Autor Tópico: Pra que serve deus?  (Lida 24659 vezes)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: Pra que serve deus?
« Resposta #50 Online: 18 de Junho de 2009, 09:44:03 »
Se você quer acreditar que a pedra é seu deus então ok, porem isto não será uma verdade universal só porque é "natural".
Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #51 Online: 18 de Junho de 2009, 10:06:01 »
N3RD:

-------------------------------------------------------------------------------
Se você quer acreditar que a pedra é seu deus então ok, porem isto não será uma verdade universal só porque é "natural".

N3ERD ---» você está não está a desconversar, pois não? Não foi o colega Mussain, quem inferiu logicamente que uma pedra é deus? O que eu disse, foi  que você e uma pedra, no conjunto da natureza universal e particular, é que são o meu deus :!: Eu não dei exclusividade para a pedra. :D Embora essa de universalidade, tenha o seu quê de curioso... Vá a Meca e veja o que lá está. A Pedra de Kaaba. Perante a qual, milhões de muçulmanos, se ajoelham e tocam com a testa no chão. :) :?:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #52 Online: 18 de Junho de 2009, 10:14:16 »
O que eu noto é que muita gente defende a existência de deus modificando os atributos dele para evitar as críticas usuais. Ou seja, ao invés do caráter vingador (que condena e castiga), opressor (que exige obediência, temor e reverência) inerente ao deus judaico-cristão, os defensores do deus "new age", dizem que ele é algo como a natureza, ou, como está na moda, uma "energia". Acontece que natureza, energia e deus são palavras que definem algo, basta vermos no dicionário. Atribuir outro significado a uma palavra apenas para tornar seu conceito mais "palatável" é um engodo, uma farsa. Deus, necessariamente, deve ser uma entidade provida de consciência e vontade e que interfere no mundo conforme seus desígnios. Negar isso é inventar outra acepção para o substantivo deus. É como eu afirmar que, para mim, cadeira é um líquido que se bebe, ou que bananas são maçãs e vice-versa; é inviabilizar o diálogo e a troca de idéias pois quando o vocabulário perde sua objetividade tudo o que é dito torna-se ininteligível.

Mas o medo de aceitar que tal entidade não existe leva muitas pessoas a lhe atribuir outras características, com o intuito de fugir da figura tola do deus castigador, criando assim um "deus" mais agradável e fácil de digerir.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 18 de Junho de 2009, 10:53:43 »
Por isto que digo que aparentemente é lei acreditar e distorcer ao máximo para acreditar nessas crendices... hehehe.

Você achava que seria mais lógico e legítimo, eu defender uma concepção de deus inconsistente com a realidade empírica? Não meu caro, desculpe...

Hehehe... Não pode, não é mesmo...?  :twisted:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #54 Online: 18 de Junho de 2009, 11:36:15 »
RainorX:

--------------------------------------------------------------------------------
O que eu noto é que muita gente defende a existência de deus modificando os atributos dele para evitar as críticas usuais.

Parece-me que a sua análise é feita só dentro de uma óptica judaico-cristã-islâmica... não é assim? Desculpe: o culto da natureza, é antiquíssimo!!!

Ou seja, ao invés do caráter vingador (que condena e castiga), opressor (que exige obediência, temor e reverência) inerente ao deus judaico-cristão  
os defensores do deus "new age", dizem que ele é algo como a natureza, ou, como está na moda, uma "energia". Acontece que natureza, energia e deus são palavras que definem algo, basta vermos no dicionário.

Exactíssimo! por exemplo: deus é a natureza de tudo.

Atribuir outro significado a uma palavra apenas para tornar seu conceito mais "palatável" é um engodo, uma farsa. Deus, necessariamente, deve ser uma entidade provida de consciência e vontade e que interfere no mundo conforme seus desígnios.

Sugiro-lhe que leia um pouco melhor um dicionário actualizado de religião comparada. Interessante o seu discurso, parece um pregador cristão, a exorcizar falsos profetas doutra freguesia.

Negar isso é inventar outra acepção para o substantivo deus. É como eu afirmar que, para mim, cadeira é um líquido que se bebe, ou que bananas são maçãs e vice-versa; é inviabilizar o diálogo e a troca de idéias pois quando o vocabulário perde sua objetividade tudo o que é dito torna-se ininteligível.

Faça o favor de não estabelecer comparações ilegítimas. Ademais, deus, é o sem nome. O alfa e o ómega. Ou o que tem todos os nomes.

Mas o medo de aceitar que tal entidade não existe leva muitas pessoas a lhe atribuir outras características, com o intuito de fugir da figura tola do deus castigador, criando assim um "deus" mais agradável e fácil de digerir.

Criando assim um "deus" mais agradável e fácil de digerir. :ok: :idea:

Cá por mim até acho muitíssimo bem :!:

Mas o medo de aceitar que tal entidade não exista, leva muitas pessoas a lhe atribuir outras características, com o intuito de fugir da figura tola do deus castigador...

Em boa verdade, quem é que necessita de acreditar num deus inadmissivelmente sádico? Se calhar, só os masoquistas!!! Felizmente apareceu a divina democracia :!:

Sejamos clássicos meu caro... Porque inventar roupagens novas para deus, tipo new age, como você diz, se o naturalismo como religião, sempre existiu? O culto ao sol, ao ar, às águas e à terra, como deus(es), sempre existiu desde a mais remota antiguidade... :D

Atrevo-me a sugerir-lhe, que pelo menos leia a mitologia greco-romana e a comparada de todos os povos mais ou menos cultos. :) :arrow: :idea:

« Última modificação: 18 de Junho de 2009, 12:10:51 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #55 Online: 18 de Junho de 2009, 12:04:02 »
Mussain!

--------------------------------------------------------------------
Citar: Você achava que seria mais lógico e legítimo, eu defender uma concepção de deus inconsistente com a realidade empírica? Não meu caro, desculpe...
---------------------------------------------------------------------

Hehehe... Não pode, não é mesmo...?

:ok: É MESMO :!: :!: :!: :D

Por isto que digo que aparentemente é lei acreditar e distorcer ao máximo para acreditar nessas crendices... hehehe.

Essa sua expressão - distorcer ao máximo, para acreditar, etc. - tem mesmo muitíssima piada :!: Verifico assombrado, que você é dotado de muito bom humor. :ok: :idea:

Entretanto - peço-lhe encarecidamente - para ler a história da filosofia, pelo menos a ocidental; em seguida, atreva-se a ler os clássicos de mitologia e religião comparada, que eu fico-lhe absolutamente grato :!: :!: :!:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 18 de Junho de 2009, 12:14:47 »
A filosofia para mim é apenas uma das formas de se entender a cultura de um povo. Acho que conheço mais ou menos tanto a do ocidente quanto a do oriente (Vc quer falar de qual época?). Sobre mitologia, de qual vc fala? E sobre "religião comparada", não entendi nada.

que eu fico-lhe absolutamente grato

Por quê?

E por que vc fica assombrado?

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #57 Online: 18 de Junho de 2009, 13:00:39 »
...
Atrevo-me a sugerir-lhe, que pelo menos leia a mitologia greco-romana e a comparada de todos os povos mais ou menos cultos. :) :arrow: :idea:

Essa postura de recomendar que outro (do qual vc nada sabe) estude mais isso ou aquilo é uma atitude pernóstica e prepotente. Já li mitologia e possuo um bom nível cultural; quando cito a palavra deus considero seu significado aquele constante dos vários dicionários, enciclopédias e o corrente na população. Para os gregos não havia Deus, e sim deuses, para as sociedades ditas panteístas também havia várias entidades, cada uma responsável por um aspecto da natureza (chuva, sol, colheita, etc). O deus a que o mundo atual se refere é um ser ÚNICO, criador de tudo e julgador dos homens. Natureza, energia e outras coisas são o que são, não pensam, não julgam, não tem vontade.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #58 Online: 19 de Junho de 2009, 08:13:03 »
RainorX

----------------------------------------------
Citação de: lusitano  em  Ontem às 11:36:15...

Atrevo-me a sugerir-lhe, que pelo menos leia a mitologia greco-romana e a comparada de todos os povos mais ou menos cultos.

Essa postura de recomendar que outro (do qual vc nada sabe) estude mais isso ou aquilo é uma atitude pernóstica e prepotente.

Parece-me que cometi um grave disparate, ao dar-lhe conselhos que você não tem necessidade nenhuma. Peço-lhe para aceitar as minhas mais sinceras desculpas.

Já li mitologia e possuo um bom nível cultural; quando cito a palavra deus considero seu significado aquele constante dos vários dicionários, enciclopédias e o corrente na população. Para os gregos não havia Deus, e sim deuses, para as sociedades ditas panteístas também havia várias entidades, cada uma responsável por um aspecto da natureza (chuva, sol, colheita, etc).

:ok: :arrow: Verifico satisfeito, o facto de você ser uma pessoa culta :!: Mas não concordo consigo, que o conceito de deus, como um ser julgador e castigador, corresponda, àquilo que a maioria da população concebe como deus. Talvez um terço da população deste planeta, aceite essa concepção.

O deus a que o mundo atual se refere é um ser ÚNICO, criador de tudo e julgador dos homens. Natureza, energia e outras coisas são o que são, não pensam, não julgam, não tem vontade.
]
Este conceito de deus ao qual se refere, é uma entidade abstracta e separada da natureza. Mais ou menos corresponde à trilogia judaico-cristã-islãmica e não tem mostrado ser satisfatória para toda a Humanidade. Sebastien Faure e outros, refutaram-na com a maior eficiência, e não me parece, que seja aceite pela maioria da Humanidade.

O facto de eu aceitar, que a concepção divina de Espinosa e de muitos outros, é o melhor conceito de divindade para o meu gosto pessoal, não implica, que seja desprovida de inteligência e vontade. Simplesmente é mais ou menos impessoal em relação aos homens, mas não significa que seja desprovida de consciência. E como eu afirmei, a natureza é uma unidade, que inclui o conceito de deus... Portanto, não me parece que esteja com modismos tipo new age, ou com medo de acreditar que tal entidade não exista.

Ademais, pelo o que eu compreendo, o conceito de deus, nunca foi estático e universalmente interpretado, de uma única maneira respeitável de ser compreendido, como acima você afirma. Embora eu concorde, com o carácter criativo e de unicidade, que você diz. O Ser de Parménides, Plotino e Espinosa, são portanto para mim o ser ÚNICO; mas não julgador e muito menos castigador.

O deus a que o mundo atual se refere é um ser ÚNICO, criador de tudo e julgador dos homens. :| :arrow: :?:

« Última modificação: 19 de Junho de 2009, 08:21:18 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #59 Online: 19 de Junho de 2009, 08:54:08 »
Mussain!

--------------------------------------------------------------------------

A filosofia para mim é apenas uma das formas de se entender a cultura de um povo. Acho que conheço mais ou menos tanto a do ocidente quanto a do oriente
(Vc quer falar de qual época?). Sobre mitologia, de qual vc fala? E sobre "religião comparada", não entendi nada.

Citarque eu fico-lhe absolutamente grato

Por quê? E por que vc fica assombrado?

Creio que me enganei, na minha avaliação dos seus conhecimentos filosóficos, mitológicos e religiosos: peço-lhe para me desculpar! :vergonha: :)

Na verdade, não fiquei muito satisfeito, quando me disse, que eu preciso de distorcer os sigificados das palavras, para continuar apegado a crenças incompatíveis com a realidade.

"Por isso é que eu digo, que é lei acreditar e distorcer ao máximo, para acreditar nessas crendices."

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 19 de Junho de 2009, 09:45:51 »
Ah, só por isto? Alguém tem que dizer... E único cara-de-pau que tem aqui sou eu, então...

Se houvesse um argumento consistente, fatual ou pelo menos relacionado a algo físico, até ficaria na minha. Mas esses que vc usa só serve para vc. Se vc quer acreditar, tudo bem. Mas fica o recado de que isso nada tem a ver com a realidade.  :hihi:

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #61 Online: 19 de Junho de 2009, 13:38:26 »
[modo seu Creison on]
Deus = lacuneitor preencheitor tabajara!

Agoria com equiooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!

[modo seu Creison off]
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #62 Online: 19 de Junho de 2009, 15:58:19 »
Lusitano, realmente não entendi como se enquadra. Vc seria deísta?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 19 de Junho de 2009, 16:18:35 »
Deus serve pra criar feriados...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #64 Online: 19 de Junho de 2009, 18:34:02 »
famado:

-----------------------------------------------------------------

Lusitano, realmente não entendi como se enquadra. Vc seria deísta?

Se calhar --» Todavia não sei bem --» :) Em certa medida, parece-me que a melhor opinião filosófica, mística e religiosa a tomar, é que em realidade, só existe deus, sob a forma de universo cósmico; dado que em essência, ele é a natureza absoluta de tudo o que existe; conhecido e desconhecido, em todas as formas e aspectos. É como um dramaturgo cinematográfico - que em simultâneo - é o argumentista, produtor, realizador e actor que interpreta todos os personagens da natureza, num fantástico filme multidimensional. Ao mesmo tempo que gera as maiores controversas e paradoxos, sobre a sua eventual e hipotética existência...
:( :| :) :D :lol: :hihi: :biglol: :arrow: :idea:
« Última modificação: 19 de Junho de 2009, 18:40:38 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #65 Online: 19 de Junho de 2009, 19:19:13 »
Mussain!

------------------------------------------------------------------------------
Ah, só por isto? Alguém tem que dizer... E único cara-de-pau que tem aqui sou eu, então...

Se houvesse um argumento consistente, fatual ou pelo menos relacionado a algo físico, até ficaria na minha. Mas esses que vc usa só serve para vc.

Meu deus... Mas se eu tenho andado a dizer-lhe, que a minha concepção divina, é que ele e a natureza, são o mesmo ser... Porque é que você persiste em ignorar isso? :| :arrow: Não é o universo um ser físico :?:

Se vc quer acreditar, tudo bem.

:ok:

Mas fica o recado de que isso nada tem a ver com a realidade. :hihi:

:?: :arrow: :| :arrow: E você a dar-lhe... Até se divertiu a dizer-me: Pedra=deus... Pedra=existe... Logo, Deus=»existe :!: :!: :!: :idea: E eu repliquei:

Dinheiro=deus... Dinheiro=existe... Logo, Deus=existe, porque é muitíssimo útil, porque foi criado pela humanidade. ETC.

Deus=homem... Homem=existe... Logo Deus=existe... Porque foi criado pelo Homem :!:

E foi quando você se saíu com essa da distorção do autêntico significado das palavras e conceitos. :D
« Última modificação: 20 de Junho de 2009, 07:22:13 por lusitano »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #66 Online: 20 de Junho de 2009, 00:04:09 »
Acho que ele só esta tentando criar algo que não possa ser desmentido.
Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #67 Online: 20 de Junho de 2009, 07:13:29 »
N3RD:

-----------------------------------

Desta vez caro N3RD, você acertou em cheio :!: :ok: :D :idea: :arrow: Todavia note, que que a ideia não é minha. Eu apenas estou divulgando uma descoberta, ou invenção muitíssimo antiga. Não me sinto no direito a recolher os louros, de tal filosofia-romântico-religiosa... :) Simplesmente, limito-me a concordar com ela :!:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 20 de Junho de 2009, 15:27:52 »
Porque é que você persiste em ignorar isso? Neutral Não é o universo um ser físico.

Bem, acho que tentarei outra vez.... Não é porque eu digo que uma bola é uma pedra que a bola será uma pedra. Se eu chamar a bola de ajdfhwuier ela não será um(a) ajdfhwuier, melhor dizendo, nem significado esta "palavra" tem, "ajdfhwuier". Eu não posso dizer que a(o) "ajdfhwuier" existe só porque usei o argumento de que "ajdfhwuier" é a mesma coisa que uma bola.

Entende?

Qualquer um consegue. Basta usar a palavra "qualquercoisa"-onipotente-que-não-quer-aparecer-para-os-humanos.  :lol:
« Última modificação: 20 de Junho de 2009, 15:30:07 por Mussain! »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #69 Online: 20 de Junho de 2009, 16:58:28 »
Mussain!

Re: Pra que serve deus

----------------------------------------------------------------------------
Citar: Porque é que você persiste em ignorar isso? Neutral Não é o universo um ser físico?

...................

Bem, acho que tentarei outra vez.... Não é porque eu digo que uma bola é uma pedra que a bola será uma pedra.

Qual é a diferença, entre uma bola feita de pedra, por exemplo, pedra-pomes e uma pedra-pomes, em forma de bola? A pedra-pomes em forma de bola, deixa de ser pedra?

Diga-me em sua opinião, o que é uma pedra, e também o que é uma bola...?

Se eu chamar a bola de ajdfhwuier ela não será um(a) ajdfhwuier, melhor dizendo, nem significado esta "palavra" tem, "ajdfhwuier". Eu não posso dizer que a(o) "ajdfhwuier" existe só porque usei o argumento de que "ajdfhwuier" é a mesma coisa que uma bola.

Entende?

"ajdfhwuier" - Esta palavra eu não entendo... Faça o favor de traduzir!

Citar: Acho que ele só esta tentando criar algo que não possa ser desmentido.

Qualquer um consegue. Basta usar a palavra "qualquercoisa"-onipotente-que-não-quer-aparecer-para-os-humanos.

Desculpe, continuo a não entender :!:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 20 de Junho de 2009, 17:41:07 »
Qual é a diferença, entre uma bola feita de pedra, por exemplo, pedra-pomes e uma pedra-pomes, em forma de bola? A pedra-pomes em forma de bola, deixa de ser pedra?

Diga-me em sua opinião, o que é uma pedra, e também o que é uma bola...?

:sleepy: ....

Troque bola por chupeta (ou o sol do nosso sistema solar. bom, seja criativo).... e pedra por ácido (se não entender ainda, use a criatividade hehe...)... Eu sei que um dia vc vai entender.... Eu acredito nisto hehe... :hihi:

"ajdfhwuier" - Esta palavra eu não entendo... Faça o favor de traduzir!

Não tem significado. Acabei de criá-la. Agora entende?

Desculpe, continuo a não entender

Faça as trocas. Continua não entendendo....? Se não entender, hoje é sábado e amanhã é domingo. Posso perder um tempo bem bom até que compreenda, acho.  :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #71 Online: 20 de Junho de 2009, 18:13:27 »
Mussain!

Citar: Desculpe, continuo a não entender.

Não tem significado. Acabei de criá-la. Agora entende?

Faça as trocas. Continua não entendendo....? Se não entender, hoje é sábado e amanhã é domingo. Posso perder um tempo bem bom até que compreenda, acho.  

Eureka: :idea: :arrow: :vergonha: :arrow: Finalmente entendi :!: Não precisa mais de perder, o seu precioso tempo comigo - no que respeita a este tema - apesar de eu ser de compreensão lenta :!: :ok: :hihi:
« Última modificação: 21 de Junho de 2009, 07:46:43 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 20 de Junho de 2009, 18:16:56 »
É nem.... Tô numa leseira aqui.... Tempo, hoje, ta sendo um tédio...

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #73 Online: 25 de Junho de 2009, 13:36:27 »
Além do caráter reconfortante de uma meta-existência e de um ser superior que cuida para que o mundo não saia dos eixos, também a idéia de que não temos um conhecimento completo sobre todas as coisas é uma pílula dura de engolir.

Porém, criarmos "respostas" com intuito de satisfazermos nossos anseios não vai realmente nos aproximar das respostas.   Entender nossas limitações, não escamoteá-las, é o que nos dá chance de superá-las de fato.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #74 Online: 25 de Junho de 2009, 16:39:18 »
 :diabo:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!