Bom, não houve consenso aqui, eu penso uma coisa e o Diego pensa outra. Minhas opiniões:
1. Só não caia na história do e-reader colorido. Se a tela for colorida é porque é LCD, e não e-ink, logo vai cansar sua vista tanto quanto o monitor do seu computador/notebook. Parece que o Kindle tem um contraste um pouco melhor que o do Positivo Alfa.
2. O formato que as livrarias nacionais estão usando é o epub, que é o formato livre para ebooks, várias livrarias estrangeiras também o utilizam, e o Kindle não lê esse formato, ele lê principalmente o formato proprietário da Amazon. O Positivo Alfa, o Cool-er e os modelos da Sony, todos lêem esse formato; o Positivo Alfa ainda vem com um dicionário Aurélio integrado, tocando em uma palavra você já pode consultar seu significado. Mas note que os grandes bestsellers geralmente também ganham uma versão para o Kindle mesmo nas livrarias brasileiras.
3. Não vi ninguém reclamando que este ou aquele e-reader não era amigável. Quanto aos pdf, o melhor para isso é o caríssimo Kindle DX, uma versão do Kindle com tela de quase 10 polegadas. As telas de 6", que são o padrão nos e-readers, não são nem um pouco adequadas para ler pdf, você vai ter que ficar dando zooms e correndo de um lado para o outro da página. Pelos reviews que li, o Alfa ainda por cima é um pouco lento para carregar pdfs muito grandes e com muitas figuras. Se você quer ler, por exemplo, livros texto para a faculdade em pdf nenhum e-reader é uma maravilha, exceto o Kindle DX, mas pelo preço que ele custa eu acho que vale mais a pena investir um pouquinho mais e comprar logo um tablet.