Enquete

A religião traz felicidade?

sim
2 (6.3%)
não
15 (46.9%)
depende
15 (46.9%)

Votos Totais: 32

enquete encerrada: 11 de Julho de 2009, 17:30:49

Autor Tópico: enquete sobre religião  (Lida 24755 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: enquete sobre religião
« Resposta #100 Online: 02 de Julho de 2009, 11:08:36 »
O gêmeo que não conseguiu cota (porque seu irmão conseguiu na UnB) é aluno aqui do nosso campus da UFV.

Cara, a maior piada que já vi na vida foi essa... Seria cômico, não fosse triste... ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #101 Online: 02 de Julho de 2009, 12:04:33 »
Não, não tem. A diversidade genética entre humanos é ínfima. Não existem clusteres genéticos que sugiram a existência de raças, mesmo havendo diferenças fenotípicas acentuadas quando comprarados alguns grupos. Nem mesmo um cline perfeito há, que sugira que os extremos possam ser grupos diferenciados.
Ok.

Então, pare de falar em raça para humanos. Compare com as raças caninas... você acha um índio maia tão diferente de um europeu como são o chiuaua e o Dinamarquês, ou São Bernardo?
Não.

Faça o favor de parar de criar palavras com sentido próprio.
Não criei. A definição que usei é a de Alberto Silva Franco. A que Kardec usava era a mesma. Se não é raça, use outro nome (fenotipos, por exemplo, quem sabe). Mas não invalida a ideia.

Posto isso, tente avançar no seu raciocínio e verá que só porque os karecistas acham negros feios deduzem que neles encarnam espíritos inferiores, "animalescos", nas palavras do Rivail.

Se você for capaz de provar ou apresentar isso sem soar discriminatório (uma dica: as palavras-chave são "feio e animalesco"), verá que além de tudo, o karecismo é fútil. E ambíguo, já que o corpo é só uma prisão. Que pode ser uma mansão ou um barraco, dependendo da "cor" do seu espírito.
Não vou responder a isso, pois você está conscientemente distorcendo o que foi dito.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #102 Online: 02 de Julho de 2009, 13:16:17 »
Distorcer?

Como "animalesco" e "feio" pode ser distorcido? Se a diferença entre as "moradas dos espíritos" é puramente fenotípica só posso dizer uma coisa: fútil é pouco para essa doutrina. O que importa é o interior? Só se o exterior for bonito, né? ::)

Por que vocês não fundam a Kardecista Fashion Week? De repente conseguem achar alguns espíritos de luz!! Ou que vivem de luz!!! :histeria:

E sugiro que você use a definição que a ciência dá para raças e verá que como ela não se aplica a humanos.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 02 de Julho de 2009, 13:29:51 »
Não criei. A definição que usei é a de Alberto Silva Franco. A que Kardec usava era a mesma. Se não é raça, use outro nome (fenotipos, por exemplo, quem sabe). Mas não invalida a ideia.
Realmente, continua sendo racismo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #104 Online: 02 de Julho de 2009, 19:10:20 »
 :sono:
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 03 de Julho de 2009, 07:11:52 »
Como "animalesco" e "feio" pode ser distorcido? Se a diferença entre as "moradas dos espíritos" é puramente fenotípica só posso dizer uma coisa: fútil é pouco para essa doutrina. O que importa é o interior? Só se o exterior for bonito, né? ::)
Não precisamos falar em raças ou etnias.
Já é um absurdo se dissermos que espíritos inferiores reencarnam em pessoas feias, independente de pertencerem ou não a uma "raça" superior.
Se isto fosse verdade, todo bandido seria horroroso e todos os sábios e santos seriam belíssimos.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #106 Online: 03 de Julho de 2009, 07:37:51 »
Concordo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 03 de Julho de 2009, 08:12:39 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #108 Online: 03 de Julho de 2009, 08:53:39 »
Eu não posso fazer nada se há várias pessoas por aqui que fazem questão de não entender o que eu escrevo só para fabricarem motivos para me criticarem moralmente. Isso tem um nome, e chama-se falso testemunho.

Se discorda, prove que eu algum dia disse o contrário, ou seja, que feios nunca recebem espíritos superiores ou que bonitos nunca recebam espíritos inferiores, ou ainda, que a raça A sempre receba espíritos inferiores e a raça B sempre superiores. Provem que eu escrevi isso, para que todos possam ter certeza que vocês não são levianos e que não acusam em falso. Os meus posts estão todos aqui no CC, basta indicar os links se não quiser transcrever os textos. E o meu artigo está lá no site.

E sim. Isso é um desafio.

Um abraço.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #109 Online: 03 de Julho de 2009, 09:14:52 »
Igual àquele desafio onde você deveria nos mostrar EVIDÊNCIAS do que afirma e só ficou na mesma ladainha de sempre?

Vou tentar.

Eu tenho um link aqui onde mostra você falando tudo isso, mas esse LINK só se manifesta quando quer! Eu acabei de ver ele aqui, cheguei a copiar e colocar na mensagem, mas quando cliquei em "Enviar", apareceu o erro 171 "LINK ocupado ou indisponível, tente novamente na próxima reencarnação". Eu juro que é verdade! Eu e mais 3 colegas de serviço vimos o erro! E sim, eu tentei dar print screen no erro, mas tudo que aparecia no print era o meu DESKTOP!!! Era como se a página não fosse desse mundo e não pudesse ser capturada por PRINT SCREENS mundanos!!

Precisa de mais alguma prova?
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 09:17:20 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 03 de Julho de 2009, 09:18:36 »
Segundo a teoria da beleza, descrita por Kardec a perfeição da forma física é resultado da perfeição do espírito.
Q.E.D.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 03 de Julho de 2009, 09:23:57 »
Eu não posso fazer nada se há várias pessoas por aqui que fazem questão de não entender o que eu escrevo só para fabricarem motivos para me criticarem moralmente. Isso tem um nome, e chama-se falso testemunho.
Criticamos moralmente o lixo que é a religião espírita, não voce. Criticamos tambem as fraquissimas tentativas de refutação baseadas em distorcer e ignorar a realidade.

A propósito, afirmar a existencia de algo sem provas não seria falso testemunho?

Aguardamos as provas dos espíritos ainda, lembra?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 03 de Julho de 2009, 09:27:07 »
Igual àquele desafio onde você deveria nos mostrar EVIDÊNCIAS do que afirma e só ficou na mesma ladainha de sempre?

Vou tentar.

Eu tenho um link aqui onde mostra você falando tudo isso, mas esse LINK só se manifesta quando quer! Eu acabei de ver ele aqui, cheguei a copiar e colocar na mensagem, mas quando cliquei em "Enviar", apareceu o erro 171 "LINK ocupado ou indisponível, tente novamente na próxima reencarnação". Eu juro que é verdade! Eu e mais 3 colegas de serviço vimos o erro! E sim, eu tentei dar print screen no erro, mas tudo que aparecia no print era o meu DESKTOP!!! Era como se a página não fosse desse mundo e não pudesse ser capturada por PRINT SCREENS mundanos!!

Precisa de mais alguma prova?

Eu juro que ví esse LINK!!! Também tentei o PRINT SCREEN mas não funcionou e saiu uma risadinha na caixa de som. Tentei pegar a máquina fotográfica e o computador reinicializou sozinho!!!! Quando voltou o LINK tinha sumido.
Acho que é o espírito do pirata do meu Windows...vou ler Kardec de novo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 03 de Julho de 2009, 09:37:32 »
Leafar, você é um cara legal. Gostamos de discutir com você e acho que a recíproca é verdadeira senão você já tinha picado a mula há muito tempo.

Só acho que você está se afundando cada vez mais nessa baboseira espiritóide e pessoalmente acho isso um desperdício de inteligência. Embora você esteja plenamente convencido do contrário, procure ver nos nossos comentários aquela mão amiga que procura lhe resgatar do poço fétido da crendice e da superstição.

No mais, relaxa. Hoje é sexta-feira.

Cheers!!!!

:)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #114 Online: 03 de Julho de 2009, 10:11:40 »
Acredito que cada um tem seu conceito de felicidade, para muitos, felicidade é:

a) Um bom emprego, onde ganha muito dinheiro;
b) Um bom emprego, onde ganha muito prestígio;
c) Uma família numerosa;
d) Uma família distante, que não aborreça;
e) Uma formação acadêmica, com mestrado e/ou doutorado;
f) Uma vida simples, sem exposição aos vizinhos ou amigos, discreta;
g) Uma vida cheia de excessos, com carros caros, comida cara, noitadas caras, vícios caros;
h) Mil coisas;

Bom, citei exemplos de uma vida sem religião, certo? Agora vai meu ponto de vista sobre uma vida feliz baseada na religião:

a) Todos os exemplos acima acrescido de:
b) Orar nos momentos em que isto deva ser feito;
c) Pedir a Deus serenidade, paz, saúde, prosperidade;
d) Ir aos templos, centros, etc, como se manda cada doutrina;
e) Acreditar que sua doutrina é a mais correta, sábia e justa e que seus atos serão mais bem aceitos pelo criador;
f) Evitar discussões sobre sua doutrina abertamente com as dos outros, exceto pelas costas ou no seio da família.

Logo, acredito que não há meios de ser feliz somente com religião, já que precisamos ser MUITO materiais para conduzir a vida.

Crer numa religião é se enganar produdamente, já que xingamos o motorista do ônibus, o motoboy, o colega de trabalho.
Desrespeitamos a lei ao passar fora da faixa de pedestres, ao ultrapassar um carro em alta velocidade.
Nos sentimos satisfeitos em ver um colega de trabalho indo embora ou sendo demitido, principalmente se este faz concorrência com você.
Ficamos furiosos ou sem ação quando alguém lhe aborda na rua pedindo dinheiro e se doamos, um dia vamos ficar fartos disto.
Talvez não façamos nada do que citei acima, mas um dia ou outro, vamos falar mal de alguém ou ficar irritado com alguma situação.

Por isso, não dá para ajoelhar e pedir perdão. É hipócrita demais.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #115 Online: 03 de Julho de 2009, 12:39:26 »
Segundo a teoria da beleza, descrita por Kardec a perfeição da forma física é resultado da perfeição do espírito.
Ok. Mas na mesma Teoria da Beleza, encontramos:

Diz-se, de há muito, que o semblante é o espelho da alma. Esta verdade, que se tornou axioma, explica o fato vulgar de desaparecerem certas fealdades sob o reflexo das qualidades morais do Espírito e o de, muito amiúde, se preferir uma pessoa feia, dotada de eminentes qualidades, a outra que apenas possui a beleza plástica. É que semelhante fealdade consiste unicamente em irregularidades de forma, mas sem excluir a finura dos traços, necessária à expressão dos sentimentos delicados.

...Com efeito, sabeis todos quão penoso é o aspecto de uma encantadora fisionomia, cujo encanto, porém, o caráter desmente. Se ouvis falar de uma pessoa de mérito comprovado, logo lhe atribuís os mais simpáticos traços e ficais dolorosamente impressionados, quando verificais que a realidade desmente as vossas previsões...

Repare que no mesmo texto por você citado é admitida a encarnação de espíritos superiores em feios e inferiores em belos, caso contrário não se admitiria a possibilidade de encontrar indivíduos nessas situações.

E não! Isso não representa uma contradição em relação à frase que você citou. Você(s) é que no interesse de denegrir faz propositalmente uma análise superficial do problema a fim de encontrar uma brecha moral para justificar a sua crítica, e, ao aparentemente encontrá-la, encerra a análise para não acabar acidentalmente encontrando uma explicação que desminta a sua ideia pré-concebida inicial e assim perca o argumento perfeito.

Vamos lá. Tente novamente e mostre que você viu algo que eu ainda não tinha observado! Mostre a todos nós que você realmente entendeu muito bem o que foi ensinado antes de criticar.

Ah... E eu ainda estou esperando citações que comprovem que Kardec emitiu ideias que concordam com a Eugenia (essa é para o Contini).

Um abraço.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 03 de Julho de 2009, 15:10:45 »
Revista Espírita de abril de 1862:

A Natureza, portanto, apropriou os corpos ao grau de adiantamento dos Espíritos que devem neles se encarnar ; eis porque os corpos das raças primitivas possuem menos cordas vibrantes que os das raças avançadas. Há, pois, no homem, dois seres bem distintos: o Espírito, ser pensante; o corpo, instrumento das manifestações do pensamento, mais ou menos completo, mais ou menos rico em cordas, segundo as necessidades.
....
sobre negros e escravos:

'São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria trabalho perdido procurar instruí-los; é uma raça inferior, incorrigível e profundamente incapaz'.

Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muito coisa; mas, por cuidados inteligentes, pode-se sempre modificar certos hábitos, certas tendências, e já é um progresso que levarão numa outra existência, e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições. Trabalhando para o seu adiantamento, trabalha-se menos para o presente do que para o futuro, e, por pouco que se ganhe, é sempre para eles um tanto de aquisições; cada progresso é um passo adiante, que facilita novos progressos.

Sob o mesmo envoltório, quer dizer, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos, pelas razões que desenvolvemos. Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas; mas, enquanto Espíritos, é outra coisa; ela pode se tornar, e se tornará, o que somos; somente ser-lhe-á preciso tempo e melhores instrumentos. Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras. Os corpos desapareceram, mas em que se tornaram os Espíritos? Mais de um, talvez, esteja entre nós.

item 32 de A Gênese, cap. XI:

"O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso. Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados."

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados (Revue Spirite, abril de 1862, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra)"

Q.E.D.

:enjoo:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #117 Online: 03 de Julho de 2009, 15:16:20 »
"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral.

:olheira:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 03 de Julho de 2009, 15:36:03 »
Ah... E eu ainda estou esperando citações que comprovem que Kardec emitiu ideias que concordam com a Eugenia (essa é para o Contini).
Então leia as "obras" do Rivail com um mínimo de senso crítico, está lá.

Mas nem precisa, o post do Giga tá aí. Leia!

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #119 Online: 03 de Julho de 2009, 17:07:11 »
Gigaview,

O que você postou é uma outra discussão, e não prova que Kardec disse ser impossível encontrarmos um espírito avançado no meio de selvagens ou um espírito selvagem no meio de uma raça civilizada.

Por outro lado, em O Livro dos Espíritos temos:

273. Será possível que um homem de raça civilizada reencarne, por exemplo, numa raça de selvagens?
“É; mas depende do gênero da expiação. Um senhor, que tenha sido de grande crueldade para os seus escravos, poderá, por sua vez, tornar-se escravo e sofrer os maus tratos que infligiu a seus semelhantes. Um, que em certa época exerceu o mando, pode, em nova existência, ter que obedecer aos que se curvaram ante a sua vontade. Ser-lhe-á isso uma expiação, que Deus lhe imponha, se ele abusou do seu poder. Também um bom Espírito pode querer encarnar no seio daquelas raças, ocupando posição influente, para fazê-las progredir. Em tal caso, desempenha uma missão.”
(O Livro dos Espíritos, perg. 273)

e outra...

Nota - Sem esta explicação tão lógica, consentânea com a solicitude de Deus para com as criaturas, dificilmente se compreenderia o que à primeira vista parecerá anomalia. De fato, que pode haver de mais belo, poético e gracioso que a linguagem desta jovem educada entre rudes operários? Dá-se o contrário muitas vezes: - Espíritos inferiores encarnam entre os mais adiantados homens, porém, com fito oposto. É visando o seu próprio adiantamento que Deus os põe em contacto com um meio esclarecido, e, às vezes, também como instrumento de provação desse mundo. Que outra filosofia pode resolver tais problemas? (O Céu e o Inferno, 2a parte, cap. II - Espíritos Felizes, A Sra. ANAIS GOURDON)

Citação de: Gigaview
'São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria trabalho perdido procurar instruí-los; é uma raça inferior, incorrigível e profundamente incapaz'.
Isso é maldade, heim. Mostra que você só está garimpando a fim de encontrar frases soltas para criticar Kardec. Eis o parágrafo completo:

A respeito dos negros escravos, diz-se (ou seja, não foi Kardec que disse): "São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria trabalho perdido procurar instruí-los; é uma raça inferior, incorrigível e profundamente incapaz". A teoria que acabamos de dar permite encará-los sob uma outra luz; na questão do aperfeiçoamento das raças, é preciso ter em conta dois elementos constitutivos do homem: o elemento espiritual e o elemento corpóreo. É preciso conhecê-los, um e o outro, e só o Espiritismo pode nos esclarecer sobre a natureza do elemento espiritual, o mais importante, uma vez que é este que pensa e que sobrevive, ao passo que o elemento corpóreo se destrói.

Depois, no mesmo texto, Kardec continua o raciocínio dizendo que as raças são perfectíveis pelo Espírito e pelo corpo, o que significa que as raças não serão sempre as mesmas no decorrer das gerações. Quando Kardec diz que os negros serão sempre os mesmos, ele se refere à uma mesma geração, e não a seus descendentes. Isso não está explícito no parágrafo que você citou, mas pode ser deduzido de outras partes do texto.

Mas não é essa a discussão que estamos tendo agora. O que eu quero que me mostrem é aonde foi que Kardec disse que Espíritos superiores não se encarnam em feios ou Espíritos inferiores não se encarnem em corpos belos, ou ainda, que a raça A sempre receba espíritos inferiores e a raça B sempre recebam espíritos superiores, porque é isso que têm dito insistentemente, apesar de eu várias vezes ter dito que Kardec nunca expressou esse pensamento.

Ainda não vi isso posto como regra nos textos de Kardec. Estou aguardando.

Um abraço.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 03 de Julho de 2009, 23:39:21 »
Leafar, meu caro, discutir se espíritos inferiores se encarnam em corpos feios ou não é um detalhe que só interessa, de fato, a mentes espiritóides. Para mim essa discussão só faria sentido se você provasse que espíritos existem e encarnam. Você tem provas disso? Cadê?

A podridão racista das idéias de Kardec está bem evidenciada e isso já é o bastante para embrulhar o estômago.

:enjoo:

« Última modificação: 04 de Julho de 2009, 19:14:04 por Gigaview »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #121 Online: 08 de Julho de 2009, 17:09:32 »
E sugiro que você use a definição que a ciência dá para raças e verá que como ela não se aplica a humanos.
Li hoje num jornal de uma universidade brasileira:

Uma ressalva do pesquisador é que as pesquisas sobre os efeitos da desigualdade social na área da saúde tendem a privilegiar a análise socioeconômica em detrimento dos aspectos raciais, quando evidências demonstram que algumas doenças são mais comuns ou evoluem de forma diferenciada em certos agrupamentos étnicos. “Estudos podem apresentar variações nos resultados devido a padrões de crescimento diferentes decorrentes de fatores ambientais e hereditários”.

Como exemplo da influência genética, o autor lembra estudos com crianças de diversas etnias em países ricos, registrando que as asiáticas eram mais baixas em relação às demais, apesar do elevado nível de vida. Ou outros, indicando que as crianças de origem africana possuem pernas mais longas do que as brancas, enquanto as européias têm ombros largos em relação aos quadris. “O ambiente implica em transformações bastante significativas, principalmente no que se refere à composição corporal, que depende dos hábitos alimentares e da prática da atividade física”.

[...]

Adepto da teoria da evolução, o professor Antonio de Azevedo Barros Filho, que orientou a tese de doutorado de Roberto Régis Ribeiro, não aprecia o termo afrodescendente por acreditar que todos nós temos a África como origem. “As diferenças raciais ocorreram por causa do que chamamos de deriva genética. Por vezes, as próprias mutações ocorrem sem necessidade e, dependendo do ambiente, alguns se adaptaram e outros não, assim compondo as raças com suas diferentes características físicas, inclusive em relação à estatura”.

[...]

Em sua tese, Régis Ribeiro fala em raça no seu sentido biológico, a fim de caracterizar uma população geneticamente diferenciada. Adverte, porém, que estudos de genética molecular mostram que a espécie humana é uma só e que a diversidade ocorre nos fenótipos. “Tendo o DNA como material hereditário e o gene como unidade de análise, não é possível definir quem é geneticamente negro, branco ou amarelo. O genótipo sempre propõe diferentes possibilidades de fenótipos. O que herdamos são genes e não caracteres”.

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2009/ju434_pag07.php#

Precisa avisar a esses "ignorantes" da Unicamp que não poooode mais usar o termo raça. Ôhhh pessoalzinho mais desatualizado!  :olheira:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 08 de Julho de 2009, 17:43:01 »
Precisa avisar a esses "ignorantes" da Unicamp que não poooode mais usar o termo raça. Ôhhh pessoalzinho mais desatualizado!
Acho que na pressa de achar algo em favor da crença espírita voce não reparou em um "pequeno" detalhe!

A pequena diferença é que eles usam o termo como diferenciação de populações com características específicas e não fazem comparação entre essas "raças" dizendo que o Europeu branco é superior ao asiático e negro, como faz a doutrina racista espírita.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 08 de Julho de 2009, 19:44:13 »
Precisa avisar a esses "ignorantes" da Unicamp que não poooode mais usar o termo raça. Ôhhh pessoalzinho mais desatualizado!

Leafar, por que você não manda um e-mail prá eles?

Grupo de Estudos spíritas da UNICAMP (GESU)
URL: http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/spirit.html
e-mail: xavier@ifi.unicamp.br

Lista de Espiritismo da UNICAMP
URL: http://www.dcc.unicamp.br/Esquina-das-Listas/spool/espiritismo.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #124 Online: 08 de Julho de 2009, 20:15:04 »
A pequena diferença é que eles usam o termo como diferenciação de populações com características específicas e não fazem comparação entre essas "raças" dizendo que o Europeu branco é superior ao asiático e negro, como faz a doutrina racista espírita.
Mais análises apressadas e superficiais. Vocês céticos só me decepcionam...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!