O mercado é regulado pelo governo. As canetadas contribuem para o aumento da produção. A tese da marolinha venceu.
Não estou dizendo que as canetadas não contribuem parao aumento do PIB, contribuem sim e muito (Ex: redução de impostos, investimentos em obras de infra-estrutura, investimentos em educação e tecnologia, redução da burocracia estatal, etc).
Estou dizendo apenas que, dada uma renda per capita mensal de 700 reais (como no Brasil), o governo não pode colocar o salário mínimo
real em 1000 reais, pois simplesmente não existe bens nesse valor em quantidade suficiente para serem pagos. Se o governo pôr o salário
nominal em 1000 reais, o preço dos bens dispara e ao final o poder de compra do salário mínimo se mantém o mesmo.
Esse negócio repassar o aumento do salário pros produtos só reforça a tese de que o o grande capital é inescrupuloso.
99% das pessoas não doa dinheiro para outros. Ninguém irá gastar 1000 reais produzindo algo e vendê-lo por 900 reais voluntariamente.
A mesma "falta de escrúpulos" que os empresários têm em aumentar os preços os trabalhadores têm em procurar os produtos mais baratos e de melhor qualidade para comprar. Os trabalhadores não estão interessados no bem do empresário e outros trabalhadores empregados quando vai comprar um produto, ou quando aceita um emprego, ele está interessado na máxima vantagem possível para ele mesmo. Idem com os empresários em suas atividades.
É a concorrência entre os empresários que impede que os preços subam de forma exagerada. Quanto maior o nível de concorrência existente, melhor para os consumidores, quanto menor, pior.
O déficit da da previdência é um problema tenho confiança que será resolvido.
A reforma da Previdência conseguiu alguns avanços, mas é muito difícil mexer com "mamatas" adquiridas. Com as novas regras, talvez a coisa só melhore quando os mamateiros atuais morrerem, mas acho que não será o suficiente. Os governos brasileiros são pródigos em gastar dinheiro a toa e conceder gordas aposentadorias a marajás.