O SURGIMENTO DO SACI ( Nota científica )
Para desfrutar do paraíso, o Criador moldou em barro duas figuras, submetendo-as ao cozimento para o melhor acabamento da forma imaginada, resultando numa delas, devido ao tempo mais prolongado de exposição ao calor, a característica coloração enegrecida.
Adquirindo vida, as criaturas foram denominadas de Adão e Saci, sendo que este logo saiu a perambular pelo paraíso, movido por inSACIável curiosidade, vagando, assim, em meio dos demais viventes recém dispostos na natureza.
Ao ver-se deixado sozinho, Adão queixou-se ao Criador que, mandando-o dormir, retirou-lhe uma costela e confeccionou Eva para a sua companhia.
Retornando, Saci surpreendeu Adão e Eva em folguedos amorosos, envoltos em beijos e abraços, quando, então, indagou sobre a origem de tão admirável beldade, desejando, também, participar daquele namoro, mas sendo logo repelido por Adão, o que o fez, desolado, voltar a perambular pelo paraíso.
Não demorou muito e o Saci encontrou o Maligno Triplo, representante do demônio na superfície terrestre, com mais ou menos a configuração política atual, e que lhe perguntou sobre a causa de tamanha tristeza com que andava a esmo por ali.
O Maligno Triplo disse, então, ao desconsolado Saci: não faz mal, deixe que eu darei um jeito nisso. Durma você, também, que se Deus fez aquela maravilha toda com uma costela do Adão, imagine o que eu não poderei fazer com uma perna sua!
Após isso, os acontecimentos não foram bem elucidados, tanto nas escrituras como nos demais documentos seqüentes, nem mesmo no célebre inquérito mandado levar a efeito por Monteiro Lobato, em 1917, havendo a necessidade de se empreender maiores e mais profundas investigações sobre esta teoria que tem como principal característica explicar a razão de tão grande diversidade racial verificada no gênero humano, dentre brancos, negros, índios e mulatos.
Ao que consta, como punição pela ambição e a inveja praticadas, o Criador teria condenado o Saci a locomover-se perpetuamente sobre uma perna só, além de reproduzir-se através da postura de ovos, constituindo a entidade hoje conhecida cientificamente como Homo sapiens unipede.
A questão da ovoposição foi recentemente confirmada pela descoberta de um ovo de saci no bairro de Catuçaba, sertão de São Luiz do Paraitinga, junto de um bambuzal localizado na margem esquerda do Rio do Chapéu, tendo sido verificada a presença embrionária, através do teste de contraposição lunar, e a certeza da origem através de teste de DNA mapeado para a subespécie estudada.
http://www.sosaci.org/historias/historia21.htm