Autor Tópico: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras  (Lida 10476 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #75 Online: 07 de Julho de 2009, 10:44:01 »
Após tudo isso, a única pergunta que me vem à cabeça é: por que um golpe militar? Por que simplesmente não fizeram um impeachment? (pelo que se lê, o congresso estava contra o presidente e poderia fazer isso), há algum impedimento legal ou político para que o impeachment fosso realizado?

De qualquer maneira, o que vejo nada mais é do que um grupo que perdeu a oportunidade de agir decentemente, depondo o presidente de forma legal, e agiu como moleques ou gângsters, perdendo completamente o apoio e o respeito internacional, e fornecendo popularidade e razão a um presidente que estava aparentemente em decadência. No aspecto geral, é mais uma vez a esquerda ganhando a fama de defensora da democracia e da liberdade em cima da direita, por culpa desta, como aconteceu muitas vezes na AL.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #76 Online: 08 de Julho de 2009, 15:27:30 »
Concordo contigo DDV.

Porém, acredito que o presidente deposto não é da "esquerda", mas isso pouco importa.

Esse tipo de expediente precisa ser extinto da face da terra.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #77 Online: 12 de Julho de 2009, 16:18:42 »
Citar
Governo de fato de Honduras suspende toque de recolher

O governo de fato de Honduras anunciou neste domingo em cadeia de rádio e televisão a suspensão do toque de recolher noturno em vigor no país desde 28 de junho, quando o presidente Manuel Zelaya foi derrubado.

"Em virtude dos objetivos desta disposição terem sido alcançados, o governo informa que a partir deste domingo, 12 de julho, se suspende em todo o território nacional o toque de recolher", afirmou o anúncio oficial.

O governo de Roberto Micheletti, nomeado presidente pelo Congresso depois que o Exército destituiu e expulsou Zelaya do país, havia justificado o toque de recolher como uma medida para evitar ações violentas dos simpatizantes do presidente destituído.

A medida, que inicialmente vigorou entre as 22h e as 6h, havia sido rebaixada nos últimos dias a cinco horas e meia.

Durante a vigência do toque de recolher foram registradas explosões noturnas de granadas contra uma sede judicial e a sede de uma TV do governo. As autoridades informaram ainda que desativaram mais de 10 artefatos explosivos.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/07/12/governo+de+fato+de+honduras+suspende+toque+de+recolher+7255942.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #78 Online: 17 de Julho de 2009, 11:52:41 »
Micheletti admite renúncia desde que Zelaya não retorne ao poder

O líder interino de Honduras, Roberto Micheletti, admitiu, nesta quarta-feira, renunciar ao cargo desde que o presidente deposto, Manuel Zelaya, não retorne ao poder.


Micheletti disse que renunciaria em favor da 'paz e ordem' no país

Segundo Micheletti, ele renunciaria caso essa medida seja necessária para “trazer a paz e a ordem de volta ao país”.

"Se em algum momento a decisão favorecer a paz e a tranquilidade no país, sem o retorno, que conste, sem o retorno do ex-presidente Zelaya, estou disposto a fazê-lo", disse Micheletti a jornalistas em Tegucigalpa.

Micheletti foi designado como líder do governo interino pelo Congresso Nacional após a deposição de Zelaya, em 28 de junho.

Diálogo

No sábado, representantes do governo interino e do presidente deposto devem se reunir com mediadores em San Juan, na Costa Rica.

O presidente costarriquenho, Oscar Arias, que lidera as mediações, convocou a nova reunião na terça-feira e pediu a Zelaya “paciência” nas negociações para tentar solucionar a crise política no país.

Na segunda-feira, Zelaya deu um ultimato ao governo interino e afirmou que, caso não retornasse ao poder depois da próxima reunião com mediadores, iria “tomar outras medidas”.

Zelaya, que se encontra na Nicarágua, tentou voltar a Honduras na semana após a deposição, mas foi impedido pelo governo interino, que ordenou que veículos militares bloqueassem a pista do aeroporto.

A crise política em Honduras começou depois que Manuel Zelaya tentou realizar um referendo para perguntar à população se apoiava mudanças na constituição.

A oposição diz que isso teria levado à remoção do atual limite de um mandato para o presidente e teria aberto caminho para uma possível reeleição de Zelaya.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090716_michelettirenuncia_np.shtml
Não deseje.

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #79 Online: 24 de Julho de 2009, 22:43:22 »
Zelaya volta à Nicarágua depois de entrar brevemente em Honduras

Em um ato simbólico, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, desafiou a determinação do governo interino que proibiu seu retorno e ao país e entrou brevemente em solo hondurenho nesta sexta-feira.


Manuel Zelaya era ameaçado de prisão se retornasse a Honduras

Cercado por dezenas de simpatizantes e representantes da imprensa, Zelaya cruzou a fronteira vindo da Nicarágua e ficou apenas alguns minutos no país.

Ele não foi detido como havia ameaçado o governo militar interino liderado pro Roberto Micheletti.

"Não tenho medo quando trabalho por uma finalidade nobre", disse ele após cruzar a fronteira.

"Já estou em solo hondurenho mas não quero confrontar os militares. Busco um arranjo, um diálogo (com as autoridades vigentes)", afirmou.

Ao retornar à Nicarágua após a curta permanência em Honduras, Zelaya disse que não permaneceu em solo hondurenho para “evitar um banho de sangue” e que estava disposto a negociar com o governo interino.

'Vergonha'

Apesar disso, Zelaya disse que Micheletti deveria abandonar não apenas o governo como também "a presidência do partido Liberal", organização da qual também faz parte e classificou de "vergonha" que ele tenha participado do que chamou de "um golpe de Estado".

Há relatos de que pelo menos dois simpatizantes de Zelaya ficaram feridos em choques com forças de segurança nas imediações da fronteira.

Logo após a entrada do presidente em Honduras, o ministério das Relações Exteriores do governo interino divulgou um comunicado confirmando que Zelaya seria detido se permanecesse em território hondurenho.

Críticas dos EUA

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, classificou o ato de Zelaya como "temerário".

"Temos pedido a todas as partes envolvidas que evitem qualquer ato provocativo que possa gerar violência. O esforço do presidente Zelaya para chegar à fronteira é temerário", disse ela.

Essa foi a segunda tentativa de Zelaya de retornar a Honduras desde a sua deposição, em 28 de junho. No último dia 5 de julho, seu retorno foi frustrado após o avião em que estava ter sido impedido de pousar no aeroporto de Tegucigalpa, a capital hondurenha.

A crise política eclodiu depois que Zelaya tentou fazer uma consulta pública para perguntar se os hondurenhos apoiavam suas medidas para mudar a Constituição.

A oposição era contra a proposta de Zelaya de acabar com o atual limite de apenas um mandato por presidente, o que poderia abrir caminho para uma reeleição do atual presidente deposto.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090724_honduras_rc.shtml
Não deseje.

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
Brasil apóia a democracia e tem embaixada cercada por tropas totalitárias
« Resposta #80 Online: 22 de Setembro de 2009, 13:57:02 »

Embaixada do Brasil em Honduras está sem água, luz e telefone

Plantão | Publicada em 22/09/2009 às 12h01m
Eliane Oliveira

BRASÍLIA - Abrigando desde segunda-feira o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa funciona, neste momento, com geradores. Isto porque houve corte de luz, água e telefone. Em decorrência desse quadro, os funcionários pediram apoio à embaixada dos Estados Unidos para, caso haja necessidade, sejam fornecidos reforço na segurança e óleo diesel.

Segundo uma fonte do Itamaraty, a situação é delicada em torno do prédio. As forças golpistas decretaram toque de recolher, fecharam os aeroportos do país e montaram piquetes nas estradas por terra, para impedir o acesso de mais simpatizantes a Zelaya, que partem do interior em direção à capital.

Na madrugada desta terça-feira, cerca de 5 mil manifestantes que estavam próximos à embaixada brasileira foram dispersados com bomba de gás lacrimogênio. Segundo informação do Itamaraty, não houve lançamento de bombas para dentro do prédio, nem tentativa de invasão por militares golpistas ou pelas forças policiais pró-golpe.

Dentro da embaixada, há cerca de 70 pessoas simpatizantes a Zelaya. Os funcionários foram orientados a permanecer em suas residências. Quem está respondendo pelo governo brasileiro é o encarregado de negócios Francisco Catunda Resende.

Zelaya, na embaixada do Brasil, proclama pátria, restituição ou morte

08:30 | 22 de Setembro de 2009

TEGUCIGALPA, Honduras (AFP) - O presidente deposto Manuel Zelaya retornou na segunda-feira a Honduras depois de quase três meses e se refugiou na embaixada do Brasil, surpreendendo o regime de Roberto Micheletti, que instaurou o toque de recolher, pediu ao Brasil que entregue Zelaya e deu por encerrada a mediação de Oscar Arias.

"Ninguém mais vai me agarrar dormindo e minha posição é a pátria, a restituição ou a morte", disse Zelaya na embaixada brasileira, ao lembrar o golpe militar que o tirou do poder, no dia 28 de junho passado.

Zelaya, afirmou na madrugada desta terça-feira ter estabelecido os primeiros contatos para iniciar o diálogo com as autoridades do governo de fato.

"Diretamente estamos começando a fazer as aproximações de forma direta. Sempre tem sido por meio de intermediários e diferentes componentes que apresentaram para este assunto", afirmou em entrevista ao Canal 11.

"Quando tivermos uma proposta específica vamos divulgá-la, porque eu pedi um diálogo e estamos nos comunicando", disse.

Também convocou os hondurenhos a Tegucigalpa para pressionar o regime de Micheletti.

"Venham para a capital, porque aqui há de estabelecer-se um diálogo pacífico, mas que deve restabelecer a constitucionalidade", disse Zelaya.

Ele também rejeitou as eleições programadas para novembro pelo governo de Micheletti.

Zelaya quer um diálogo e pediu aos militares que não ataquem a população. Ao mesmo tempo, a Organização dos Estados Americanos (OEA) exigiu do regime de fato que garanta a segurança do presidente deposto.

Micheletti impôs um toque de recolher até as 18H00 locais de terça-feira (21H00 de Brasília) e pediu ao Brasil que entregue Zelaya para julgamento.

Além disso, deu por encerrada a mediação do presidente da Costa Rica, Oscar Arias, na crise.

Também anunciou o fechamento dos quatro aeroportos internacionais do país na terça-feira. "Temos muita preocupação de que possam tentar qualquer ação contra nosso país e vamos evitar, desta forma, a vinda destas aeronaves", disse.

Micheletti pediu ao governo do Brasil "que respeite a ordem judicial ditada contra o senhor Zelaya entregando-o às autoridades competentes de Honduras".

O governo do Brasil afirmou esperar que a situação facilite uma solução rápida para a crise e o retorno de Zelaya ao poder, e negou ter planejado o retorno, em declarações do chanceler Celso Amorim em Nova York.

Tanto Arias como a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, consideraram o retorno de Zelaya uma oportunidade para encerrar a crise.

O Conselho Permanente da OEA exigiu ao governo de fato que respeite a vida de Zelaya. O secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, se declarou disposto a viajar a Tegucigalpa.

A presidência da União Europeia (UE) pediu uma solução negociada em Honduras e, em particular, que as partes evitem qualquer ato de violência.

Zelaya voltou secretamente ao país após duas tentativas frustradas em julho, enquanto aumentavam as pressões da comunidade internacional para isolar Micheletti.

Estados Unidos, UE e os países da América Latina isolaram o regime de fato e consideram Zelaya o presidente legítimo.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline André T.

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 494
  • Sexo: Masculino
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
Re: Brasil apóia a democracia e tem embaixada cercada por tropas totalitárias
« Resposta #81 Online: 22 de Setembro de 2009, 14:04:29 »
Taí algo que eu queria opinião dos outros foristas. Pelo pouco que eu acompanhei, a atitude do governo brasileiro está plenamente correta.

(As olavetes no orkut estão em frenesi, o que também é um indicativo de que o Lula deve estar certo.)

"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Brasil apóia a democracia e tem embaixada cercada por tropas totalitárias
« Resposta #82 Online: 22 de Setembro de 2009, 14:44:14 »
Ponto primeiro: Zelaya foi democraticamente eleito.

Ponto segundo: me parece que o Zelaya estava tentando dar uma de Hugo Chavez e mudar a Constituição para se candidatar eternamente. Não acompanhei o suficiente para saber se foi isso mesmo.

Ponto terceiro: seja lá o que ele tentou fazer não era ilegal. Estava seguindo o processo legislativo normal. Se conchavando, se com fisiologismo ou o quê, é outra história.

Ponto quarto: o golpe de Honduras teve amplo apoio da população? Acho que não. Posso estar errado, mas não é o que me parece.

CONCLUSÃO: Zelaya pode até ser um crápula, mas esse golpe foi ilegítimo.

COMENTÁRIO: o Brasil está andando na ponta da faca. Se a situação for desarmada, ganhamos muita credibilidade. Se der em guerra civil, ficamos muito mal na fita. Eu desejo toda sorte e muita competência para nossa diplomacia.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Brasil apóia a democracia e tem embaixada cercada por tropas totalitárias
« Resposta #83 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:04:04 »
Provavelmente a embaixada será invadida...

Dificilmente sobrará algo par ao Brasil. Nenhum governo apoia o novo comando golpista de Honduras.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline André T.

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 494
  • Sexo: Masculino
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
Re: Brasil apóia a democracia e tem embaixada cercada por tropas totalitárias
« Resposta #84 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:05:34 »
Uma secretária do governo golpista hondurenho disse que a embaixada não será invadida. Eles também não seriam tão bobos.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872
Re: Brasil apóia a democracia e tem embaixada cercada por tropas totalitárias
« Resposta #85 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:30:27 »
Por que diabos esse merdinha não foi pra embaixada da Venezuela, do Equador ou da Bolívia?

Offline André T.

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 494
  • Sexo: Masculino
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
Re: Brasil apóia a democracia e tem embaixada cercada por tropas totalitárias
« Resposta #86 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:32:42 »
Porque ele não queria ser acusado de chavismo. O Brasil tem status de país 'neutro' no exterior com relação aos governantes radicais à esquerda do continente.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Brasil apóia a democracia e tem embaixada cercada por tropas totalitárias
« Resposta #87 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:38:15 »
../forum/topic=20842.0.html

Já há um tópico discutindo sobre o golpe em Honduras.

Minha curiosidade é saber até onde essa palhaçada que os golpistas armaram em Honduras vai... 
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #88 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:42:37 »

Obrigada, DDV. :ok:

Tópicos unidos.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #89 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:49:22 »
Caso a embaixada fosse invadida (o que acho improvável), isso não seria o equivalente a uma invasão ao território brasileiro?
O que o governo poderia fazer então?

Concordo com Dbohr: o sujeito foi eleito e havia outras formas de impedi-lo de ferir a constituição. Não há como justificar esse
golpe.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #90 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:00:36 »
Eu quero mais é ver o circo pegar fogo.


Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #91 Online: 22 de Setembro de 2009, 17:20:56 »
http://br.noticias.yahoo.com/s/22092009/25/mundo-lula-espera-golpistas-nao-mexam.html


Lula espera que 'golpistas não mexam na embaixada'


Ter, 22 Set, 12h53

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil apenas fez "aquilo que qualquer país democrático faz na hora em que um cidadão pede exílio na sua embaixada", ao comentar sobre o abrigo dado ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya. "Esperamos que os golpistas não mexam na embaixada brasileira e queremos que negociem. Só isso", disse.
PUBLICIDADE

As declarações de Lula foram dadas à imprensa internacional esportiva. Lula estava concedendo uma entrevista para promover o Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e a presença da imprensa brasileira não havia sido permitida. Os comentários de Lula sobre Honduras foram transmitidos aos jornalistas brasileiros, posteriormente, por meio de um assessor da Presidência.

O presidente disse que o Brasil está garantindo que Zelaya fique na embaixada brasileira em Tegucigalpa, avaliou que este é um direito internacional, mas ponderou que a Organização dos Estados Americanos (OEA) é quem deverá fazer a negociação com o governo de facto de Honduras. "Quem deve negociar, na verdade, é a OEA, que tem representatividade e que tem procuração para isso", afirmou.

Lula disse que, até agora, o mediador oficial é o presidente da Costa Rica, Oscar Arias. O melhor negociador, reiterou Lula, deve ser a OEA, uma instituição multilateral que representa os países das Américas e, portanto, "deve sentar na mesa de negociações e conversar". "Até porque não existe negociador se não é pedido por nenhuma das partes", afirmou.



Vamos ver no que isso vai dar...
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #92 Online: 22 de Setembro de 2009, 18:49:20 »
Caso a embaixada fosse invadida (o que acho improvável), isso não seria o equivalente a uma invasão ao território brasileiro?
O que o governo poderia fazer então?

Concordo com Dbohr: o sujeito foi eleito e havia outras formas de impedi-lo de ferir a constituição. Não há como justificar esse
golpe.
A Embaixada tem imunidade diplomática, mas não é Brasil, apesar de ser equiparado a território brasileiro. Se o deposto continuar a incentivar a população à violência, acho muito legítimo a invasão, pois os interesses do país devem se sobrepôr à do presidente deposto.

Quanto ao segundo comentário, não é necessário apoio popular para se retirar alguém do governo, lógico que isso facilita, mas basta ele estar irregular, o que de fato estava.

"havia outras formas de impedi-lo"

como?

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #93 Online: 22 de Setembro de 2009, 20:30:02 »
Citar
A Embaixada tem imunidade diplomática, mas não é Brasil, apesar de ser equiparado a território brasileiro. Se o deposto continuar a incentivar a população à violência, acho muito legítimo a invasão, pois os interesses do país devem se sobrepôr à do presidente deposto.

"Interesses do país"? O atual representante  legal e legítimo de Honduras é Zelaya, ao que eu saiba.

Citar
Quanto ao segundo comentário, não é necessário apoio popular para se retirar alguém do governo, lógico que isso facilita, mas basta ele estar irregular, o que de fato estava.

Estando ele irregular, poderia ser deposto por meios legais previstos na constituição (impeachment, deposição legal, etc) e não à moda dos gângsteres.

Citar
"havia outras formas de impedi-lo"

como?

Impeachement? Deposição por meios legais? Algum meio a constituição deve prever, não?
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #94 Online: 22 de Setembro de 2009, 21:43:45 »
Citar
A Embaixada tem imunidade diplomática, mas não é Brasil, apesar de ser equiparado a território brasileiro. Se o deposto continuar a incentivar a população à violência, acho muito legítimo a invasão, pois os interesses do país devem se sobrepôr à do presidente deposto.
"Interesses do país"?
Segurança e poder de autodeterminação não é legítimo?

O atual representante  legal e legítimo de Honduras é Zelaya, ao que eu saiba.
Não! Você está enganado, ele foi deposto.

Citar
Quanto ao segundo comentário, não é necessário apoio popular para se retirar alguém do governo, lógico que isso facilita, mas basta ele estar irregular, o que de fato estava.

Estando ele irregular, poderia ser deposto por meios legais previstos na constituição (impeachment, deposição legal, etc) e não à moda dos gângsteres.
Foi impedido pela suprema corte daquele país. Não é a mesma coisa? Por quê sequer os seus partidários não o apoiaram?

Citar
"havia outras formas de impedi-lo"

como?

Impeachement? Deposição por meios legais? Algum meio a constituição deve prever, não?
E não foi o que aconteceu? A suprema corte sugeriu sua expulsão, a assembléia no mesmo sentido. Que mais?



Deixa eu te explicar... ao contrádio do que se vê no Brasil, lei no restante do mundo é geralmente cumprida! Por sinal muito bom o govrno Hondurenho que não apelou para a violência e tem tentado seguir seu rumo, mesmo com a com as indevidas interferências internacionais.'

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #95 Online: 22 de Setembro de 2009, 22:50:35 »
O atual representante  legal e legítimo de Honduras é Zelaya, ao que eu saiba.
Não! Você está enganado, ele foi deposto.

Deposições não são mecanismos legais.
Zelaya permanece presidente , Micheletti não foi reconhecido por parcela significativa da população nem pela comunidade internacional.
Aliás , quando suspenderam o visto do golpista Micheletti em 12/09 , a Embaixada dos EUA enviou o aviso ao senado hondurenho , já que só o reconhece como presidente do Senado e não como presidente da república


Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #96 Online: 23 de Setembro de 2009, 02:50:03 »
Zelaya tentou dar uma de Chavez e fazer um referendo para se eleger ad eternum. Porém, a constituição hondurenha, por causa do passado com ditadores que faziam isso, colocou uma cláusula na constituição proibindo de se mexer na própria constituição para permitir a reeleição. A alternância no poder é uma cláusula não negociável.
Então o presidente, perdendo nos tribunais e no congresso, ordenou ao exército que colocassem as urnas para o referendo, mesmo contra a determinação da Suprema Corte. O General não apenas não obedeceu ao presidente como fez cumprir a constituição, depondo o golpista.

Porque foi um crime  que previa a deposição automática do poder ao presidente que tentasse um golpe às instituições. O grande problema da constituição hondurenha é que ela não tem como lei o Impeachment, apenas a perda do cargo.

Exilado, Zelaya se utilizou da estrutura Venezuelana de Chávez para fazer jogo de cena internacional, declarando ser vítima do golpe que ele tentou com o exército. Golpe estranho, onde a justiça continua funcionando, o congresso continua com todos os partidos, o presidente é interino e já marcou uma eleição democrática para novembro.

Mas a imprensa internacional continua noticiando golpe militar.

E agora o governo do Brasil e o Itamaraty envergonham o país permitindo ser usada desta maneira pelos interesses chavistas de controle da região por seus pupilos.
Mesmo que tudo o que Chavéz e Zelaya falassem fosse verdade ( considerando o histórico, mas enfim ), O Brasil não deveria se intrometer em questões de soberania nacional de um país, atitude que tanto cobra para defender a ditadura Cubana, por exemplo.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2009, 11:55:55 por Zeichner »

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #97 Online: 23 de Setembro de 2009, 08:27:42 »
O Alexandre Garcia falou tudo agora no Bom dia Brasil!

E não me venham falar que ele é de Globosta e a globosta é dirigida pela família Marinho e esses manipulam o Brasil.

Até porque todos os diplomatas entrevistados falaram a mesma coisa.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #98 Online: 23 de Setembro de 2009, 16:05:32 »
Não estou dizendo que Zelaya é santo ou que não fez nada de errado ou ilegal, apenas tenho dúvidas seríssimas (a exemplo de virtualmente TODOS os países do mundo) sobre os meios que foram usados para tirá-lo do poder.

Eu sei que o caso é complexo, que ninguém lá é santo e que todos eles se merecem (a exemplo de Chávez e sua oposição na Venezuela). Minha única dúvida é sobre a parte jurídica da deposição de Zelaya, assim como a legalidade e constitucionalidade dos atos dos que perpretaram sua deposição. Exemplo:

1- Veículos de comunicação foram restringidos (violação do artigo 74 da constituição de lá)
2- A liberdade de organização de movimentos foi violada (artigo 81 violado)
3- Muitas pessoas foram detidas sem ser informadas dos motivos e razões de sua prisão, nem de poderem informar a outros sobre sua prisão (artigo 84 violado, incluindo nessa violação congressistas contrários ao governo golpista e embaixadores de alguns países)
4-Pessoas foram detidas em locais que não os estabelecidos em lei (artigo 85 violado)
5-O devido processo legal não está sendo respeitado (artigo 90 violado)
6- Hondurenhos estão sendo expatriados (artigo 102 violado)
7- O direiro ao habeas-corpus não está sendo respeitado (artigo 182 violado).

Há outros artigos desrepeitados, há relatos de políticos opositores do governo golpista serem presos pelo exércisto, de congressistas de determinados partidos terem sido impedidos de entrar no congresso durante a votação sobre a depisição de Zelaya, etc etc

Isso parece um governo legal e constitucional agindo?

Tem cara de porco, focinho de porco, pata de porco, orelha de porco, nariz de porco..será que não é porco?

Troque "porco" por "golpe" ou "ditadura". Todos os países do mundo estão acreditando que realmente é um porco.

Zelaya violou a constituição? Parece que sim (há controvérsias, mas me parecem meros jogos de palavras jurídicos) Deveria ser punido de alguma forma ou deposto? Sim. As leis e a constituição deveriam ser desrepeitadas para isso? Claro que não.

Desrespeitar a constituição em maior quantidade (de artigos) e qualidade (artigos mais "vitais", que tratam dos direitos e garantias individuais e da liberdade individual e política) a fim de "salvá-la" do desrespeito a uns 2 ou 3 artigos...não seria como curar uma doença matando o doente?

Por tudo isso, a opinião mundial acredita (ou deduz) na (a) realidade do golpe.



Citar
A Embaixada tem imunidade diplomática, mas não é Brasil, apesar de ser equiparado a território brasileiro. Se o deposto continuar a incentivar a população à violência, acho muito legítimo a invasão, pois os interesses do país devem se sobrepôr à do presidente deposto.
"Interesses do país"?
Segurança e poder de autodeterminação não é legítimo?

Sim, desde que o governo do país seja legítimo.

Citar
O atual representante  legal e legítimo de Honduras é Zelaya, ao que eu saiba.
Não! Você está enganado, ele foi deposto.

Citar
Quanto ao segundo comentário, não é necessário apoio popular para se retirar alguém do governo, lógico que isso facilita, mas basta ele estar irregular, o que de fato estava.

Estando ele irregular, poderia ser deposto por meios legais previstos na constituição (impeachment, deposição legal, etc) e não à moda dos gângsteres.
Foi impedido pela suprema corte daquele país. Não é a mesma coisa? Por quê sequer os seus partidários não o apoiaram?

Ele teve (e tem) o apoio de muita gente em Honduras, inclusive de congressistas que foram impedidos e presos pelo exército. Não estou defendendo ele (muito pelo contrário), apenas a democracia.

Citar
Citar
"havia outras formas de impedi-lo"

como?

Impeachement? Deposição por meios legais? Algum meio a constituição deve prever, não?
E não foi o que aconteceu? A suprema corte sugeriu sua expulsão, a assembléia no mesmo sentido. Que mais?

Essa suposta ação de defesa da constituição violou-a em maior quantidade e "qualidade" do que as atos que Zelaya intencionava implementar. Congressistas serem impedidos de votar também não fazia parte parte da constituição, ao que eu saiba.

Citar
Deixa eu te explicar... ao contrádio do que se vê no Brasil, lei no restante do mundo é geralmente cumprida! Por sinal muito bom o govrno Hondurenho que não apelou para a violência e tem tentado seguir seu rumo, mesmo com a com as indevidas interferências internacionais.'


Olha..quem diria? A outrora republiqueta de banana, cucaracha, que tem um histórico de cem golpes de estado desde que ficou independente em 1821 (média de 1 golpe a cada 2 anos!) agora é grande exemplo mundial de estado de direito! Nem os EUA e outras democracias ocidentais (que condenaram o golpe e aplicaram sanções aos seus perpretadores) estão podendo com a grande Honduras Democrática de Direito!
« Última modificação: 23 de Setembro de 2009, 16:08:36 por DDV »
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #99 Online: 23 de Setembro de 2009, 17:10:04 »
Quem apóia o golpe de honduras apóia a Igreja Católica e ladrões de carro.

General que comandou o Golpe em Honduras foi acusado em 1993 de roubo de carros
Por Al Giordano 05/07/2009 às 16:43

General Romeo Vásquez Velásquez, que apareceu no palco esta semana com o "presidente" hondurenho golpistas, Roberto Michiletti, e que ordenou o seqüestro e deportação forçada de Presidente Manuel Zelaya no domingo passado, foi acusado de roubo de carros em 1993, fato descoberto pela Narco News.


General Vásquez - ladrão de carros, comandante do Golpe em Honduras


Jornal denúnciando a participacão de Vásquez na Gangue dos 13 que roubava carros


No dia 2 de fevereiro de 1993, a primeira página do diário El Heraldo Tegucigalpa publicou esta manchete: "Onze membros da Gangue dos 13 vão para a prisão":
"Onze indivíduos detidos por sua suposta participação no roubo de 200 automóveis de luxo ... foram enviadas para a prisão ontem ... (inclusive) coronel Wilfredo Leva Caborrea e o Major Romeo Vásquez Velásquez, acusados como supostos participantes ..."

(Narco News deixa o documento disponível para download pela imprensa e público, inclusive duas páginas interiores do jornal com um relatório sobre o caso, citando o então major, agora comandando do golpe militar em Honduras)

O jornal continua a relatar:

"... Major Romeo Vásquez Velásquez, ligado ao roubo de carros luxuosos da 'Gangue dos 13,' vai ser preso na Penitenciária Central (PC, na sua sigla espanhola)."

Antes de seus atos criminosos, Vásquez, atendeu a Escola das Américas (EUA),entre 1976 e 1984, quando a escola estava localizada no Panamá, mas ele não se formou.

Foi o mesmo Congresso hondurenho que aprovou, após o fato, no último domingo o golpe militar, e nomeou Roberto Micheletti como o "presidente" do país, que também promoveu este ladrão de carros como chefe das Forças Armadas.

Memo para a Assembléia Geral: Objectos no retrovisor estão mais perto do que eles aparecem ...

Domingo, 5 de Julho de 2009
Bispo Golpista da Igreja Católica pede a Zelaya que não retorne ao país


Rodrigues: Bispo que abençoou o golpe

Honduras/Golpe Militar

Em comunicado oficial assinado pelos onze prelados da Conferência Episcopal, a cúpula da Igreja católica hondurenha defende que "as instituições do Estado democrático hondurenho, estão em vigência e que suas executórias em matéria jurídico-legal têm sido mantidas de direito". [...]

O presidente da Conferência Episcopal hondurenha, o cardeal Oscar Rodríguez, pediu neste domingo ao deposto presidente Manuel Zelaya que se abstenha de regressar a Honduras para evitar um "banho de sangue", segundo recolhe o diário 'A Imprensa'. Zelaya anunciou que hoje, domingo, viajará até Tegucigalpa com a intenção de restaurar a normalidade democrática quebrantada pelo golpe de Estado do passado 28 de junho.

"Sei que você ama a vida, sei que você respeita a vida. Até o dia de hoje não tem morrido um único hondurenho, faz favor medite porque depois seria demasiado tarde", afirmou Rodríguez em recado a Zelaya.

"Faço um chamado ao amigo José Manuel Zelaya, no dia de sua tomada de posse você citou três mandamentos da lei de Deus: Não mentir, não roubar, não matar", disse. "Pensemos se uma ação precipitada, um regresso ao país neste momento poderia desatar um banho de sangue", advertiu.

Em um comunicado oficial assinado pelos onze prelados da Conferência Episcopal, a cúpula da Igreja católica hondurenha defende que "as instituições do Estado democrático hondurenho, estão em vigência e que seus executórias em matéria jurídico-legal têm sido mantidas a direito".

Ademais, recordam à Organização de Estados Americanos "todo o que vinha ocorrendo fora da legalidade em Honduras, e não somente ao sucedido a partir de 28 de junho". "Também o povo hondurenho se pergunta por que não têm condenado as ameaças bélicas contra nosso país", comentam em resposta às ameaças de intervenção do presidente venezuelano, Hugo Chàvez.

"Se o sistema interamericano limita-se a proteger a democracia nas urnas, mas não lhe dá seguimento a um bom governo, à prevenção das crises políticas, econômicas e sociais, de nada servirá o reagir tardiamente em frente a elas", argumentam os bispos.

No entanto, os bispos denunciam a deportação de Zelaya. "'Nenhum hondurenho poderá ser expatriado nem entregue a um Estado estrangeiro' (Art. 102, Constituição da República). Achamos que todos merecemos uma explicação do acrescido o 28 de junho", prossegue o texto.

Ademais a Conferência Episcopal destaca a necessidade de que os hondurenhos optem "decididamente por escutar as opiniões dos demais, de tal maneira que se possa promover um verdadeiro dialogo entre todos os setores da sociedade, para que se possa chegar a soluções construtivas".

Por último, os bispos exortam ao povo a "intensificar a oração e o atos solidários para que reine a justiça e a paz".

O cara só queria tentar o direito de se reeleger consultando a fonte de todo poder: O Povo.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!