Autor Tópico: Pra que serve deus?  (Lida 24668 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Pra que serve deus?
« Resposta #275 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:00:56 »
E lembre-se que todo religioso é também
ateu: ateu em relação aos deuses das outras religiões.

Não exatamente. Para o cristianismo, os demais deuses são Demônios. Logo, existem.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #276 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:02:19 »
Obviamente que dizer que o fato de 99,99% acreditar em Deus, o faz existir, é uma argumentação falaciosa escrachada. Mas não é bem isso que eu estou dizendo. O que quero evidenciar é que o ateísmo é apenas mais uma opção com a mesma probabilidade de estar certa que cada uma das outras opções religiosas. Porque o ateísmo teria o peso de todas as outras religiões juntas? Não vejo motivo.

Agora a verdade é uma questão de sorte com cada religião tendo o mesmo peso? Por exemplo, se existem N religiões, cada uma tem chance 1/N de estar certa? Se é assim, vou inventar infinitas religiões, assim a chance da sua religião estar certa tende a zero.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #277 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:03:22 »
Não exatamente. Para o cristianismo, os demais deuses são Demônios. Logo, existem.

Você acaba de inventar um novo dicionário.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #278 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:04:17 »

Off: fiquei curioso agora. Essa afirmação é veradeira para todas as vertentes do cristianismo, ou só para a sua?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #279 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:07:08 »
Interessante. Mas vamos nos ater a dados.

Famado: você concordaria com a afirmação de que a crença em deuses não possui correlação alguma com o nível de satisfação
de um povo? Se você olhar pelo índice de desenvolvimento humano, ou o índice Gini, que mede a desigualdade social, você
vai ver que os EUA (possivelmente um dos paises desenvolvidos mais carolas) estão entre os últimos entre os paises do primeiro
mundo, enquanto paises como Suécia e Noruega, com grande proporção de ateus e agnósticos estão entre os melhores*.

Quem disse que a Noruega tem grande número de Ateus? Vc disse que viajou à Europa, vc conhece a Noruega? Eu estive la este ano. O que vi foi diferente do que os ateístas têm dito. O povo é predominantemente cristão protestante. Vi muitas igrejas. Vi católicas em menor número que protestantes. Vi metodistas, batistas entre outras. Inclusive, um dinamarquês que nos ciceroneou disse que o povo era muito religioso (e eu nem perguntei nada a esse respeito). Ele disse que a maior ofensa naquele país era chamar alguém de maldito.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #280 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:09:27 »
Ah Sim! "Eu viajei para a Noruegua, vi muitas igrejas e teve gente que falou que o povo é muito religioso... Logo, Deus existe."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #281 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:11:41 »

Off: fiquei curioso agora. Essa afirmação é veradeira para todas as vertentes do cristianismo, ou só para a sua?

Faça um teste e pergunte a teólogos católicos, ortodoxos e protestantes e verá que os demais deuses são considerados demônios e não, inexistentes (não pergunte às pessoas sem formação teológica porque estas não conhecem de teologia sistemática a fundo). A idéia de inexistência é veterotestamentária e não, neotestamentária.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #282 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:14:17 »
Quem disse que a Noruega tem grande número de Ateus?

A Wikipédia:

Citação de: Wiki
Nearly 83% of Norwegians are members of the state Church of Norway, to which they are registered at baptism. Many remain in the state church to be able to use services such as baptism, confirmation, marriage and burial, rites which have strong cultural standing in Norway. However, only 20% of Norwegians say that religion occupies an important place in their life (according to a recent Gallup poll), making Norway one of the most secular countries of the world (only in Estonia, Sweden and Denmark the percentage of people who considered religion to be important was lower).[46] In the early 1990s, it was estimated that between 4.7% – 5.3% of Norwegians attended church on a weekly basis.[47] Up to 40% of the membership attends church or religious meetings at least once annually,[48]

According to the most recent Eurobarometer Poll 2005, 32% of Norwegian citizens responded that "they believe there is a god," whereas 47% answered that "they believe there is some sort of spirit or life force" and 17% that "they do not believe there is any sort of spirit, god, or life force."[49] According to Gustafsson and Pettersson(2002), 72% of Norwegians do not believe in a 'personal God.'[50]

Vc disse que viajou à Europa, vc conhece a Noruega? Eu estive la este ano.

Conheço a Bélgica. Trata-se de um país "católico". Só uma pequena minoria vai regularmente à igreja.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #283 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:15:27 »
Ah Sim! "Eu viajei para a Noruegua, vi muitas igrejas e teve gente que falou que o povo é muito religioso... Logo, Deus existe."
É bonde andando... leia os posts anteriores.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #284 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:18:04 »
Famado,

a) Conhecer a Noruega pessoalmente refuta o fato de a mesma não ter muitos ateus.
b) Fazer uma pesquisa com religiosos comprova que os demais deuses são demônios no cristianismo.

Pesquisa para o item "A" não serve, mas para o item "B" serve?

Você elabora estas perguntas por conveniência ou só para não cair no descrédito?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #285 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:19:25 »
According to the most recent Eurobarometer Poll 2005, 32% of Norwegian citizens responded that "they believe there is a god," whereas 47% answered that "they believe there is some sort of spirit or life force" and 17% that "they do not believe there is any sort of spirit, god, or life force."[49] According to Gustafsson and Pettersson(2002), 72% of Norwegians do not believe in a 'personal God.'[50]

O que a Wiki diz deve estar baseado em cidades que não conheci. Eu estive em Trondheim, Verdal e Stavanger. A descrição de Trondheim é a que te dei. Mas o Dinamarquês falou do país como um todo. Bem... sei lá... Acho que se faz uma idéia errada daquele país.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 16:25:01 por famado »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #286 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:20:03 »
É bonde andando... leia os posts anteriores.

Antes fosse Famado, antes fosse...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #287 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:20:32 »
O que a Wiki diz deve estar baseado em cidades que não conheci. Eu estive em Trondheim, Verdal e Stavanger. A descrição de Trondheim é a que te dei. Mas o Dinamarquês falou do país como um todo. Bem... sei lá... Acho que se faz uma idéia errada daquele país.

Isso é bonde andando...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #288 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:23:29 »
Famado,

a) Conhecer a Noruega pessoalmente refuta o fato de a mesma não ter muitos ateus.
Se os lugares onde vc foi for uma boa amostragem, sim.
b) Fazer uma pesquisa com religiosos comprova que os demais deuses são demônios no cristianismo.
Mas eu nunca falei isso. Estou falando que para a doutrina cristã, os demais deuses são demônios. Veja que o Manhatan alegou que os religiosos são ateus em relação aos demais deuses. daí eu expliquei que não são. Falei que eles seriam considerados existentes, porém demônios.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #289 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:25:23 »
Faça um teste e pergunte a teólogos católicos, ortodoxos e protestantes e verá que os demais deuses são considerados demônios e não, inexistentes (não pergunte às pessoas sem formação teológica porque estas não conhecem de teologia sistemática a fundo). A idéia de inexistência é veterotestamentária e não, neotestamentária.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #290 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:26:51 »

O secularismo dos paises escandinavos é bem conhecido. Os países do norte da Europa, de um modo geral são bem seculares.
Porém, se você for ao interior da Holanda, vai encontrar muitos calvinistas (ou seriam luteranos?).

Mr. Mustard: Minha pergunta era se a afirmação de que os outros deuses seriam demônios era algo que fazia parte
da doutrina cristã. Acho que o Famado respondeu isso.

Alan Watts

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #291 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:34:55 »

Bem... se os outros deuses são considerados demônios, das duas uma,
1) ou você está nivelando os demônios a deus (logo, você é politeísta e apenas optou por seguir um deus tribal qualquer),
2) ou você se contradisse, pois justamente por serem demônios é que os outros deuses não existem (não são deuses, já que são demônios)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #292 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:36:55 »
Mr. Mustard: Minha pergunta era se a afirmação de que os outros deuses seriam demônios era algo que fazia parte
da doutrina cristã. Acho que o Famado respondeu isso.

Eu entendi.

a) Famado diz que não é ateu com relação a outros deuses, são demônios;
b) Famado pergunta: "Quem disse que a Noruega tem grande número de Ateus?"

Eu estou me referindo ao item "b"

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #293 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:40:04 »
Obviamente que dizer que o fato de 99,99% acreditar em Deus, o faz existir, é uma argumentação falaciosa escrachada. Mas não é bem isso que eu estou dizendo. O que quero evidenciar é que o ateísmo é apenas mais uma opção com a mesma probabilidade de estar certa que cada uma das outras opções religiosas. Porque o ateísmo teria o peso de todas as outras religiões juntas? Não vejo motivo.

Agora a verdade é uma questão de sorte com cada religião tendo o mesmo peso? Por exemplo, se existem N religiões, cada uma tem chance 1/N de estar certa? Se é assim, vou inventar infinitas religiões, assim a chance da sua religião estar certa tende a zero.

Pellicer levantou uma questão importante.

Se existe "a mesma probabilidade de estar certa que cada uma das outras opções religiosas", famado admite a impossibilidade da crença religiosa, afinal, jeová ou tupã seriam apenas probabilidades de idêntico peso.

Mas, o que levaria alguém, o famado por exemplo, a escolher jeová e não brahma (o deus, não a cerveja)? O mero fato de nascer no Brasil e não na Índia? Isso é razão suficiente para alguém manter fé em algo?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:41:35 »
Interessante. Mas vamos nos ater a dados.

Famado: você concordaria com a afirmação de que a crença em deuses não possui correlação alguma com o nível de satisfação
de um povo? Se você olhar pelo índice de desenvolvimento humano, ou o índice Gini, que mede a desigualdade social, você
vai ver que os EUA (possivelmente um dos paises desenvolvidos mais carolas) estão entre os últimos entre os paises do primeiro
mundo, enquanto paises como Suécia e Noruega, com grande proporção de ateus e agnósticos estão entre os melhores*.

Quem disse que a Noruega tem grande número de Ateus? Vc disse que viajou à Europa, vc conhece a Noruega? Eu estive la este ano. O que vi foi diferente do que os ateístas têm dito. O povo é predominantemente cristão protestante. Vi muitas igrejas. Vi católicas em menor número que protestantes. Vi metodistas, batistas entre outras. Inclusive, um dinamarquês que nos ciceroneou disse que o povo era muito religioso (e eu nem perguntei nada a esse respeito). Ele disse que a maior ofensa naquele país era chamar alguém de maldito.

Famado, voce só viu o que quiz ver no ambiente em que voce estava inserido.
Eu tambem estive lá, visitei algumas igrejas históricas e não estive imerso apenas no meio religioso daquele pais, mas não preciso disso para saber que o Manhatan falou a verdade. Religiosos lá são a minoria, isso é fato. O nível de vida lá é melhor, isso é fato. É só pesquisar.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #295 Online: 02 de Setembro de 2009, 17:00:44 »
Religiosos lá são a minoria, isso é fato. O nível de vida lá é melhor, isso é fato. É só pesquisar.

A conclusão inescapável é: deus prefere ajudar os que não acreditam nele. :)

Pellicer levantou uma questão importante.

Se existe "a mesma probabilidade de estar certa que cada uma das outras opções religiosas", famado admite a impossibilidade da crença religiosa, afinal, jeová ou tupã seriam apenas probabilidades de idêntico peso.

Mas, o que levaria alguém, o famado por exemplo, a escolher jeová e não brahma (o deus, não a cerveja)? O mero fato de nascer no Brasil e não na Índia? Isso é razão suficiente para alguém manter fé em algo?

Ah, essa é a questão crucial: porque, se supormos que exista um deus com certas características, as práticas religiosas são tão
diferentes? Porque parecem estar tão relacionadas à cultura de um local? Porque um deus supostamente bondoso daria mensagens
tão contraditórias para povos tão diferentes?

Alan Watts

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #296 Online: 02 de Setembro de 2009, 17:05:01 »
Não sei... Se tem forma humana, seria a pessoa de Jesus (isso pra um cristão). Mas é difícil dizer.
Porque ele não tem a forma de um cavalo ou um porco?
Engraçado, ele se parece com as pessoas que o idolatram.

Não, livrando ele dos homens maus, dos acidentes, de um monte de perigos... Coisas que não posso fazer por estar longe.
Mas você concorda que as vezes ele não faz o trabalho de baba direito:
http://diario.iol.pt/sociedade/crianca-queimada-negligencia-vagos-banho-tvi24/1079617-4071.html
http://www.portalms.com.br/noticias/Crianca-morre-atropelada-em-frente-de-casa-em-Itaquirai/Itaquirai/Policial/28437.html

Eu já perguntei e vou perguntar novamente.
Qual o critério que ele usa para ajudar, ou não ajudar, alguém?

Vc precisa mesmo materializar para entender? Não se pode definir Deus de maneira que vc compreenda totalmente o que Ele é.
Lógico, eu vivo em um mundo material, você não?
Em seus pedidos para o tal deus, as coisas materiais estão sempre lá, "-proteja minha casa, meus filhos, meu emprego".
Ou será que você só pede regalias pós morte?
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 17:12:40 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #297 Online: 03 de Setembro de 2009, 14:22:48 »
Famado, voce só viu o que quiz ver no ambiente em que voce estava inserido.
Eu tambem estive lá, visitei algumas igrejas históricas e não estive imerso apenas no meio religioso daquele pais, mas não preciso disso para saber que o Manhatan falou a verdade. Religiosos lá são a minoria, isso é fato. O nível de vida lá é melhor, isso é fato. É só pesquisar.

Eu fui lá a trabalho. Tem dois meses. Não há como afirmar que religiosos são a minoria. Como vc concluiu isso?
Concordo que o idh é altíssimo, mas não teria como concluir sobre o ateísmo ser ostensivo. Não havia elementos que mostravam isso.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #298 Online: 03 de Setembro de 2009, 14:32:02 »
...Porque ele não tem a forma de um cavalo ou um porco?
Engraçado, ele se parece com as pessoas que o idolatram...

Deus não tem forma. Deus é espírito. Espírito é algo em que o cristianismo crê. Não há provas. É um dogma. Aliás, nem mesmo as correntes cristãs concordam no que seja o espírito.
Com relação a Jesus, se o cristianismo crê que ele é o próprio Deus que tomou forma de homem, então a forma humana de Deus é Jesus.  Ele não teria corpo de vaca, porco ou dinossauro, porque se fez homem e não vaca, porco ou dinossauro.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #299 Online: 03 de Setembro de 2009, 14:34:05 »
Seria muito "cool" se ele fosse um T-Rex!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!