Enquete

A religião traz felicidade?

sim
2 (6.3%)
não
15 (46.9%)
depende
15 (46.9%)

Votos Totais: 32

enquete encerrada: 11 de Julho de 2009, 17:30:49

Autor Tópico: enquete sobre religião  (Lida 24753 vezes)

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
  • Não creio nem em mim mesmo...
Re: enquete sobre religião
« Resposta #50 Online: 29 de Junho de 2009, 08:28:42 »

Em segundo lugar, ok, a hipótese "Existem Espíritos" não pode ser falseada. Eu nunca disse o contrário. Mas as hipóteses contrárias "Não existem Espíritos", ou "Todos os efeitos até hoje observados se devem ao charlatanismo, ou à sugestão, ou à ilusão", podem ser falseadas. E já foram falseadas de tantas maneiras possíveis que só mesmo sendo muito cego e sistemático para não enxergar.

Desculpe a minha ignorância, mas nunca ouvi dizer que estas hipóteses já tenham sido falseadas. Digo mais: não acredito que você seja capaz de apontar referência a alguma experiência séria que as tenha falseado de fato. Com certeza se utilizarmos as evidências encontradas no conto de fadas em que vocês se baseiam não conseguiríamos apenas falsear todas as hipóteses acima como comprovar todo o vosso conto da carochinha.

Ora, se "Não existem Espíritos" fosse falseável então "Existem Espíritos" também seria.

Abraço.
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 08:42:06 por Ratzinger »
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #51 Online: 29 de Junho de 2009, 09:13:50 »
A hipótese "Existem espíritos" não é falseável porque não é possível vasculhar o universo inteiro e provar que não existe algum Espírito escondido em algum lugar.

Já a hipótese contrária "Não existem espíritos" pode ser falseada em encontrando-se uma única evidência de manifestação espiritual. É possível fazer isso sem precisar ter que vasculhar o universo inteiro.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #52 Online: 29 de Junho de 2009, 09:28:15 »
Ok, seguindo seu raciocínio então "deus não existe" também é falseável pois bastaria encontrar uma evidencia de manisfestação do todo poderoso e pronto. Isto contradiz o que vc mesmo disse sobre o método Propperiano, não?
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 29 de Junho de 2009, 09:28:57 »
A hipótese "Existem espíritos" não é falseável porque não é possível vasculhar o universo inteiro e provar que não existe algum Espírito escondido em algum lugar.

Já a hipótese contrária "Não existem espíritos" pode ser falseada em encontrando-se uma única evidência de manifestação espiritual. É possível fazer isso sem precisar ter que vasculhar o universo inteiro.

Um abraço.
Sujiro que voce venha a postar esses non-senses no tópico que o desafia, pois em vários tópicos voce tenta fazer uma cruzada a favor da religião espírita e em cada um deles temos que refutar os mesmos argumentos ou variações deles.
Lá voce pode dar vazão a sua imaginação e tentar todas essas "interpretações" alternativas de filosofia, ciencias e lógica, como essa ultimam e assim não poluir tópicos destinados a outras discussões.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #54 Online: 29 de Junho de 2009, 09:35:47 »
Falsa dicotomia. Leis, moral, autoridade, etc, por não serem científicas, não são necessariamente religiosas (e de fato não são).
Correto! Mas a religião baseia-se nesses conceitos. Por isso não é científica.
Não, não é científica por não ser baseada em evidências, não ser falseável e ser baseada em dogmas.
A ciência não se baseia em evidências, a ciência fornece evidências. Essa a sua função. Quem se baseia em evidências é a filosofia.
Virge...  :o
vixe 2...
Ele precisa ler sobre o método científico...

Vixe 3...

E precisa ler com urgência.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #55 Online: 29 de Junho de 2009, 09:49:36 »
Tá liberado pra todo mundo, longe de mim proibir. Mas numa moça bonita soa vulgar e numa moça feia soa menos vulgar. Só isso. Essa questão "beleza do corpo x beleza da alma" daria um bom debate, mas eu não vou entrar nele aqui nesse fórum, porque eu teria que evocar o excelente artigo de Kardec sobre A Teoria da Beleza, que é interditado nesse fórum por causa de um ou dois parágrafos interpretados num sentido bastante desfavorável.

P.S: Editei só para inserir a citação, já que um post do Contini se intercalou entre o meu e o do Fernando, fazendo parecer que eu tinha respondido ao Contini.

Um abraço.

Rafael, depois de tantos anos olhando você escrever baboseiras eu realmente pensava que você não seria capaz de dizer algo assim. Não tens o mínimo de vergonha de soar tão preconceituoso?

Então gente bonita parece mais vulgar que gente feia ao falarem a mesma coisa? Beleza dá uma elevação de caráter automática?  :histeria:

Só falta agora dizer que gente pobre, feia e burra é espírito animalesco. Francamente... :no:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 29 de Junho de 2009, 09:52:50 »
Então gente bonita parece mais vulgar que gente feia ao falarem a mesma coisa? Beleza dá uma elevação de caráter automática
  Nina, voce já leu as obras de rivail? É essa a mensagem que passa! Espíritos mais "elevados" encarnam em europeus, já os ainda não tão "evoluidos" encarnam em negros e asiaticos, que tem suas feições mais "grosseiras"...Pérolas de sabedoria de kardec.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #57 Online: 29 de Junho de 2009, 10:00:50 »
Então gente bonita parece mais vulgar que gente feia ao falarem a mesma coisa? Beleza dá uma elevação de caráter automática
 Nina, voce já leu as obras de rivail? É essa a mensagem que passa! Espíritos mais "elevados" encarnam em europeus, já os ainda não tão "evoluidos" encarnam em negros e asiaticos, que tem suas feições mais "grosseiras"...Pérolas de sabedoria de kardec.

Pior que li, mas tinha uns 9 anos... muita da asneira nem lembro mais. Mas lembro claramente dessa apologia no livro "Exilados da Capela". Ainda bem que passei de prodígio a decepção no centro onde meus pais participaram (ainda bem que hoje são deístas). Isso me poupou muito constrangimento... :P

Agora, uma coisa é o cara ler a verborréia kardequiana e outra coisa é o cara vomitar isso me locais tão pouco profíquos quanto o meio cético. É ter muita coragem mesmo... ou é se achar muito bonito! :histeria:

E outra coisa... tem muito, mas muito negro/negra mais bonito que muito branquelo. O espírito encarnou na tribo errada? ::)

É, Contini... a coisa piora a cada vez que é revisada...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 29 de Junho de 2009, 10:20:30 »
Pois é, a raça humana é só uma para a biologia, mas para mentes preconceituosas existem outras raças, sempre inferiores a minha. E a misoginia,homofobia e outras bobagens acompanham o pacote.

Eu sinseramente fico triste! Já cheguei a achar que religião serviria pelo menos para "passar" preceitos de moral, mas ela só serve para tirar alguem de uma condição muito primitiva de moralidade e ética para uma posição um pouco menos primitiva mas ainda longe do rasoável, e empaca aí!

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #59 Online: 29 de Junho de 2009, 11:09:01 »
Nina e Contini,

Não coloquem palavras na minha boca. As vossas análises são simplistas e superficiais, e carregadas de aversão e intolerância contra o Espiritismo. O tema da beleza é bem mais profundo do que isso que colocaram na minha boca. Eu nunca disse que em bonitos só se encarnam espíritos superiores e em feios inferiores. E nunca prejulguei a beleza da alma pela beleza ou fealdade do corpo. Mas a beleza externa nos fornece a chamada "primeira impressão", que não raramente nos engana e é de onde surgem os preconceitos e discriminações, para quem só olha a casca. A foto da moça me dá uma primeira impressão boa e que o palavreado dela desmentiu. Ok, a beleza do corpo não dita os caracteres da alma, eu sou perfeitamente consciente disso. Mas nem por isso deixei de ficar impressionado quando a minha primeira impressão não se confirmou.

O oposto também pode ocorrer. Você encontra numa rua escura um elemento feio e mal vestido, a primeira impressão é de que pode se tratar de um assaltante. Isso é muito real. Tente convencer uma moça sozinha que ela não deve sentir medo porque senão será preconceituosa e veja se consegue. Mas se mais tarde se descobre ser uma pessoa de muito boa índole, essa "primeira impressão" é quebrada e nem por isso deixamos de nos sentir impressionados, mas dessa vez positivamente. Aliás, só para deixar registrado, eu já fui assaltado por jovens muito bonitos e bem vestidos na rua e que eu, numa primeira impressão, não desconfiei.

A minha crítica à moça foi no sentido de ajudá-la a melhorar. Eu até gosto de estar enganado numa primeira impressão negativa, como no caso do feio mal vestido que não era um assaltante. Mas não gosto de me enganar numa primeira impressão positiva. Eu gosto que as minhas boas primeiras impressões sempre se confirmem.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #60 Online: 29 de Junho de 2009, 11:13:53 »

"Não existem espíritos" assim como "deus não existe" não é falseável pois ambas as afirmações não são passíveis de estudo. O mesmo vale para as afirmações em contrário.

À propósito. Se o que você diz fosse verdade e fosse tão fácil assim falsear a afirmação "Não existem espíritos", por que será que ninguém conseguiu fazer isto até hoje?

Abraço.
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 17:34:18 por Ratzinger »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 29 de Junho de 2009, 11:22:52 »
Nina e Contini,

Não coloquem palavras na minha boca. As vossas análises são simplistas e superficiais, e carregadas de aversão e intolerância contra o Espiritismo. O tema da beleza é bem mais profundo do que isso que colocaram na minha boca. Eu nunca disse que em bonitos só se encarnam espíritos superiores e em feios inferiores. E nunca prejulguei a beleza da alma pela beleza ou fealdade do corpo. Mas a beleza externa nos fornece a chamada "primeira impressão", que não raramente nos engana e é de onde surgem os preconceitos e discriminações, para quem só olha a casca. A foto da moça me dá uma primeira impressão boa e que o palavreado dela desmentiu. Ok, a beleza do corpo não dita os caracteres da alma, eu sou perfeitamente consciente disso. Mas nem por isso deixei de ficar impressionado quando a minha primeira impressão não se confirmou.

O oposto também pode ocorrer. Você encontra numa rua escura um elemento feio e mal vestido, a primeira impressão é de que pode se tratar de um assaltante. Isso é muito real. Tente convencer uma moça sozinha que ela não deve sentir medo porque senão será preconceituosa e veja se consegue. Mas se mais tarde se descobre ser uma pessoa de muito boa índole, essa "primeira impressão" é quebrada e nem por isso deixamos de nos sentir impressionados, mas dessa vez positivamente. Aliás, só para deixar registrado, eu já fui assaltado por jovens muito bonitos e bem vestidos na rua e que eu, numa primeira impressão, não desconfiei.

A minha crítica à moça foi no sentido de ajudá-la a melhorar. Eu até gosto de estar enganado numa primeira impressão negativa, como no caso do feio mal vestido que não era um assaltante. Mas não gosto de me enganar numa primeira impressão positiva. Eu gosto que as minhas boas primeiras impressões sempre se confirmem.

Um abraço.

Não relativise, isso que voce escreveu não tem nada a ver com o que postamos e não acrescenta nada aos fatos comprovados do racismo espírita.
  Os "ensinamentos" do rivail são claros quanto a seu racismo, assim como o preconceito que transparece em vários de seus seguidores, obviamente pessoas mais ingênuas influenciados pelas tremendas bobagens que ele disse.

Isso já lhe foi mostrado em outros tópicos, esse fato não foi devidamente refutado por nenhum crente espírita.

Volto a sugerir que atenhamos as refutações a esses equivocos e falacias espíritas ao tópico que a ele compete.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #62 Online: 29 de Junho de 2009, 12:47:31 »
Por mim tudo bem, Contini. Não fui eu quem comecei. Eu só fiz uma crítica à moça e alguém logo gritou "Preconceito!". Eu só me defendi. Aliás, às vezes eu tenho a impressão de que estou sendo espreitado e que tem gente só esperando um deslize meu com as palavras pra "cair matando". Afff.... Os debates estão muito emocionais e pouco racionais.

Agora... "Comprovado" é forte heim!  :no:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #63 Online: 29 de Junho de 2009, 13:03:45 »
Ok, seguindo seu raciocínio então "deus não existe" também é falseável pois bastaria encontrar uma evidencia de manisfestação do todo poderoso e pronto. Isto contradiz o que vc mesmo disse sobre o método Propperiano, não?
"Espírito" é uma entidade mais genérica, mais numerosa e factível de se encontrar. Por exemplo, "Espírito" é espírito, "Anjo" é espírito, "Demônio" é espírito, "Fadinha" se existisse, seria espírito, e até o próprio Deus, se se manifesasse, é espírito. Qualquer manifestação de um ser tido por sobrenatural (mas que não é) evidenciaria a existência dos espíritos e falsearia a hipótese "Não existem espíritos". Naquele tópico em que me desafiam eu já coloquei evidências que considero incontestáveis. É claro que eu não tenho a pretensão que você ou alguém daqui aceitem isso, mas só estou respondendo a sua afirmação de que ainda não teria havido o falseamento.

Já Deus é uma entidade mais específica. Ainda que fosse encontrado, como saber se é realmente o Todo-Poderoso ou se não tem alguém mais poderoso que Ele, como saber que Ele é único, enfim, como saber se ele tem realmente todos os atributos da divindade? Impossível. E se faltar um atributo, não será mais Deus. Por isso não dá para falsear, pois sempre se poderá reduzir uma manifestação divina a uma simples manifestação espiritual.

Um abraço.

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #64 Online: 29 de Junho de 2009, 13:21:50 »
Naquele tópico em que me desafiam eu já coloquei evidências que considero incontestáveis. É claro que eu não tenho a pretensão que você ou alguém daqui aceitem isso, mas só estou respondendo a sua afirmação de que ainda não teria havido o falseamento.

Evidências não devem ser consideradas incontestáveis. Evidências têm de ser incontestáveis. Ou então não são evidências. Evidências não são subjetivas Rafael. É evidente que você não prestou atenção neste fato.

evidência: substantivo feminino
1.noção clara
2.certeza manifesta

Quanto ao restante eu nem citei. É o mesmo blá blá blá de sempre. Falou tudo e não disse nada.

:!: EDIT: Em tempo. Qual a diferença entre tentar atestar a existência de um ser inexistente mais específico ou mais genérico? Equivale a dizer que é mais fácil verificar que há dragões do que encontrar o mestre dos magos.

Abraço!

« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 17:34:51 por Ratzinger »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #65 Online: 29 de Junho de 2009, 13:39:09 »
ora, quem não quer, depois de se fuder a vida toda, ganhar um terreno no céu, de frente pro mar...
isso sem contar com aqueles que esperam isso em vida, uma masturbação constante que traz espasmos de alegria!
Nossa, que boquinha suja para uma moça que parece ser tão bonita...

Off-topic: Ô Mademoisele Sandeaine, como se diz: "don't patronize me, ****!" em francês?

« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 13:46:12 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 29 de Junho de 2009, 14:58:54 »
Por mim tudo bem, Contini. Não fui eu quem comecei. Eu só fiz uma crítica à moça e alguém logo gritou "Preconceito!". Eu só me defendi. Aliás, às vezes eu tenho a impressão de que estou sendo espreitado e que tem gente só esperando um deslize meu com as palavras pra "cair matando". Afff.... Os debates estão muito emocionais e pouco racionais.

Agora... "Comprovado" é forte heim!  :no:
Comprovado não é forte, é apenas adequado. Sinto que essa constatação te incomode.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #67 Online: 29 de Junho de 2009, 15:13:20 »
Mais um Off-topic (o último, prometo).
Leafar: Ao contrário do que muita gente pensa, o adjetivo racista é moralmente neutro. Significa alguem ou algo que
distingue pessoas com base no conceito dúbio de raça. E só. Alguem que diga que os negros sao naturalmente superiores
é racista. Alguem que fale que os asiáticos sao mais inteligentes também.

Alguem que acredite que existem qualidades essenciais do ser humano que sao encontradas distribuidas em maior ou menor
nível em "raças" diferentes está fazendo uma afirmaçao racista. Isso nao quer dizer que tal pessoa deseje ou acredite
na necessidade de segregaçao racial, mas nao a torna menos racista. Na verdade, sao as consequências das idéias
racistas que sao moralmente repugnantes. Portanto, o Riva podia até ser um cara simpático. Mas era racista. Assim como a
imensa maioria dos seus contemporâneos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #68 Online: 29 de Junho de 2009, 18:58:31 »
preço altíssimo. tanto no que diz respeito ao psicológico, como pagar o preço literalmente falando,"cash".

Porém todos pagam um preço muito alto por isso.
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #69 Online: 29 de Junho de 2009, 19:52:29 »
Religião não traz felicidade.
Eu fico muito mais feliz quando assisto o filme dos Senhor dos Anéis do que quando assisto Paixão de Cristo.
Se bem que até acho legal quando Jesus leva uma surra, mas é só no finalzinho, a maior parte do tempo é chato.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #70 Online: 29 de Junho de 2009, 20:17:44 »
Ah fala sério! Naquele filme dirigido pelo Mel Gibson, ele apanha o filme TODO!! Sério, eu quase considerei ele um deus por resistir tanto :P
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 21:42:15 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #71 Online: 29 de Junho de 2009, 21:37:47 »
Nina e Contini,

Não coloquem palavras na minha boca. As vossas análises são simplistas e superficiais, e carregadas de aversão e intolerância contra o Espiritismo.

Nada disso. Eu não tenho aversão ao kardecismo mais do que a qualquer religião, e isso acontece só quando ela ou seus adeptos entram no meu espaço (ou seja, não me respeitam).

Intolerância? Pára com isso... se nós fôssemos intolerantes você não estava aqui há tanto tempo.

Agora, vai negar que a mensagem do Rivail sugere que espírito inferior encarna(ou/nava) em corpo de negro? ::)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #72 Online: 29 de Junho de 2009, 22:00:52 »
Eu sim sou intolerante, não gosto de religião nenhuma,  pra mim todas, religiões,seitas e doutrinas, não passam de baboseiras, todas com seus deuses, verdades prontas e livrinhos de boa conduta.
 :enjoo:

[modo bozzo on]
E quando o cara nasce negro e morre branco?
M.J. deu pau na matriz espírita de Rivail.
Bug na matriz?
 :olheira: :olheira: :olheira:
[modo bozzo off]

« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 22:19:39 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #73 Online: 29 de Junho de 2009, 22:07:42 »
Ah fala sério! Naquele filme dirigido pelo Mel Gibson, ele apanha o filme TODO!! Sério, eu quase considerei ele um deus por resistir tanto :P
Mas mesmo assim, prefiro Senhor dos Anéis, tem um melhor enredo e é menos fantasioso.

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #74 Online: 30 de Junho de 2009, 06:36:46 »

Pois eu acho que ele apanhou pouco. Todo castigo pra corno é pouco.
Digo corno por que aquela tal de Maria Madalena devia rodar a banca pra galerinha toda lá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!