Nina e Contini,
Não coloquem palavras na minha boca. As vossas análises são simplistas e superficiais, e carregadas de aversão e intolerância contra o Espiritismo. O tema da beleza é bem mais profundo do que isso que colocaram na minha boca. Eu nunca disse que em bonitos só se encarnam espíritos superiores e em feios inferiores. E nunca prejulguei a beleza da alma pela beleza ou fealdade do corpo. Mas a beleza externa nos fornece a chamada "primeira impressão", que não raramente nos engana e é de onde surgem os preconceitos e discriminações, para quem só olha a casca. A foto da moça me dá uma primeira impressão boa e que o palavreado dela desmentiu. Ok, a beleza do corpo não dita os caracteres da alma, eu sou perfeitamente consciente disso. Mas nem por isso deixei de ficar impressionado quando a minha primeira impressão não se confirmou.
O oposto também pode ocorrer. Você encontra numa rua escura um elemento feio e mal vestido, a primeira impressão é de que pode se tratar de um assaltante. Isso é muito real. Tente convencer uma moça sozinha que ela não deve sentir medo porque senão será preconceituosa e veja se consegue. Mas se mais tarde se descobre ser uma pessoa de muito boa índole, essa "primeira impressão" é quebrada e nem por isso deixamos de nos sentir impressionados, mas dessa vez positivamente. Aliás, só para deixar registrado, eu já fui assaltado por jovens muito bonitos e bem vestidos na rua e que eu, numa primeira impressão, não desconfiei.
A minha crítica à moça foi no sentido de ajudá-la a melhorar. Eu até gosto de estar enganado numa primeira impressão negativa, como no caso do feio mal vestido que não era um assaltante. Mas não gosto de me enganar numa primeira impressão positiva. Eu gosto que as minhas boas primeiras impressões sempre se confirmem.
Um abraço.