Por que e-books são tão caros? As livrarias cobram o mesmo preço ou até mesmo mais caro que o mesmo livro de papel! Na Saraiva, o livro 1822 custa 33,70 e o e-book 28,70. Uma diferença de apenas 5 reais! E olha que não há custo de impressão, material, estocagem e logística de distribuição!
Li uma vez uma explicação da Amazon. O problema está nas editoras, que não se adequaram ainda à ideia de eBook, além de outro detalhe: boa parte do custo do livro não se destina a cobrir seus custos de impressão e transporte, e sim para gerar receita para o intermediário, editora e autor. Então, um livro que possua uma tiragem de centenas de milhares de unidades acaba tendo um custo material unitário muito baixo.
Aqui no Brasil, o preço dos livros do Tom Clancy, por volta da década de 90, chegaram a patamares elevados, mas por conta do custo do contrato de licenciamento para sua tradução e publicação para o português.
Sobre aparelhos: comecei a ler digitalmente por volta de 2006, num palm zire 32. Depois, fiquei um bom tempo no palm T|X.
Ano passado, comprei um Nook 1, mas ele não presta muito para pdfs que possuam sidebars, gráficos, tabelas ou imagens. Li bastante ePub nele, convertidos pelo Calibre, mas não podia ler os livros que me interessavam (técnicos, pdfs complexos, etc).
Mês retrasado comprei um Coby Kyros 7015 (R$ 345 reais, aqui no Rio), baseado no Android. Uso os programas ezPdf Reader para pdfs, o melhor que já encontrei imho, e para os demais uso o Cool Reader, que acho fantástico. O Kyros foi minha escolha simplesmente por questão de preço, ainda não diria que é um eReader definitivo. Vou esperar até o fim do ano para comprar um que me atenda melhor, no quesito tamanho de tela / bateria.
EDIT: link da folha, comentando dos preços de eBooks:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/919787-custo-dos-e-books-desafia-editoras.shtml