mostra que há muita contradição nessa história. Não precisa mostrar números, basta assistir ou ler os jornais pra constatar. Em vista de tudo isso é que eu torno a perguntar: pra que serve Deus? Pra que serve todo o poder que tal Deus tem? Se o compararmos com os super-heróis da ficção, Deus parece bem inferior. O homem-aranha, o superman, o batman; até o zorro são mais úteis, pois fazem qualquer coisa pra ajudar a humanidade. Deus, ao contrário nada faz.
Enfim, o problema é que a alienação religiosa torna as pessoas passivas e indiferentes aos problemas reais. Não percebem que já é tempo de quebrar as correntes dos dogmas teológicos e admitir que a vida é aqui e agora. Há temos que deveríamos aceitar o fato de que se algo tem que ser feito, tem que ser por nós mesmos, e não por um super-herói do além desconhecido. Já é tempo das pessoas abrirem suas mentes e olharem para o mundo como adultos, e não como crianças esperando papai Noel com presentinhos. O mundo é assim mesmo, cheio de misérias e sofrimentos; pode ser melhor, mas depende de nós, e não de um Deus - particularmente não creio que exista – e, mesmo que exista, já provou que nada quer conosco.
Não deixe pra fazer no céu o que você pode fazer aqui. Deus é você mesmo, só que ainda não se deu conta.