Fabi, a constituição precisava ser rasgada para tirar Zelaya do poder?
Essa é a única pergunta que resta lhe fazer, após essa não há mais.
Essa é a pergunta errada. A pergunta certa é: Como tirar Zelaya do poder sem que depois ele incite uma guerra civil?
Manifestações pacíficas estão sendo reprimidas, imprensa está sendo censurada, pessoas estão sendo presas ilegalmente, pessoas estão sendo deportadas, oposicionistas estão sendo perseguidos...
Dois comentários:
1- pacificas? Eu ví umas que eles quebraram tudo...
(me mostre links das pacificas)
2- E por que será que isso tá acontecendo?
Será que não é alguém dentro de uma certa embaixada causando uma revolução lá em Honduras? Sabe, alguém que subiu em cima do muro literalmente, pra criar bagunça.
Se isso não foi um golpe, foi o quê então?
Honduras
tava bem, obrigada antes do Zelaya se enfiar na embaixada do Brasil. O toque de recolher foi só uns dias depois que expulsaram o Zelaya em Honduras, e a vida voltou ao normal.
Por quê NENHUM país do mundo apoiou o governo de facto?
Na verdade nenhum governo
não populista tá apoiando o Zelaya de fato. Olhe como a ONU está "ajudando"...
(ate agora nem sei pra que serve a ONU, só pra falar?)
O certo é que a situação de Honduras está totalmente comprometida, pois NINGUÉM lá está com a razão.
Na verdade, se os países latinos com governantes populistas (Colombia, Venezuela, Equador) não tivessem insistido tanto pela volta do Zelaya a Honduras, a vida lá seguiria normalmente, dentro da constituição. Seria realizada novas eleições e todos
seriam felizes para sempre.E para quê evitar manifestações?
Se forem violentas ou criminosas, os responsáveis serão presos e a multidão será dispersa. SE o governo de lá está correto e tem o apoio do povo (como você disse), que interesse haverá em impedir manifestações? Até as pixações em apoiuo a Zelaya foram sistematicamente apagadas! Um governo que chega a esse ponto não deve cheirar bem...
Veja bem, vou falar duas coisas antes de responder: Iraque e Afeganistão. O que esses países tem a ver? Esses países mostram como não precisa de muita gente se rebelando contra o governo para fazer estrago (e também mostra no que dá outros países meterem o bedelho onde não são chamados).
Atentados contra algum governo acontece no mundo todo, e nem precisa de um político populista incitando, e esses atentados matam muita gente, e as vezes é só um grupinho que armou um plano de mandar um carro com bomba num lugar movimentado e cabum! 100 pessoas morrem.
Dito isso, nessa altura da confusão em Honduras, qualquer manifestação pode virar algo trágico, cheio de mortes, além de provocar uma guerra civil. Ou pior formar grupos rebeldes a favor do Zelaya, que provoquem atentados. Aí a situação fica incontrolável.
Se o povo hondurenho é a favor do atual governo, não há porque ele impedir manifestações e censurar a imprensa.
Sim, há motivos para impedir manifestações e censurar a imprensa. O país está a ponto de ter uma guerra civil, o que eles menos precisam é de incentivo para isso. A imprensa só chama o governo de golpista, golpista e golpista, e tranformam o Zelaya num santo.
Pra restaurar a ordem e evitar uma guerra civil com sabe lá quantos mortos, o governo interino tem que censurar (infelizmente) e prender quem for contra a paz. Quando o Zelaya for mandado pra marte (sim, o planeta marte
), e as coisas tiverem calmas, a censura acaba e a vida segue. Fazem novas eleições e deixam o Zelaya lá em marte, onde ele não provocará guerras.
A questão é simples: se o governo viola a lei, é porque é ilegal. Se o governo censura a imprensa, prende oposicionistas e reprime manifestações, é porque não tem apoio e precisa usar a força para não deixar transparecer isso.
Você quer simplificar uma situação que não é simples. O governo de honduras não teria expulso o Zelaya, e enfrentado tudo isso, se não fosse por um bom motivo. Por que expulsar o Zelaya? O que seria pior que enfrentar sanções internacionais e apoio de nenhum país?
Acho que a pergunta já tá automaticamente respondida, pois nesses ultimos dias a gente só viu o que o governo interino quis evitar expulsando Zelaya. Ou não tá meio óbvio que o Zelaya tem o poder de criar confusão (mesmo isolado)? Agora imagine ele com impeachment, no país, saindo as ruas incentivando conflitos, conflitos que causariam mortes, e que seriam dificeis de controlar, principalmente com o Zelaya em Honduras.