Autor Tópico: Pra que serve deus?  (Lida 24667 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Pra que serve deus?
« Resposta #250 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:10:34 »
Obrigado.
Mas discordo novamente de você, poderia apontar o que não está certo em minhas críticas.

Você faz uma análise estratificada daquilo que pensa ser Deus. Deus é como o Sarney por causa disso, é uma espécie de guarda-costas particular por causa daquilo outro. Meu caro Shinigami-Ateu, não se pode sair formatando Deus a partir de idéias que formou em sua mente. A coisa é muito mais complexa do que a simplicidade com que resume.

Sabe, de vez em quando eu escrevo uns artigos opinativos e publico no O Globo. Uso esta mesma estratégia que vc usa. Gosto de resumir os atos do governo e reduzi-los a idiotices engraçadas, mas no fundo sei que a matéria é muito mais profunda do que aquilo que escrevo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #251 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:12:41 »
Mas é!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #252 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:40:00 »
Famado, filhos de pais ateus/hinduistas/budistas/muçulmanos/pastafarianos não morrem as pencas quando seus pais saem de casa. Teu deus faz algo que tenha algum resultado visível, que não possa ser creditado ao simples acaso?

Faz. Protege minha família quando eu não posso protegê-la. Conforta-nos na hora da angústia. Fortalece-nos nos momentos de fraqueza. Permanece ao nosso lado quando todos nos abandonam. Enfim, melhora em muito a qualidade de vida. Coisas como essas.

Protege minha família quando eu não posso protegê-la.

Novamente, parentes de ateus/hinduistas/budistas/muçulmanos/pastafarianos não morrem as pencas quando o pai sai de casa.

Conforta-nos na hora da angústia

Psicológico. Todos os deuses de todas as religiões confortam quem acredita neles. Alias, até um psicólogo pode lhe confortar.

Fortalece-nos nos momentos de fraqueza

Se você não esta falando de ganhos mágicos de massa muscular, devo supor que seja psicológico, novamente, então vale o escrito acima.

Permanece ao nosso lado quando todos nos abandonam.

Se você não esta falando de FISICAMENTE ao seu lado, então é o mesmo que TODOS os deuses para os seus respectivos crentes.

Enfim, melhora em muito a qualidade de vida

Uma caminhada, exercícios físicos, boa alimentação, cuidados com a saúde, tudo isso melhora em muito a qualidade de vida. Crença em um ser superior, eu admito, ajuda muitas pessoas a terem um apoio psicológico e força para seguirem em frente, talvez realmente até melhore a qualidade de vida delas. Mas novamente esbarramos no "problema" de que é o mesmo para TODOS os deuses e seus respectivos crentes.

Então pergunto, novamente: Teu deus faz algo que tenha algum resultado visível, que não possa ser creditado ao simples acaso ou conforto psicológico? Ou pelo menos diferente do que os outros deuses para seus respectivos crentes.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 15:50:58 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #253 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:45:53 »
Famado, filhos de pais ateus/hinduistas/budistas/muçulmanos/pastafarianos não morrem as pencas quando seus pais saem de casa. Teu deus faz algo que tenha algum resultado visível, que não possa ser creditado ao simples acaso?

Faz. Protege minha família quando eu não posso protegê-la. Conforta-nos na hora da angústia. Fortalece-nos nos momentos de fraqueza. Permanece ao nosso lado quando todos nos abandonam. Enfim, melhora em muito a qualidade de vida. Coisas como essas.

Ou seja, é uma mera muleta psicológica para o medo da vida.
Uma fantasia que serve de conforto àqueles que não dão conta de ver a vida como ela é - difícil.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #254 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:50:22 »
Obrigado.
Mas discordo novamente de você, poderia apontar o que não está certo em minhas críticas.

Você faz uma análise estratificada daquilo que pensa ser Deus. Deus é como o Sarney por causa disso, é uma espécie de guarda-costas particular por causa daquilo outro. Meu caro Shinigami-Ateu, não se pode sair formatando Deus a partir de idéias que formou em sua mente. A coisa é muito mais complexa do que a simplicidade com que resume.

Sabe, de vez em quando eu escrevo uns artigos opinativos e publico no O Globo. Uso esta mesma estratégia que vc usa. Gosto de resumir os atos do governo e reduzi-los a idiotices engraçadas, mas no fundo sei que a matéria é muito mais profunda do que aquilo que escrevo.

Engraçado, mesmo sabendo que a politicagem envolvida em atos do governo não é tão simples, você pode facilmente reduzi-los a idiotices, malandragens e safadezas, pois você sabe que apesar de tão complexo o assunto, lá no fundo, o que importa mesmo é o poder e o interesse pessoal. Toda aquela "conversinha"  dita em eleições, em propagandas gratuitas, as brigas no congresso e no senado, gritos de protesto em defesa do povo, tudo aquilo, ou melhor, 99% dessa conversa toda, não passa de mentira, "teatrinho" barato de quinta para iludir uma multidão de desinformados.
O mesmo processo acontece com as religiões e seus deuses, cada religião puxando a sardinha para o seu deus,  vendendo vida eterna, boa vida pós morte, e  porque não, boa vida nessa vida ainda.
Porque ser um miserável nessa vida? Deus te ama, venha para minha igreja, adore o meu deus da salvação e pague 10 % do seu salário, é fácil, é simples.

Seu olhos críticos conseguem ver a podridão por debaixo dos ternos dos nossos representantes, mas não conseguem ver a  ilusão criada para lhe dar um falso conforto e lhe explorar.
Se você acredita que existe um velho barbudo sentado nas nuvens, que cuida da sua família enquanto você trabalha, mas não dá a mínima para os problemas do mundo, você deve acreditar que o Sarney é honesto, e que a maioria dos políticos brasileiros lutam em defesa do seu povo, não roubam, não desviam verbas, pois eles são a representação do povo, e a voz do povo é a voz de deus.

Amém
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #255 Online: 02 de Setembro de 2009, 11:18:47 »
...Então pergunto, novamente: Teu deus faz algo que tenha algum resultado visível, que não possa ser creditado ao simples acaso ou conforto psicológico? Ou pelo menos diferente do que os outros deuses para seus respectivos crentes.

Estamos falando do meu Deus (o Deus judaico-cristão) ou da figura central do teísmo como um todo? Acho que o tópico fala deste segundo e é sobre ele que estou falando.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #256 Online: 02 de Setembro de 2009, 11:21:47 »

...Uma fantasia que serve de conforto àqueles que não dão conta de ver a vida como ela é - difícil.
Ou seja, 99% da população atual do mundo e 99,99% dos que já morreram.
Porque 0,0001% (ou menos) da população mundial de todos os tempos, ou seja, os ateístas, estariam certos e não um grupo qualquer de teístas?
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 11:27:39 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #257 Online: 02 de Setembro de 2009, 11:25:43 »

...Se você acredita que existe um velho barbudo sentado nas nuvens
Não creio,

...que cuida da sua família enquanto você trabalha,

O meu Deus cuida, mas não se trata de um velho barbudo sentado num trono nas núvens.

... mas não dá a mínima para os problemas do mundo,
Ele se importa. Tanto que estabeleceu o mundo conforme ele é, para que o próprio homem resolva seus probleas sociais.
você deve acreditar que o Sarney é honesto, e que a maioria dos políticos brasileiros lutam em defesa do seu povo, não roubam, não desviam verbas, pois eles são a representação do povo, e a voz do povo é a voz de deus.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #258 Online: 02 de Setembro de 2009, 11:37:00 »
Não creio,
Ainda bem né? Como ele é então?

O meu Deus cuida, mas não se trata de um velho barbudo sentado num trono nas núvens.
Ele cuida como?
Ajudando o seu filho com os deveres da escola, não deixando ele subir em locais altos, esse tipo de coisa que qualquer baba faz?

Ele se importa. Tanto que estabeleceu o mundo conforme ele é, para que o próprio homem resolva seus probleas sociais.
Tipo um The Sims?

Lógico que tem, eles possuem bigode ou barba, são mandões, possuem poderes, são idolatrados por alguns, adoram dinheiro e sempre ajudam os problemas sociais de alguns.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #259 Online: 02 de Setembro de 2009, 11:40:07 »

...Uma fantasia que serve de conforto àqueles que não dão conta de ver a vida como ela é - difícil.
Porque 0,0001% (ou menos) da população mundial de todos os tempos, ou seja, os ateístas, estariam certos e não um grupo qualquer de teístas?
Falacia
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #260 Online: 02 de Setembro de 2009, 12:02:42 »
...Então pergunto, novamente: Teu deus faz algo que tenha algum resultado visível, que não possa ser creditado ao simples acaso ou conforto psicológico? Ou pelo menos diferente do que os outros deuses para seus respectivos crentes.

Estamos falando do meu Deus (o Deus judaico-cristão) ou da figura central do teísmo como um todo? Acho que o tópico fala deste segundo e é sobre ele que estou falando.

O teu deus.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #261 Online: 02 de Setembro de 2009, 12:28:27 »

1) esses dados são falaciosos,
2) nem todas as religiões têm um criador incriado como figura central de devoção (falácia implícita em seus dados),
3) uma fantasia ou delusão não deixa de ser fantasia ou delusão apenas porque um grande número de pessoas acredita nelas (outra argumentação falaciosa de sua parte).

Peraí,
deus se importa, por isso criou o mundo "como ele é ", ou seja, cheio de problemas, doenças, dor, sofrimento?
Isso é "se importar"?
Sei...

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #262 Online: 02 de Setembro de 2009, 12:29:43 »

“Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida.” Anatole France

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #263 Online: 02 de Setembro de 2009, 12:44:14 »
Peraí,
deus se importa, por isso criou o mundo "como ele é ", ou seja, cheio de problemas, doenças, dor, sofrimento?
Isso é "se importar"?
Sei...
Viu como faz falta um PS3? Se ele tivesse um, poderia estravasar toda sua ira jogando God of War!

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #264 Online: 02 de Setembro de 2009, 13:17:18 »
Viu como faz falta um PS3? Se ele tivesse um, poderia estravasar toda sua ira jogando God of War!

LONGA VIDA AO FANTASMA DE ESPARTAAAAAAAA!

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #265 Online: 02 de Setembro de 2009, 13:28:56 »

LONGA VIDA AO FANTASMA DE ESPARTAAAAAAAA!

[off topic]
Como eu queria uma saga  Judaico Cristã.
Imagine o Kratos, metendo a Blades of Chaos no "bucho" dos santos católicos.
Tô até imaginando a surra que ele daria em Jesus,  Jesus ficaria com saudades do ultimos cinco dias de vida em Jerusalém.
 :diabo:
[off topic/]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 02 de Setembro de 2009, 14:26:01 »

Famado,
Na pré-história da humanidade, 99,9% das civilizações conhecidas tinham religiões politeistas. Eles estavam certos?
Na idade média 99,9% dos médicos receitavam sanguessugas para tratar quase todas as doenças. Eles estavam certos?

Hoje apenas 1/3 da humanidade conhece ou acredita na figura mitológica de jesus. Pelo seu raciocínio então isso basta para provar a inexistencia dessa figura.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 14:28:32 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #267 Online: 02 de Setembro de 2009, 14:36:00 »
Não, voce acredita que cuida, isso é diferente... E um deus injusto e cruel como o biblico se importar com a humanidade é tão crível quanto ele ser um velho barbudo, as evidencias para as duas fantasias, a sua e a do velho barbudo são as mesmas.... Basta alguem acreditar no velho barbudo e está "provado"

Os fatos mostram que ele não se importa ou não existe! Não existe nenhuma influencia deste deus atuando na humanidade.
Não, não se importa (se existisse), só se importa com uns poucos que escolhe aleatoriamente entre batistas, hindus, islamitas e ateus e deixa milhões morrendo de fome.

Tem sim. Ele não está dizendo que voce acredita no Sarney, apenas constatando que crentes selecionam as mentirar em que querem acreditar.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #268 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:43:52 »

Falacia

É então apenas mais uma, já que tem um monte de gente usando de conclusão estendida a torto e a direito.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #269 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:48:34 »

Falacia

É então apenas mais uma, já que tem um monte de gente usando de conclusão estendida a torto e a direito.
Famado,
O que é uma conclusão extendida?
Se for referente a algum argumento sem embasamento ou validade então isso não se aplica aos foristas quer vi te respondendo.
Agora, falácias sim desqualificam o argumento.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #270 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:49:44 »

Famado,
Na pré-história da humanidade, 99,9% das civilizações conhecidas tinham religiões politeistas. Eles estavam certos?
Na idade média 99,9% dos médicos receitavam sanguessugas para tratar quase todas as doenças. Eles estavam certos?

Hoje apenas 1/3 da humanidade conhece ou acredita na figura mitológica de jesus. Pelo seu raciocínio então isso basta para provar a inexistencia dessa figura.
Obviamente que dizer que o fato de 99,99% acreditar em Deus, o faz existir, é uma argumentação falaciosa escrachada. Mas não é bem isso que eu estou dizendo. O que quero evidenciar é que o ateísmo é apenas mais uma opção com a mesma probabilidade de estar certa que cada uma das outras opções religiosas. Porque o ateísmo teria o peso de todas as outras religiões juntas? Não vejo motivo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #271 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:55:24 »
Interessante. Mas vamos nos ater a dados.

Famado: você concordaria com a afirmação de que a crença em deuses não possui correlação alguma com o nível de satisfação
de um povo? Se você olhar pelo índice de desenvolvimento humano, ou o índice Gini, que mede a desigualdade social, você
vai ver que os EUA (possivelmente um dos paises desenvolvidos mais carolas) estão entre os últimos entre os paises do primeiro
mundo, enquanto paises como Suécia e Noruega, com grande proporção de ateus e agnósticos estão entre os melhores*.

Será que deus prefere os ateus? :)

A bem da verdade, dentre os países com melhor qualidade de vida desponta a Irlanda. Acho melhor eu começar a ouvir mais
o Papa!

*Não, não estou querendo afirmar que ateísmo é precondição para a felicidade.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #272 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:57:53 »
Obviamente que dizer que o fato de 99,99% acreditar em Deus, o faz existir, é uma argumentação falaciosa escrachada. Mas não é bem isso que eu estou dizendo. O que quero evidenciar é que o ateísmo é apenas mais uma opção com a mesma probabilidade de estar certa que cada uma das outras opções religiosas. Porque o ateísmo teria o peso de todas as outras religiões juntas? Não vejo motivo.

Famado, o ateísmo é apenas a descrença. O ateu na verdade não afirma nada. Ele é uma postura, não uma instituição ou
um corpo de conhecimento. Não faz sentido comparar "o ateísmo" com uma religião. E lembre-se que todo religioso é também
ateu: ateu em relação aos deuses das outras religiões.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #273 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:58:02 »
Não creio,
Ainda bem né? Como ele é então?
Não sei... Se tem forma humana, seria a pessoa de Jesus (isso pra um cristão). Mas é difícil dizer.

Ele cuida como?
Ajudando o seu filho com os deveres da escola, não deixando ele subir em locais altos, esse tipo de coisa que qualquer baba faz?
Não, livrando ele dos homens maus, dos acidentes, de um monte de perigos... Coisas que não posso fazer por estar longe.

Tipo um The Sims?
Vc precisa mesmo materializar para entender? Não se pode definir Deus de maneira que vc compreenda totalmente o que Ele é.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:59:27 »

Famado,

`Premissa errada.
Se o ateismo fosse uma religião, talves.
Sua religião tem que "disputar" a existencia de deus ou deuses com mais de 2000 outras.
Se deus existe para voce, OK! Igualmente os deuses indus existem para seus seguidores e os da umbanda tambem para os seus.

Estamos tratando aqui não de sertes mágicos criadois pelo homem, mas de FATOS e REALIDADE. Nesse campo não existe nenhuma evidencia da existencia de deus ou deuses e milhares de evidencias contra. São fatos.

Nesse cenário, a chance de existir um deus não é nula, apenas ínfima, e a chance dele (se existindo) exercer alguma diferença para a humanidade é nula...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!