RainorX
Re: Pra que serve deus?
----------------------------------------------
Citação de: lusitano em Ontem às 11:36:15...
Atrevo-me a sugerir-lhe, que pelo menos leia a mitologia greco-romana e a comparada de todos os povos mais ou menos cultos.
Essa postura de recomendar que outro (do qual vc nada sabe) estude mais isso ou aquilo é uma atitude pernóstica e prepotente.
Parece-me que cometi um grave disparate, ao dar-lhe conselhos que você não tem necessidade nenhuma. Peço-lhe para aceitar as minhas mais sinceras desculpas.
Já li mitologia e possuo um bom nível cultural; quando cito a palavra deus considero seu significado aquele constante dos vários dicionários, enciclopédias e o corrente na população. Para os gregos não havia Deus, e sim deuses, para as sociedades ditas panteístas também havia várias entidades, cada uma responsável por um aspecto da natureza (chuva, sol, colheita, etc).
Verifico satisfeito, o facto de você ser uma pessoa culta
Mas não concordo consigo, que o conceito de deus, como um ser julgador e castigador, corresponda, àquilo que a maioria da população concebe como deus. Talvez um terço da população deste planeta, aceite essa concepção.
O deus a que o mundo atual se refere é um ser ÚNICO, criador de tudo e julgador dos homens. Natureza, energia e outras coisas são o que são, não pensam, não julgam, não tem vontade.
]
Este conceito de deus ao qual se refere, é uma entidade abstracta e separada da natureza. Mais ou menos corresponde à trilogia judaico-cristã-islãmica e não tem mostrado ser satisfatória para toda a Humanidade. Sebastien Faure e outros, refutaram-na com a maior eficiência, e não me parece, que seja aceite pela maioria da Humanidade.
O facto de eu aceitar, que a concepção divina de Espinosa e de muitos outros, é o melhor conceito de divindade para o meu gosto pessoal, não implica, que seja desprovida de inteligência e vontade. Simplesmente é mais ou menos impessoal em relação aos homens, mas não significa que seja desprovida de consciência. E como eu afirmei, a natureza é uma unidade, que inclui o conceito de deus...
Portanto, não me parece que esteja com modismos tipo new age, ou com medo de acreditar que tal entidade não exista. Ademais, pelo o que eu compreendo, o conceito de deus, nunca foi estático e universalmente interpretado, de uma única maneira respeitável de ser compreendido, como acima você afirma. Embora eu concorde, com o carácter criativo e de unicidade, que você diz. O Ser de Parménides, Plotino e Espinosa, são portanto para mim o ser ÚNICO; mas não julgador e muito menos castigador.
O deus a que o mundo atual se refere é um ser ÚNICO, criador de tudo e julgador dos homens.