Enquete

A religião traz felicidade?

sim
2 (6.3%)
não
15 (46.9%)
depende
15 (46.9%)

Votos Totais: 32

enquete encerrada: 11 de Julho de 2009, 17:30:49

Autor Tópico: enquete sobre religião  (Lida 24757 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: enquete sobre religião
« Resposta #150 Online: 12 de Julho de 2009, 20:39:17 »
Eu não entendi aonde eu teria me contradito. As diferenças acontecem na Terra, ainda que seja apenas a nível individual. Elas só não se estenderiam a nível espiritual. O Espiritismo não veio para negar as diferenças terrenas, mas para explicar o porquê de haverem as diferenças e de o porquê elas não serem injustas sob o ponto de vista de justiça e bondade divinas.

E essa justiça só pode ser entendida com a reencarnação. Os materialistas, ou os adeptos dos sistemas que pregam a unicidade das existências, só enxergam injustiças pelo mundo, ainda que essas injustiças tenham sido geradas pelo acaso.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 12 de Julho de 2009, 21:35:22 »
E essa justiça só pode ser entendida com a reencarnação.

De novo, explicando groselhas com abobrinhas? Que reencarnação Leafar? Isso existe por acaso?

Viu como é fácil explicar qualquer coisa no espiritismo? Assume-se alguma coisa como verdadeira e vai se construindo uma "lógica" perfeita e se for imperfeita cria-se outra coisa do nada para tudo fazer sentido novamente.

O espiritismo é um festival de ad hocs.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #152 Online: 12 de Julho de 2009, 22:07:15 »
Ok. Mas a reencarnação é a única coisa capaz de restabelecer a justiça. Sem ela, não se consegue enxergar justiça em parte alguma do mundo.

E a reencarnação é uma das consequências lógicas da existência dos espíritos, que já discutimos anteriormente naquele tópico do desafio e outros.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 12 de Julho de 2009, 22:35:27 »
Ok. Mas a reencarnação é a única coisa capaz de restabelecer a justiça. Sem ela, não se consegue enxergar justiça em parte alguma do mundo.

E a reencarnação é uma das consequências lógicas da existência dos espíritos, que já discutimos anteriormente naquele tópico do desafio e outros.

Um abraço.

A reencarnação é um ad hoc para que essa justiça inventada faça sentido. E por que ela deveria fazer sentido? Pelo conforto psicológico de ter uma explicação, mesmo que totalmente fajuta?  Essa justiça é uma criação humana e até que se prove o contrário, e não temos nenhuma evidência disso, não vai além da existência humana. A idéia de uma justiça divina também é primitiva e infantil e absolutamente desnecessária.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #154 Online: 12 de Julho de 2009, 22:55:21 »
A reencarnação é um ad hoc para que essa justiça inventada faça sentido. E por que ela deveria fazer sentido? Pelo conforto psicológico de ter uma explicação, mesmo que totalmente fajuta?  Essa justiça é uma criação humana e até que se prove o contrário, e não temos nenhuma evidência disso, não vai além da existência humana. A idéia de uma justiça divina também é primitiva e infantil e absolutamente desnecessária.
A reencarnação não é inventada e já há evidências disso às mancheias. Mas isso é uma outra discussão...

Por que deveria fazer sentido? Porque essa ideia de justiça é o que faz a religião cumprir o seu papel, ou seja, consolar os bons e ameaçar os maus e, com isso, contribuir para tornar o homem melhor.

É pouco?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 12 de Julho de 2009, 23:25:04 »
A reencarnação não é inventada e já há evidências disso às mancheias. Mas isso é uma outra discussão...

Por que deveria fazer sentido? Porque essa ideia de justiça é o que faz a religião cumprir o seu papel, ou seja, consolar os bons e ameaçar os maus e, com isso, contribuir para tornar o homem melhor.

É pouco?

Evidências da reencarnação? Aonde?
Naturalmente, você se lembrou da xaropada produzida por Ian Stevenson. Alguém mais?

Os seres humanos só precisam da justiça humana. A justiça divina é outro ad hoc criado para certas coisas fazerem sentido, inclusive as bobagens religiosas que plantam essas idéias tolas de castigo/recompensa.

Se é pouco? Na verdade é demais. Lamentavelmente.

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #156 Online: 12 de Julho de 2009, 23:25:56 »
Ora, se eu fosse o cara mais mentiroso e manipulador do mundo, com a minha morte não me tornaria um espírito mentiroso e manipulador?
Exato.

Então, nesse caso, eu continuaria sendo eu mesmo, com os mesmos traços que possuia em vida. Os espíritos não seriam exatamente iguais.
Você se refere a traços físicos ou a traços intelecto-morais? Intelecto-moralmente os espíritos não são iguais, isso é certo, mas isso não significa que sejam espíritos de características diferentes e que um não possa adquirir o que o outro adquiriu. Essas diferenças intelecto-morais também se refletem no perispírito, conformando-o, mas o perispírito também não é o espírito.

P.S. Uso aqui a palavra Espírito aqui no sentido de Alma Imaterial.

Como assim "traços físicos"?
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #157 Online: 12 de Julho de 2009, 23:53:26 »
Eu é que pergunto, RORSCHACH. A que traços se referiu se não são os físicos?

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #158 Online: 13 de Julho de 2009, 03:00:20 »
      Tá vendo só!? Essa discussão não faz nenhum sentido! Ou a coisa é espiritual ou é material. Como eu poderia estar me referindo a traços físicos? Aliás, do que seriam constituidos os "espíritos"? Como eles se deslocariam no espaço? Como se comunicariam? Por que iriam aceitar reencarnarem, estando eles cientes de que perderiam suas identidades e, que mais cedo ou mais tarde, teriam de passar pelo inconveniente da morte?

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #159 Online: 13 de Julho de 2009, 03:08:50 »
      Tem uma piadinha assim:

Todo mundo nasce *. Só que alguns crescem, estudam, aprendem e acabam mudando.

O (*) pode ser qualquer time de futebol; qualquer partido político; qualquer religião...

Exemplo:

Todo mundo nasce religioso. Só que alguns crescem, estudam, aprendem e acabam mudando.

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
  • Não creio nem em mim mesmo...
« Resposta #160 Online: 13 de Julho de 2009, 07:14:56 »

Qualquer bobagem religiosa é capaz de estabelecer a justiça ou qualquer outra coisa que o crente queira. Se você usar a fé em um debate pode justificar absolutamente qualquer coisa através dela. Desta forma nem é necessário haver debate oras.

Qualquer religioso que não siga o espiritismo acredita em uma mentira diferente da reencarnação e que ele jura poder estabelecer a justiça.

Acho que antes de utilizar a reencarnação ou qualquer outra bobagem deste tipo em um debate sério, primeiro é preciso demonstrá-la como sendo algo factível. Se não é possível fazer isso (tenho a mais absoluta certeza que não é possível), nem cabe mencionar tal fato pois não há como debatê-lo e a discussão vira pura perda de tempo.
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #161 Online: 13 de Julho de 2009, 08:31:14 »
A reencarnação é um ad hoc para que essa justiça inventada faça sentido. E por que ela deveria fazer sentido? Pelo conforto psicológico de ter uma explicação, mesmo que totalmente fajuta?  Essa justiça é uma criação humana e até que se prove o contrário, e não temos nenhuma evidência disso, não vai além da existência humana. A idéia de uma justiça divina também é primitiva e infantil e absolutamente desnecessária.

É pouco?

Tá bom Contini. Eu já provei o que eu queria provar. Se não tem mais nada, encerro...

Um abraço.

Porque as pessoas continuam agredindo o método científico?  :'(

Porque as pessoas continuam agredindo o método científico?²  :'(
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 08:36:39 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #162 Online: 13 de Julho de 2009, 08:33:22 »
Eu não entendi aonde eu teria me contradito. As diferenças acontecem na Terra, ainda que seja apenas a nível individual. Elas só não se estenderiam a nível espiritual. O Espiritismo não veio para negar as diferenças terrenas, mas para explicar o porquê de haverem as diferenças e de o porquê elas não serem injustas sob o ponto de vista de justiça e bondade divinas.

E essa justiça só pode ser entendida com a reencarnação. Os materialistas, ou os adeptos dos sistemas que pregam a unicidade das existências, só enxergam injustiças pelo mundo, ainda que essas injustiças tenham sido geradas pelo acaso.

Um abraço.

Onde vc se contradisse?
Aqui:

"não há diferenças entre os seres racionais, sejam eles chamadas homens, espíritos, anjos, demônios, etc... e todos igualmente capazes às mesmas realizações e todos obrigados a percorrerem o mesmo caminho para a perfeição."

"Intelecto-moralmente os espíritos não são iguais, isso é certo..."

E aí, não há diferenças ou não são iguais?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 13 de Julho de 2009, 09:09:46 »

Um abraço.

Onde vc se contradisse?
Aqui:

"não há diferenças entre os seres racionais, sejam eles chamadas homens, espíritos, anjos, demônios, etc... e todos igualmente capazes às mesmas realizações e todos obrigados a percorrerem o mesmo caminho para a perfeição."

Estou curioso para ver o ad hoc que vai ser sacado desta vez da manga do Leafar.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #164 Online: 13 de Julho de 2009, 09:34:36 »

Um abraço.

Onde vc se contradisse?
Aqui:

Estou curioso para ver o ad hoc que vai ser sacado desta vez da manga do Leafar.

Idem ...
"Estou curioso para ver o ad hoc que vai ser sacado desta vez da manga do Leafar."[2]
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 13 de Julho de 2009, 10:08:26 »
Errado, é exatamente essa discussão! A reencarnação só seria explicação válida se fosse provada a existencia de espíritos. Voce não provou, portanto a sua  afirmação é ridícula!

Apresente alguma evidencia não anedótica ou deixe de insistir em um argumento furado! Se voce acredita em espiritos e sacis-pereres é um direito seu, mas se pretende usar suas fantasias como explicação então voce só está tentando extender a vida de uma idéia inviável como o espiritismo.

Caso contrário eu posso jogar seu jogo de ilusão, vou afirmar que um saci-pererê me confirmou que espiritos não existem e o rivail era um doente mental (sacis são eternos e misticos). Essa é uma exelente explicação e voce tem que provar que sacis não existem para invalidar essa declaração.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 13 de Julho de 2009, 10:10:10 »

Um abraço.

Onde vc se contradisse?
Aqui:

Duvida da capacidade dele? Ele conseguiu "explicar" (pelo menos para ele) o racismo e ignorancia do rivail!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #167 Online: 13 de Julho de 2009, 11:26:01 »

Um abraço.

Onde vc se contradisse?
Aqui:

Duvida da capacidade dele? Ele conseguiu "explicar" (pelo menos para ele) o racismo e ignorancia do rivail!!

Enfim, é o q ele acredita ser verdade, só nos resta argumentar com lógica.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #168 Online: 13 de Julho de 2009, 12:24:33 »
Duvida da capacidade dele?
Obrigado pela confiança em mim depositada, Contini. Vou tentar corresponder.  8-)

Um abraço.

Onde vc se contradisse?
Aqui:

Ok, agora eu vi. Do jeito que está escrito realmente é uma contradição. Mas isso foi um erro na minha forma de me expressar, que não foi precisa, e não no meu pensamento em si.

Mas também convenhamos: embora eu tenha errado na minha forma de me expressar, a explicação que eu vou dar abaixo poderia ter sido facilmente deduzida.

O pensamento correto é esse, fazendo uma analogia:

Imagine dois computadores idênticos, sendo que um com o HD praticamente vazio, com poucos softwares e dados, e outro com o HD cheio, com muitos softwares e dados.

Os espíritos seriam idênticos como o são esses dois computadores, no sentido de que não se diferenciariam por nenhuma arquitetura especial que impeça um de realizar as tarefas que o outro realiza, ou seja, ambos são igualmente capazes de tudo. Mas são diferentes no sentido em que um tem mais softwares e dados instalados que o outro. Os softwares seriam as habilidades que o espírito vai adquirindo ao longo de sua vivência, e os dados seriam as suas lembranças.

O computador que tem mais softwares e dados apenas aparentemente parece melhor que o que tem menos, donde o Espiritismo usa as expressões "Espíritos Superiores" e "Espíritos Inferiores", mas isso é apenas aparentemente, porque na realidade o que tem menos softwares e dados tem todas as condições de conseguir, e conseguirá, reunir a mesma quantidade de habilidades e informações, e até mais, do que o que hoje é mais adiantado do que ele. Os termos "Superiores" e "Inferiores" aqui significam mais ou menos adiantados, e não uma comparação entre um processador Pentium e um 486.

É nesse sentido que eu disse que os espíritos são iguais e diferentes.

Espero ter esclarecido.

Um abraço.

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
  • Não creio nem em mim mesmo...
« Resposta #169 Online: 13 de Julho de 2009, 12:38:06 »
A sua explicação eu entendi. O que eu não entendo é como você consegue explicar as características de algo que não existe com tamanha convicção.
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 13 de Julho de 2009, 12:55:25 »

A sua explicação eu entendi. O que eu não entendo é como você consegue explicar as características de algo que não existe com tamanha convicção.

Pois é...continua explicando groselhas com abobrinhas.

Acho que o Leafar se esquece que não está num fórum espírita, onde esses comentários sem pé nem cabeça são digeridos sem análise crítica.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 13 de Julho de 2009, 13:04:42 »
Obrigado pela confiança em mim depositada, Contini. Vou tentar corresponder

Não esperava nada de diferente de quem acha que justificou a ignorancia e racismo do medíocre rivail.    :vomito: Eu sei que voce não vai me decepcionar e vai fugir de novo postando outra bobagem passando longe da lógica e do bom-senso ao invés de tentar nos refutar diretamente!
Afinal essa tem sido a tônica de seus posts até agora! :ok:

A propósito, o Saci-pererê já disse que espiritos não existem e o rivail era retardado! Voce não conseguiu refutar, acho melhor voltar para os foruns crentes, pois ninguem pode negar o fato da existencia deste ser mágico....  :praia:
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 13:08:57 por Contini »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 13 de Julho de 2009, 21:38:27 »
Voce não conseguiu refutar, acho melhor voltar para os foruns crentes, pois ninguem pode negar o fato da existencia deste ser mágico....  

Existem muitos relatos da existência dos sacis. No interior do Brasil, centenas ou milhares de pessoas afirmam que já viram sacis, conversaram com eles, e até mesmo acenderam seus cachimbos. Sacis até já apareceram na TV, o que mostra como estão enraizados na cultura brasileira. Existem livros sobre os sacis.

Ora, é certo que nem todos os relatos sobre os sacis são verdadeiros. Mas basta que apenas UM seja, para que a existência deles esteja comprovada. Neste caso, um corvo branco é o bastante para afirmarmos que nem todos são negros.  

Sendo assim, estando já devidamente provada filosoficamente a existência dos sacis, a lógica criada ao redor deles não se contradiz, sendo, portanto, perfeita. Existindo sacis, eles não poderiam deixar de se comportar como o sacizismo prega. Sacis não poderiam ser diferentes do que são, com uma perna só, carapuça e cachimbo. Estes aparatos são consequências lógicas da existência dos sacis.

Vocês podem contestar a existência dos sacis, ou seja, a premissa, mas a lógica do sacizismo é inatacável. Não somos como os adeptos do boitatismo ou caiporismo, presas fáceis para os céticos.

Eu mesmo nunca vi um saci pessoalmente, mas pelos relatos de pessoas que viram, e pelos escritos de Monteiro Lobato, bem como pela perfeição da ciência sacizística, está definitivamente provada a existência deles, vocês céticos é que não querem ver.

Sei que irão agora me pedir evidências e  provas, mas como estudar um saci? É um ser com vontade própria, por isso não pode ser medido pela ciência humana. Apesar de fumar cachimbo e vaguear saltitante pela floresta, ou seja, ter manifestaçõe físicas proporcionadas pelo ectoplasma sacístico, os sacis desaparecem ao menor sinal de céticos. Seres sábios e superiores, só aparecem quando e onde querem, geralmente em centros pererísticos.

Apesar de deterem toda a sabedoria do universo, já que são seres antigos e iluminados, os sacis raramente passam algum ensinamento útil, uma vez que a humanidade tem que descobrir seu destino sozinha. Os sapientíssimos sacis consideram muito importante o aprendizado e evolução da humanidade, e para nos ajudar nesta caminhada, não nos fornecem nenhuma informação útil ou então falam um monte de asneiras. Mas quem somos nós para questionar os métodos de seres tão iluminados?

Fico impressionado como vocês céticos tem a mente fechada e não querem ver o que está na frente dos seus olhos. Mas eu já provei o que eu queria provar. Se não tem mais nada, encerro...

« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 21:57:04 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 13 de Julho de 2009, 23:11:51 »
O SURGIMENTO DO SACI ( Nota científica )

Para desfrutar do paraíso, o Criador moldou em barro duas figuras, submetendo-as ao cozimento para o melhor acabamento da forma imaginada, resultando numa delas, devido ao tempo mais prolongado de exposição ao calor, a característica coloração enegrecida.

Adquirindo vida, as criaturas foram denominadas de Adão e Saci, sendo que este logo saiu a perambular pelo paraíso, movido por inSACIável curiosidade, vagando, assim, em meio dos demais viventes recém dispostos na natureza.

Ao ver-se deixado sozinho, Adão queixou-se ao Criador que, mandando-o dormir, retirou-lhe uma costela e confeccionou Eva para a sua companhia.

Retornando, Saci surpreendeu Adão e Eva em folguedos amorosos, envoltos em beijos e abraços, quando, então, indagou sobre a origem de tão admirável beldade, desejando, também, participar daquele namoro, mas sendo logo repelido por Adão, o que o fez, desolado, voltar a perambular pelo paraíso.

Não demorou muito e o Saci encontrou o Maligno Triplo, representante do demônio na superfície terrestre, com mais ou menos a configuração política atual, e que lhe perguntou sobre a causa de tamanha tristeza com que andava a esmo por ali.

O Maligno Triplo disse, então, ao desconsolado Saci: não faz mal, deixe que eu darei um jeito nisso. Durma você, também, que se Deus fez aquela maravilha toda com uma costela do Adão, imagine o que eu não poderei fazer com uma perna sua!

Após isso, os acontecimentos não foram bem elucidados, tanto nas escrituras como nos demais documentos seqüentes, nem mesmo no célebre inquérito mandado levar a efeito por Monteiro Lobato, em 1917, havendo a necessidade de se empreender maiores e mais profundas investigações sobre esta teoria que tem como principal característica explicar a razão de tão grande diversidade racial verificada no gênero humano, dentre brancos, negros, índios e mulatos.

Ao que consta, como punição pela ambição e a inveja praticadas, o Criador teria condenado o Saci a locomover-se perpetuamente sobre uma perna só, além de reproduzir-se através da postura de ovos, constituindo a entidade hoje conhecida cientificamente como Homo sapiens unipede.

A questão da ovoposição foi recentemente confirmada pela descoberta de um ovo de saci no bairro de Catuçaba, sertão de São Luiz do Paraitinga, junto de um bambuzal localizado na margem esquerda do Rio do Chapéu, tendo sido verificada a presença embrionária, através do teste de contraposição lunar, e a certeza da origem através de teste de DNA mapeado para a subespécie estudada.

http://www.sosaci.org/historias/historia21.htm

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 13 de Julho de 2009, 23:14:03 »
O Saci-ave
Stradelli - Vocabulário Nheengatu-português

Nós conhecemos a figura do duende com carapuça vermelha e de uma perna só e a figura de uma ave, ambos chamados de Saci. O nome pertence a quem? Este estudo tem o intuito de apresentar algumas teorias sobre esse ser fantástico.

O Saci-ave

Saci - Tapera naevia . Também chamado Sem-Fim. Etym. h-ã (h-ang) cy = o que é mãe das almas (segundo relatos, chupa a alma dos defuntos). Para alguns, esse mito é onomatopaico. A superstição popular faz dessa ave uma espécie de demônio, que pratica malefícios pelas estradas enganando os viandantes com as notas de seu canto e fazendo-os perder o rumo.

Dentre os relatos do Saci-ave, aparecem várias espécies de pássaros com as mesmas características. Podem ser citados a Tapera naevia (Peitica / Sem-Fim - NE); o Cuculus cayanus (Mati-taperê ou Matinta-Perera). Alguns dizem que a famosa Mati-taperê ou Matinta-Perera é a própria Tapera naevia que tem, no Amazonas, o pseudônimo de “Fem-Fem”, possivelmente o “Vem-Vem” do Nordeste. A Marrequita de Brejo, ou Curutié ( Sinallaxis cinnamomea ) é outro Saci. O “Alma de Caboclo” ( Diplopterus naevius ) é dado como sendo o Saci. É o mesmo Piaya cayana , de Linneu que, ensina Snethagle, tem mais três sinônimos: o Xicoã, a “Alma de Gato” e o Ating-aí. É ainda o Cuculus cornutus , o Ticoã ou Tincoâ, Pássaro-feiticeiro, Pássaro-pajé, uira-pajé. Guarda ele o espírito dos mortos, “chupa a alma dos defuntos”. O Saci, como pássaro, estende seus feitos desde a Argentina até o México.

Localizar o Saci num pássaro é tão difícil quanto a identificação do uirapuru, a ave suprema do Amazonas, cheia de mistérios, reunindo ao redor de si todos os pássaros seduzidos pelo seu canto irresistível.

O que dizem os ornitologistas é a facilidade do Saci enganar pelo canto. Nunca se sabe onde realmente ele esteja. Seu assobio é antes um elemento desnorteante que de direção segura.

Saci - casta de pequena coruja que deve o nome ao grito que faz ouvir repetidamente durante a noite. É pássaro agourante. Contam que é a alma de um pajé que, não satisfeito em fazer mal neste mundo, se transmutou para coruja e, à noite, agoura os que lhe caem em desagrado, anunciando desgraças a quantos o ouvem. O nome de Saci é espalhado do Amazonas ao Rio Grande do Sul. O mito, porém, já não é o mesmo. No Rio Grande é um menino de uma perna só que se diverte em atormentar à noite os viajantes, procurando fazer com que percam o caminho. Em São Paulo é um negrinho que traz um boné vermelho na cabeça e freqüenta os brejos, divertindo-se em fazer aos cavaleiros que por aí andam toda a sorte de diabruras, até que, reconhecendo-o, o cavaleiro não o enxota, chamando-o pelo nome. Então ele foge, dando uma grande gargalhada.

http://www.sosaci.org/historias/historia8.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!